Cesar Locatelli
César Locatelli, economista, doutorando em Economia Política Mundial pela UFABC. Jornalista independente desde 2015.
[email protected]

Para reduzir desigualdades a reforma deveria ser outra, por Cesar Locatelli

Ao contrário de combater privilégios, a “economia” contida nessa reforma, aceita ontem pelos deputados, virá dos trabalhadores mais baixa renda

Por Cesar Locatelli

No dia seguinte a aprovação pela Câmara da reforma da Previdência, o jornal Valor Econômico traz um artigo de quatro economistas, ‘A quem interessa aumentar a desigualdade?’, o celebrado Thomas Piketty entre eles, que afirma que para reduzir desigualdades a reforma deveria ser outra.

“O Brasil discute uma reforma da previdência que tende a aumentar desigualdades, embora sua propaganda aluda ao combate de privilégios. O país também se prepara para debater uma reforma tributária de modo independente da previdência. Se a redução das desigualdades fosse finalidade das reformas, as mudanças na previdência deveriam ser outras. E ambas as reformas deveriam ser debatidas conjuntamente”, afirmam Thomas Piketty, Marc Morgan, Amory Gethin e Pedro Paulo Zahluth Bastos.

Ao contrário de combater privilégios, a “economia” contida nessa reforma, aceita ontem pelos deputados, virá dos trabalhadores mais baixa renda. Afirmam eles:

“Nas projeções do governo para a proposta original, no entanto, a suposta ‘justiça fiscal’ com o aumento das alíquotas de contribuições de funcionários públicos representa 1% da economia, enquanto 91% (R$ 4,1 trilhões em 20 anos) viria da assistência social e do regime geral, onde 90% dos aposentados recebem até 2 salários-mínimos.”

Como o debate e a votação agora se encaminha para o Senado, ainda há tempo de salvar o sistema da destruição e encaminhar uma reforma que, de fato, combata privilégios.

“Ainda é tempo de debater com honestidade como combater privilégios e reduzir desigualdades. Porém, levar adiante a reforma da previdência nos termos atuais tornaria o Brasil um exemplo mundial de como destruir um sistema solidário de previdência e aumentar a desigualdade”, concluem os economistas.

Caro leitor do GGN, estamos em campanha solidária para financiar um documentário sobre as consequências da capitalização da Previdência na vida do povo, tomando o Chile como exemplo. Com apenas R$ 10, você ajuda a tirar esse projeto de jornalismo independente do papel. Participe: www.catarse.me/oexemplodochile

Cesar Locatelli

César Locatelli, economista, doutorando em Economia Política Mundial pela UFABC. Jornalista independente desde 2015.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concordo plenamente. O que me aborrece é o fato de a oposição não ter apresentado uma proposta para de fato combater as desigualdades. Acho que é por causa do corporativismo. A esquerda não mexe nos privilégios da monarquia estatal.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador