Regiões litigiosas do mundo e possíveis conflitos futuros.

Algumas regiões existentes no mundo são potencialmente propícias ao surgimento de conflitos políticos ou estratégicos entre as nações, e esses conflitos podem ocorrer por causa do controle dos recursos naturais nelas existentes, e ainda, por causa da disputa pelo domínio da região, tendo em vista também a importância comercial das rotas para tráfego mercantil.

 

As regiões marítimas estratégicas mais disputadas no mundo são o Golfo Pérsico; Golfo de Omã; Mar Negro; Mar Mediterrâneo; Estreito de Gibraltar; Estreito de Bósforo; Estreito de Dardanelos; Canal de Suez; Canal do Panamá; Mar Amarelo; Mar do Japão;  Mar da China; Atlântico Norte; Canal da Mancha; Golfo do México; Mar do Caribe; Pacífico Norte; Foz do Rio da Prata; Golfo de Sião e Golfo de Acaba.

 

Dos territórios continentais, as regiões mais cobiçadas e estratégicas do mundo são: Oriente Médio; Manchúria; Leste Europeu; Península dos Bálcãs; Península da Indochina; Península Arábica; Cáucaso; Península da Anatólia; Península da Bretanha; Península da Normandia; Norte da África; Península do Sinai; Palestina e Amazônia.

 

A disputa por quaisquer dessas regiões, sejam elas marítimas ou continentais, pode gerar conflitos no futuro. Todas elas são regiões estratégicas, que requerem algum tipo de controle por parte das nações interessadas.

 

Para entender melhor a política mundial, algumas análises merecem destaque, porque envolvem o interesse de várias nações nas disputas pelas regiões de interesse. Analise-as meticulosamente com o auxílio de um Atlas. O Japão, tem como adversários China e Coréia do Sul, quando o seu alvo estratégico é a Manchúria e o Mar da China. Israel, tem como adversários vários países do Oriente Médio, quando o seu alvo são as terras da Palestina e o Golfo de Ácaba. A Rússia, tem como adversários vários países da Europa, quando tem como alvo as terras do Leste Europeu, e também, tem como adversários vários países ao seu sudoeste, entre eles, a Turquia e a Geórgia, quando o alvo de disputa é a região do Cáucaso. A Rússia, também tem como adversários o Japão, a China e as Coréias, quando olha para o controle da região da Manchúria. A Alemanha, tem como adversário a França, na disputa pela região da Asácia-Lorena. A Turquia, tem como adversários Rússia e Ucrânia, quando visa o domínio do Mar Negro e dos Estreitos que o ligam ao Mar Mediterrâneo. A França, tem como adversário a Inglaterra, quando o alvo das disputa são as Penínsulas da Bretanha e da Normandia, e ainda, quando visam o controle do Canal da Mancha. A Polônia, tem como adversário a Rússia, quando tenta avançar as suas fronteiras para leste e a sua influência sobre os países bálticos. O Irã, passa a ter como adversários vários países do Oriente Médio, quando o alvo de sua disputa  é a hegemonia dos países árabes. A região balcânica, é uma das mais conflituosas e explosivas do mundo,  e a razão disso é porque lá podemos encontrar litígios que envolvem territórios, diferenças étnicas e divergências religiosas. O Mar Mediterrâneo, é uma região muito disputada, porque ele é revertido de grande importância para as rotas comerciais marítimas de várias nações que se encontram localizadas nas suas margens. A região da Palestina, é sombra de dúvida a área mais conflituosa do mundo, sendo alvo de divergências políticas, territoriais, religiosas e ideológicas entre as nações que a disputam. A África, de uma forma geral, também apresenta muitos conflitos por causa das disputas por territórios, autonomias, controle de recursos naturais e divergências étnicas e religiosas. A Bolívia e o Paraguai, são as únicas nações sul-americanas que não possuem orla marítima, e por isso, podem se envolver em possíveis conflitos com países litorâneos limítrofes, ou ainda, entre elas mesmas. Os EUA, por serem os maiores consumidores de recursos naturais do mundo, possuem  bases militares em várias regiões do planeta, e por isso, possuem inimigos generalizados.

 

Além das análises acima citadas, também temos que levar em consideração as divergências religiosas entre as nações, e os aspectos civilizacionais dos povos e sociedades, porque carregam valores ideológicos divergentes, e podem, de acordo com Samuel Huntington, serem considerados motivos potenciais para dar início à deflagração de conflitos.

 

Autor:  Luiz Guilherme Menezes Lopes …. militar inativo, historiador e adesguiano/SC.

Home page: http://tenente-menezes.blogspot.com

  

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador