Pesticida Extermina Abelhas e Contamina Cadeia Alimentar

Pesquisa: O inseticida usado em GMO (Organismo Geneticamente Modificado) aprovado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA além de matar abelhas, contaminam toda uma cadeia alimentar.

Jonathan Benson
Natural News

No início do ano passado, os documentos vazados obtidos por um apicultor do Colorado expôs a Agência de Proteção Ambiental (EPA) pela aprovação ilegal de clotianidina, um pesticida altamente tóxico produzido pela Bayer CropScience, pois a agência reguladora tinha, de antemão, conhecimento da capacidade do produto em matar abelhas.

 (http://www.naturalnews.com/030921_EPA_pesticides.html).

Agora, um novo estudo da Purdue University de Indiana confirmou, mais uma vez, que o ingrediente ativo clotianidina não só elimina as abelhas, mas também que a sua toxicidade é sistêmica, o que afeta uma cadeia alimentar inteira, o que poderia, um dia, conduzir à catastrófica destruição do fornecimento de alimento.

O estudo, publicado no jornal PLoS ONE online, investigou os vários métodos e as rotas pelas quais a classe de inseticidas conhecida como neonicotinóides, que inclui a clotianidina, está dizimando as abelhas. Eles descobriram que tanto o clotianidina como o tiametoxam, outro componente de inseticidas neonicotinóides, persistem em “níveis extremamente elevados” nos restos de cultura da plantação tratada com estes inseticidas, o que contraria as alegações da indústria de serem produtos químicos biodegradáveis e não uma ameaça.

A equipe de pesquisadores descobriram também compostos de neonicotinóides no solo, inclusive em campos onde esses produtos químicos não foram pulverizados, bem como em várias plantas e flores visitadas pelas abelhas. Baseado em sua análise, os pesquisadores envolvidos no estudo concluíram que as abelhas ativamente transferem polens contaminados das antigas culturas de milho tratadas com neonicotinóides, levando-os até suas colmeias. As abelhas também transferem esses neonicotinóides para outras plantas e culturas não tratadas com esses produtos químicos, o que mostra, verdadeiramente, o quão ativos estes produtos são no ambiente.

O princípio ativo clotianidina desintegra-se depois de três anos da primeira utilização. Se a cultura seguinte também for tratada com o mesmo inseticida, a clotianidina continuará impregnada no solo e em cada nova planta que nascer.

Você pode ler o relatório completo no link:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3250423/?tool=pubmed

“Esta pesquisa deveria enterrar de vez a existência do pesticida clotianidina”, disse Laurel Hopwood, presidente da Equipe de Ação do Serra Club’s Genetic Engineering, que entrou com ação para que a EPA, finalmente, bane tais produtos químicos, depois de anos de desnecessário atraso. “Apesar das inúmeras tentativas por parte do setor de apicultura e das organizações de proteção em persuadir a EPA a proibir o clotianidina, a EPA falhou na proteção do fornecimento de alimentos ao povo americano”.

Sem abelhas, que agora estão morrendo a uma velocidade alarmante, devido sua exposição à clotianidina e a vários outros inseticidas e fungicidas, um terço ou mais da produção de alimentos será destruído, junto com uma centena, talvez mais, de variedades de frutas e vegetais que dependem das abelhas para polinização. É por isso que o Dr. Neil Carman, PhD, assessor científico do Sierra Club, convocou a EPA para imediatamente proibir o uso de clotianidina e outros inseticidas neonicotinóides, a fim de salvar a produção de alimentos de uma destruição irreversível.

No vídeo temos como as grandes corporações conseguiram patentear vidas, embora os responsáveis pelo controle se posicionassem contra. Temos também uma definição de Terminator Tecnology onde a semente não reproduz. Os efeitos das patentes sobre os agricultores e a exploração em nome do terceiro mundo.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador