Jornal GGN – A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse à CNN Brasil que o partido vai exigir que Baleia Rossi (MDB) se comprometa a analisar os pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro que estão parados na Câmara, represados pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM). A condicionante está vinculada ao apoio do PT à candidatura de Rossi à sucessão de Maia.
Na presidência, Maia segurou mais de 50 pedidos de impeachment de Bolsonaro. ”Queremos pelo menos que isso não seja descartado. Que todas as medidas que a Constituição oferece em relação a contração de abusos e crimes praticados pelo governo sejam considerados: CPIs, convocações e inclusive o impeachment”, disse a presidente nacional do PT.
Ainda segundo a emissora, o PT também quer que Baleia se comprometa a repudiar publicamente as declarações negacionistas de Jair Bolsonaro, a forçar o governo a concretizar a campanha de vacinação contra Covid-19 o quanto antes e a discutir uma alternativa ao fim do auxílio emergencial.
O PT se reúne na próxima semana para decidir seu apoio a Rossi. A alternativa seria lançar uma candidatura própria ou apoiar uma candidatura da oposição.