Vacina da J&J aparece como alternativa, mas governo não fechou acordo de compra

Com 66% de eficácia global, medicamento da Janssen não depende de armazenamento em baixíssimas temperaturas e uma dose é suficiente para imunização

Foto: Reprodução

Jornal GGN – A vacina experimental contra a covid-19 desenvolvida pela Janssen, divisão belga da empresa farmacêutica Johnson & Johnson, apresentou uma eficácia global de 66% – o que pode ser uma boa notícia para o Brasil.

Ao contrário da vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech, o medicamento da Janssen é de dose única e não exige armazenamento em baixíssimas temperaturas. Contudo, como mostra reportagem do jornal O Globo, o governo brasileiro ainda não fechou acordo para a compra de doses, embora o medicamento tenha sido testado em 11 estados brasileiros.

A vacina Johnson & Johnson se baseia nas instruções genéticas que o vírus lança no organismo para a construção da proteína spike, responsável pela entrada do SARS-Cov-2 nas células, com o diferencial de uso do DNA de fita dupla, enquanto as vacinas Pfizer-BioNTech e Moderna armazenam as instruções em RNA de fita simples.

O anúncio se torna uma alternativa para países como o Brasil, que possuem dificuldades para distribuir a segunda dose dos imunizantes em tempo hábil. Além disso, a vacina Janssen/J&J tem até três meses de validade quando armazenada entre 2 e 8 graus Celsius, o que é um fator atrativo a mais para países com deficiências de armazenamento e transporte de fármacos, cenário em que o Brasil também se enquadra.

 

 

Leia Também
“Se corrupção mata, desigualdade, violência, descaso e negacionismo também podem matar”
GGN Covid: um Raio X completo da situação em São Paulo
Ciência, tecnologia, vetos e leite condensado, por Rafael Alves
Defensoria quer obrigar Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus a comprarem vacinas
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador