Na ONU, Brasil é o único país do planeta a apoiar EUA contra OMS

Governo Bolsonaro votou a favor de emenda americana que pede o fim de referências de apoio à Organização Mundial da Saúde (OMS) em um compromisso global contra a pandemia da covid-19

Imagem: TOM BRENNER

Jornal GGN – O Brasil foi o único país parte das Organização das Nações Unidas (ONU) a votar a favor de uma proposta dos Estados Unidos para eliminar referências de apoio à Organização Mundial da Saúde (OMS) em um compromisso global contra a pandemia da covid-19, previsto em uma resolução do organismo. As informações são de Jamil Chade, no Uol. 

O voto brasileiro ocorreu no Terceiro Comitê da Assembleia Geral da ONU, realizado na semana passada. 

O texto original da ONU recomenda “o fortalecimento nacional e internacional da resposta ao impacto da pandemia sobre mulheres e meninas”, mas após se retirar da OMS, o governo americano apresentou um projeto de emenda sugerindo que um parágrafo inteiro fosse eliminado da resolução. 

O tal trecho dizia que governos reconheciam “o mandato constitucional da Organização Mundial da Saúde de agir como autoridade de direção e coordenação do trabalho internacional no domínio da saúde, e reconhecendo o seu papel-chave de liderança no âmbito da resposta mais vasta das Nações Unidas”. 

“Quando a proposta foi colocada à votação, 161 países votaram contra a emenda americana. Cinco países se abstiveram, entre eles nanicos da diplomacia internacional como Haiti, Lesoto e Tonga. Mas apenas um país em todo o mundo saiu em apoio ao governo Trump: o governo de Jair Bolsonaro. Cerca de outros 30 países não compareceram para o voto”, explicou Chade. 

Contra o veto americano, a diplomacia da Nova Zelândia – falando em nome de diversos países – alertou que emenda americana ia contra o trabalho do Comitê e que minava os “princípios do multilateralismo.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador