São Paulo irá sediar Conferência Brasileira de Estudos Políticos sobre os Estados Unidos

Encontro entre convidados internacionais e brasileiros acontece na PUC-SP, entre 25 e 28 de novembro

Jornal GGN – A fim de discutir o sistema internacional e a globalização acerca da maior potência econômica mundial, acontecerá em São Paulo a “Conferência Brasileira de Estudos Políticos Sobre os Estados Unidos”, entre os dias 25 e 28 de outubro. Mediadores e convidados internacionais se unem aos brasileiros, no auditório 117A, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

Sob a ótica de um momento de inflexão dos sistemas social, político e econômico que envolve os Estados Unidos e sua posição mundial, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos Sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) promove este encontro.  

“Um dos objetivos principais da Conferência que estamos organizando é o de aprofundar o exame dos diferentes aspectos envolvidos nesse processo, mobilizando para tanto a experiência de pesquisa acumulada pela equipe do INCT-INEU ao longo de dez anos de atividade continuada (…) O outro é o de promover a interação entre pesquisadores qualificados, com interesse permanente em estudos sobre os Estados Unidos, com vistas à constituição de um campo intelectual no Brasil centrado nessa temática.”, afirmou o INCT-INEU. 

O evento irá combinar o clima de congresso com o ambiente de um workshop, com três mesas-redondas, sempre às manhãs; e três conferências, ao anoitecer.  As manhãs dos dias 26, 27 e 28 serão abertas ao público.

As tardes acontecerão às reuniões de grupos temáticos, com pesquisadores inscritos. Os temas são “Instituições e Processos Políticos Internos”; “Direitos Humanos”; “Política Econômica Internacional”; “Grande Estratégia”, “Defesa e Segurança Internacional”; “Estados Unidos e América Latina”; “Brasil e Estados Unidos”.

“A ideia é que, nestes grupos, haja interação intensa entre pesquisadores de diferentes gerações com trabalhos de pesquisa nas respectivas áreas temáticas, com discussão de textos, de temas e, eventualmente, de planos de trabalho”, explicou a organização do  INCT-INEU. 

A Conferência será aberta no 25 de novembro, às 19h, com Conferência de Luis Maira, ex-ministro chileno e pesquisador de estudos acadêmicos sobre os Estados Unidos na América Latina.  Na mesma noite, acontece o lançamento do livro “Aprendizagem do Estudo sobre os Estados Unidos”, do autor Luis Maira e com tradução de Aprendizages del Estudio de Estados Unidos. A publicação faz parte da Coleção Estudos Internacionais, parceria entre a Editora da UNESP e o INCT-INEU.

Confira a programação:

de 25 a 28, novembro | Auditório 117A – PUC-SP | R. Monte Alegre, 984 – Perdizes, São Paulo – SP, 05014-901

25 de novembro

17h-18h Credenciamento

18h-19h50 Solenidade de abertura e Conferência

Conferência: Luis Maira (Ex-Ministro de Estado – Chile) – Estudo dos EUA numa perspectiva Latino Americana

Lançamento do livro Aprendizagem do Estudo sobre os Estados Unidos de Luis Maira

26 de novembro

9h–12h 1ª Mesa-Redonda: Instituições, Processos Políticos e Direitos Humanos nos Estados Unidos

Coordenador e debatedor: Andrei Koerner (UNICAMP/CEDEC)

Expositores: Geraldo Zahran (OPEU), Jana Silverman (AFL-CIO), José Augusto Lindgren Alves (Embaixador), Jayesh Rathod (American University-EUA)

19h–20h30 Conferência: Diana Tussie (FLACSO-Argentina) – Estados Unidos en observación: ¿qué nos aporta el festejo de 100 años de Relaciones Internacionales?

27 de novembro 

9h–12h – 2ª Mesa-Redonda: Estados Unidos no Mundo: Economia Política e Segurança Internacional

Coordenador e debatedor:  Tullo Vigevani (UNESP/PPGRI-Unesp-Unicamp-PUC-SP)
Expositores: David Sogge (Transnational Institute), Mônica Hirst (Universidad Torcuato di Tella),  Lia Valls (UFGV-RJ), Leonardo Ramos (PUC-MG)

19h–20h30 Conferência: Inderjeet Parmar (University of London) – American Foundations, think tanks and the crisis of US-led liberal international order

28 de novembro

9h–12h 3ª Mesa-Redonda: Relações Inter-Hemisféricas: Estados Unidos e América Latina

Coordenador e debatedor: Felipe Loureiro (USP)

Expositores: Luís Fernando Ayerbe (UNESP-ARARAQUARA), Raúl Rodríguez Rodríguez (CEHSEU – Universidad de La Habana), Dawisson Lopes (UFMG), Maria Regina Soares de Lima (IESP/UERJ)

19h–20h30 Sebastião Carlos Velasco e Cruz (UNICAMP) – Estudos Políticos sobre Estados Unidos no Brasil: contribuição do INCT-Ineu

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador