Nova fase da Lava Jato mira em Eduardo Cunha

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Fábio Cleto, Lucio Funaro e Eduardo Cunha - Montagem: Jornal Opção
 
Jornal GGN – A Polícia Federal deflagrou mais uma etapa da Operação Lava Jato, denominada “Sépsis”, na manhã desta sexta-feira (1º), para investigar a suspeita do envolvimento do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em esquema de pagamentos de propina junto ao Fundo de Investimentos do FGTS.
 
A sede da empresa JBS, dona da Friboi, e a casa do dono do grupo, Joesley Batista, em São Paulo, foram alvos de busca e apreensão. Também nesta sexta foi preso preventivamente o corretor Lúcio Bolonha Funaro, aliado e amigo de Cunha e apontado como um dos interlocutores do esquema. Ele é suspeito de achacar grandes empresas, com a parceria do peemedebista.
 
As medidas da PF foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato, e partiram da delação premiada do ex-vice-presidente da Caixa, Fábio Cleto, aliado de Cunha, que disse ter atuado para a liberação dos recursos do FGTS, em troca de propina paga pela JBS, por meio de Funaro.
 
Em abril deste ano, Cleto relatou que havia um esquema de pagamentos de propina para os recursos do FI-FGTS e que o dinheiro de propina era dividido entre ele, Cunha e Funaro. Os investigadores encontraram que a empresa Eldorado Brasil Celulose, ligada ao grupo do frigorífico, fez uma emissão de títulos de dívida de R$ 940 milhões, em dezembro de 2012 e o fundo de investimentos havia aportado recursos nessas debêntures.
 
Também nesta sexta foi alvo da Operação o lobista Milton Lyra, que teve busca e apreensão em sua casa e em seu escritório em Brasília. Milton é apontado por diversos delatores como o operador do esquema de corrupção envolvendo o PMDB. No caso referente ao Postalis, o fundo de pensão dos servidores dos Correios, o lobista é indicado como o operador de Renan Calheiros (PMDB-AL).
 
No total, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão, sendo 12 em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, três em Pernambuco e dois no Distrito Federal.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    Um item diz que Eduardo

     

    Um item diz que Eduardo Cunha est a “perto” de renunciar.  Segundos mais tarde, outro item diz que a PF ja ta mirando em Cunha diretamente.  Alguem vazou pra ele ou so impressaozinha?  Adicionalmente, ele esta pedindo uma semana de tempo pra PF deixando rumor de renuncia vazar ou so impressaozinha tambem?

     

     

     

     

  2. A próxima etapa do golpe

    é eliminar os canalhas do pmdb para que fiquem no poder só os tucanalhas. Por exemplo, com o canalha cunha vão fazer um acordo. Ele renuncia e não será preso e não vai precisar devolver os milhões de reais. Só não enxerga quem não quer.

     

  3. Recriação do SNI – agora PNI

    Nunca pensei que viveria para ver um ressentido da era da ditadura sair das sombras para recriar um órgão de tantas memórias nefastas ao país. O PNI tem  objetivos claramente ideológicos, mais à feição do seu Secretário, já que a política do Temer é entregar nossas riquezas e beneficiar o Mercado. Salta aos olhos o Art. 3º do Decreto 8793: Os órgãos e as entidades da administração pública federal deverão considerar, em seus planejamentos, as ações que concorram para o fortalecimento do Sistema Brasileiro de Inteligência. Será que teremos seleção doutrinárias, se alguém é filiado a partido ou faz comentários em tal Blob? E os Órgão Públicos serão obrigados a criar filiais da PIN??????

    Onde é que estamos???? em 1960???

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8793.htm

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador