TV digital não concorrerá com Internet, diz assessor da Presidência

Segundo André Barbosa, o modelo nacional será convergente e integrado ao uso da web, ao contrário do que acontece nos EUA e Europa.

 

Diferente das políticas adotadas nos Estados Unidos e na Europa, o modelo brasileiro de TV Digital não competirá com a internet. A declaração foi feita pelo atual assessor especial da Presidência da República André Barbosa. Segundo ele, enquanto outros locais do mundo adotam medidas para diminuir o serviço gratuito de televisão e estimular o uso pago, no Brasil essas tecnologias serão integradas.

“Os Estados Unidos e alguns países europeus têm, aos poucos, caminhado no sentido de pôr fim à comunicação aberta e gratuita. E acreditam que, no futuro, internet e televisão se fundirão até se tornarem a mesma coisa”, declarou Barbosa,“ No entanto, nós não pensamos assim. O Brasil adotou uma posição diferente”. 

Para o assessor, o modelo nacional incluirá uma nova tecnologia de forma convergente, buscando a inclusão digital.

“Broadcasting [TV] e banda larga [internet] não são a mesma coisa. Uma coisa é você fazer uma conexão que parte de um ponto específico e vai para todos os demais pontos. Outra coisa é você conectar um ponto a outro. Essas tecnologias podem até assimilar recursos uma da outra, mas não têm como se tornarem a mesma coisa, até porque a internet não vai substituir a produção audiovisual das TVs, que têm por base o cinema”, disse ele. 

 

Smartphones e Celulares

 

A partir de outubro deste ano, canais de TV a cabo poderão ser sintonizados de modo digital por smartphones e celulares. O serviço será oferecido pelas empresas Vivo, Claro, Oi e TIM e usará as redes 3G dos aparelhos. Os pacotes custarão cerca de 30 reais 

O pagamento deste conteúdo poderá ser feito na conta telefônica ou via cartão de crédito, sendo que o processo pode ser feito no próprio telefone.

 

(com Agência Brasil)

 

http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/08/16/tv-digital-nao-concorrera-com-internet-diz-assessor-da-presidencia/

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador