Pela primeira vez na história, Índia pousa espaçonave perto do polo sul da lua

Se a missão encontrar gelo de água no sul lunar, a lua poderá ser transformada numa base de abastecimento para futuras tripulações

Chandrayaan-3, a sonda lunar indiana que realizou um feito histórico ao pousar no sul da lua
Chandrayaan-3, a sonda lunar indiana que realizou um feito histórico ao pousar no sul da lua

A Índia se tornou o primeiro país do mundo a pousar com sucesso uma espaçonave perto do polo sul da lua. O módulo de pouso Vikram da espaçonave Chandrayaan-3 – que significa “nave lunar” em sânscrito – realizou o feito inédito na história de todos os programas espaciais nesta quarta (23).

Além de ser o primeiro a pousar no polo sul lunar após três tentativas, a Índia agora é o quarto país do mundo a pisar na lua.

“A aterragem bem-sucedida marca a emergência da Índia como potência espacial, à medida que o governo procura estimular o investimento em lançamentos espaciais privados e negócios relacionados baseados em satélites”, apontou o The Guardian.

No território explorado pela Índia, cientistas acreditam que existem reservas de água congelada e elementos preciosos.

O potencial do sul lunar

O plano da Índia é que sua missão passeie pela superfície da lua por duas semanas, capturando fotos, realizando experimentos sobre a geologia e as origens da Terra e investigando a presença de gelo de água.

O gelo de água lunar, se encontrado em quantidades significativas, permitirá que a humanidade estabeleça na lua uma base de abastecimento para futuras missões. Do gelo de água lunar seria possível extrair oxigênio para as tripulações e combustível para as naves.

Manobra de pouso vital

A última tentativa da Índia em explorar o polo sul da lua ocorreu em 2019, mas a missão falhou no momento do pouso, que exige uma manobra muito complexa para mudar a posição da nave da horizontal para a vertical.

O pouso bem-sucedido da Índia ocorre dias após a Rússia anunciar que sua primeira missão lunar em 47 anos, que também teve como alvo o polo sul, falhou depois que sua espaçonave Luna-25 saiu de controle no momento da aterrisagem e caiu.

Viagem mais longa que Apollo

A Chandrayaan-3 decolou de uma plataforma de lançamento no sul da Índia em 14 de julho de 2023, levando muito mais tempo para chegar à lua do que as missões Apollo nas décadas de 1960 e 1970, que chegaram em questão de dias.

Segundo The Guardian, a Índia utiliza foguetes muito menos potentes do que os EUA naquela altura. A sonda precisou orbitar a Terra várias vezes para ganhar velocidade antes de embarcar em sua trajetória lunar de um mês.

Acompanhe a história em tempo real no vídeo abaixo:

Com informações do jornal The Guardian

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador