Nasce uma universidade – A primeira tese de doutorado da UFABC

O autor Giovano Candiani

Nassif e amigas/os, olhem só como somos um país novo.
Leiam a tese, vejam que tema fundamental.
Não conheço o autor da tese de doutorado, mas desejo tudo de bom.
Desejo para ele e para a UFABC muitos anos de vida cientifica produtiva e transformadora.
Viva a pesquisa no Brasil!
Viva um país que cria novas universidades antenadas com as questões mais importantes do momento e do futuro!
Viva o Lula, por  enquanto, heptadoutor!
Vai Corinthians!

Abração, Gustavo Cherubine.

Aqui para baixar a tese:
http://pgene.ufabc.edu.br/conteudo/bloco2/publicacoes/Teses2011/teseGiovanoCandiani.pdf

Aqui para ler a notícia:
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=35045

    18/10/2011 – EDUCAÇÃO
      UFABC forma o primeiro doutor
      Por: Rosângela Dias

Pesquisa é do programa de pós-graduação em Energia. Foto: Divulgação
 
Giovano Candiani defendeu tese na área ambiental; universidade acaba de completar cinco anos

Cinco anos depois de iniciar as atividades acadêmicas em Santo André, a UFABC (Universidade Federal do ABC) acaba de formar seu primeiro doutor.  O analista ambiental Giovano Candiani, 37 anos, defendeu no dia 15 de setembro tese denominada “Estudo da geração de metano em uma célula de aterro sanitário”, que buscou quantificar a produção de biogás e metano em aterros para aproveitamento na geração de energia elétrica e de créditos de carbono.

A pesquisa foi desenvolvida dentro do programa de pós-graduação em Energia e amplia a possibilidade de utilização do gás metano para fins como produção de combustível ou energia elétrica. Candiani afirmou que um dos diferenciais do trabalho é o estudo direcionado para os padrões dos aterros brasileiros.

“Essas experiências têm dificuldades para estimar a produção adequada porque são calculadas com base nos aterros americanos, mas o lixo brasileiro é diferente do americano e fatores como o clima também afetam a produção final do gás. Por isso, o trabalho veio com o objetivo de contribuir para termos a estimativa mais adequada à realidade brasileira”, explicou o doutor.

Dificuldade – Candiani, que é graduado em Biologia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e mestre na área ambiental, reconhece que o fato de a UFABC ser uma universidade recente e ainda em fase de consolidação acarretou algumas dificuldades, que foram contornadas pela parceria com a iniciativa privada.

“A experiência foi muito interessante, a UFABC tem apenas cinco anos de vida e algumas coisas foram supridas por meio de parceria como a iniciativa privada. Algumas análises foram feitas com ajuda de outros laboratórios e o projeto foi bancado por empresas, como a que eu trabalho”, destacou.

Depois de defender a tese, o objetivo agora é dar sequência à pesquisa e fazer com que o mundo científico conheça o trabalho desenvolvido na universidade. Candiani já enviou um artigo sobre o estudo para ser avaliado e, posteriormente, publicado pela revista norte-americana Waste Management (International Journal of Integrated Waste Management, Science and Technology).

 “A ideia ainda não foi concretizada, mas existe a possibilidade de a UFABC, em parceria com empresas, realizar a ampliação desse estudo e também novos projetos. Existe interesse no mercado e por isso quero continuar desenvolvendo e aprimorando pesquisas nessa área”, salientou.

O investimento na formação de doutores da UFABC começa na composição do corpo docente. Todos os 425 professores que atuam na instituição possuem título de doutor. Além disso, a universidade oferece 13 opções de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), que contam atualmente com 587 alunos matriculados.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador