Um líder populista se aproveita da ignorância do povo, diz Fernando Savater

"Os ignorantes conhecem suas deficiências, mas não as soluções. Portanto, seguem aqueles que prometem punir os poderosos e não aqueles que buscam remediar os males"

Jornal GGN – Professor de filosofia na Universidade de Madri e diretor da revista cultural Claves de Razón Prática, o filósofo espanhol Fernando Savater disse em conferência promovida pelo Fronteiras do Pensamentos que o “populismo é a democracia dos ignorantes”. “É o tipo de democracia que surge quando o que há em frente, como população, é ignorância.”

Segundo Savater, “há políticos que não somente não combatem a ignorância, mas que confiam nela” para ascender ao poder com apoio das massas. Eles fazem isso apresentando falsas soluções para os principais problemas e demandas da sociedade.

“Os ignorantes conhecem suas deficiências, mas não as soluções. Portanto, seguem aqueles que prometem punir os poderosos e não aqueles que buscam remediar os males.”

Para Savater, o que faz a diferença entre um democrata e um populista é o tipo de remédio que é ofertado para os conflitos sociais.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. NOTÍCIA URGENTE
    VÍDEO DO CANAL RT AMERICA SOBRE ACORDO ENTRE O GOVERNO DO EQUADOR E O FMI NO VALOR DE 4,2 BILHÕES DE DÓLARES! Para quem tinha dúvidas sobre o timing da prisão política, arbitrária e ilegal sob as leis do Direito Internacional, 4.2 bilhões de dólares, o que no câmbio de hoje (R$3,94) equivale a 16,54 bilhões de reais podem ter sido a cláusula principal do acordo.
    Durante a assinatura do acordo bilionário (duvido que algum/a jogador/a de futebol ou atleta entre os mais caro/as do mundo tenha um passe nesse valor…), manifestantes contra a prisão de Assange foram atacados violentamente pela polícia. Que segredos tão inestimáveis corriam risco com Assange… paraísos fiscais agradecem que o inferno na Terra seja mantido em seu nome.

    LULALIVRE!
    ASSANGELIVRE!
    CHELSEALIVRE!
    PALESTINALIVRE!
    ABAIXO O IMPÉRIO DO SISTEMA FINANCEIRO E DAS CORPORAÇÕES – QUE O GOVERNO DOS USA REPRESENTA MUITO BEM.

    RT AMERICA – After Assange arrest, IMF gives $4.2B to Ecuador (o vídeo tem opção de legenda em português).
    https://www.youtube.com/watch?v=8Ou4hOH4Fpw

    Sampa/SP, 17/04/2019 (Dia da Infâmia, da revogação da Independência e do retorno do Brasil à condição de colônia dos USA) – 17:58

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador