Palocci deve falar de Lula para conseguir delação, diz jornal

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Reprodução

Jornal GGN – O ex-ministro Antonio Palocci, em depoimento ao juiz Sergio Moro, na semana passada, deu sinais de que quer colaborar com a Lava Jato, inclusive entregando nomes e esquemas do mercado financeiro e de grandes empresas de comunicação. Porém, para a força-tarefa, o que interessa é que Palocci não poupe Lula em seu depoimento. É o que diz a colunista Monica Bergamo nesta segunda (24).

Segundo Bergamo, Palocci só preservou Lula no depoimento da semana passada, sobre esquema de corrupção envolvendo a Odebrecht, “a duras penas, segundo uma pessoa de seu círculo próximo”. “(…) ele [Palocci] já estaria convencido de que dificilmente fechará uma delação premiada sem envolver diretamente o ex-presidente.”

Em seu depoimento a Moro, Palocci só envolveu Lula em um momento: quando foi questionado se tinha conhecimento de que a Odebrecht teria feito “provisões” em nome do PT. Segundo Palocci, ele não só ficou sabendo como o assunto também foi levado a Lula, talvez pelo executivo e delator da Lava Jato Alexandrino Alencar.

O ex-ministro, contudo, disse que procurou Marcelo Odebrecht para dizer que o PT não aceitaria “provisões”, apenas doações em período eleitoral. Palocci também indicou que a opção da doação em caixa 2 era determinada pela empresa e que políticos e partidos de todas as vertentes sabiam que era assim que as campanhas eram financiadas.

DELAÇÃO, SÓ COM LULA

Na semana passada, o ex-presidente da OAS Leo Pinheiro também depôs diante de Moro, mas no processo em que é julgado por ter supostamente direcionado um apartamento triplex para o ex-presidente. Leo Pinheiro vinha negando que Lula era dono do imóvel e, inclusive, teve acordo de delação rejeitado por não implicar o petista. Em junho de 2016, a Folha de S. Paulo chegou a manchetar a recusa da Lava Jato por causa da “proteção” a Lula.

Dessa vez, após mais de um ano preso, já condenado em outra ação e sem perspectivas, Pinheiro disse que o triplex era para a familia de Lula e que isso foi negociado com João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, e Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula. Para dar um aperitivo do que pode entregar a Lava Jato, Pinheiro, numa dobradinha com seu advogado, ainda disse que Lula pediu a ele que destruisse provas de pagamentos de propina ou caixa 2 ao PT.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dos ministros dos tempos

    Dos ministros dos tempos aureos da priataria tucana ninguém quer saber…e muito menos dos ratos e ratazanas ministros do usurpador

    Eu não disse? Enquanto isso aquela turma que rouba e transporta grana e cocaina no atacado…alguém dá noticia…

    Depois da Guerra Fria, o protagonismo do Judiciário como correia de transmissão dos interesses americanos…estão levando quanto por fora, heim…

    https://josecarloslima.blogspot.com.br/2017/04/depois-da-guerra-fria-o-protagonismo-do.html

    1. bela definição…

      correia de transmissão……………………………

      já estive às voltas com uma dessas travada em uma máquina gigante, de 3 estágios que se contaminavam, daquelas que não podem ficar sem spare parts para todas as etapas, da entrada da madeira até a saída de pratinhos e guardanapos de papel para festas constitucionais ou infantis …um monstro alemão comprado por Fritz Faller

      desenhando: tire a atenção de todos sobre a essencial, a que foi quebrada, e divirta-se com a interpretação, abusos ou alterações das leis que podem consertar, destruindo, a principal de saída

      tolice, crime, perda de tempo, tomar porrre de “inputs” que emperrem “outputs”, mas que são reconhecidas como justiça

    2. Os valores envolvidos na

      Os valores envolvidos na privataria daquela época já devem ter sido suplantados, EM MUITO, pelas tenobrosas transações da atualidade, ainda não concluídas.

  2. Mônica Bergamo está se

    Mônica Bergamo está se especializando em escrever enviesado para fazer um sapo parecer uma borboleta. Se a lava Jato só aceita delação que fale mal do Lula e muito, isto é, que comprometa Lula, então para não dar a entender que a de Palocci será outra delação arranjada, Bergamo vai logo dizendo que querem que Palocci desta vez “não poupe Lula”. Como se fosse certeza que Palocci já havia tentado poupar Lula. Estamos diante de uma gigantesca Porta dos Fundos. 

  3. Esse aí é mais um que anda

    Esse aí é mais um que anda nas nuvens….

     

    desde quando os justiçeiros vão se voltar contra quem apóia essa traquitana??? Banqueiros, midia quadrilheira?? È mais facil madarem prender do que serem presos, o dono do bau não deu uma pepa de 5 bi e não está todo aí pimpão?? Até dando pitacos contra o povo???

  4. Seletividade

    O bom do depoimento do Palocci foi ter escancarado ainda mais a seletividade da república de curitiba: não tiveram o mínimo interesse quando ele disse que poderia falar sobre esquemas do setor financeiro e das empresas de mídia.

    As próprias empresas de mídia, olha que interessante, não mostraram nenhum interesse em saber do esquema. Nenhuma nota, nenhuma notícia, nenhuma especulação, nenhum editorial clamando pela moralização!

    Nassif, bem que os blogs alternativos poderiam ir atrás dessa história hein?

    À medida em que forem revelados os esquemas, isso pode subir a pressão e tornar inevitável a investigação. Quando é quente e sai na blogosfera, a grande mídia se vê obrigada a dar a notícia ou a se explicar, vide episódios da sonegação da Globo nos direitos da Copa 2002 e mansão de Paraty.

  5. O que o Palocci disse pode

    O que o Palocci disse pode ser ouvido em suas gravações: “posso falar de coisas que aconteceram dentro do LIMITE DA LEI….”

    Uma coisa é você pegar empréstimos dentro da lei, outra coisa é você não pagar ou manipular de forma fraudulenta estes recursos…

    O que o Palocci não quer dedurar o LULA, não precisaria esperar uma audiência pública para dizer isso!

    Teria chamado os procuradores e negociado a delação – não se exporia a judas!

    O que ele quer é dar um recado aos golpistas donos da lava jato!

    Olha, eu sei o que vocês fizeram no passado e tenho as provas!

    Ele não quer sair delatando, por que delatar o quê?, se ele mesmo disse que tudo foi feito dentro do LIMITE DA LEI?

    Ele jogou…

    Ele jogou para os golpistas…

    Para quem deve e manda na lava-jato, esses ai poderão vir a ficar pensativos…

    O Moro, janot e cia serão testados mais uma vez na balança dos 2 pesos e 2 medidas…

    A mídia vai aproveitar essa fala isso para desmobilizar o país na greve de 28, que estarei nela…

  6. Para o jornalista Jenney

    Para o jornalista Jenney Alencar Moro devia parar com essa obcessão contra Lula e dar um adianto na delação de Palocci. Isso quer dizer o que já tamo careca de saber: que quem achar que delatando gente graúda do ninho empresarial e tucano vai se lascar, morrer na geladeira; a não ser que diga que em primeiro plano tem um monte de mentira contra Lula.

    Nada muda pra essa imprensa e essa justiça desavergonhadas. Vejamos que neste exato dia quem já foi indicada com uma série de crimes foi ninguém menos que a esposa do governador de MG. Ele condecorou a mulher no dia 21 deste, discursando contra as perseguições políticas e hoje a mulher dele é quem tá no banco dos réus. E por que isso? Pra dar mais fôlego e voz a Mineirinho. Aecin anda meio cabismundo, mas coisa passageira, se na sua frente já existem petistas que se arvoraram em tomar o lugar dos tucanos em MG.

    Dia 28 tá prometendo porque são muitas organizações de peso prontas pra irem às ruas se manifestar. Temos, inclusive, dessa feita, grupos religiosos também pra engrossar as massas. Que sejam essas manifestações o começo do fim de MT e sua gangue.

  7. Todos os jornalistas mais presentes das grandes mídias…

    Todos os jornalistas mais presentes das grandes mídias querem vender o seu peixe, uns são mais explícitos, outros disfarçam um pouco e no final todos dizem a mesma coisa e querem a mesma coisa. O Belzebu do Mainardi sabe tudo e no Manhattan ele adiante as coisas que irão acontecer, e como ele sabe? Ele é unha carne do tinhoso Moro e seus procuradores e o STF nem se preocupa com isso, pelo contrário lambe o sapato do Moro e obedece a vontade de Janot. Palocci sabe que se não entregar o Lula ele não sai, mas se souberem  que ele tem coisas que incrimine a justiça eles ficarão com pé atrás com ele, isso sem contar tudo que ele sabe sobre os Marinhos. Os jornalistas estão na expectativa que Palocci entregue o Lula, mas eu penso que ele não fará isso. Penso que ele vai assumir seus erros, mas não vai entregar o Lula porque ele sabe o que vem depois. Segundo os jornalistas no Globo News com suas fontes, disseram que Palocci queria que Vaccari delatasse também, mas eu não acredito que Palocci tenha feito alguma proposta a Vaccari. O que teria de acontecer é que fosse substituídos todos da lava jato por pessoas sérias e imparciais. JANOT, SERGIO MORO, DALLAGNOL, DELEGADO DA CARNE FRACA, O TAL FERNANDO DEVEM SER TODOS SUBSTITUÍDOS. É IMPOSSÍVEL  ACREDITAR NA DESCULPA QUE VAI AFETAR A LAVA JATO. PARA MIM É PURA MENTIRA.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador