O respeito à morte de Marco Aurélio

Não conheci pessoalmente Marco Aurélio Garcia. Sei algo do homem público e nada do privado.  No entanto, não deixa de me estarrecer que, na hora de sua morte, pessoas falem mau dele, sobretudo da pessoa privada. Em público ou nas redes. Muitos. 

A morte é a detestável margem para onde cada um nós migrará. Quando morre um dos nossos, excogitamos nosso destino – e as loas aos falecidos são o ritual pelo qual nós mesmos encontraremos paz. É preciso se despedir das pessoas, mesmo mortas. É preciso ter forças para prosseguir.

Nesta hora, insultar os mortos é aviltar a condição humana.  Ao inimigo, adversário ou simples desconhecido, deve-se o silêncio. Nenhum pio. Ataca-lo é covarde, pois que não pode mais se defender.

Pode ser que você considere uma pessoa má. Inerentemente má. Isto apenas revela sua falta de lucidez. Todos – todos – amamos, sofremos, passamos por encontros e desencontros, pelas angústias e alegrias da curta vida. Terrivelmente humana. Com a morte, tudo cessa.  Se você queria um acerto de contas, chegou tarde.

Decência — estranho ouvir esta palavra hoje em dia. A decência do silêncio. 

Lembremo-nos do verso de T.S. Eliot sobre Flebas, morto havia quinze dias:

“Ó tu que o leme giras e avistas onde o vento se origina

Considera Flebas , que foi um dia alto e belo como tu”.

 

O silêncio é de praxe, dixit M.C.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador