PF acha que donos do Telegram, Snowden e hacker russo ajudaram Intercept

Teoria sobre donos do Telegram, Snowden e um hacker russo estarem por trás do dossiê do Intercerpt vazou primeiro no Twitter. Especialistas disseram que se trata de uma grande "lorota". Mas a Polícia Federal, sob Sergio Moro, decidiu abraçar a narrativa em investigação oficial

Jornal GGN – Nesta semana, o Twitter foi tomado por um súbita (e suspeita) onda de engajamento em torno de uma conta chamada “Pavão Misterioso”, que contou divulgou a teoria: quem vazou o dossiê recheado de conversas de membros da Lava Jato para Glenn Greenwald, do Intercept, foi um hacker russo que teria recebido o pagamento em bitcoins.

A história virou piada quando erros crassos foram apontados no suposto comprovante de pagamento. O Estadão até entrevistou especialistas em criptomoedas que analisaram o caso e concluíram que não passa de uma grande “lorota”. Fake news para afagar os corações lavajateiros.

Eis que, na quinta (20), IstoÉ surge com uma reportagem exclusiva detalhando as duas frentes de investigação da Polícia Federal (sob Sergio Moro) a respeito do suposto ataque hacker que teria resultado no vazamento contra a Lava Jato.

Uma das frentes, a nacional, mira uma quadrilha especializada em crimes cibernéticos, de Santa Catarina. Sergio Moro fez menção a ela durante sua sabatina no Senado. Ele afirmou que estão investigando se há relação entre este grupo hacker (que aparentemente tinha outro objetivo, o de vazar operações policiais contra o tráfico local) e o vazamento do Intercept.

Mas a linha de investigação internacional é o que mais chama atenção. Isto porque, segundo a IstoÉ, a Polícia Federal comprou a “lorota” de Twitter sobre o hacker russo. E foi além: segundo a publicação, os agentes acreditam e apuram se os donos do Telegram – os irmãos Nikolai e Pavel Durov – “estão por trás” da interceptação das mensagens e ajudaram a repassar o conteúdo captado diretamente a Glenn Greenwald, ou se teriam usado um amigo em comum, Edward Snowden.

Leia também:  Petrobras demite diretor do Sindipetro-BA em mais uma ação antissindical

“A PF suspeita que Snowden possa estar por trás do esquema de bisbilhotagem e divulgação das mensagens de membros do Ministério Público Federal. (…) há quem acredite que o americano refugiado na Rússia [depois do escândalo da NSA, em que atuou em parceria com Greenwald] possa ter se valido de recentes contatos com os Durov para ter acesso aos diálogos envolvendo as autoridades brasileiras”, publicou a revista.

De acordo com a IstoÉ, a PF “planeja-se para, nas próximas semanas, tentar emitir uma contundente resposta ao que classifica de ação orquestrada perpetrada por criminosos de alto calibre.” Não está claro se a ação focará na linha nacional ou internacional de investigação, mas a intenção é clara: tirar Moro da defensiva e partir para o contra-ataque.

O nome do hacker russo envolvido na história é Evgeniy Mikhailovich Bogachev, de 33 anos, o mesmo citado pela conta Pavão Misterioso, no Twitter. O hacker é “procurado pelo FBI americano por crimes cibernéticos”, afirmou a revista, acrescentando a versão divulgada nas redes sociais: “Um rastreamento identificou que Slavic (…) teria recebido US$ 308 mil em bitcoins. Resta saber se o depósito foi realmente a contrapartida financeira por ele ter participado do processo de quebra do sigilo telefônico dos procuradores.”

Slavic seria, portanto, “uma espécie de laranja no esquema”, “ligado a Snowden”.

Ao final, a cereja do bolo: segundo a versão divulgada pela IstoÉ, os irmãos Durov, bilionários donos do Telegram, teriam participado da operação contra a Lava Jato por pura motivação “ideológica”. Eles são muçulmanos e teriam ficado contrariado com a “predileção” de Jair Bolsonaro por Israel “em detrimento aos árabes”.

Leia também:  TV GGN: A parceria entre procuradores e advogados contra a Petrobras, por Luis Nassif

Para atacar Bolsonaro, portanto, os irmãos teriam decidido atacar a Lava Jato, pois “significaria enfraquecer o bolsonarismo e trazer a esquerda lulista de volta ao jogo”.

“Confirmada a tese, Greenwald teria sido a ponta final da operação comandada pelo trio Snowden, Slavic e Durov”, disparou IstoÉ.

A narrativa desenvolvida pela PF de Moro coloca Greenwald não como um jornalista que recebeu o conteúdo e decidiu publicar porque há interesse público, mas como parte do plano, alguém ligado à engrenagem que teria promovido o vazamento.

O tom contra Greenwald fica claro nesta passagem da matéria, em que IstoÉ afirma que a Polícia Federal “considerou realizar uma operação de busca e apreensão dos computadores do dono do The Intercept e conduzi-lo para prestar depoimento”, mas desistiu porque Moro entendeu que isso iria “transformar o jornalista em mártir e o governo ainda corria o risco de ser acusado de cercear a liberdade de imprensa.”

O GGN já chamou atenção, na semana passada, para a intenção de Moro de tratar o vazamento como um “crime em andamento”, o que permitiria à PF deflagrar operações ostensivas contra o Intercept. Leia mais aqui.

CARO LEITOR DO GGN,

ESTAMOS EM CAMPANHA PARA SUBSIDIAR UMA GRANDE REPORTAGEM QUE MOSTRARÁ A REALIDADE DE QUEM VIVE A CAPITALIZAÇÃO DA PREVIDÊNCIA NA PELE. CLIQUE AQUI PARA CONHECER O PROJETO E APOIAR O NOSSO JORNALISMO INDEPENDENTE

>>> WWW.CATARSE.ME/OEXEMPLODOCHILE <<<

35 comentários

  1. Ilmo Sr. S.Moro .
    Por obséquio, poderia me fornecer o endereço da loja e a marca desse telefone barato, que o sr usa, em que cabem 17 mil paginas , arquivos de audio e video ?

    16
    3
  2. A PF só não encontra Queiroz;
    a facada fake;
    quem paga aos advogados do “esfaqueador” do Bozo;
    quem matou Marielle;
    como o miliciano Adriano consegue armazenar em casa 117 fuzis…
    nunca fiz este comentário em nenhuma rede social

    13
    6
  3. O Brumadinho do Judiciário Brasileiro…
    com reputações sendo soterradas por toneladas de informações comprometedoras

    algo que sempre existiu para uso político tem mesmo que ser divulgado de todas as formas para que a mentira deixe de ser a única fonte de orientação para a imprensa

    7
    1
  4. Depois dessa Pérola da Polícia Federal , nota-se que quem comanda esses caras , tinha que ser o o marreco de Curitiba mesmo , a pouco tempo eles investigaram e descobriram que quem comandava esses vazamentos era um tal de ” PAVÃO MISTERIOSO ” eita ! 👉🤣🤣🤣🤣👈

    6
    2
  5. Olha, o marreco bem que podia mandar prender o Glenn, seria sua “desmorolização” final…….

    Sim, por que pato manco já é…… sua unica saida será o aeroporto…………..

    Vai lá marreco…..prenda o homem…..

    3
    3
  6. Me avisem quando a PF descobrir que não foi um hackeamento, e sim um VAZAMENTO todas essas milhares de páginas dos lavajateiros…
    Obrigado.

    4
    1
  7. Como Trump acusou a Rússia, acusamos a Russia novamente…
    O problema é a Rússia?
    Quer dizer que o juiz e MPF são vitimas?
    Descobrir coisas erradas é crime?
    Minha avó dizia, ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão…

    5
    3
  8. Investigações sérias por orgãos ultra especializados indicam que houve um conversa entre Snowden e o Saci, ( que com aquele gorro vermelho é altamente suspeito) A Caipora, com os pés voltados para o passado foi correndo avisar o Ministro Salles que passou a Moro a propria Funais e as notícias sobre o encontro suspeito. Indicou que os contatos foram feito através de celulares da FUNAI, que foi recentemente defendida pelo Guardian, que apesar de britanico tem notórias ligaçoes com o tal do Greenwald, e portanto com Snowden e portanto com Putin o que cria suspeitas de atuaçao de Trump, embora esta última seja muito improvável segundo Olavo. Esperemos os proximos movimentos…..

    3
    1
  9. Acha?? Como vão ter certeza? A Russia, Irã e França baniram o Telegram em 2017, pesquisa no Google.
    Pra que serve o Hacker mesmo?
    Vão processar a KGB na Russia? Claro depois de provarem foram eles.
    Será que não foi a NSA? Criador destrói as criaturas
    A PF não conseguiu entender o tempo em que vivemos pensou que a NSA tinha ficado boazinha Russos, Chineses e Ingleses não faziam isso.
    Quarta Feira na oitiva de Sérgio Moro na CCJ do Senado, o senador Espiridião Amin, na qualidade de membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa disse que:
    1) Junto com o Estado Maior das Forças Armadas estão acompanhando a Guerra Digital Mundial em curso;
    2) Quie iriam buscar solução para Sistema de Comunicações por Mensagens Instantânea para acabar e prevenir com os danos e prejuízos causados a Lava jato pelo uso ingenuo do Telegram que é público – entra quem quer – e não é grátis – FATURA DA LAVA JATO E SERGIO MORO CHEGOU
    Vão investigar esse tese delirante dos Bolsonaros e Pavão Misterioso como hem?
    Quando começarem oficialmente o procedimento administrativo de investigação ou instaurarem Inquérito Policial, Sergio Moro tem que renunciar, pois ele faz parte da investigação, não é vitima mas responsável pelo vacilo, facilitar.

    3
    1
  10. [ “Foi em Diamantina/Onde nasceu JK / Que a Princesa Leopoldina/Arresolveu se casá/Mas Chica da Silva/Tinha outros pretendentes/E obrigou a princesa/A se casar com Tiradentes./
    O bode que deu vou te contar./
    Joaquim José/Que também é/Da Silva Xavier/Queria ser dono do mundo/E se elegeu Pedro II./
    Das estradas de Minas/Seguiu pra São Paulo/E falou com Anchieta/O vigário dos índios./
    Aliou-se a Dom Pedro/E acabou com a falseta./
    Da união deles dois/Ficou resolvida a questão/E foi proclamada a escravidão.
    Assim se conta essa história/Que é dos dois a maior glória.
    Da. Leopoldina virou trem/E D. Pedro é uma estação também/
    O, ô , ô, ô, ô, ô/
    O trem tá atrasado ou já passou.” ]
    https://www.letras.mus.br/demonios-da-garoa/45443/

    1
    1
  11. O assunto é: Membros da Justiça e do MP cometeram um crime!!!! Quem vazou é secundário! É enganação para desviar atenção dos ignorantes!
    O Problema mais profundo ainda não foi abordado. Pesquisem a Guerra Híbrida e o antagonismo EUA X CHINA+RÚSSIA. Somos joguete nas mãos do Trump! Acordem!

  12. Eu fico impressionado! Prenderam Lula por relações e falsos testemunhos ninguém nunca foi investigar se era verdade! Agora vem a tona absurdos claros , mas que eu desde o in8cio já sabia que acontecia e estão investigando se é verdade! Quero saber se essas coisas fossem contra o Lula, s3 iam fuzila-lo na cadeia!! É uma gangue criminosa qmenvilvendo policiais, presidência, judiciário e tudo!!
    Ess3 bandido chamado de moro já deveria estar enjaulado, mas tem toda uma mídia querendo inocenta-lo e prender os inocentes
    Eita paizinho de bandidos comandando cargos importantes! Estamos todos fudidos…

    4
    1
  13. Mais pedidos que cego em tiroteio.
    Enrolados que novelo de velha.
    Apertados que moleta em sovaco de aleijado.
    É rolando de um lado pro outro como tabaco em boca de banguela.
    Resumo da ópera.
    Comprando pá pra cavar mais fundo pro povço.

  14. A PF achou que eu era terrorista. Quatro volumes de documentos depois, incluindo uma operação na minha casa com a apreensão do meu smartphone, notebook, pendrives e HDs externas, laudos, depoimento, etc o MPF concluiu que nenhum crime havia sido cometido.
    https://t.co/epplWtbc9Y

  15. O crime foi cometido, obviamente, pelo juizeco de mamulengo e o chefe da republiqueta de Curitiba. O resto, é tentiva de distorcer os fatos e de engambelar a opinião pública, que cega pelo turbilhão direitista, teima em achar que tal juizeco e seus asseclas, são os bastiões da moralidade e honradez. Essa conversa de que, tem os dedos de russos e do Snowden, é aquela historinha, que para contá-la, coloca-se a cabeça do boi no colo, faz-lhe um cafuné para que o pobre quadrúpede, durma na santa ignorância.

    1
    2
  16. Os links a seguir questionam apenas o interesse pessoal de Putin em invadir o telefone de Moro, bem como a versão do financiamento dos hackers. Também observo que a Constituição Russa proclama a prioridade dos valores humanos universais em relação às leis do Estado, que permite alcançar a verdade e a justiça mesmo através da violação da lei (se outros métodos forem impossíveis).

    Um ativista russo de direitos humanos que sobreviveu a uma prisão no Brasil disse há um ano: “Agora não vamos abandonar o povo brasileiro em sua luta contra o terrorismo de estado. O próximo passo será o retorno do Brasil à ordem constitucional e à limpeza dos departamentos judiciário e policial”.
    http://www.sitebs.ru/blogs/37215.html
    Hackers brasileiros e russos ajudam uns aos outros.
    https://news.softodrom.ru/ap/b24645.shtml?fbclid=IwAR0eoOfHP8m_BGdckmE1VosBT8R_eXP4VEBgih0VJg_wWQ4GylrEZE33jFI
    Entre os hackers falantes de russo, a regra é: quando você é solicitado a ajudar em propósitos patrióticos, você deve concordar.
    https://news.rambler.ru/other/42230502-kogda-tebya-prosyat-pomoch-iz-patrioticheskih-tseley-ty-soglashaeshsya-fragment-novoy-knigi-daniila-turovskogo-pro-russkih-hakerov/?updated

  17. Quero ver a PF provar esse “achismo”. Achar é uma coisa, uma conjectura… PROVAR é muito mais difícil, mas pode ser verificado vindo depois dd muito ssforço descartar o tal achismo ou confirmá-lo ou até ser inconclusivo.

  18. Cheio de erros é fato, mas e que foto era aquela do jornalista com o neonazista? Aquilo não era fake não e se for para apoiar um fascista disfarçado estou fora! Fiquem vocês endeusando mais um lobo em pele de cordeiro e fazendo papel de otários enquanto eles ganham dinheiro às nossas custas com especulações na instabilidade política do país. De boa intenção o inferno está cheio, do juiz bem intencionado ao jornalista bem intencionado me soa igualmente falso! O ser humano NUNCA aprende, nunca, é enganando e ao invés de desconfiar passa a idolatrar uma nova figura igualmente falsa a anterior.

  19. É básico no nazi-fascismo, não desmentir a notícia, que é verdadeira, mas tentar desmoralizar a fonte. Isto acontece a tanto tempo, que dá vergonha de ser brasileiro e ver que tem gente que ainda acredita neles.

    1
    1
  20. Me lembro de uma reportagem do JB aqui no Rio que tinha na capa uma foto de uma Veraneio ou uma C-10, sei lá, estacionada em frente ao prédio da PF na Praça Mauá com os pneus CARECAS e que relatava o estado de penúria e abandono que a instituição enfrentava – e que, feliz “coincidência”, não investigava quase ninguém, é claro. Aí veio o PT e PF foi re-aparelhada com veiculos modernos – em uso ainda hoje – e computadores – uma novidade – aviões, helicópteros, lanchas, rádios, armas, software e todo mundo passou a usar óculos escuros! Todo esse equipamento permanece em uso para a PF – que agora é quse 100% GOLPISTA – posar de republicana, de bonitinha. Mas esse equipamento vai acabar obsoleto, desgastado, vítima da fadiga de tantas diligências e uso da PF. E aí veremos a arrogância da nossa PF, de pneus carecas (parece que se esqueceram ou então o efetivo daquela época já se aposentou e não verá esse desmoronamento, inevitável, que o tempo lhes trará).

  21. Pergunta a Glenn Greenwald, do Intercept: por que só foram publicadas mensagens de autoridades envolvidas em decisões desfavoráveis aos acusados da Lava Jato?

  22. lorotas, lorotas, lorotas de todos os tamanhos, de todos os lados pseudos ideológicos.Muita m para pouca latrina.

  23. As empreiteiras estão lamentando profundamente pela demora na entrega da vaza a jato.Milhões perdidos e irrecuperáveis.

  24. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome