10 de junho de 2026

Weintraub é reeleito como diretor-executivo do Banco Mundial

Até então, Weintraub, que assumiu em julho, ocupava mandato-tampão que termina neste sábado
Abraham Weintraub afirmou que os erros no Enem não prejudicaram ninguém. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
do Poder 360

O Banco Mundial comunicou nessa 6ª feira (30.out.2020) que o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi reeleito diretor-executivo da entidade. Weintraub ocupava 1 mandato-tampão que termina neste sábado (31.out).

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

“O Sr. Weintraub cumprirá mandato de 2 anos, com início em 1º de novembro de 2020”, afirmou a entidade.

O ex-ministro foi reeleito pelo grupo que representa Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago.

Weintraub foi aprovado para o mandato-tampão em julho, 1 mês depois de deixar o Ministério da Educação. O cargo estava vago desde o início de 2020, quando o antigo ocupante, Fábio Kanczuk, passou a integrar a diretoria do Banco Central.

A entrada do ex-ministro nos EUA foi agilizada pelo Itamaraty. O ingresso de brasileiros no país está restrito por decisão do presidente norte-americano, Donald Trump. A decisão foi anunciada em 24 de maio, logo depois de o Brasil se tornar o 2º país com mais casos da covid-19 no mundo.

Weintraub teria usado seu passaporte diplomático de ministro para conseguir entrar nos EUA, o que explicaria a demora para que sua exoneração fosse oficializada. Ele anunciou sua saída do Ministério da Educação em 18 de julho, mas o ato só foi publicado no DOU (Diário Oficial da União) 2 dias depois, em 20 de julho.

Quando atuava como ministro, Weintraub estava no centro de atritos entre o Poder Executivo com o Legislativo e o Judiciário. O economista afirmou em reunião interministerial gravada em 22 de abril que, por ele, colocava esses vagabundos na cadeia, a começar pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Por isso, é alvo de inquérito aberto pelo Supremo.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

4 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dipo Estêite

    31 de outubro de 2020 11:23 am

    Quantos indícios mais seriam necessários para evidenciar que são “cooptados” à serviço?
    Têm até plano de carreira…
    Tá tudo dominado.
    É não é por nós,
    Que sequer somos “gente do bem”

  2. Aleminas

    31 de outubro de 2020 12:18 pm

    O crime compensa!

  3. andre rs t

    31 de outubro de 2020 3:04 pm

    o desmonte vem de la
    Governo de banqueiro analfabeto

  4. +almeida

    31 de outubro de 2020 9:55 pm

    Penso que o que é bom para o Banco Mundial, não é bom para o Brasil. Portanto, que ele faça bom proveito do weintraub e o mantenha longe de nós.

Recomendados para você

Recomendados