Não é hora de pagar para ver!, por Marcelo Auler

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

henfil-e-lula

Cartum do Henfil, falecido em janeiro de 1988, mais atual do que nunca. A diferença é que quando ele o desenhou, estávamos na Ditadura Encurralada, (1974/77), como definiu Elio Gaspari. Ou teria sido na Ditadura Acabada ( 1978/85)?

Não é hora de pagar para ver!

por Marcelo Auler

A prisão de Lula, algo impensável alguns meses atrás, está parecendo cada vez mais iminente, dada a fúria e o ódio que os operadores da Lava Jato já não procuram esconder. Na sexta-feira (14/10), Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania, anunciou que a operação que irá prendê-lo já está desenhada e até repassada aos jornalistas de confiança da “República de Curitiba”. Está tudo descrito em Golpistas farão prisão teatral de Lula a qualquer momento. Vale a pena ler.

Convém lembrar que as fontes de Guimarães, em fevereiro passado, anunciaram que Lula seria um dos alvos da 24ª fase da Operação Lava Jato. O anúncio ocorreu na sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016, na matéria Confira prova de que Lava Jato e mídia formam uma polícia política.

A operação desencadeou-se uma semana depois, na sexta-feira, 4 de março. Mais do que a quebra do sigilo fiscal e bancário de toda a família do ex-presidente e os mandados de busca e apreensão na casa deles e no Instituto Lula, a operação incluiu um mandado de condução coercitiva para que a Polícia Federal levasse o ex-presidente de qualquer jeito. Não para uma delegacia qualquer, nem para a mais próxima de sua casa, em São Bernardo. Foi para a do aeroporto de Congonhas. Tudo com ampla cobertura da imprensa, comunicada com antecedência.

O objetivo, como se deduziu após todo o ocorrido, não era apenas ouvi-lo. Afinal, como já acontecera, se quisessem interrogá-lo, bastava intimá-lo para comparecer a uma dependência policial ou mesmo interrogá-lo em sua própria casa. Na verdade, pretendiam prendê-lo, sem resistência, e levá-lo para Curitiba. O avião da polícia já estava a postos. Só não aconteceu por dois fatores inesperados: uma reação popular que levou ao aeroporto uma multidão de fãs e simpatizantes do ex-presidente e a inesperada intervenção de um oficial da Força Aérea Brasileira, que respeita o Estado Democrático de Direito. A propósito, vem a calhar a releitura da coluna O plano obscuro, de Janio de Freitas, publicada na Folha de S. Paulo em 10 de março passado.

 

No Blog da Cidadania Eduardo Guimarães anuncia a prisão iminente de Lula.

No Blog da Cidadania, Eduardo Guimarães anuncia a prisão iminente de Lula.

O crescente radicalismo da Operação Lava Jato, já criticado mas jamais impedido pelos tribunais superiores, nos leva a admitir que realmente estejam planejando prender Lula, símbolo maior do petismo. Ao que parece, os operadores da Lava Jato imaginam que levar o líder operário e ex-presidente da República para a custódia da Polícia Federal em Curitiba ou para o presídio de Pinhais será o marco da luta contra a corrupção no país. O exemplo maior. O troféu daqueles que se empenham em “moralizar a coisa pública”. Ainda que para isso estejam forçando a barra, atropelando leis e a Carta Magna. Como fizeram ao divulgar conversas telefônicas de uma presidente da República sem autorização do Supremo.

Convém lembrar que a prisão temporária é prevista quando da necessidade de facilitar a investigação. Não se encaixa no caso de Lula, pois a investigação vem sendo feita com a própria ajuda dele, que jamais se negou a comparecer quando convocado.

Já a prisão preventiva é para garantir a ordem pública, garantir as provas ou garantir a execução da pena, como reza o artigo 312 do Código de Processo Penal. Em qual destas hipóteses pretendem enquadrar Lula para justificar seu encarceramento? Fuga? Pressão sobre testemunha? Prática continuada de crime? No fundo, o que transparece mesmo é o que informou Eduardo Guimarães ao anunciar a possibilidade da prisão iminente de Lula:

Continue lendo

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns ao Marceloo Auler

    Parabéns ao Marceloo Auler pelo ótimo post,  ..,…os mercenários do mercado demoniaco repetem no Brasil seu modus operandi, a tal primavera no Iraque e Líbia, cenários de horror no que poderá vir a ser nosso pais amanhã com a ponte para o inferno instalada pelo fantoche dos rentistas, petroleiras, globo, instituições transformadas em organizações criminosas et caterva…o que ocorre no Brasil não difere em nada das que ocorreu na Líbia, se o troféu da invasão libia era o assassinato de Kadafi, hoje Lula assume este papel mesmo sendo democrata e mesmo que não tenhamos acabado de sair de um estado de guerra…a novela é a mesma: naqueles paises hoje dominados pelo assassinos do mercado, e aliados a estes muito bem sabemos que tipo de gente são…

      

     

  2. “Ao que parece, os operadores

    “Ao que parece, os operadores da lava rato imaginam que levar o líder operário e ex-presidente da república para a custódia da polícia federal em curitiba ou para o presídio de pinhais será o marco da luta contra a corrupção no país. O exemplo maior. “

    este não é o caso. afirmo isto porque a lava rato jamais teve como objetivo o combate a corrupção. e eles sabem disso.

    esta desculpa sem vergonha serve para tudo, até para não prender corruptos de verdade.

    é o caso da lava rato.

    qual político do governo atual não foi delatado na lava rato? O temer, o serra, o gato  angorá, o eliseu quadrilha, o jucá, o geddel,o aécio, qual? todos na cara do justiceiro das araucárias. é o que ele fez? nada, absolutamente nada.

    enquanto isso quatro delatadores da lava rato já inocentaram Lula no caso do triplex e do sítio e o justiceiro continua a encher o saco do Lula.

    para mim, este justiceiro não passa de um corrupto. se o brasil fosse país decente este merda já estaria preso, e com ele todos os golpistas, sejam da pf, mpf, stf, mídia o que quer que seja.

    Ps. deixei somente o nome do Lula em maiúsculo por motivos evidentes. todos ou outros citados não passam de vermes e como vermes deveriam ser tratados.

  3. Parece claro que Moro e o MP

    Parece claro que Moro e o MP continuarão usando a avenida que é a garantia da Ordem Pública, onde cabe qualquer preconceito do juiz, ou mesmo inovações jurídicas no estilo do Domínio do Fato, como é essa presunção de Crime Continuado: a prisão será em flagrante! Vejam só, desde 2003 Lula comete crime e ninguém percebeu, só o Deltan e o Moro.

    Mesmo que ninguém acreditasse nesse conto de fadas jurídicos, o TRF da 4a. região já determinou que Moro é um juiz excepcional, com uma causa excepcional, e portanto não precisa se adequar ao ordenamento jurídico comum, positivado, aprovado democraticamente pelo parlamento e supostamente para todos.

    Parece mais uma revolução dos togados, que tomaram de assalto as rédeas de um Brasil desgovernado: com Barbosa e o Domínio do Fato; e com Janot, a partir de listas tríplices fictícias que jamais foram exigidas por Constituição alguma, mas seguidas por Lula e Dilma, numa espécie de lavar as mãos para o mandato recebido pelo povo (abdicaram de governar, entregaram para a Tecnocracia).

    Gilmar Mendes sempre foi parlamentar do PSDB, nunca escondeu isso nem fez questão de ter a mínima compostura no Supremo. Culpa de quem o deixou ficar lá, e das escolhas feitas para este mesmo Supremo (8 escolhidos pelo PT), silente aos maiores abusos contra a Constituição Cidadã de 1988, que deveria defender. Já há os que digam que a Constituição precisa de reformas, pois deu “direitos demais” sem mostrar como pagar a conta. “Não existe almoço grátis”, na surrada citação de Milton Friedman, refeição grátis só pra banqueiros (PROER) e Mídia (contratos milionários de propaganda), além do banquete para 400 parlamentares que votaram a PEC241.

    Estamos vivendo uma revolução dos togados, que perderam a vergonha de emitir opiniões esdrúxulas, como “pobre até gosta de ir pra cadeia”, “magistrado precisa de auxílio paletó pra ir fazer compras em Miami e não ficar deprimido”, de perseguir jornalistas que investigam seus subsídios nababescos, de perseguir apresentadoras que emitem opinião (Gilmar x Monica Iozzi), de manifestar contrariedade ao espaço dado a artigos de opinião (Moro x Folha), de ignorar o Tribunal do Júri de Carandiru e atropelar sua decisão soberana, contra a Constituição, dizendo que massacre foi legítima defesa, de atropelar a Constituição e os direitos humanos instituindo culpa antes do trânsito em julgado.

    Esses magistrados não estão no Brasil, sequer são deste planeta. Muitos privilégios sem nenhum controle institucional desaguou nisso.

    E nem estamos falando dos Tribunais de Contas formados por políticos aposentados (2/3 escolhidos pelo P. Legislativo). Alguém acredita que as decisões dos Tribunais de Contas são técnicas? Técnicos são os auditores e analistas de Controle Externo, ministros e conselheiros adoram pareceres técnicos rigorosos e contrários às administrações do Executivo, assim têm maior poder de barganha para aprovar ou reprovar contas, sempre julgadas politicamente.

    Vivemos um conto de fadas jurídico em que todas as instituições estão funcionando, como jamais nos deixou esquecer a presidente Dilma, que até seus últimos dias salientava isso: como as instituições no Brasil estão funcionando bem!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador