Salve o Corinthians, campeão dos campeões!

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Os gritos ultrapassaram o “vai, Corinthians!” e alcançaram um novo patamar. Mais uma vez a torcida corinthiana mostrou sua ligação com a cidadania. Protestou! E o protesto veio pela situação do futebol, com CBF e Federação Paulista de Futebol envergonhando, e pelo roubo de merenda perpetrado pela gestão do PSDB e Geraldo Alckmin em São Paulo.

“Quem vai punir ladrão de merenda?”, perguntavam os torcedores na faixa que fazia referência ao escândalo envolvendo o deputado tucano Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. Capez foi citado por delatores como um dos beneficiários em esquema de pagamento de propina em contratos superfaturados de merenda escolar. Capez coloca a culpa em assessores.

A Globo, ah a Globo, esta também foi contemplada. As faixas diziam que o futebol é refém da Rede Globo. Os torcedores do Corinthians não se acovardaram e repetiram a performance da última quinta-feira, quando pendurou faixas criticando a Globo nas arquibancadas e a Polícia Militar foi lá mandar tirar, alegando que traziam dizeres ofensivos. O ato da PM fez iniciar um tumulto. E eles voltaram à carga. Mostraram a faixa e entoaram o protesto: “Ladrão, devolve o futebol para o povão”.

Os corinthianos mostram a sua cara. E salve o Corinthians!

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Direito Penal do inimigo?

    Que o Capez é um escroque ninguém duvida. Que a torcida do do Sport Club Corinthians Paulista tem um forte componente de apelo popular é inegável.

    Mas as certezas param por aí.

    Há uma tendência geral entre nós, da esquerda, a romantizar certos fenômenos, dando contornos generalistas e homogeneizantes a coisas complexas.

    Nem todo levante ou manifestação coletiva contra nossos adversários é bem-vinda, ou politicamente interessante. 

    Se é verdade que os atos de violência são um postura que não pode ser impingida a todo integrante de torcida organizada, nunca é demais (re)lembrar a natureza desses ajuntamentos, que mais se assemelham a hostes fascistas que a movimentnos revolucionários.

    É possível que haja uma tomada de “consciência de classe” pelos “gaviões”?

    Sim, mas qual a essência dessa “consciência”?

    Não dá para saber, e o protesto contra o Capez pode ser oportuno (para nós), e oportunista (para eles), afinal, ganham (ou recuperam) a simpatia onde antes havia demonização ou medo.

    No entanto, os atos de selvageria, os conluios com essa ou aquela facção dos cartolas é algo que não pode ser desprezado.

    Futebol no Brasil é um negócio peculiar, onde clubes atuam em uma faixa cinzenta, que vai do negócio “de amadores”, ao universo das megacorporações e outros truques para burlar o poder soberano dos Estados, alicerçados na chantagem da “paixão nacional”.

    Logo, aqui (ou na Europa), em maior ou menor grau, torcida organizada é um  efeito (um dos) do processo de mercantilização do futebol, que profissionalizou tudo, inclusive o ato de torcer.

    Com a venda de imagem e outros produtos, o “torcedor clássico” ficou cada vez mais desnecessário, e aí veio o torcedor profissional, que inclusive podia se submeter aos horários e locais improváveis da agenda televisiva.

    E todo mundo sabe, cada grupo que se organiza é uma partícula que se move por poder. Tal disputa nunca é pacífica.

    Eis as torcidas organizadas, uma espécie de racionalização do irracional.

    Tenho muitas reservas a imaginar que os inimigos dos meus inimigos se tornem meus “amigos”.

    É bom (re)lembrar o fascínio e apoio que os fascistas disseminavam na sua gênese. Irresistível, até que mostrassem os dentes.

    Não exagero para desejar um surto ideológico nas torcidas que a transformem em vanguarda de um movimento social que carecemos, não é nada disso.

    Só imagino que devemos ter cuidado.

    E Capez?

    Ah, é um escroque, sem dúvida…

    1. Falou muito, mas não disse

      Falou muito, mas não disse nada. A Gaviões se manifestou contra o stablishment, algo que ninguem ousou fazer antes e deu publicidade a isto. Ponto. Todo ser vivo age por interesse, particular ou coletivo. Neste protesto eu os apoio. Simples assim.

      1. Bob, caro bob…

        Entender que há interesse como motivação não basta. Temos que analisar (como humanos que somos) quem está por trás deles, e a que se dirigem.

        Se você não entendeu o comentário, talvez eu tenha escrito mal. Desenho: Atacar a quem eu considero nefasto não faz da gaviões algo de bom, e os absolve de serem uma falange violenta.

        Senão teremos que absolver Hitler porque começou o Holocausto que poderia “salvar” nossos amigos e injustiçados palestinos.

  2. Vai Curinthians, Vai

    Vai Curinthians, Vai corinthians, Vai Timao….., vamos gritar para salvar o Brasil!!! Fora Rede Roubo, o Povo nao é Bobo!!! Ei!! Rede Roubo vai tomar no …..!!! Ei! Rede Roubo paga o seu  imposto de renda!!! Alckmin ladrao de merenda…..Alckmin  ladrao de merenda, O FBI prendeu a CBF e a nossa Policia Federal serve pra o QUÊ!!! e outras…..VAMOS CORINTHIANS, vamos torcidas organizadas, vamos pra cima deles!!!

  3.  MA Mauricio disse:19
     

    MA Mauricio disse:

    19 min ·  

    É O POSTE MIJANDO NO CACHORRO.

    Para o mundo que eu quero descer…

    A mulher do Fernando Capez (PSDB/SP), ladrão de merenda, segundo delatores e a torcida do Corinthians… trabalha na Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, cargo que requereria total isenção política… mas não.

    A mulher do ladrão de merenda (segundo delatores e a torcida do Corinthians) vai a uma passeata contra a corrupção vestindo uma camiseta amarela com a figura da mão defeituosa do EX PRESIDENTE LUIS INÁCIO LULA DA SILVA estampada em preto e a inscrição FORA LADRÃO.

    E não é chamada às falas por ninguém… não perde o cargo e de quebra vai participar das investigações sobre a participação do marido ladrão de merenda (segundo delatores e a torcida do Corinthians) na MÁFIA DAS MERENDAS.

      

     

  4. Viva essa torcida do Corinthians!

    Viva o v dessa viola
    Que agora tô pontiando
    Viva o v dessa vitória
    Que vivo comemorando
    Viva a alegria da gente
    Guardada por tantos ano
    Viva nós viva o brasil
    E o povo corinthiano

    Se a jibeira tá vazia
    Nós pouco se incomodamo
    Se esquecemo de dormir
    Não tamo nem almoçando
    Coração bate no peito
    De feliz tá arrebentando
    Viva o pobre viva o rico
    E o povo corinthiano

    Viva o povo brasileiro
    Da cidade, do sertão
    Viva o cigarro de palha,
    Meu ranchinho beira chão
    Meu cachorro é vira lata
    Meu carro é meu alazão
    Mas eu sou corinthiano
    E nisso eu não abro mão

    Viva o v da voz do povo
    No dueto a multidão
    Viva o m desse mundo
    Que cabe na minha mão
    Deus me deu a minha terra,
    Meu brasil, meu ganha pão
    E me fez corinthiano
    Com muita satisfação

     

     

  5. Viva essa torcida do Corinthians!
     13 hHá 13 horas

    Pô, critiquem as organizadas quando elas merecerem ser criticadas, não quando se manifestam pacificamente.

    45 retweets91 curtiramResponder Retweetar 45  Curtir 91 Mais  14 hHá 14 horas

    Você pode concordar ou não com as causa (nessa caso são causas várias, aliás), mas não pode coibir uma manifestação pacífica do gênero

    22 retweets84 curtiramResponder Retweetar 22  Curtir 84 Mais  14 hHá 14 horas

    Toda vez que uma faixa do gênero for vetada, seja do time que for, devemos divulgá-la mais e mais. Então lá vai.

    1.645 retweets1.049 curtiramResponder Retweetar 1,6 mil  Curtir 1 mil Mais  14 hHá 14 horas

    incrível o árbitro se meter e mandar a torcida do corinthians tirar as faixas; tanto quanto o capitão do time ter que se submeter a isso

    40 retweets98 curtiramResponder Retweetar 40  Curtir 98 Mais  19 hHá 19 horas

    A continuar desse jeito a CBF vai começar a importar árbitros ingleses.

     

  6. vaii timão.
    essa do “futebol

    vaii timão.

    essa do “futebol refém da lobo” achei a mais expressiva.

    o sarro é ouvir a turma do sistema globo de rádio comentar essas faixas, dizendo que as faixas não poderiam ser retiradas por causa disso e daquilo…

    nas próxima gritarão  em coro

    o brasil não pode ficar refém do moro

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador