Tim Maia, o soulman brasileiro

Por Tamára Baranov – Rio Claro/SP

Tim Maia (Sebastião Rodrigues Maia)
(Rio de Janeiro, 28 de setembro de 1942 – Niterói, 15 de março de 1998)

Um dos nomes mais importantes da música brasileira de todos os tempos, Tim Maia morreu há 16 anos. No dia 3 de março de 1998, sentiu-se mal em um show no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, levado ao hospital faleceu no dia 15 de março. O álcool, as muitas drogas e comida que causaram a diabetes e problemas respiratórios encerraram a vida de um dos maiores músicos do Brasil, que se definia como preto, gordo e cafajeste. E ainda hoje, o mais famoso ‘sindico’ do Brasil influencia artistas. Tim Maia foi precursor do soul e do funk em uma época em que a música negra ainda era associada somente ao samba.

O primeiro contato de Tim com a música aconteceu em 1957, quando formou em uma igreja os ‘Sputniks’, depois ‘The Snakes’, que tinha em sua formação os futuros reis da Jovem Guarda, Erasmo e Roberto Carlos. Tim Maia e Erasmo eram amigos de infância e conheceram Roberto Carlos quando este veio para Tijuca. Em 1959, aos 17 anos, Tim Maia embarcou sozinho para os EUA e viu o nascimento da cultura black. Formou a banda ‘The Ideals’ e gravou o compacto ‘Yes I Love’. Depois de quatro anos foi deportado por posse de maconha. Nos anos 1970 Tim entrou para a seita ‘Universo em Desencanto’ e gravou dois discos considerados clássicos da soul music mundial e cultuados até hoje, mas execrados por ele.

Tim Maia pecava pela sinceridade. Crítico, sarcástico e bem-humorado ao longo dos anos acumulou brigas com a mídia, gravadoras e artistas famosos, por detestar a mediocridade e venerar a plateia que o acolhia para a qual chegou a fazer shows de graça, principalmente em São Paulo que ele tanto amava. 

A gravadora Luaka Bop, de propriedade de David Byrne ex-Talking Heads, lançou a coletânea ‘Nobody Can Live Forever – The Existential Soul Of Tim Maia’. O disco faz parte da série ‘World Psychedelic Classics’. A gravadora é especializada em world music já havia lançado uma coletânea dos Mutantes. e já ajudou a difundir outros nomes importantes da música brasileira nos EUA, como Tom Zé.

 

http://www.youtube.com/watch?v=jqnlsmQnYLg
http://www.youtube.com/watch?v=syqJAgTQdlU
http://www.youtube.com/watch?v=DpgeTxhUZMU
http://www.youtube.com/watch?v=NdqM_oFRbz4
http://www.youtube.com/watch?v=Iz8HHM1wRWM

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador