Minhas Impressões, Coronel PM/PR Washington Lee Abe

Em referência a sua Carta noticiada no site http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticias/100000904863/coronel-questiona-comocao-por-marielle-por-que-virar-martir.html, penso que se o Estado agisse estritamente dentro da lei, Coronel PM Washington Lee Abe, Comandante do 5° Comando Regional da PM/PR, talvez não estivéssemos a discutir Direitos Humanos. Não se trata somente da pessoa de Marielle e, sim, o que ela representava (as minorias). De certo, suas bandeiras deveriam deixar furiosos aqueles que desejam carta branca para discriminar e matar. Ah! Você é Polícia, esqueci, mas qual polícia você representa? Aquela que age dentro dos limites da lei ou aquela que….você sabe! A polícia, Coronel, não tem o direito de querer ser o cajado que faz justiça com as próprias mãos, pois assim nosso ordenamento constitucional o delimita.

Os defensores dos Direitos Humanos, Coronel, não vêem cor, raça, sexo, profissão, etc. Eles existem para garantir que os direitos fundamentais não sejam negados, seja para os seres humanos do “bem” (Como disse o senhor), como para os “manos” que agem ás margens da lei, não importando os motivos que os levaram a isto. Essa é a diferença! Aliás, Coronel, para nós não existe ser humano do bem ou do mal, existe apenas seres humanos.

Suas palavras, Coronel, demonstram o quanto se faz necessário a desmilitarização da Polícia Militar, pois em sua formação ainda persistem os fundamentos da instituição que o forjou (Exército), e este é treinado para matar o inimigo (na guerra). Vou mais longe: penso ser necessário termos uma só polícia, a Civil, com nova formação curricular baseada, também, nos Direitos Humanos.

Logicamente, por ser uma pessoa preparada em seus altos estudos na carreira, você deve saber o que pauta um pensamento fascista e o que este pensamento fez com a Alemanha, com Itália e outras nações. Vejo este pensamento contido nas entrelinhas de sua “cartinha” ao povo. Pergunto a você: Coronel você deixa seu pensamento em casa quando sai pra exercer sua profissão ou o deixa fluir quando encontra pela frente os “manos” que não são do bem (segundo sua concepção do ser humano do bem e do mal), ou lembra que tem que agir sob a tutela da Constituição?

Coronel não vivemos nos tempos do “prendo e arrebento”, no arbítrio, acredite!! Respeite sua função de servidor público responsável pela manutenção da lei e da ordem, quer seja para o ser humano do “bem” ou do “mal”, segundo sua concepção. Se não está satisfeito, peça demissão e concorra a um cargo político que lhe possibilite influenciar na mudança das leis, ou vá para as ruas pedir tais mudanças juntos com os incautos que pensam tão pequeno quanto você, pois penso que esteja na função errada. Aliás, Coronel, a PM sob o seu comando foi apontada pela Anistia Internacional como a mais letal do mundo em 2017, vide https://www.oparana.com.br/noticia/5o-crpm-e-o-mais-letal-do-mundo

 

Foto: Tarobá News

 

 
 

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Abe tem um currículo

    Abe tem um currículo profissional e acadêmico impressionantes, sendo formado em Direito, pós-graduação em capacitação de pessoas, Curso de especialização em administração policial e em política, estratégia e planejamento, mestre em aperfeiçoamento de oficiais e doutorado em gestão de segurança pública.

    1. Não achei em lugar a tese de doutorado dele. O único lugar que vi o nome dele associado a um programa de doutorado foi no currículo escrito por ele mesmo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador