Se correr a mídia pega, se ficar a mídia come

Hoje, no mesmo dia em que Luciano Martins Costa (http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/tudo_por_um_factoide) nos alerta sobre a possibilidade de um factoide de última hora, carregando uma ogiva nuclear eleitoral ativada pela “imprensa que se comporta, nos últimos anos, como uma organização partidária”, decidir quem exercerá o próximo mandato da presidência do país, a mais poderosa empresa de mídia brasileira publica uma “defesa” de dois empregados [perdão pela eventual imprecisão do tipo de relação de trabalho, pois pode ser apenas um trato entre pessoas jurídicas] de supostos “ataques” de palanque.

A alegação de que “seus jornalistas não falam mal de ninguém”, faz referência direta à expressão usada no dia anterior pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentado na “linha fina” da matéria do principal jornal da organização apenas como “antecessor” de Dilma Roussef.

Cabe perguntar se era esperado que ao fazer uma observação crítica sobre os profissionais que, segundo o grupo empresarial, apenas “cumprem sua obrigação de perguntar e noticiar fatos”, Lula usasse o dialeto tucanês e se expressasse com algo como: “…daqui pra frente é a … fazendo sua análise jornalístico-econômica negativa da Dilma na televisão… e a gente tecendo elogios a ela na áreas onde vivem as populações menos favorecidas“. 

Isso seria um contrasenso completo, tanto ao se considerar a circunstância – um discurso improvisado de campanha eleitoral – quanto o orador, que estaria abrindo mão de uma de suas mais desenvolvidas habilidades, quiçá a maior, que é o poder de comunicar-se de forma clara e facilmente inteligível para todos os ouvintes, independentemente do seu grau de instrução.

É óbvio, sob qualquer interpretação semântica lógica e razoável, que a expressão “falar mal” foi usada como sinônimo coloquial do verbo “criticar”. E, nesse sentido, advém uma segunda pergunta: jornalistas de economia, no exercício da função de comentaristas não fazem, “eventualmente”, críticas?

O dilema, portanto, está posto: apanhar calado da mídia, sem se defender ou contra-atacar, arriscando “morrer” politicamente; ou usar o direito de resposta, gritar, espernear e criticar de volta, arriscando ser tachado de inimigo da imprensa e da liberdade de expressão.

A resposta a este enigma da esfinge que vigia os portões de uma democracia madura está, aparentemente, nos exemplos históricos, bem como em alguns fatos contemporâneos, mas sobretudo na criatividade e argúcia daqueles que elaborarem uma estratégia de decifração adaptada ao Brasil e suas peculiaridades.

Naturalmente, ela deverá estar fundada num princípio intocável: a liberdade de imprensa garantida pela pluralidade e diversidade informativa.

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tucano Denunciado

    Parece que a midia não consegue mais evitar o envolvimento dos barões do PSDB com as denúncias de corrupção na Petrobras. O paladino da justiça e aliado fiel do botox Alvaro Dias é apontado como o nome não divulgado do parlamentar conterrâneo de Yussef citado no depoimento de ontem, e quem afirma isso é um jornal conservador do Paraná, a Gazeta do Povo.

  2. Lula: embriagado com a verdade dos fatos

    Muito mais do que uma questão semântica, o discurso de LULA traduz a mais pura verdade. Ninguém em sã consciência pode negar o que ocorreu ao longo dos governos petistas. Não era tão pouco é uma crítica desprovida de conotação político-partidária. A mídia lança a ideia, o candidato da opição replica, adotando o mesmo discurso midiático. Ou senão, o contrário: o candidato fala; a mídia avaliza e propaga. Cria-se então a sintonia entre ambos, passando a ideia do que ambos dizem é a mais pura verdade.

    Diante dessa relação promíscua, com a reeleição de Dilma – acredito nela -, teremos a maior oportunidade da nossa recente história pós regimes militares para, fazermos uma profunda mudança na estrutura de poder no Brasil: o eleito presidirá e governará o país. Explico, tanto Aécio como Marina não passam de marionetes a serviço de algo muito maior do que podemos imaginar. E esse poder paralelo está devidamente representado pela grande mídia brasileira, a grande interessada pela vitória da oposição. Vencer as eleições virou, então, algo que vai lém da questão política. E isso a maioria da população ignora pura e simplesmente ou, quando tem noção, o povo totalmente alienado embarca nessa projeto neoliberal que já deu imensas mostras da sua incompetência.

    Com a resposta do enigma o senhor da situação: o eleitor.

    é esperar para ver o que vai dar – DILMA 13!

  3. Prezado Nassif, faça este

    Prezado Nassif, faça este favor a belíssima atriz Letícia Sabatella, exponha este protesto neste “nosso” blogue .

    Obrigado !!

    Letícia Sabatella denuncia uso indevido de vídeo por campanha de Aécio:

    Atriz Letícia Sabatella reclamou, em seu Facebook, do uso de um vídeo que ela fez para a campanha Gota D’Água na propaganda do tucano Aécio Neves; ela se disse “indignada” com o uso do vídeo pelo candidato do PSDB; “Quero deixar bem claro que isto é um roubo, um desrespeito. Eu não vou votar neste candidato”, protestou

    21 de Outubro de 2014 às 20:33

     

    247 – A atriz Letícia Sabatella reclamou, em seu Facebook, do uso de um vídeo que ela fez para a campanha Gota D’Água na propaganda do tucano Aécio Neves. Ela se disse indignada com o uso do vídeo pelo candidato do PSDB. “Quero deixar bem claro que isto é um roubo, um desrespeito. EU NÃO VOU VOTAR NESTE CANDIDATO!”, escreveu.

    Veja a mensagem:

    “Acabo de assistir, com muita indignação, um vídeo de propaganda política pró candidato Aécio Neves, utilizando imagens de vários atores que haviam sido feitas pra campanha do Gota D’água, contra a realização da Usina de Belo Monte, em defesa das populações e das áreas atingidas, naquela região. Eu quero deixar bem claro, que isto é um roubo, um desrespeito. EU NÃO VOU VOTAR NESTE CANDIDATO! Nenhum daqueles atores deram sua autorização para constar suas imagens e depoimentos, descontextualizados, naquele vídeo de propaganda PSDBista! Trata-se de uma enorme MENTIRA! Quem puder , por gentileza, compartilhe. Grata”

  4. Nem come , nem corre

    “O Banco do Brasil concedeu empréstimo de R$ 2,7 milhões à apresentadora de TV Val Marchiori, a partir de uma linha subsidiada pelo BNDES, contrariando normas internas das duas instituições.

    Marchiori tinha restrição de crédito por não ter pago empréstimo anterior ao BB e também não apresentava capacidade financeira para obter o financiamento, segundo documentos internos do BB obtidos pela Folha.”

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1535588-bb-dribla-regra-ao-emprestar-para-amiga-de-chefe-do-banco.shtml

     

    Neste simples exemplo caberia um esclarecimento sobre o posicionamento da mídia em geral sobre um suposto insignificante caso de conduta irregular que teria cometido um funcionário público.Para tanto haveria dois questionamentos:

    A imprensa tradicional foi sensacionalista ao reportar o que alguns consideram apenas um   factóide?

    A nova mídia progressista é omissa em não mostrar o que outros apontam como malfeitos da administração  púlica?

     

  5. Até tu, Guerra?

    terça-feira, 21 de outubro de 2014

    Auxiliar de Youssef afirma que doleiro ‘trabalhava para o PSDB’

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/

    Interrogado pela Polícia Federal, Leonardo Meirelles afirma que Alberto Yousseff tinha relações com ex-presidente do PSDB, Sérgio Guerra

    E na Folha: Auxiliar de doleiro cita propina para mais tucanos no caso Petrobras
    No jornal Folha de São Paulo, a informação é que muitos outros deputados e senadores do PSDB receberam propina da Petrobras e do doleiro Youssef. No entanto, o juiz Sérgio Moro, impede que os nomes sejam divulgado   por terem tem foro privilegiado. Ou seja: O sistema de foro privilegiado, ou seja, ações penais contra determinadas autoridades tramitam nos Tribunais e não nos Juízos de primeira instância.

    No jornal o Estado de São Paulo

    Fausto Macedo e Ricardo Brandt
    O Estado de São Paulo

    Leonardo Meirelles, suposto laranja de Alberto Youssef nas indústrias de medicamentos Labogen, disse à Justiça Federal nesta segunda feira, 20, que o doleiro “trabalhava para o PSDB, com o senador Sérgio Guerra”.

    Meirelles foi interrogado como réu em uma das ações penais da Operação Lava Jato – investigação sobre esquema de lavagem de dinheiro que pode ter alcançado R$ 10 bilhões.

    O nome de Sérgio Guerra – morto em março de 2014, vítima de câncer – surgiu pela primeira vez na Lava Jato na delação premiada do ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa. Segundo Costa, em 2009, o então senador e presidente nacional do PSDB o procurou para pedir propina  R$ 10 milhões em troca do esvaziamento da CPI da Petrobrás, no Senado, aberta em julho daquele ano. Guerra integrava o bloco de oposição na CPI.

    Nesta segunda feira, 20, o nome de Sérgio Guerra foi citado pela segunda vez na Lava Jato, agora por Leonardo Meirelles, que a Polícia Federal aponta como laranja do doleiro Youssef no Labogen – que estava negociando um contrato com o Ministério da Saúde.

    Meirelles falou espontaneamente sobre o PSDB e sobre Guerra. Ninguém lhe perguntou, na audiência realizada na Justiça Federal em Curitiba, sobre o partido ou sobre o ex-senador. Ao falar sobre o doleiro, Meirelles associou Youssef o PSDB e à Guerra.

    E mais manchete no Estadão

     

  6. Semelhanças?

    Publicado na Folha em 30/06/2001:

    Energia e PIB
    O momento não recomenda visões catastróficas da economia. Mas as avaliações sobre o crescimento do PIB, com a crise energética, precisam ser bem ponderadas. Fala-se em queda de 4,5% para 2,8% nas previsões. Como o primeiro semestre foi razoável, significa que no segundo semestre a atividade econômica sofrerá um tranco considerável. Na ponta, haverá uma estagnação da economia, como reflexo direto da menor oferta de energia.

    Hoje, poderíamos afirmar que o passado e o presente se encontram. A diferença é que para o presente há a perspectiva do futuro.

  7. LULA, ele se tornou imenso, ele se tornou nação

    Ta aí a impotência da mídia,  eles não podem destruir o LULA, ele se tornou imenso, ele se tornou nação..e caminha em direção a Dilma, ao encontro do seu Povo.

    Comício em Recife – PE .

    Num momento, surgiram de todos os lados, de todos os lugares, pessoas, as mais diversas, e se uniram com um objetivo comum… Algo incompreensível para esta mídia paga a preço de ouro…algo profundamente humano para o agir destas pessoas.

    É que, eles não sabem…Lula está consolidado no imaginário popular,  ele não precisa mover multidões, ele precisa que as multidões saibam que ele está com elas, que está novamente lutando com elas  e a favor delas, apesar do câncer, apesar do cansaço, apesar da idade, apesar dos ataques, apesar de tudo…  pois, com tudo isso, ele não desiste, ele  continua ao seu lado, sempre.

    Não há recurso aos poderes constituídos ou a mídia, que fazem ouvidos moucos,  o recurso de Lula, hoje e sempre, é ao povo, e  este,  depois que o conheceu, sempre o acolhe, o reconhece como um deles, e o abraça e protege como um de seus filhos, como um dos seus..

    É simples.

    Lula não é um mito, Lula é de carne e osso e os mitos não prescindem da forma abstrata.

    Por outro lado, é exatamente isso que o diferencia, Lula é profundamente  humano,  e as demais pessoas simples do povo, sabem disso, porque, se para os deuses é fácil, para um Homem, é preciso um esforço que só não é sobre humano porque LULA consegue, apesar de tudo, realizar seus intentos em prol de cada um e da sociedade como um todo.

    Assim, para nós,  brasileiros, a mensagem “sim nós podemos”, é real.

    E este, é  o maior fator…. o POVO, o povo simples, que vê  e se vê em Lula..e agora em Dilma. 

    Ta aí a impotência da mídia,  eles não podem destruir o LULA, ele se tornou imenso, ele se tornou nação..e caminha em direção a Dilma, ao encontro do seu Povo .

  8. o “Escrevinhador” fornece elementos para a estrtaégia

    “…Dilma – se ganhar – precisa enfrentar a mídia. Deve propor a regulação, deve esquartejar a Globo; e precisa fazer também o embate diário, com entrevistas, presença permanente, com disputa do imaginário e do terreno simbólico.”

     

    http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/palavra-minha/dilma-consolida-vantagem-turma-pessimismo-com-economia-perdeu-o-jogo/ 

  9. E então……………………..

    Lula sempre será o maior comunicador com as multidões. Bastou entrar de peito na campanha da Dilma, para ela dar este salto nas pesquisas!

    Eles, que desde o início de seu mandato, não cansam de desconstruí-lo, sabem que não mais fazem a cabeça da moçada, conforme dizem, “mal informada”, que a meu ver, deixou de ver o JN, e não mais se deixa manipular como outrora. Daí o desespero deles !

    Vamos ver quando Dilma estiver exercendo seu segundo mandato, se faça de uma vez por todas, a regulação da mídia, conforme consta na CF em seu artigo 220.

    Chega de, em toda eleição, ficar digladiando com este segmento, que se intitulou “Partido de Oposição (PIG), pois sempre digo. ” A midia não me representa, e não dou a ela este direito” !!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

  10. o lula conseguiu o que queria

    o lula conseguiu o que queria – o próprio globo falando de

    suas manipulação.

    negndo-as, mas ao mesmo tempo deixando dúvidas no leitor.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador