Vaias aos cardeais da oposição é o novo fato político dos protestos, por Gabriel Priolli

Por Gabriel Priolli, via facebook

RESET

O fato político que emerge dos atos de hoje não é a renovação do clamor pelo impeachment de Dilma, que nunca chegou a esmorecer no segmento social que se manifesta.

É a vaia aos cardeais oposicionistas, como Aécio, Alckmin, Paulinho da Força e Marta Suplicy, que julgavam chegar para a apoteose de seus esforços golpistas e saíram com o rabo entre as pernas, corridos pelo povo que eles mesmos convocaram às ruas.

O recado dado pelos manifestantes conservadores foi bem claro: seu alvo é a corrupção, seu governo é a Lava-Jato e seu herói incontestável é Sergio Moro.

Qualquer outro terá de se qualificar para merecer estima – e entre os candidatos viáveis ao posto não estão, aparentemente, os políticos da oposição, que também entraram na linha de tiro.

O fato terá repercussões, necessariamente. Ele pressiona, em primeiro lugar, o próprio Sergio Moro, que não poderá seguir na seletividade punitiva que demonstrou até agora.

Punir petistas, a massa adora, mas não considera suficiente. Ela quer, de fato, prisão geral, para todos que julga corruptos.

Em segundo lugar, complica-se a vida da oposição. Ela agora ficará entre a cruz e a caldeirinha.

Se derrubar Dilma, poderá enfrentar o imponderável em seguida, com rejeição popular a seus candidatos “naturais” à sucessão – o que abre forte chance de algum aventureiro entrar na disputa da coroa. Um nome novo, limpo, disposto a desempenhar o script salvacionista.

Se não derrubar, se considerar que é mais prudente cozinhar Dilma mais dois anos nesse fogo brando que a desmancha aos poucos, a oposição vira de vez alvo conjunto da fúria popular. Até porque a economia se desmancha mais ainda e romper o impasse político é condição para recuperá-la.

O que vai ser? Quais serão os próximos movimentos no tabuleiro político, que fica cada vez mais complicado – e fascinante?

Ironia das ironias… Imaginar que a oposição daria hoje o passo que faltava para a sua pertinaz articulação golpista e ver a própria massa conservadora avisar ao país que, da parte dela, não será bem assim não…

Redação

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Pois é…

      Mas o mais assustador é ver alguns dos comentários ao vídeo no YouTube, chamando Aécio de comunista e dizendo que o PSDB é um partido socialista.

      Estamos realmente perdidos. Quando a coisa chega ao ponto de um direitista roxo como Aécio ser chamado de “comuna” e o PSDB, que entregou o Pré-Sal pra Chevron e fez campanha em 2010 e 2014 apoiado pela direita religiosa (Malafaia e Bergonzini à frente) ser chamado de “socialista”, é sinal de que o nazismo já está batendo na altura do peito.

      1. pois é

        chamando Aécio de comunista e dizendo que o PSDB é um partido socialista.

         

        O PSDB colocou o S na legenda em uma época em que ser de esquerda era chic nas altas rodas.

        Mas a campanha dos próprios contra o PT acabou demonizando as esquerdas.

        O coxinha mané se guia pelo nome do partido, e pau no PSDB.

          1. boa sacada;
            ou:
            há um novo

            boa sacada;

            ou:

            há um novo partido na praça que substituirá o pdsb;;;

            é o

            P

            SS

            d

            b

  1. Como foram bobinhos os

    Como foram bobinhos os oposicionistas, não? Foram usados pela parceria mídia/judiciário e agora já se tornaram reféns deles. Mais que isso: já podem ser descartados se não dançarem a música que a orquestra da globo, tendo como crooner um rapaz do Paraná.

  2. A merda é que esses

    A merda é que esses escurrachados de ontem serã eleitos em seus estados com os mesmos discursos.

    O bom é que, finalmente, perderam a pretensa projeção nacional. Quer dizer, tomara.

  3. Qualquer brasileiro bem

    Qualquer brasileiro bem informado, isto é, não manipulado pelos meios de comunicação sabe que, os políticos do PSDB não são diferentes dos políticos do PT em matéria de corrupção. 

    1. Haja oportunismo! Sao mto diferentes sim, 100 vezes + corruptos

      Houve alguma corrupçao por parte de alguns petistas. Mas praticamente TODOS os políticos do PSDB sao corruptos, e em escala muito maior.

  4. Qualquer brasileiro bem

    Qualquer brasileiro bem informado, isto é, não manipulado pelos meios de comunicação sabe que, os políticos do PSDB não são diferentes dos políticos do PT em matéria de corrupção. 

  5. TV Globo

    A análise está ótima, só que está faltando um elemento preponderante nisso tudo. O papel da TV Globo, que é a Emissora Única de TV no país. Onde a Globo mandar, essa massa vai… Então, talvez, vendo que os Aécios, Serras (muito espertinho de ter se escondido de tudo) e Alckmins não servem p’ra nada… a Globo mude de tática… Quem viver verá… 

  6. O povo de SP está nadando em

    O povo de SP está nadando em $. Basta ver… apenas nos últimos 3 meses (dez/05, jan/06, fev/06) o deputado Carlos Sampaio, além de de ter o seu salário pago na Camara( + 30 mil), recebeu como membro da procuradoria de sp sem trabalhar lá a mais de 20 anos  a bagatela de CENTO E SETENTA E OITO MIL DUZENTO E SESSENTA E SETE REAIS – livres ainda de imposto.

    Que farra!!!!  

  7. A massa silenciosa

    Como se comportará a massa de pessoas que ainda acreditam no governo, apesar do show diário de denúncias condenatórias?

    Continuarão eternamente constrangidas e silenciosas?

  8. Se antes já era raro ler

    Se antes já era raro ler alguma denúncia de corrupção na chamada “grande mídia” apontando para o PSDB, DEM e que-tais, agora é que podemos esperar não apenas o silêncio absoluto sobre isso mas também o enaltecimento de Geraldo Alckmin e Aécio Neves da Cunha…

  9. quem os apóia?

    Quem os apóia?

     

    Eles foram rejeitados justamente pelo grupo que sempre votou neles.

     

    Que apoio eles terão para concorrer a qualquer coisa?

    1. O ídolo dos coxinhas da hora

      O ídolo dos coxinhas da hora é o Moro. Quem sabe agora ele finalmente toma uma atitude contra a tucanalha ao invés de participar de convenções e fingir que não é com ele quando as delações atingem o psdb (Aócio, Botox e FHC). É só pedir autorização para os ex-donos da Parati House que já devem ter sacado que só “petralha” não está funcionando  mais.

    2. ótima pergunta,

      ótima pergunta, edson….

      pode ser que essa rejeição se espalhe para um número bem maior de pessoas…

      aí é o fim dos sonhos do aócio e do alquimista  porque apostavam tudo nesses coxinhas aí….

      se levaram vaia deles,, adeus eleições, pois com o restante dos segmentos

      sociais estão queimados há tempos.

       

  10. Mudança de estratégia

    O objetivo da Lava Jato não é limpar a política brasileira. É abrir o caminho para os aliados do capital internacional voltarem ao poder.

    Não é a toa que os tucanos são blindados. Mas vejam bem, hoje os principais nomes são os tucanos, mas isso pode mudar. Caso a população “rejeite-os” e os golpistas não encontrem mais ninguém confiável, a Lava Jato irá tirar o pé do acelerador, a imprensa irá diminuir a cobertura e deixarão Dilma sangrar (continuarão batendo em Lula, mas sem golpe).

    Aí esperam baixar a poeira pra 2018 e tentam emplacar um candidato próprio. Ou reforçando os atuais, com Serra, Alckmim e Aécio disputando esse espaço, ou criando um novo (Moro, talvez?).

  11. a manipulação da Folha de SP

    a Folha mente sem nenhum constrangimento. a Folha SP hoje afirma que na Paulista ontem tinham 500 mil manifestantes, número maior do que o comício das Diretas Já em 84. mas vc vai no arquivo e na época eles publicaram que o comício das diretas tinha 1 milhão de pessoas. está lá no começo da matéria “Mais de um milhão de pessoas em silêncio, mãos entrelaçadas, braço para cima.”
    http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/1984/04/17/2/

     

  12. Os cardeiais tucanos foram

    Os cardeiais tucanos foram escorraçado por seus próprios eleitores. Esse é a grande novidade de ontem de fato. Foi o que mudou. Teve mais gente em SP e Rio, mas o que se alterou aí foi a quantidade, a “qualidade” se manteve.

    Foi bom para o Moro recuperar sua moral abalada pelo erro da condução coercitiva. Mas a “solução” Moro não é solução, é conflagração.

    PS: Hoje vou para frente da prédio do jornal O Globo. Convocação do Barão da Itararé. Concentração a partir das 15hs. 

  13. corrupção

    Combater a corrupção deve ser tarefa de todos, ou alguém discorda disto? Foi o que nós que construímos o PT fizemos por décadas, principalmente da era FHC. Não sou contra a lava-jato mas sua parcialidade, a demonização do PT como se o partido fosse o único responsável por este mal que assola deste sempre o país. A “governabilidade monetária” é uma instiuição da política brasileira. Nos últimos anos a mídia centrou sua artilharia no PT e o resultado  culminou na “passeata espetáculo” do dia 13, dando voz aos reacionários Pondé´s da vida. Agora, o PT errou, afundou o pé na jaca, se adaptou muito bem à governabilidade. Inacreditável que um governo petista tenha, por exemplo, instrumentalizado desta maneira a Petrobrás.  É preciso manter a coerência, como Olívio Dutra faz. Defendo uma revolução democrática como a utopia possível hoje. Reformas profundas nas instituições. Reforma no Estado patrimonialista e na política, os privilégios dos três poderes. É preciso resgatar a velho programa do PT de mudar a política com ética e, principalmente, muito controle controle social.  Rearticular os movimentos socias como protagonista coletivo da política é tarefa prioritárias contra o avanço da direita neoliberar e proto facista.  

  14. corrupção

    Combater a corrupção deve ser tarefa de todos, ou alguém discorda disto? Foi o que nós que construímos o PT fizemos por décadas, principalmente da era FHC. Não sou contra a lava-jato mas sua parcialidade, a demonização do PT como se o partido fosse o único responsável por este mal que assola deste sempre o país. A “governabilidade monetária” é uma instiuição da política brasileira. Nos últimos anos a mídia centrou sua artilharia no PT e o resultado  culminou na “passeata espetáculo” do dia 13, dando voz aos reacionários Pondé´s da vida. Agora, o PT errou, afundou o pé na jaca, se adaptou muito bem à governabilidade. Inacreditável que um governo petista tenha, por exemplo, instrumentalizado desta maneira a Petrobrás.  É preciso manter a coerência, como Olívio Dutra faz. Defendo uma revolução democrática como a utopia possível hoje. Reformas profundas nas instituições. Reforma no Estado patrimonialista e na política, os privilégios dos três poderes. É preciso resgatar a velho programa do PT de mudar a política com ética e, principalmente, muito controle controle social.  Rearticular os movimentos socias como protagonista coletivo da política é tarefa prioritárias contra o avanço da direita neoliberar e proto facista.  

  15. aecim

    Bom de ver: aecim “confortável” como gato em canoa.Foi buscar lã e saiu tosquiado. Bem feito pra esse golpista de primeira hora.E o alkimia, picolé de chuchu,com aquela cara de cachorro que lambeu graxa; hilariante se não fosse trágico..

  16. a impressão é que a marcha

    a impressão é que a marcha demonstrou, com estre fato aí narrado,

    que o golpé dispensará os políicos até da opósiçao, na visão aí proposta….

    um novidade, qie não abole  a tenmtativa de golpe, mas com outra conotação….

    haverá o tal pacto então?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador