O ensinamento de Lula e Boulos

A esquerda brasileira anda realmente perdida. Uma corrente do PSOL organizou uma manifestação mandando o Lula tirar as mãos do partido e contestando a candidatura de um “lulista” pelo partido. Por outro lado, alguns militantes do PT também não viram com bons olhos as manifestações e críticas do PSOL ao presidente Lula.

Para começo de conversa nem o Lula quer pôr as mãos no PSOL, nem o Boulos quer levar o lulismo para o partido. A posição do Lula sobre o PSOL sempre foi clara, já afirmou por diversas vezes que não tem nada contra o partido mas que lamentavelmente o oposto não é verdade. O Boulos, por outro lado, por inúmeras vezes criticou o PT pelos mesmos motivos que o PSOL critica o PT, ou seja, pelas alianças e conciliações feitas no governo Lula.

Lula gravou um vídeo de apoio a pré-candidatura do Boulos onde dizia: “sou muito grato pela solidariedade que você tem tido comigo pessoalmente, pela solidariedade que você tem tido com o PT e quero te dizer que a gente está junto.”

Boulos por sua vez agradeceu o gesto e lembrou que “precisamos saber separar as diferenças políticas de conivência com a injustiça, até porque só quem se ilude acredita que vai parar no Lula, não começou com ele e não vai parar aí, isso pega toda a esquerda, isso pega todos nós.”. 

O ensinamento que devemos tirar de todo este episódio é que derrotar o golpe e devolver a democracia ao Brasil deve ser o principal objetivo da esquerda e que é possível criar uma união entre os partidos de esquerda em torno de uma luta bem maior do que meras diferenças ideológicas e disputas eleitorais.

Mas parece que ainda tem gente que até agora não entendeu que o golpe não é apenas contra o PT ou contra o Lula.

Até à vitória. Sempre.

* artigo original em:
 http://brunoanastassakis.com/blog/politica/o-ensinamento-de-lula-e-boulos

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador