Protestos contra Piñera voltam com força no Chile

Polícia e manifestantes entram em confronto na maior manifestação realizada no país em 2020

Protestos desta sexta-feira coincidem com período de volta às aulas. Foto: Colectivo 2+/Carlos Vera M. (via fotospublicas.com)

Jornal GGN – Manifestantes se reuniram em Santiago do Chile nesta sexta-feira, naquela que foi a maior concentração registrada no ano depois da retomada dos protestos contra o presidente Sebastián Piñera e seu governo.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a reunião dos manifestantes teve início à tarde nas imediações da praça Itália, epicentro dos protestos desde o início das manifestações, em 18 de outubro do ano passado.

Logo em seguida, a polícia cercou o lugar começou a usar jatos de água e gás lacrimogêneo para dispersar os encapuzados, em dinâmica que tem se repetido ao longo dos últimos quatro meses.

Os protestos voltaram nesta semana, coincidindo com a volta às aulas no país. Até o momento, as manifestações chilenas deixaram 31 mortos.

Após um acordo com o Congresso, o governo Piñera promoveu um referendo para consultar os chilenos sobre a reforma ou não da Constituição, que segue como herança da ditadura de Pinochet. A votação está programada para ocorrer em 26 de abril.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse Pinera é um estelionatário intelectual, mas parece que, diferentemente da bovina tolerância dos brasileiros, os chilenos não engoliram esse lero-lero de que a proposta de reforma da constituição acalmaria o povo. Desde quando um governo decente precisa do ordenamento constitucional para distribuir justamente a riqueza, justiça e paz social? Nós temos uma constituição que, de fato, podemos chama-la de constituição cidadã. Tres decadas após continuamos na merda, com constituição e tudo e, apesar dela, im debiloide histérico chegou no planalto…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador