Nitazoxanida (annita) é eficaz contra o coronavírus?

A nitazoxanida é um anti-helmíntico antiparasitário, de amplo espectro, aprovada pela Anvisa apenas para tratamento de gastroenterites virais

Foto

Por Fábio Reis

Do PFarma

O Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação Marcos Pontes anunciou em coletiva, realizada nesta quarta-feira (14/4), que teste in vitro realizados no laboratório do CNPEM demonstrou que um fármaco possui 94% de eficácia em ensaios com células infectadas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Durante coletiva o ministro disse que não iria mencionar o nome do medicamento para evitar uma correria em torno de um medicamento sem ter a certeza de que ele irá funcionar, como aconteceu anteriormente com a cloroquina que até fez com que medicamento esgota-se nas farmácias.

Após a coletiva alguns portais de notícias e pessoas na internet começaram a compartilhar que o medicamento era a nitazoxanida, vendida com o nome comercial de Annita, ou a ivermectina. Inclusive algumas pessoas sugeriram de forma equivocada a dose e como as pessoas deviam tomar.

Devemos alertar que até o momento não há nenhum estudo sobre o uso da nitazoxanida no tratamento da COVID-19, e mesmo que o medicamento tenha demonstrado eficácia em testes in vitro isto não significa que ele seja eficaz em humanos.

Nenhum medicamento deve ser utilizado sem indicação do médico ou farmacêutico e em caso de dúvidas a população deve procurar orientação desses profissionais.

Muitas moléculas são testadas in vitro, durante o desenvolvimento de novos medicamentos, e até mesmo aquelas que possuem excelentes resultados nunca chegam de fato a virarem medicamentos, porque quando passam para os testes em humanos demonstram ser ineficazes.

A nitazoxanida é um anti-helmíntico antiparasitário, de amplo espectro, aprovada pela Anvisa apenas para tratamento de gastroenterites virais provocadas por rotavírus ou norovírus, helmintíases, amebíase, giardíase, criptosporidíase, blastocistose, balantidíase e isosporíase. Inclusive o medicamento possui contraindicações, ele não deve ser usado por pessoas com doenças hepáticas ou com doença renal.

Durante coletiva Luiz Henrique Mandetta disse que foi procurado pelo ministro Marcos Pontes com a sugestão de usar um vermífugo para combater o coronavírus, ele disse “tem um anti-helmíntico, dizendo que essa linha aqui, que é um vermífugo. Mata muito bem in vitro. E agora vai começar os testes em pessoas. Vermífugo mata vírus. A cloroquina mata vírus”, declarou.

De acordo com o CNPEM, o nome do fármaco, que tem baixo custo e ampla distribuição no território nacional, será mantido em sigilo até que os resultados de testes clínicos sejam concluídos.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Brinde

    Se o caipironauta (astronauta) de Bauru está envolvido nisso, estejam certos, quem comprar uma caixa de Annitta ganha de brinde uma lembrança eterna, um travesseiro da NASA.

    Pra usar no caixão.

  2. Após a informação vazar ontem, mandei msgs para pesquisadores de frente contra o covid que sigo no Twitter (peguei a lista deles em um site americano e passei a seguir desde meados de março). Uma especialista respondeu que não conhecia a aplicação do remédio nestes casos, mas encaminhou a mensagem para outros. Um deles respondeu que já havia estudos SIM sobre o Anitta (Nitazoxanida) ter bons resultados contra o vírus da INFLUENZA, que não é CORONA mas, quem sabe, uma porta de testes pode ser aberta, como descrito no estudo abaixo:

    https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0166354214002137?via%3Dihub

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador