Aliados do PT ganham no Ceará, Piauí, Maranhão e RN e lideram 2º turno no Nordeste

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Aliados de Lula no Ceará, Maranhão, Piauí e RN; Alagoas disputa grupos Calheiros x Lira, e Marília Arraes no 2º turno de Pernambuco

No Nordeste, os candidatos do PT ou de partidos aliados de Lula venceram as eleições nos governos do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. A Bahia e o Sergipe levam diretamente o PT no 2º turno, Marília Arraes (Solidariedade) também vai ao 2º turno de Pernambuco e Alagoas disputa grupos de Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP).

Acompanhe como foram as votações de todos os estados do Nordeste:

Bahia

Bahia consegue levar ao segundo turno o candidato do PT, o ex-secretário estadual de Educação Jerônimo Rodrigues, que obteve 49,45% dos votos, contra o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), que recebeu 40,80%.

Ceará

O povo cearense elegeu Elmano de Freitas, o candidato do PT, com 54% dos votos, deixando em segundo lugar Capitão Wagner (União) com 31,72% e o candidato de Ciro Gomes, Roberto Cláudio, com somente 14,14% dos votos.

Pernambuco

Marília Arraes (Solidariedade) vai ao segundo turno com Raquel Lyra (PSDB) no Maranhão. A deputada federal e a ex-prefeita de Caruaru disputam a cadeira em um segundo turno inédito, de duas mulheres concorrendo à vaga no governo de Pernambuco. A liderança de Arraes já era esperada, mas apesar das chances de Raquel Lyra, não estava garantido o segundo turno para ela. Ainda, na manhã deste domingo (02), o marido de Lyra faleceu por um mal súbito.

Rio Grande do Norte

Fátima Bezerra (PT) ganhou a reeleição no Rio Grande do Norte, com 58,31% dos votos, derrotando Fabio Dantas (Solidariedade) e Capitão Styvenson (Podemos) com 22,2% e 16,8%, respectivamente.

Piauí

Rafael Fonteles (PT) é eleito governador do Piauí no primeiro turno com 57,17% dos votos, derrotando Silvio Mendes (União) com 41,62%. O estado foi também o que mais votou em Lula para a Presidência: 74,25%,

Maranhão

Carlos Brandão, do PSB, foi reeleito governador do Maranhão, com 51,29% dos votos, tendo como vice Felipe Camarão (PT). Em segundo lugar ficou Lahesio Bonfim (PSC) com 24,87% dos votos.

Alagoas

Paulo Dantas (MDB), atual governador do Alagoas, e Rodrigo Cunha (União Brasil) vão disputar o segundo turno no estado, com 46,64% e 26,79% de votos, respectivamente. Dantas tem o apoio do grupo político de Renan Calheiros (MDB), enquanto que Cunha é apadrinhado do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).

Paraíba

Paraíba irá ao segundo turno com o atual governador João Azevedo (PSB), que obteve 39,65% dos votos, e Pedro Cunha Lima (PSDB) com 23,9%.

Sergipe

Sergipe deu a liderança ao candidato do PT, Rogério Carvalho, mas irá ao segundo turno com 44,7% dos votos contra Fábio (PSB), que obteve 38,9%. Antes desse resultado, Valmir de Francisquinho (PL) liderava as pesquisas, mas sua candidatura foi indeferida pelo TSE por abuso de poder econômico nas eleições 2018.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vão querer calar a vítima,Lula é ladrão e etc,uma forma de direcionar e dispersar a atenção de nossas mentes,ocupar e alimentar sentimentos extremistas, fanáticos bolsonaristas, não pode ter falas lulistas limitadas,nada proibido,todos foram contra os trabalhistas e elegeram Bolso e ponto final,agora terra arrasada,como não falam q a primeira coisa q fizeram fora acabar com o ministério do trabalho?Vamos nos aposentar mais tarde e ganhando menos,Toda a mídia mentiu e distorceu sobre um “triplex do lula”, nada falam sobre 51 imóveis,pasmem,o pt tá há quase seis anos fora do governo e ainda é culpado de tudo,como pode ?Vamos ter q obter armas e matar os filhos uns dos outros,esse tema para os militares entreguistas armamentistas é o mais caro,foi um erro não insistir nisso e insistir no tema COVID,esse tema vai servir a outros propósitos mais a frente, já disse isso aqui e teimam nele, olhe a rua e vejam quanta preocupação temos com isso,KKK,e até os Lulistas sabem q nesse tema o Bolso tá certo em algo sobre isso, tá no nosso subconsciente, aliás,subconsciente q a mídia,internet trabalha incessantemente colocando informações no nosso cérebro q nem sabemos q foi colocado,por isso tanta a insistência em um mesmo tema ou poucos temas ,a mentira acaba se tornando verdade,viva o Brasil,Sil,Sil,Sil !!!

  2. Poisé “seo” Nassif, não adianta projetos para a indústria, comércio etc que o senhor tanto batalha, o Brasil está onde deveria estar, vôos de galinha, e abatido quando da um pulo maior…..cada povo tem o destino que merece …

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador