Os 100 anos da patente pública de Santos Dumont

Por foo

Há 100 anos, na edição de dezembro de 1909 da revista Popular Mechanics, saia a notícia de que Santos Dumont estava tornando pública e livremente utilizável por qualquer pessoa sua patente do avião Demoiselle.O avião, considerado à época o menor do mundo, foi um precursor do ultra-leves atuais. Aliás, o Demoiselle foi o protótipo de Santos Dumont que realmente funcionou. O inventor trabalhou em várias versões do modelo, entre 1907 e 1909, e quebrou o record dos 90 km. por hora,  em um voo realizado em setembro de 1909.O famoso 14 Bis, em seu vôo histórico de novembro de 1906, se aguentou no ar por apenas 220 metros, a uma altura de pouco mais de seis metros…

“Os direitos sobre a patente [da Demoiselle] foram dedicados ao público por Santos-Dumont, com o objetivo de encorajar a aviação; e qualquer um pode usar seu projeto para construir uma máquina similar”http://books.google.com/books?id=SN8DAAAAMBAJ&lpg=PA842&dq=santos-dumont&pg=PA842#v=onepage&q&f=true

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Santos Dumont

    Alberto Santos Dumont foi um gênio ao inventar o avião, uma máquina mais pesada que o ar que voa. Que Deus continue a abençoar a invenção, proporcionando meios de aprimorar a nossa aviação, para que constitua um transporte seguro e  eficiente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador