Trump usa Bolsonaro para atingir Venezuela e deixa Brasil “sem promessas” sobre tarifas

Segundo relatos do New York Times e da Reuters, Trump afaga e elogia Bolsonaro, mas redução de tarifas sobre aço e alumínio brasileiros não sai do papel

Jornal GGN – O jantar que Donald Trump ofereceu para Jair Bolsonaro em sua residência, nos Estados Unidos, não resultou em nenhum ganho para o Brasil. Ao contrário disso, ficou claro que Trump usa Bolsonaro sobretudo para atingir seus objetivos na Venezuela. É o que mostra a cobertura do New York Times e da Reuters.

Segundo o NYT, Trump precisou ser pressionado por jornalistas a responder se adiaria, por exemplo, novas tarifas sobre o aço e alumínio brasileiros, conforme solicitado por Bolsonaro no final do ano passado.

Em vez de responder diretamente, Trump preferiu afagar Bolsonaro com elogios. Disse que “o Brasil o ama” e que os “Estados Unidos o amam. Bom trabalho.”

Questionado novamente sobre as tarifas, se esquivou: “A amizade provavelmente está mais forte agora do que nunca.” Pressionado mais uma vez, resumiu: “Não faço promessas”.

Na Reuters, a mensagem foi a mesma: “Trump foi perguntado se ele continuaria adiando novas tarifas sobre o aço e o alumínio brasileiros. Trump respondeu que os Estados Unidos haviam ajudado o Brasil, mas disse que não faria promessas sobre tarifas.”

De acordo com o NYT, “Trump e Bolsonaro desfrutam de um dos relacionamentos mais próximos que o presidente mantém no Hemisfério Ocidental. Defensor conservador de restrições à imigração como o líder americano, Bolsonaro é frequentemente chamado de Trump dos Trópicos e seu filho, Eduardo Bolsonaro, fez questão de visitar Mar-a-Lago por conta própria mais de uma vez para esfregar os ombros. altos funcionários e aliados da administração Trump.”

Tanto NYT como Reuters divulgaram que, antes do jantar, “um funcionário do governo disse que Trump usaria a visita [Bolsonaro] para aumentar o apoio internacional à deposição do presidente Nicolás Maduro da Venezuela em favor do líder da oposição Juan Guaidó.”

Além disso, Trump usa Bolsonaro de olho em projetos que envolve a Amazônia. “A conservação da floresta também estava na lista de tópicos da reunião, disse a autoridade.”

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador