O Brasil no mundo, por FHC

Da Folha.com

28/02/2011 – 19h47

FHC diz que Brasil tem capacidade para ‘forte presença global’

DE BRASÍLIA

Em palestra para magistrados e servidores do TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) nesta segunda-feira (28) em Brasília, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que o Brasil tem a capacidade de exercer uma “forte presença global” a partir de suas riquezas naturais e bagagem cultural.

O tema do seminário, que durou cerca de 40 minutos, era “O Brasil no panorama internacional”.

Dilma convida FHC para conversar, e ele solicita audiência a grupo

“Existem as formas de poder suave, que são poderes culturais. O Brasil, desse ponto de vista, tem uma situação bastante privilegiada. Nós temos uma cultura no Brasil que é muito mais da aceitação da diversidade do que imposição da vontade de um grupo só: é a famosa plasticidade cultural brasileira.”

Para o ex-presidente, recursos naturais como a água “são vantagens efetivas que, no tabuleiro da história do futuro, talvez contem tanto quanto a força militar”.

FHC foi homenageado pelos magistrados e recebeu diploma de professor emérito da Esmaf (Escola de Magistratura Federal da 1ª Região).

Na plateia, estavam o vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, o ex-senador Marco Maciel (DEM-PE), vice-presidente de FHC, e o procurador-geral da República durante o mandato do tucano, Geraldo Brindeiro.

ORÇAMENTO

Em seu discurso, Fernando Henrique não fez comentários sobre a política internacional da presidente Dilma Rousseff. Questionado sobre o corte de despesas no orçamento deste ano, alfinetou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Se não tivesse [gasto] mais do que era conveniente, não seria necessário o corte. […] Governar é isso mesmo, não estou criticando ninguém. Tem que fazer corte num determinado momento: é dificil, tem que explicar para a população o porquê e nem sempre vão entender”, disse.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/882430-fhc-diz-que-brasil-tem-capacid…

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador