Sobre a cobertura das obras para a Copa

Por A. Tambelli

Prezados

Realmente, trata-se de algo surreal.  

Vamos à anamnese:  Quando do pretenso “apagão aéreo” de alguns anos atrás, Marilena Chaui – que já estava demonizada pela mídia nativa – em uma entrevista utilizou a deliciosa expressão ” comovente” para qualificar as preocupações da imprensa com o desfiar diuturno da quantidade e extensão dos atrasos dos voos. Equipes em todos os aeroportos nos mantinham com precisão religiosa, informados de como o Brasil e os brasileiros sofriam as consequências de terem um governo incompetente. Atrasos corriqueiros, atrasos com razões consideráveis e atrasos que mereciam repto, todos eram colocados no mesmo saco de maldades de uma imprensa claramente facciosa e tendenciosa.

Ótimo! Por que será que ainda surpreende quando esta mesma imprensa massacra geralmente sem contraditório e com imprecisões dignas de nota, seus outros alvos? (já, já vai ser o ENEM – prepare-mo-nos)

Agora o surreal, só para ilustrar: Na ESPN, o quase slogan é  – a melhor cobertura da Copa! Só pode ser gozação. Há meses (anos) este canal do cabo só faz criticar e espinafrar com e sem razão, a Copa no Brasil. Chegam a ser muito chatos! E bota muito nisso! Já foi dito com todas as letras por praticamente todos seus comentaristas que será a pior Copa de toda a história. Bom, neste caso o quase slogan deveria ser – a melhor cobertura da pior Copa de todas!   

Corta para o Redação SportTv: André Rizek, Artur Xexéo e Rui Castro – lá pelas tantas Rizek diz: “nós aqui quando temos que ser críticos, criticamos” – Xexéo: ” ultimamente se você disser no buteco que vai assistir a Copa será vaiado, esta todo mundo muito azedo”. Bom, se considerarmos que realmente o canal menos crítico com relação à Copa foi o SporTv, por razões mercaológicas do sistema Globo (uma parte bate, outra assopra), os próprios participantes do Redação considerarem que o clima é contrário à Copa da uma dimensão do estrago que foi feito.

Só para finalizar: aquela coisa totalmente tosca do Gazeta Esportiva cheio de lugar comum, com aquele Oscar Godói – que já era muito sofrível como árbitro – é o comentarista mais tosco dessa tosqueira e se arroga em guardião do “nosso” dinheiro; é tétrica a participação do indigitado na  quantidade de chavões, principalmente sobre a “roubalheira da Copa”.

Bom, qual a surpresa sobre a má vontade de uma parcela da população depois de meses e meses de bombardeio diário sobre a Copa?

No rádio a coisa não é nunhum pouco melhor. Boa parte da imprensa esportiva no rádio é reconhecidamnte conservadora, homofóbica, e também repleta de senso comum. O número de vezes que insinuaram ou disseram cabalmente que houve “roubalheira” e outras acusações foi infinita. Parecia competição para ver quem era mais ácido. Ocorre que, neste caso e na maioria dos outros, não foi apresentado um valor, nome, ou sequer uma prova sobre qualquer dos indícios desta pretensa roubalheira. Assumiu-se que estão roubando e pronto!

Em mais de uma discussão dava para se ver claramente que não fazem a mínima idéia do que estão falando. Não distinguem quem são as fontes de financiamento, como se dá o financiamento e em que condições, como é fiscalizado, quais as garantias, prazos de pagamento, etc. Desinformam!

Mesmo o que precisa de crítica está perdido. Não dá para saber o que é verdade ou não.

O portal UOL é impressionante como fonte dessa desinformação. Agora que os estádios estão prontos e que o entorno também esta pronto, e que dará para chegar aos jogos, e que os aeroportos estão funcionando (foram arrumar problema com Viracopos, hahaha), e que haverá Copa de qualquer maneira com Festas Juninas, Micaretas, praia, Bares e mais Bares apinhados, Bolões, corrida para completar os álbuns, Churras em milhares de casas, a discussão é se haverá ganhos econômicos e quantas greves e manifestações haverão durante a Copa e a nossa incapacidade de gerir o evento.

Vai haver congestionamento? – Opa! aos montes! Alguns panguás nacionais ou estrangeiros ou dinamarqueses vão se perder e chegar atrasados de ônibus, taxi, avião, metro e culpar alguém? Opa! Vai faltar água? – é provável! Os oportunistas de sempre vão tentar faturar em cima de todo mundo com preços exorbitantes, manifestações ou greves? É bem provável.

Para não esquecer: nas Olimpíadas de Londres tiveram que chamar inclusive as tropas do Afeganistão que haviam acabado de voltar para dar conta da segurança depois que a empresa contratada deu para trás praticamente no dia da abertura. Nos primeiros dias não se conseguiu entrar em nenhum evento à tempo. è só conferir os teipes e ver que os ginásios começam os eventos vazios. Os soldados estavam acostumados com outra coisa! Levou tempo até os substituírem e não houve praticamente comentários sobre essa confusão na imprensa tupiniquim; afinal são ingleses.

É de lascar 

Ótimo, a julgar pelo andar da caravana, ela como sempre vai passar e a imprensa como sempre vai ladrar seu complexo de vira-latas.

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um não jornalista, do blog,

    Um não jornalista, do blog, dando uma aula de jornalismo e informação.

    Por isso este blog é de ++++++++++++

    Parabéns, Tambelli

  2. Salvador recebe em fevereiro,

    Salvador recebe em fevereiro, carnaval, um número infinitamente maior de turistas do que a copa trará.

    Ano passado,  a jornada da juventude e a vinda do papa trouxeram muitos mais pessoas para o Brasil.

    O GP de F! em São Paulo, muito mais turistas.

    E a Copa das Confederações no ano passado?

    Mas, desta vez, na copa, tudo dará errado.

    Alguns acreditam na grande imprensa

    rsrsrsrsrsrssr

  3. Boicote total à ESPN

    Boicote total à ESPN Brasil… Fizeram o possível e o impossível para melar a Copa e agora, na maior cara de pau, querem a nossa audiência. Fico imaginando quem seria o idealizador, dentro da ESPN Brasil, do movimento anti-Copa que vem sendo observado na Emissora nos últimos 5 anos. Seria Juca Kfouri, um demotucano enrustido e Serrista de quatro costados? Seria José Trajano, outro ex-comunista que agora não sai do Santa Luzia (a mercearia dos milionários de São Paulo)? Dessa molecada boba, tipo Mauro Cesar, PVC e outros, nem convém falar, são miquinhos amestrados que claramente apenas reproduzem a Voz do Dono. Com relação à SporTV, a ambiguidade de sempre… por um lado faturam muito com a Copa, mas por outro, devem obediência ao Diretor Geral de Jornalismo da casa, o patético Ali Khamel. Nenhuma dúvida que entre faturar na Copa e conseguir tirar o PT do Governo Federal, a segunda hipótese apetece muito mais os jornalistas da casa uma mera extensão da REde Globo de TV. O que sobra então? A Fox Sports… que ainda que carregue o estigma maldito de sua mãe (Fox News) e no caráter não seja muito melhor do que as mencionadas, pelo menos tem se limitado a cobrir o que um canal de esportes parece ter sido desenhado para… fazer e falar de esportes. 

  4. O que pouca gente lembra é

    O que pouca gente lembra é que pelo revezamento implementado pela FIFA, a Copa seria realizada, de qualquer modo, em um país da América do Sul. O que diriam os que são contra a Copa se esta fosse realizada na Argentina?

  5. Formula 1 e Carnaval

    Em São Paulo, todo ano, tem Fórmula 1. Evento classe “A” – pra gente diferenciada. Lotação do autódromo: 70 mil pessoas. Preço: exorbitante. Fui a um Grande Prêmio em SP. Sentei na “arquibancada popular”. Sem cobertura, assento de madeira, arquibancada de estrutura metálica, sanitários químicos. O Aeroporto era o de Cumbica, as estradas eram as mesmas, assim como o Metrô e o ônibus.

    No Rio de Janeiro o sambódromo tem lotação de 70 mil lugares. E a infraestrutura dos aeroportos é a mesma, das estradas, do Metro, etc. O mesmo vale para Salvador, para Recife, etc.

    O mesmo vale para o Fim de Ano no Rio de Janeiro.

    Copa precisa de estádio. Serão entregues. Haverá jogos. E festa nas “Fan Fests”. As obras nos aeroportos continuarão, assim como para mobilidade urbana. Estão contratadas e serão entregues. Serão para as cidades e para o povo.

    Num paralelo com os EEUU, no Super Bowl – maior evento esportivo do mundo – desse ano em Nova Yorque teve gente que ficou 2h presa nas estações do Metro pra chegar no estádio, fora a falha na segurança que ocorreu quando o placar eletrônico divulgou a senha de acesso do esquema de segurança do evento. E no anoi passado, no Super Bowl também, em Nova Orleans, houve um apagão no estádio por meia hora, fora a falha no sistema do som para a TV no show do intervalo.

    Na Alemanha, houve interrupção do sinal de transmissão de TV na Copa das Confederações, além de cobertura de estádio que se “rompeu” com o volume de chuvas que caiu no estádio de Frankfurt em 2005.

    Lá como cá falhas acontencerão. Mas o complexo de vira-latas é nosso.

  6. Apoio total a Espn

     

    Interessante, agora só porque o país está cheio de golpistas criticando tudo a torto e a direito, alguns não conseguem separar o joio do trigo apenas porque são governistas. A Espn é um canal comercial, sim, mas diferentemente dos outros, desde sempre criticou a FIFA e a Cbf, com suas oligarquias e negócios escusos, ainda mais agora mancomunados com nossos governadores e prefeitos. Não estão fazendo mais do que jornalismo de que espera de um veículo independente.

    Que bom para o país que eles tem opinião. Sugiro assisti-los mais.

    1. Querem fazer jornalismo

      Querem fazer jornalismo político? Vão trabalhar na Globo News. Um canal de Esportes é para falar e promover o Esporte. Críticas pontuais tudo bem, mas ficar 90% do tempo fazendo política? Tenha dó… e um mínimo de coerência é necessária. Acham que a Copa é uma roubada? É um direito que eles tem… Mas aí querem faturar grosso em cima dela? Bando de oportunistas idiotas… Isso é que são todos eles. 

    2. Jornalismo parcial???
      Já que

      Jornalismo parcial???

      Já que o canal quer se desviar de sua finalidade esportiva para política, deveria, ao menos, ser imparcial. Eu já eliminei a ESPN dos meus favoritos no remoto…

      Guarde sua sugestão pra você.

      1. É, me lembra o slogan: Brasil, ame-o ou deixe-o

         

        É, vai lá e continua a assistir o seu futebolzinho no globo esporte, que vc estará sempre bem informada. 

        É por isso que boa parte do povo brasileiro é manipulada, pois não entende que a política está em tudo e em qualquer tempo.

        Fora a parte em que se o governo federal fosse do psdb, aí eu queria ver a coerência …..

    1. Te cuida, nordestino: Depois

      Te cuida, nordestino: Depois do insucesso na campanha pela  transposição do Paraiba, devido à gritaria carioca,  chegou a vez do São Francisco alimentar o Sistema Cantareira . 

  7. Infelizmente, o tema da Copa

    Infelizmente, o tema da Copa do Mundo no Brasil está padecendo do mesmo maniqueísmo que corrompe todas as discussões atualmente neste país. Eu concordo plenamente com o autor quando ele diz que a imprensa tem uma cobertura com viés negativo, procurando “pêlo em ovo” e com matérias sensacionalistas. No entanto, paradoxalmente a imprensa é incapaz de detectar muitos problemas que dariam manchetes muito mais contundentes por absoluta incompetência e incapacidade de análise. Inclusive, a imprensa está vacilando ao não usar com mais frequência a Lei de Acesso à Informação para entender realmente como o governo federal às vezes se enrola para fazer as coisas mais simples. Já sabendo que vou ser apedrejado, ressalto que isso não é um problema exclusivo da administração atual, e que houve avanços em potencial como o RDC, no entanto não acho que é “complexo de vira-lata” admitir que o processo de preparação para a Copa do Mundo ficou muito aquém do esperado. Considerem-se alguns exemplos concretos:

    – alguns estádios ainda estão em fase final de construção a menos de um mês da Copa. A África do Sul não é parâmetro, mas não me lembro de isso ter acontecido na Alemanha.

    – mesmo no caso dos estádios prontos, instalações de suporte que já deveriam estar no lugar há muito tempo ainda não foram colocadas. Existe toda uma infraestrutura (por exemplo, restaurantes para voluntários) que precisa ser disponibilizada para a Copa, e que só agora está sendo instalada. Há muito “bate-cabeça” entre governos locais, Comitê Organizador e empresas contratadas, o que é absolutamente normal – o problema é isso acontecer tão perto do início do evento.

    – muitas das intervenções de mobilidade urbana não serão entregues a tempo, tais como os VLTs de Cuiabá e Brasília (esse último sequer saiu do papel).

    – a opção por 12 sedes ao invés de 8 levou à construção de empreendimentos de questionável viabilidade financeira: Cuiabá, Manaus e Natal. Brasília ainda está em uma situação “menos ruim” pelo potencial de uso para eventos e o alto poder aquisitivo da população, mas mesmo assim acredito que o “break-even” vai levar muito tempo para acontecer. Note-se que são exatamente estes estádios os que tiveram os maiores investimentos diretos do Estado, exatamente porque eles não estão ligados a times de futebol relevantes.

    – o governo federal poderia ter usado seu poder para evitar o “aparelhamento” do Comitê Organizador Local, com pessoas de competência questionável como a filha do João Havelange em cargos de altíssima relevância.

    Por outro lado, quais são os argumentos usados contra a Copa que deixam a desejar? São vários:

    – não tem cabimento dizer que o dinheiro dos estádios deveria ser usado em saúde e educação, uma vez que as ordens de grandeza são completamente diferentes. No entanto, eu pessoalmente preferia que o dinheiro usado no Estádio Nacional de Brasília (cidade onde eu moro, e por isso uso como exemplo) tivesse sido aplicado em mobilidade urbana, uma vez que a situação do trânsito na Capital Federal está cada vez pior e o dinheiro gasto no estádio poderia trazer uma melhora concreta na qualidade de vida para grande parte da população – o que eu considero muito mais importante que alguns dias de festa. Mas aí é uma questão de prioridade …

    – qualquer matéria que se apegar a picuinhas do tipo “falta sabonete no estádio” realmente merece ser ignorada. É uma falha, mas definitivamente menor.

    – a paranóia com segurança é exagerada, o que é exemplificado pelas diversas matérias ontem (particularmente na imprensa internacional) sobre a cartilha brasileira para os estrangeiros. O Brasil é um país mais perigoso que a maioria dos países da Europa, mas a cobertura da imprensa dá a impressão que os ladrões vão estar esperando do lado de fora dos aeroportos com metralhadoras em punho.

    – o argumento “mais obras = mais corrupção” é pobre, uma vez que, por essa linha de raciocínio, não se constrói mais nada neste país. Certamente há casos de malversação de recursos, mas o problema tem que ser combatido continuamente, independentemente de eventos específicos.

    Por último, relato a minha experiência em dois jogos da Seleção Brasileira que tive a oportunidade de assistir: Brasil e Gana na Copa da Alemanha em 2006, e Brasil e Japão na Copa das Confederações de 2013:

    – no caso da Alemanha, eu morava a 100 km de Dortmund, cidade onde ocorreria o jogo. Eu saí do trabalho um pouco mais cedo (às 16h – o jogo era às 18p0, acho) e peguei um trem que saiu impecavelmente no horário (note-se que nem sempre isso é verdade no caso da Deutsche Bahn, apesar da fama de pontualidade dos alemães), em que eu consegui ir sentado sem maiores problemas. Ao chegar na estação de trem de Dortmund, eu poderia ir para o estádio de VLT (Strassenbahn) mas optei pela caminhada – eram apenas 15 minutos até o estádio, demarcados por um tapete vermelho que saía da estação. No caminho, vários bares e lanchonetes abertos atendendo aos turistas, todo mundo muito simpático, policiais tirando fotografia com turistas, um ambiente excelente. A entrada no estádio foi sem filas ou percalços, mesmo eu chegando apenas pouco antes do início do jogo. Não me lembro de ter comido ou bebido alguma coisa, então não posso falar sobre tais serviços no estádio. Na volta, ressalta-se que havia na estação de trem locutores anunciando em português as próximas saídas.

    – no caso do Brasil, como era a cerimônia de abertura optamos por sair antes do almoço e estacionar o carro na frente de um shopping próximo ao estádio, onde comemos. Depois, seguimos por um caminho de terra para o estádio, fazendo uma caminhada de 15 minutos mais ou menos. O caminho não era sinalizado mas nem precisava: há um terreno descampado entre o setor hoteleiro (e o shopping onde eu estava) e o estádio, o que torna praticamente impossível se perder. Havia uma pequena fila para a entrada no estádio mas nada de especial. O atendimento nas lanchonetes do estádio foi realmente péssimo, como amplamente noticiado à época. Não tive problemas de trânsito nem para ir nem para voltar.

    Quais conclusões se pode tirar comparando as duas experiências? Ambas foram relativamente tranquilas, mas a brasileira foi inquestionavelmente mais “primitiva”, com mais cara de “terceiro mundo” mesmo. Acredito que na Copa será do mesmo jeito, o que me leva a optar por uma “terceira via” na análise: a Copa não vai ser nenhuma catástrofe, mas será com certeza inferior em termos de infraestrutura e serviços às realizadas em países mais desenvolvidos. 

  8. “O noticiário da TV se faz passar pelo mundo real”

    “Para o telespectador, o noticiário da TV se faz passar pelo mundo real, ainda que não valha como sucedâneo da realidade; em si mesmo, tal noticiário é uma realidade imediata.”

    Marshall MacLuhan, apud MARSHALL MCLUHAN, ESSENCIAL, Aluizio R. Trinta, 2003.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador