Xadrez da grande batalha civilizatória, por Luis Nassif

Peça 1 –  2018 e 1968

Em 1964, derrubou-se um presidente da República e promoveu-se uma eleição indireta que resultou na posse do Marechal Castello Branco. Do mesmo modo, em 2015 houve outro golpe que derrubou uma presidente eleita.

As semelhanças entre os dois momentos foram desautorizadas por quem comparava 2015 com 1968. No pós-68 houve tortura, agora, não. A comparação, na verdade, é com 1964. Sem 64, não teria havido 68 e os demais anos de chumbo.

Derrubado o governo, foram promulgados vários Atos Institucionais, em uma escalada crescentemente repressiva. O primeiro, de 08/04/1964, dava ao governo militar o poder de alterar a constituição, cassar leis legislativas, suspender direitos políticos por dez anos e demitir, colocar em disponibilidade ou aposentar compulsoriamente qualquer pessoa que tivesse atentado contra “a segurança do país, o regime democrático e a probidade da administração pública”.

A ideia inicial era permitir eleições diretas em 1966 e uma nova Constituinte.

Em 27/10/1965 foi promulgado o AI-2 dissolvendo os partidos políticos, aumentando de 11 para 16 o número de Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), reabrindo as cassações e autorizando o governo a decretar estado de sítio por 180 dias sem consultar o Congresso.

Em 05/02/1966 é promulgado o AI-3, instituindo eleição indireta para governador, prefeitos das capitais indicados pelos governadores.

Em 07/12/1966, o AI-4, convocando o Congresso Nacional a definir uma nova Constituição.

No dia 13/12/1968, o AI-5, concedendo ao Presidente da República o poder de cassar mandatos, intervir em estados e municípios, suspender os direitos políticos de qualquer pessoa, inclusive o direito ao Habeas Corpus para crimes políticos.

No dia 01/02/1969 o AI-6, reduzindo de 16 para 11 o número de Ministros do STF e cassando dois deles, que haviam se colocado contra a cassação de um colega. Definiu também que os crimes contra a segurança nacional seriam julgados pela justiça militar. Com base dele, houve inicialmente uma lista de 33 cassações de deputados.

Peça 2 – o quadro atual pré-68

Há um conjunto de fatores sugerindo que se entrou na fase pré-68.

As listas e a deduragem

Na semana passada, a criação da Força-Tarefa de Inteligência para o enfrentamento ao crime organizado no Brasil – entendido como tudo que possa comprometer a segurança nacional – foi indicativo óbvio do que será feito. Tratei o fato como o AI-1 do novo regime

Ontem, em seu discurso para os manifestantes da Avenida Paulista, Bolsonaro anunciou que MST e MTST, entre outras organizações, serão tratados como organizações terroristas em seu governo.

Um dos capítulos mais infames do período militar foram as listas de suspeitos difundidas por jornalistas, intelectuais, professores, contra seus próprios colegas, e que teve como personagem-símbolo Cláudio Marques, o delator de Vladimir Herzog.

Ontem, em sua coluna do Estadão, Eliana Cantanhede inaugurou formalmente a nova etapa Cláudio Marques, ao divulgar uma lista de diplomatas “suspeitos” de contaminação esquerdista. Outros colegas a acompanharão.

Saliente-se que apenas repete o que grandes veículos fizeram anos atrás com jornalistas que ousavam fazer o contraponto.

A naturalização da violência

Em muitos veículos tenta-se minimizar a violência, comparando-a a dos embates entre torcidas de futebol, mesmo estando disseminada por todo o país.

Instituições intimidadas

Outro indício claro é a intimidação das instituições. O filho do candidato a presidente Jair Bolsonaro diz que para fechar o STF (Supremo Tribunal Federal) basta um cabo e um soldado. Dois Ministros de manifestam em on – Celso de Mello e Marco Aurélio de Mello. Os demais reclamam em off, justificando a necessidade de apenas uma voz por todos, a do presidente da casa, Dias Toffoli. Fontes ligadas a Toffoli avisam que ele prefere não se manifestar para não colocar mais lenha na fogueira. Na verdade, a manifestação ajudaria a jogar água na fervura, mas o bravo Toffolli ficou com receio de ser atingido por algum respingo de água quente.

Celso de Mello alertou para o óbvio: é função da Constituição assegurar que o poder de maiorias eventuais não se sobreponha aos princípios da lei e aos direitos individuais. Aliás, foi o princípio central de determinou a evolução de todas as constituições no pós-guerra, depois que se comprovou que os nazistas se valeram dos instrumentos democráticos para compor uma maioria que liquidou com a democracia, e que consagrou o papel do STF como contra majoritário – isto é, contra eventuais ditaduras das maiorias (e obviamente das minorias).

Nos últimos anos, no entanto, o STF – através de Luís Roberto Barroso e Luiz Fux – se tornou o defensor da máxima de que o tribunal deve atender às expectativas das maiorias. O constitucionalista Barroso se tornou o principal propagandista do princípio que impulsionou o nazismo.

Ontem à tarde, em comício na Avenida Paulista, Bolsonaro disse pelo telão que, eleito, mandará prender ou expulsar do país todos os esquerdistas e mandará prender políticos da oposição. Não mereceu uma admoestação sequer da Procuradoria Eleitoral, pelo claro desrespeito à ordem legal.

Por outro lado, pesquisas internas do PT identificaram nos programas denunciando a tortura o discurso mais eficaz contra Bolsonaro. Mas o TSE suspendeu a veiculação dos programas que levantavam o tema.

Peça 3 – a guerra digital

Há muitos pontos em comum na atual guerra digital com o que ocorreu na época da Telexfree, a super pirâmide digital que deixou mais de um milhão de vítimas no Brasil e arrecadou alguns bilhões de reais dos incautos. Fui alertado para a coincidência após uma ameaça feita pelo Facebook por um ex-vendedor da Telexfree, sugerindo que seu principal líder no país, Carlos Costa, teria se acertado com Bolsonaro – provavelmente confundindo com o economista homônimo.

Não se trata apenas do uso da informação em massa pelas redes sociais – na época, a Telexfree usava uma metodologia eficaz para aparecer na primeira página das pesquisas do Google -, mas também de interferir no funcionamento de portais e blogs e até nos computadores pessoais dos jornalistas e blogueiros visados. Aqui, no GGN, temos sofrido ataques similares de DDoS e interferência nos computadores dos jornalistas. No primeiro turno, conseguiram inviabilizar compartilhamento de artigos no Facebook.

A montagem da rede de Bolsonaro é trabalho antigo. Há mais de dois anos era visível o trabalho em rede. A cada crítica feita à Lava Jato apareciam enxames de bolsominions com um mesmo padrão de texto: caixa alta, erros grosseiros de português e agressividade explícita, usando principalmente o Facebook e o youtube. Mas com uma capacidade notável de ataques sincronizados. No Twitter, a atividade maior sempre foi através de perfis falsos – facilmente identificados pelo reduzido número de seguidores e por uma numeração no nome, para facilitar a criação de novos perfis, sempre que os anteriores fossem bloqueados.

Pouco antes, na véspera da reportagem da Folha sobre fakenews, o Procurador Geral Eleitoral Humberto Medeiros minimizava o fenômeno: apenas 10% das mensagens do WhatsApp são em grupo, dizia ele. Dois dias depois, depois que o caso se tornou escândalo mundial, o WhatsApp desabilitou 100.000 contas suspeitas de propagar fakenews.

Só aí Medeiros trouxe informações de sua conversa com os diretores do WhatsApp. No México e Índia ocorreram fenômenos semelhantes e a empresa criou aplicativos permitindo identificar as notas mais compartilhadas, enviá-las a agências de checagem e transmitir a contra-informação para toda conta que recebeu a notícia falsa.

Ou seja, o fenômeno já havia se espalhado por vários países, havia literatura sobre o tema e um tribunal que deverá custar R$ 10 bilhões no próximo ano, sequer se preocupou em contratar estudos ou especialistas para se preparar para enfrentar o fenômeno. Menos ainda os partidos políticos vítimas, desde 2006, desse tipo de armação digital.

Peça 4 – a redução de danos das instituições

Em Brasília, há dois movimentos generalizados das instituições: ou adesão a Bolsonaro ou política de redução de danos. Significa fugir dos confrontos com os hunos, aprofundar a aproximação com o Estado Maior das Forças Armadas, confiando que irá se comportar com mais racionalidade que Bolsonaro, principalmente porque a proliferação das declarações violentas, e a adesão de quadros militares a Bolsonaro, poderão colocar em risco, inclusive, a hierarquia militar.

A única reação, portanto, será através do voto.

Peça 5 – a grande luta contra a selvageria

A pesquisa CNT/MDA divulgada hoje mostra o seguinte quadro:

Intenção de voto para presidente (total):

  • Jair Bolsonaro (PSL): 48,8%
  • Fernando Haddad (PT): 36,7%
  • Branco/Nulo: 11,0%
  • Indeciso: 3,5%.

Nos últimos dias multiplicaram-se as declarações do grupo de Bolsonaro sobre o que poderá esperar o país em caso de sua vitória.

Todo o quadro, explicado acima, poderá se concretizar, ou ser evitado. Nos próximos dias haverá uma luta dantesca da civilização contra a barbárie. Há sinais de que a onda Bolsonaro estabilizou e começa a recuar, ainda que lentamente. O grande desafio será o de aprofundar o conhecimento geral sobre Bolsonaro.

Se a esperança vencer o medo, será possível evitar o mais profundo retrocesso civilizatória da história do país.

Luis Nassif

78 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Derrubado o governo militar,

    “Derrubado o governo militar, foram promulgados vários Atos Institucionais, em uma escalada.”

    Tem um erro nesta frase.

  2. Para que não digam que é

    Para que não digam que é mimimi de perdedor, vou postar isso ANTES do segundo turno:

    O Brasil MERECE passar pela “Experiência Bolsonaro”. E digo isso não com ressentimento, mas com esperança, pois eu sei que não existe professora melhor do que a vida e sei que o tipo de lição que o Brasil terá que aprender também precisou ser aprendida por outras nações.

    A Alemanha, por exemplo. Quando vocês acham que eles se deram conta da péssima escolha que fizeram? Foi quando viram gente ser assassinada pela SS nas ruas? Foi quando seus vizinhos começaram a sumir? Nada disso. Eles só se deram conta do erro quando os bombardeios aliados arrasaram a maioria das cidades, perto do fim da guerra. Foi uma lição bem dura. E foi aprendida.

    Estão discutindo a possibilidade de evitar o “retrocesso civilizatório”. Como evitar algo que já aconteceu? A democracia já morreu. Só falta assinar o atestado de óbito, dia 28. Mesmo que Haddad vença, o que eu acho muito pouco provável, a horda de hunos não vai se acalmar, pelo contrário. Haddad não teria como governar, com metade da população apoiando não mais um candidato de direita, como foi o Aécio, mas um legítimo fascista. Essa parcela da população regrediu civilizatoriamente e está feliz com isso. E ainda tem as “instituições”. Nem judiciário, nem MP, nem legislativo, nem forças armadas aceitariam o governo Haddad.

    Infelizmente, o Brasil terá de passar por essa provação. A única torcida que ainda podemos fazer é para que dure apenas 4 anos. Se ainda existir um país depois disso, espero que seja habitado por uma população que tenha finalmente aprendido alguma coisa.

     

     

    1. Jorge Luis concordo contigo.

      Jorge Luis concordo contigo. Essa eleição é Inês Morta. Esse processo teve início no longínquo 2005/2006, com a ação 470. De lá prá só fez aumentar a  criminalização de um partido – PT – , culminando com a prisão de seu maior líder. Infelizmente teremos que passar por essa dramática experiência. Resido no interior e é impressionante a desinformação das pessoas em relação ao “coiso”. Não dá outra. O resultado, creio, será uma diferença muito maior do que apontam as pesquisas. Triste fim de uma jovem democracia.

    2. Também acredito

      Também acredito nisso……

       

      Se o povo  insistir em votar num candidato execrável como esse que assuma as consequencias dessa escolha, que receba o onus e quem sabe, o bonus…….se houver agum…..

       

      Da minha parte, em caso dessa desgraça se abater sobre o país, vou deixar de acompanhar o noticiario politico por um bom tempo, depois de um certo limite isso afeta a saude ……….

      1. Aprenderam nada

        Procure 1 eleito de Collor…..Nem lembram mais que votou nele pelo mesmo motivos que está votando em Bolsonazi

        Só pra o PT nao chegar ao poder.

        Depois que Collor caiu em desgraça niguem quis assumir que votou “naquilo roxo”

        A diferença de hoje é que tera Twitter, Facebook, Zap para relembra-los de suas posiçoes

         

        1. Quer saber quem votou no

          Quer saber quem votou no Collor ? Vou lhe fornecer uma dica. Sem margem de erro, 100% exata : Todos aqueles que referem-se a Lula, escrevendo LuLLa, com 2 eles. Não contempla nem exceção. “Ah ! eu escrevo Lulla, com 2 eles, e não votei no Collor naquela eleição, nem tinha idade para votar”. Se tivesse idade teria votado no Collor. “Ah ! eu escrevo Lulla, com 2 eles, e não votei no Collor naquela eleição, à qual não compareci, pois me encontrava fora de meu domicílio”. Se tivesse comparecido teria votado no Collor.

    3. Haddad deveria retirar sua candidatura

      Não tenho como discordar de suas afirmações. E vou um pouco mais longe. Esta eleição é claramente um jogo de cartas marcadas; Haddad deveria retirar sua candidatura e denunciar toda a armação evidente que foi e continuará a ser praticada para impedir sua vitória nas eleições.

      Não se trata simplesmente de assumir a postura golpista de contestar a apuração dos votos ou a confiabilidade das urnas, mas sim de uma decisão política de recusa a continuar participando de um processo viciado e evidente da tentativa de impedir, a qualquer custo, que o PT possa eleger seu candidato à Presidência. Em suma, está claro que essas eleições transformaram-se, desde a inabilitação de Lula, em uma enorme fraude praticada com a cumplicidade ativa da justiça eleitoral e da grande mídia.

       

      1. Interessante… E se,

        Interessante… E se, hipoteticamente, o Haddad viesse a público na sexta-feira e orientasse seu eleitorado a votar nulo (ou branco)? Como ficaria uma eleição em que um candidato único tivesse menos votos que a metade do total? 

         

        1. Não muda nada. A eleição

          Não muda nada. A eleição continua valendo. O que interessa para todos os efeitos são os votos válidos. Em uma hipótese de que todo mundo que ia votar no Haddad anulasse os votos, Bolsonaro seria eleito com 100% dos votos válidos. Aconteceria o mesmo se a chapa de Haddad desistisse da eleição ou fosse impugnada.

        2. Bolso assume ue
          O que conta é maioria dos votos VÁLIDOS portanto Bozo assume na sua hipótese

          Talvez ter mantido Eleição sem Lula é fraude e se esforçado pra eleger governadores e deputados e esquecido a presidência até 2022 fosse uma melhor estratégia frente aos golpistas togados, ou talvez um cavalo de tróia combinado com Ciro

          Jamais saberemos

          O que sabemos é que o partido do judiciário jamais irá julgar Lula de forma isenta e que ele irá mofar ou morrer na cadeia, que Temer e Aecio sairão ilesos assim como Moro e que acreditar em democracia em tempos de fake news foi tolo

  3. A plateia ainda aplaude e ainda pede bis

    A onda agora é se segurar com o estupido bolsonaro à frente para depois derruba-lo e colocar o generalato na presidência. Essa é a eleição do pos-golpe com rede Globo, Record, Estadão, Havan, casal Moro, Raquel Dodge, Dias Toffoli, com STF, com tudo. 

    Fernando Haddad é por demais democrata para essa gente.

  4. Ter esperança enche, ainda
    Ter esperança enche, ainda mais num país infestado de analfabetos políticos e ignorantes em todas as classes sociais. Isto aqui vai acabar como os EUA de 2505 retratado no filme Idiocracy. As pessoas inteligentes irão embora ou terão menos filhos, enquanto o número dos burros se multiplicará em progressão geométrica. Quem puder, caia fora; quem não puder, aliene-se e proteja as pessoas que ama.

  5. O Hadad está devendo

    Ambos os candidatos não apresentaram ainda um plano de governo que dê ao Brasil Rumo, Norte e Estrela, sem isto não existe governo.

    A diferença é que o PT já gastou sua cota de boa-vontade com a população e o Bolsonaro teve 46 milhões de votos no primeiro turno.

    Se o Hadad quer ganhar, que traga algo substâncioso para sua campanha, senão vai continuar chorando pelas tabelas.

  6. Infelizmente, para minha
    Infelizmente, para minha tristeza, muitos pobres aqui embaixo estão com a besta.
    Eles não tem entendimento do perigo que é Bolsonaro, por mais que falamos e explicamos. Não adianta. Como já disse antes, para esse povo Bolsonaro vai matar bandido. Isso é que vale para eles.

    E no PT só tem ladrão.

    Triste esse quadro, mas é verdade.

    1. Telegramas do fim do mundo
      Gílson, perdoe mas os pobres que vivem na merda, espremidos entre a violência da Polícia ou dos marginais… desprotegidos e tratados pelo judiciário como párias vão se importar com essa ficção chamada estado de direito?

      O coiso é ao menos a ilusão de que a barbárie suba até a zona Sul…

      E que enfim o pau ronque no lombo de Chicos e Franciscos

    2. Pobres, classe média, ricos…

      Todos “contaminados”, em maior ou menor grau. É de lamentar. Nenhuma viabilidade em discutir, tentar convencer. Vem uma série de bordões propalados há anos pela grande mídia e redes sociais e as subcelebridades que dão respaldo.

      A esperança que resta é pelos indecisos, os abstencionistas, os que votariam branco/nulo ou aqueles poucos que votam em Bolsonaro sem muita convicção, apenas porque não querem o PT, mas nem tem tanta raiva assim do partido. 

      Falta motivar esse público. 

       

  7. Não adianta
     A CIA conseguiu colar no PT a imagem de ladrão defensor dos pobres, feios, ignorantes e sujos. Qualquer imbecil depois disso é considerado melhor; daí o fenômeno Bolsonazi. Qualquer zé mané que ganhe mais de um salário mínimo quer manter distância desses “pobres, feios, sujos e ignorantes”.Guerra civil à vista! E não, não serão apenas 30.000 mortos, como o miliquinho quer; isso é fichinha: é o número normal de assassinatos no país em 6 meses. Guerras civis costumam matar entre 3 e 4% da população do país (vide as guerras civis americana e russa, por exemplo), ou seja, no caso do Brasil: 6 a 8 milhões de mortos. 

  8. Não nos iludamos

    Esse campeonato, mais recente da história do Brasil, vem sendo jogado desde 1930.

    E essa partida, iniciada em 2005, se encerrou em 2015. A outra fora de 1988 a 2004.

    Portanto, já estamos jogando outra partida. Independentemente do resultado das urnas. E não se sabe quanto tempo ela durará. O que se supeita é que qualquer derrota que as forças golpistas venham a sofrer, a exemplo de 1932 e 1988, será uma derrota parcial.

    Diante disso, é preciso voltar a dialogar com o povo mais pobre e humilde desse país. Dessa vez, não para querer guia-lo, mas para comungar com ele suas dificuldades e suas estratégias de superação. Aprender e ensinar, guiar e ser guiado, convivendo com ele.

    Talvez demore cem anos, mas somente quando os milhões de excluídos despertarem do seu mundo ilusório de sombras, como no mito da cavernas de Platão, é que o Brasil será uma nação solidamente soberana, desenvolvida e sem miséria.

    Não nos iludamos com a ilustração da elite e da classe média letrada.

    O caminho é mais longo, de gerações.

    Essas minorias nunca serão capazes de construir uma nação soberana, desenvolvida e menos desigual.

    Não é da bondade do senhor que o escravo se liberta. Não é pela mão dos progenitores que os filhos constróem sua história.

    É preciso que o povo pobre e humilde construa suas próprias ferramentas e com isso assuma as rédeas de uma imensão nação que ainda dependente da tutela das outras para se auto afirmar.

    Os comunistas, os neoliberais!!! Ora, ora. São todos europeus continentais ou isulares. Quanta miséria criativa.

    O povo é brasileiro, pobre e mestiço.

    Juntamo-nos a eles, não para servirmos de vanguarda iluminada, mas para partilharmos experiências e aprendizados. E, talvez algum dia possamos ser, junto com eles, construtores de uma nação soberana. Para todos vivermos melhor e em paz.

    Os críticos dirão. Mas, o Brasill está no mundo e não pode fugir dos ditames de sua história.

    Sim, mas nunca seremos independentes, a ponto de superar nossas limitações atávicas, vendo-nos como reflexo de pensamentos e disputas alheias.

    Por que o Brasil e a América Latina, não podem ser no futuro o que foi oriente na antiguidade ou a Europa na modernidade?

    Grandes histórias se constroem com grandes utopias.

    Quem terá a ousadia de sonhar e a coragem de dar o primeiro passo?

    Ou será melhor lamentar eternamente: nossas elites, nossa classe média… ?

    1. Bonito

      Bonito, mas intuo que a história não dará esses cem anos citados por você ao país. Em minha opinião, após trancos, barrancos e solavancos, o país será resgatado a fórceps por alguma intervenção externa, levada a cabo por forças de uma nova hegemonia global que já então haverá superado a pré-história capitalista da espécie.

  9. Telegramas do fim do mundo… Ensaios sobre a cegueira.
    Profano Saramago para dizer o óbvio:
    Pior cego é aquele que não quer ver…

    Não quer ver que o pacto constitucional de 88 celebrado como uma nova era, apenas deu vazão a uma falsa percepção de que o autoritarismo do estado brasileiro estava contido.

    Não quer ver que não existe estado de direito onde pobre não tenha direito a quase nada…

    Não quer ver que a vigência da lei de anistia era a prova de que a besta hydra capitalista tem em uma das suas cabecas a mídia… noutra os militares e forças policiais… noutra, judiciário e tantas outra que necessitarem crescer para suprimir direitos e escolhas populares que saíam da agenda previamente definida pelas elites.

    Não quer ver que a barbárie seguiu firme… mqtando pretos e pobres… prendendo os que sobram desde a primeiríssima instância… esquecendo-os sem sentença alguma nas masmorras medievais que chamamos de institutos penais.

    Não quer ver que capitalismo e democracia são óleo e água…

    Não quer ver que a defesa do stf, quando dali brotou o verme fascista que nos come a carne da esperança, é um contrassenso.

    Sim… todos nós acreditamos que o que o stf fez na vida política brasileira desde 2006 deveria ser punido com prisão e fechamento SIM pela traição da carta por quem diz existir para defender!!!!

    O grave é que estejam os fascistas a dizer isso!!!!!

    O grave é desejarmos que o stf classe a vontade popular que favorece a eles…

    E não adianta chorar pitangas… entramos no jogo e assim o legitimamos!

    Afinal a pergunta sobre se a eleição era farsa ou não deveria ter sido feita antes… não?????

    E depois perguntam porque eles arrebatam corações e ementes…

    Estamos cegos petrificados de medo porque eles nos dizem aquilo que já deveríamos ter dito quando podíamos (e ainda podemos):

    Direita e esquerda existem apenas para que uma elimine a outra…
    Só tem sentido essa coexistência para apontar que uma ou outra deixe de existir…
    Esse é o projeto deles.
    Esse deveria ser o nosso.

    Não há possibilidade de existência pacífica de classes.

    Por isso o fascismo é a face mais sincera e mais eficaz do capitalismo!

    Deveríamos ser a face mais sincera do o posto… o anticapitalismo!!!

    Sumcumbiremos por estarmos cegos.

    Só porque estamos cegos… cegos por opção…

    1. Xadrez da grande batalha civilizatória

      -> Telegramas do fim do mundo… Ensaios sobre a cegueira.

      pessoas comuns me procuraram. não alguém de cúpula de campanha ou partido. pessoas comuns, como eu, como quase todas que aqui frequentam. presumo que como vc também. pessoas desesperadas com a situação, doidas para fazer alguma coisa.

      me conclamaram:

      “- Pôrra! Vc sabe fazer vídeos, tem experiência de comunicação com  WhatsApp, trabalhou por uma vida com desenvolvimento de software! Vamos fazer algo!”

      sim! dominamos o meio, mas e a mensagem? vamos propagar o quê? que Haddad defendeu Sérgio Moro? que incluiu em seu programa de governo autonomia para o BC?

      vamos produzir fake-news?

      então recebo um vídeo, com a hashtag #VamosVirar e muito bem feito (link). nele se vê aves, cardumes e manadas mudando o sentido de seu movimento. ao som de uma narração com ao fundo aquele piano piegas, tão kitsch neste tipo de discurso áudio-visual.

      afinal, vamos virar o quê? aves, peixes, equinos? vamos virar de onde para onde?

      mais despolitizador impossível! é por isto que o fascismo está se impondo.

      .

      1. Você que não entendeu, Arques
         

        “#vamos virar” quer dizer vamos virar contra “tudo isso que está aí.”

        Vale até usar o mesmo argumento.

        Perceba que o eleitor do coiso é pouco inteligente, voluntarioso, tem espírito de manada e segue comandos automaticamente.

        Essa campanha vem sendo guiada pelo nonsense e pela fé cega.

        Ela não respeita a lógica.

        Basta um comando em direção contrária e a manada segue.

        Essa voz, entretanto, deverá ser forte, amparada por imagens estratégicas.

        Sabe aquelas imagens de enforcamento do Lula, da Dilma,da prisão deles,  as cobras saindo da cabeça do Lula.

        Injustamente demonizados os líderes do PT viraram “tudo isso que está aí”

        Sua força magnética foi sendo enfraquecida.

        Justamente demonizado, o coiso inspiraria a merecida repulsa.

        Por quê ninguém ousa demonizar a sua aparência?

        (A essência dele é só uma narrativa e pouco importa para o seu eleitorado)

        A esquerda não tem nem malícia e nem experiência no uso de instrumento do poder.

        Não sei se ainda haverá tempo de conquistar adeptos;

        O coiso é quase um corinthians.

        Ele tomou o lugar de catalizador das frustrações do eleitorado, especialmente o masculino.

        Você, que lida com imagens, poderia colaborar muito com essas estratégias.

        E esqueça o Haddad quando for atacar o coiso.

        O objetivo não é merecer ou desmerecer o candidato da oposição.

        Não vale contraposição e nem comparação.

        O objetivo, como a direita tem demonstrado, é descontruir o candidato adversário pessoalmente, como fizeram com o Lula e como o coiso tem feito com o Haddad.

         

         

         

        1. Xadrez da grande batalha civilizatória

          -> Você que não entendeu, Arques

          é que sou meio burrinho. mas não importa. vamos falar de outra coisa.

          andei lendo e relendo alguns textos daqueles amigos invisíveis. e me lembrei de vc:

          “Os indígenas tzeltal de Chiapas têm uma teoria da pessoa em que sentimentos, emoções, sonhos, saúde e temperamento de cada um são regidos pelas aventuras e desventuras de todo um monte de espíritos que habitam ao mesmo tempo nosso coração e o interior das montanhas, e que passeiam por aí.

          Nós não somos belas completudes egóticas, Eus bem unificados, somos compostos de fragmentos, estamos repletos de vidas menores.

          A palavra “vida”, em hebreu, é um plural, assim como a palavra “rosto”. Porque em uma vida há muitas vidas e porque em um rosto há muitos rostos.

          Os vínculos entre os seres não se estabelece de entidade a entidade. Todo vínculo se dá de fragmento a fragmento de ser, de fragmento de ser a fragmento de mundo, de fragmento de mundo a fragmento de mundo.”

          .

  10. É inacreditável uma pessoas
    É inacreditável uma pessoas igual ao Bolsonaro ser presidente do Brasil,uma pessoa q se orgulha de ter um bisavô soldado nazista e q tirou orgulhosamente uma foto ao lado de um senhor vestido de nazista,o povo está cego e completamente manipulado por forças do exterior q estão aliadas aos entreguistas brasileiros de toda nossa riqueza ao qual o lema mais parece,BRASIL ABAIXO DE TODOS,DEUS LONGE DE TUDO !!!

  11. o brasileiro de brutalizou

    Há uma década atrás, se viesse a público gravações de um candidato dizendo com todas as letras que queria “matar uns 30 mil, e que se morressem inocentes, fazia parte”, isso imediatamente faria seus votos desabarem.

    Na última semana, além disso, mostrou-se um depoimento seco e cru de uma vítima de tortura pelo Ustra, ao qual o Bozonazi defende. Acho improvável qeu imagens e frases tão fortes não tenham sido ouvidas por 80% da população.

    Nada disso fez efeito dessa vez. Dezenas de milhões de brasileiros já não se importam mais com isso. Apenas querem algo novo, que faça qualquer coisa com a corrupçao e com a violência. E aceitam tudo desdeq eu se faça ao menos isso.

    O Brasileiro se brutalizou. Perdeu os escrúpulos. Talvez, o brasileiro mereça mesmo passar mais 21 anos de tudo de ruim e pavoroso que pode vir a passar

    1. Saiu do armário.

      Esse candidato nunca foi ninguém na política há mais de 20 anos. Escondido no partido do Maluf já vivia falando as baboseiras que fala hoje. Quem tirou ele do armário foram os piores sentimentos do eleitorado que inflou esse balão neofascista. Não foi o candidato que conquistou esse eleitorado. Foi esse eleitorado o responsável por essa criatura. À partir da derrota de Aécio Neves, com a grande mídia brasileira soprando a brasa todos os maus instintos crepitaram. Agora estamos lutando contra as trevas como os brasileiros na Batalha de Guararapes. Com pau e pedra pra evitar que o medo vença a esperança.

  12. se nem a descrição de uma tortura choca, o que restou?

    Temos menos de uma semana. Há dezenas de milhões de pessoas espalhadas pelo brasil que já votaram em Lula e Dilma e agora votam Bozonazi.

    O que se deve falar ou mostrar pra se tentar pegar tais votos de volta?

    Como mostrar pra essas pessoas que Bozonazi não tem soluções reais pra criminalidade, desemprego e corrupção? Como mostrar que esse cara pode isto sim piorar em muito estes problemas ao fazer explodir a violência banal cotidiana e recolocar nosso militares retrógrados e anti-democráticos de volta no Poder?

    Se nem a descrição crua, dramática, e real de uma vítima de tortura, sendo repetida por uma semana em todos os horários, bastou pra diminuir sensivelmente a difenrença, o que mais pode tocar o coração destes milhões de brasileiros?

    Alguém aqui tem alguma ideia? Admito que eu não tenho, até porque um povo que já não se importa com tal depoimento e tais imagens, já se brutalizou além do que uma democracia exige.

    Alguém tem alguma ideia?

    1. Xadrez da grande batalha civilizatória

      -> Alguém tem alguma ideia?

      qual a proposta do professor do Insper para colocar de imediato dinheiro no bolso de um povão endividado e sem renda?

      nenhuma!

      via WhatsApp o povão posta uma mensagem para Haddad. papo reto. papo liso. na veia:

      “aí, até voto em tu. basta anunciar, e depois cumprir, o seguinte:

      – aumento do SM para R$ 1.500, a partir de JAN-2019;

      – repactuação para os inadimplentes nos mesmos moldes do grande empresariado.”

      quem vai financiar a conta? o lucro dos banqueiros e do agronegócio!

      .

    2. Reforma da previdência.

      Reforma da previdência. Haddad deve deixar claro que a única reforma da previdência a se fazer é acabar com a aposentadoria parlamentar. Ao mesmo tempo deve mostrar que a reforma da previdência do Bolsonaro será pior do que a do Temer e aliado ao golpe que fizeram contra a CLT vai ser responsável por milhões de pessoas que nunca irão se aposentar.

      Agora se o Haddad prefere perder a eleição mas não perder apoio de banqueiros e mercadeiros para o futuro…

  13. Me desculpe, caríssimo Nassif…

    Há mais de 50 anos voto na esquerda, num alento de solidariedade. Hoje, votaria em Haddad, um homem de bem e muito preparado.

    Mas tenho um rosário de motivos para não votar no PT, apesar do horror do antagonista. Minhas ‘preferências’ programáticas estão cada vez mais longe do PT.

    Sou contra a universidade gratuita e a favor da alocação dos recursos ao ensino básico e técnico (ensino superior gratuito somente para os melhores do ensino público).

    Foi um erro grosseiro da constituinte o regime jurídico único e a estabilidade para todos os servidores. Grande parte da falência e desrespeito do atendimento ao público deriva desse erro.

    Depois de 14 anos O PT não pode se eximir da responsabilidade pelo quadro repugnante dos privilégios salariais no serviço público (não só os salários mais altos). Todas as benesses exclusivas do Congresso Nacional foram coonestadas pelo PT.

    O PT jamais esperneou em face do número repugnante de parlamentares e de suas verbas indenizatórias e gabinetes superlotados.

    Não tenho amnésia e sei o quanto o PT no poder aviltou as relações já espúrias com o que há de pior no Legislativo.

    Não tenho respeito pelo tamanho e custo-benefício do Judiciário pesando no orçamento público e por alguns dos privilégios desse segmento mastodôntico do estado.

    O teto de gastos, bète noire do PT, embora de eficácia duvidosa, pode servir de ‘freio de arrumação” para deter a gastança estatal despudorada.

    Poderia dizer muito mais, mas vão dizer que é a decadência da “velhice”. Pode ser, mas a velhice não vai compactuar desta vez.

     

     

    1. Um curso de medicina tem

      Um curso de medicina tem mensalidades entre R$ 5.000 a R$ 9.000, como um jovem brasileiro e sua família conseguiria financiar seus estudos? O curso de medicina em uma universidade como a PUC a mensalidade é de R$ 7.200, você acha justo que um brasileiro tenha que pagar por isso?

      Das duas uma, ou você é um completo alienado ou é uma pessoa mau caráter mesmo!

    2. Nada a ver. Seguem as respostas….

      1 – A educação pública gratuita e de qualidade é emancipaora e condição básica para a construção de um ser humano com raciocínio crítico. A gratuidade e a qualidade em uma das etapas não pode e não deve eliminar a qualidade e gratuidade das demais. 

      2 – A estabilidade do funcionalismo público existe para a manutenção de políticas de estado ao longo do tempo, e não para privilegiar o funcionário público. 

      A estabilidade existe para evitar que a alternancia política coloque quem bem entender no estado e comprometa o acumulo de conhecimento e a condução de atividades e projetos de estado. Além de meritocrático o concurso público seleciona as melhores pessoas do país para servir ao estado. 

      A estabilidade não pressupõe desrespeito ao atendimento público. Se existe um problema, ele deve ser corrigido e eliminar a estabilidade não é solução. 

      3 – “Privilégios salariais do serviço público”, só se forem dos altos cargos do Legislativo e Judiciário, porque os concursados de cargos do Executivo e Baixos cargos do Legislativo e Judiciário não tem salários nababescos e são profissionais altamente capacitados. 

      4 – O número “exorbitante” de parlamentares são 513 deputados federais e 81 senadores. Para um país de 200 milhões de pessoas e 27 estados + DF é bem razoável. 

      5 – As relações espúrias do PT foram as memas do todos os partidos que já passaram por Brasília, se bobear até menos. 

      6 – Sim. Os altos cargos do judiciário são um problema. 

      7 – “Gastança estatal despudorada”. Gostaria de detalhes, pois o primeiro déficit, salvo engano, dos governos do PT veio em 2015 com a Dilma no meio de um processo de desestabilização com a aprovação de gastos excessivos pelo Eduardo Cunha na Câmara. LEMBRA ?!

      Não entendi esses questionamentos. 

      Acho que não é velhice, mas sim muita leitura de veja e afins….

       

    3. Esquerda

      “Há mais de 50 anos que voto na esquerda”.

      Puta que pariu!

      E cinquenta anos não lhe ensinou que nunca houve esquerda no país que tenha chegado ao poder?

      Você está se referindo ao PT?

      No discurso, no seu início, até poderia ser chamado de esquerda, mas no poder teve que fazer concessões à direita, ou quando então, ao centro para poder governar.

      As regras do jogo sempre foram essas.

      A direita na qual FHC se converteu, se é que podemos falar isso desse pulha, nunca foi socialista.

      Usou a fachada para se juntar com as forças progressistas nas Diretas Já. Embusteiro.

      O resultado é por demais conhecido.

      O maior salafrário e entreguista que o país já conheceu.

      Você, nos seus 50 anos no qual diz que sempre votou na esquerda, votou no FHC pensando que era de esquerda?

      É lógico, que se o fez, não vai confessar não é?

      O mal do Brasil sempre foi o funcionalismo público, um mantra absorvido pelos idiotas.

      Faça a média salarial de todos os funcionários públicos e veja quanto vai dar. Nunca fiz as contas, mas sem medo de errar, vai ser abaixo dos da iniciativa privada.

      A sua  safadeza é não dizer que os reis dos reis dos abastados do serviço público, estão no legislativo e no judiciário, e não no executivo.

      Pequise e você verá.

      Vem falar merda aqui numa situação de pré apocalipse culpando um partido político e os funcionários públicos?

      Você não tem o que fazer na vida não?

      1. Calma, Francisco!

        Calma: não votei em FHC, mas sim em Brizola e Lula (e Lisâneas Maciel  – sabe quem é?); Dilma I sim, Dilma II em branco….

        Entendo sua reação, você deve ser um dos servidores públicos abnegados e mal remunerados (que são a maioria).

        Se não tenho o que fazer?, a resposta é não. Já lhe disse que voto desde a eleição de Juscelino; já fiz muita coisa.

        Mas, compreenda, sou do tempo em que não se usava o adjetivo ‘lunático’ ou ‘maluquete’ para designar ladrões públicos de nossa maldisfarçada afeição. A gente chamava de ladrão mesmo. ou quadrilheiro, dependendo do estatus organizativo do malfeitor…

         

        1. Lisâneas Maciel

          Quantos anos você acha que eu tenho?

          Eu sou do tempo blá blá blá…

          Para o seu desgosto, não ganho mal não.

          Mas acho que faço jus ao meu salário.

          Eu quando entrei no serviço público tinha a plena consciência do tipo de vida que buscava. Sabia que não era para ficar rico, e assim continuo até hoje, feliz com o que faço.

          Se você generaliza, é lógico que vai ofender quem presta bons serviços publicos.

          Eu sou um deles. Disso eu me garanto e não vou aceitar generalizações.

          E não venha com nhenhenhe, calma Francisco!

          O seu diagnóstico para os males do Brasil é tão simplório, de forma que qualquer jumento que assumisse o governo, poderia de acordo com o seu raso conhecimento, resolver os nossos males de cinco séculos.

          Pô! Em cinco séculos ninguém pensou nisso?

          Então vamos lá:

          É so acabar com o funcionalismo público, ensino superior pago num país de escravocratas cuja elite tem horror que pobre chegue às universidades, culpar o PT pelas desgraças do país, e o que mais?

          Resolvido esses “gargalos” o Brasil está pronto para o futuro?

          Corrigidos esses “erros” o Brasil está pronto para ser do primeiro mundo?

          Todos em quem o senhor votou para cargos majoritários, eu também votei, e acho que votei bem.

          Só não votei no “Lysâneas Maciel” (é com y o seu nome) porque eu não era e não sou carioca, mas sempre votei no Freitas Nobre (o senhor conhece?).

          Da próxima vez, pô meu! escreva algo que eu possa aprender.

          Eu gosto de aprender, apesar da minha idade.

          Combinado?

          Te aguardo com um textão daqueles de arrebentar a boca do balão.

    4. Pois eu digo o contrário, não

      Pois eu digo o contrário, não votei em Juscelino, porque era menor, mas votei no Mal. Lott, contra o Jânio. Depois votei no Collor, no FHC duas vezes, depois no Serra, nunca votei no Lula nem na Dilma, mas devo reconhecer que quem mais fez pelas minorias desse país foi o Lula. Só abri os olhos agora, porque só nessa eleição comecei a perceber que houve um golpe contra o PT. Descobri que o Lula é preso político, e que em breve vão eleger um sósia de Hitler fajuto que avisa antecipadamente o que vai fazer com o País. Vai perseguir a oposição, vai se eleger ditador, vai entrar em guerra com a Venezuela, vai se afastar dos outros países da América do Sul, se aproximar dos EUA, vai entregar a Amazônia, etc. Por isso meu voto é #Haddad13.

    1. Vamos pra cima

      Só dá pra esquecer a eleição depois que ela acabar. Por enquanto estamos na disputa e estamos vivos. Vamos pra cima. Assita ao vídeo do youtube “A Batalha dos Aflitos”…

  14. Não é o presidente que faz um

    Não é o presidente que faz um povo, é um povo que faz de alguém  o seu presidente. Eleger Haddad não fará o povo do nosso país confiar no estado como agente viabilizador de evolução civilizatória. Nosso povo precisa aprender a separar o que é público do que é privado. Hoje qualquer “guarda da esquina” está no serviço público pensando-se como um tipo de analista ou gerentinho da iniciativa privada com a única diferença de que pode mamar nas tetas do estado.

    Só depois do nosso povo se conscientizar do nefasto que é a iniciativa privada dar pitaco no estado é que elegeremos alguém decente. Até lá teremos que amargar concentração de poderes econômico e político, truculência e ditadura do capital do dólar. A que Bolsonaro representa com perfeição. Nada é tão alinhado com a iniciativa privada corrompendo o estado quanto Bolsonaro.

    Mas creio até que quando o momento de empossar o estado pela sociedade chegar, haverá algo como houve a partir de meados dos ’80: a economia, gerida pela iniciativa privada, será vítima de inflação gigante e outros recursos para a “concentrada final, antes de deixarmos a democracia tomar o poder de nós”.

    Nossa sociedade ainda é muito imatura para ser socialista, acho… por enquanto estamos na ego trip natural às crianças.

  15. Xadrez da grande batalha civilizatória

    não adianta ninguém tentar se iludir e iludir as pessoas. porque é impossível iludir a História e a própria vida. Haddad não faz parte da solução e sim do problema.

    Haddad eleito será nada mais do que uma leve e momentânea desaceleração em direção a um abismo, cujo fundo parece não ter fim.

    Haddad não tem nenhuma proposta de superação da crise econômica (ou mitigá-la consideravelmente). ao contrário, vai acirrá-la.

    inclusive a crise de representação, com mais um estelionato eleitoral.

    Haddad foi escolhido por uma única pessoa: Lula. e também arbitrariamente decidiu mais uma vez alterar seu programa de governo, para se tornar mais e mais palatável ao setor dominante.

    enquanto a militância se desespera na luta por reversão de votos, em meio ao vira, virou, é o Lulismo quem acaba sempre se virando para declarar: “- Sérgio Moro ajudou o Brasil. Em geral ele fez um bom trabalho.”

    Haddad é apenas mais do mesmo do que nos trouxe até este atual desespero e humilhação. sim, porque estamos todos sendo humilhados pela Direita!

    mas Haddad e Lula só podem agir assim porque sempre contaram com a pusilanimidade de seus apoiadores.

    ou seja, se merecemos o desespero e a humilhação, cabe indagar: também merecemos a tortura?

    vídeo: Via transmissão de celular, Bolsonaro fala manifestantes durante ato na Av. Paulista

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=4QLOSaaymjk%5D

    .

    1. Excelente comentário

      Desta vez, sou obrigado a concordar, caro Arkx

      Haddad é apenas uma breve desaceleração antes do país cair no abismo.

      Haddad não tem nenhuma proposta para tirar o país da crise, além dele ter elogiado Moro, e dito que a lista tríplice é motivo de orgulhos para o PT, reafirmando que será mantida ( é pra rir ou pra chorar ?) . Isto depois de Haddad ter pedido apoio a Joaquim Barbosa (pasmem )

      O plano de segurança de Haddad é… por lâmpadas de led nas ruas e acabar com apolícia militar ( talvez ele ache que a polícia é que comete os assaltos….)

      Fora outras propostas estapafurdias do PT, como taxar exportações (Hã? ), aumentar o imposto de renda dos mais ricos para 37% ( aumentar impostos em plena recessão?), e outras asneiras de dar dor de barriga.

      Haddad não dura dois anos no poder, na primeira pedalada fiscal, arrancam ele do poder. E só vão deixar ele dois anos, para dar tempo de a crise se agravar muito mais e o PT levar a culpa.

      Enfim, até o meu cachorro governaria o Brasil melhor que o Haddad…Ele está mais perdido que cego em tiroteio.

      O negócio, creio é votar em branco e deixar o circo pegar fogo. A ditadura não vai durar mais que vinte ou trinta anos, tempo suficiente para acabarem com amazônia ( que levará a desertificação total do sudeste e centro oeste, arruinando nosso agro negócio, e nossas cidades, junto com a nossa indústria ), e tempo suficiente para esgotarem o pre sal que será doado para os países de primeiro mundo. 

      Se correr o bicho pega, se ficar ele morde…

      vida que segue…

      Saudações.

       

  16. a idiotice

    A IDIOTICE DE UM POVO

     

    Nós os habitantes deste país não merecemos viver neste quase paraíso. Um país com excelente terra para produção de alimentos com agua em abundancia, sol quase o ano inteiro, com a possibilidade de extrair da terra o mínimo de duas safras por ano. Com recursos minerais em abundancia, uma natureza exuberante, um clima agradável, sem grandes desastres naturais, sem a incidência de tufões, ciclones, terremotos, tsunamis e furacões.

    Temos todas as condições materiais para sermos a nação mais rica do planeta. Só não somos. E por quê?

    Por sermos indiferentes, insensíveis e não gostarmos de nos meter na política. Por sermos preguiçosos, por sempre esperarmos “ora deixa que alguém faça por nós o que precisa ser feito”. Não gostamos de nos envolver, não queremos ser responsáveis. Nós o povo gostamos de ver sangue, desde que não seja o nosso ou de nossa família. Somos avestruzes que enfiam a cabeça na terra quando os leões se aproximam com a esperança de terem a fome saciada antes de chegar a nossos traseiros.  

    Gostamos de contar vantagem sem nunca a ter obtido. Gostamos de falar mal de nossos vizinhos e conhecidos. Você viu fulano fez isso e ciclano como bebe. Achamo-nos inteligentes, porém, não conseguimos interpretar um texto, nos basta a manchete. Somos preguiçosos mentais e não o admitimos. A manchete é a lei a verdade suprema inquestionável. Você viu isto não pode continuar pau neles, põe na cadeia, mata o ladrão.

    Gostamos do circo e mal provamos do pão. Consideramo-nos religiosos, porém, somos o primeiro a não seguir os mandamentos de nossa religião.

    Adoramos falar bem dos americanos ou mal sem nem ao menos entender o significado do sentimento americano. Adoramos falar mal de nossa terra, nossos costumes e de nossa gente. Adoramos nosso complexo de vira latas.

    Não sabemos expressar nenhum sentimento de nação. Sabemos fazer planejamentos estratégicos para nossas empresas e não conseguimos esboçar um planejamento de nação. Não conseguimos nos identificar como integrantes de uma nação. Nós só somos indivíduos e não um povo. Nossos representantes nos três poderes são o retrato fiel nosso, nosso espelho, eles são nós. Eles não valem nada, pois também não valemos nada. Não nos damos ao respeito.

    Não respeitamos a lei e eles também não. Lei pra que lei.

    Primeiro precisamos nos identificar como um povo e aí deixaremos de ser idiotas e poderemos dar um segundo passo, mas primeiro precisamos nos tornar um povo para sermos uma nação verdadeira. Precisamos dar um basta nesta situação.

    Em primeiro lugar faz-se necessário recuperarmos a capacidade de nos indignarmos e a consequente reação ao sentimento de indignação, isto é precisamos passar a reagir, fomos solicitados por uma ação é necessário à reação, que é demonstrar a insatisfação de alguma forma e a melhor maneira de demonstrar é escrevendo ao menos aos amigos que estamos indignados com alguma coisa, colocando ao menos como e porque, e instigarmos nossos entes próximos a reagirem à nossa manifestação, que concordem ou discordem, e estes façam a bola crescer e subir a montanha, atingindo a figura contra qual nos indignamos para esta mudar sua atitude. Existem muitas situações no cotidiano contra as quais nos causam verdadeiro asco, e ficamos indiferentes, precisamos reagir e colocar para fora este sentimento. Vamos transformar as redes sociais em entidades conspiratórias de nossas indignações e não em transmissores de fofocas e bilitudes existenciais. Precisamos canalizar a reação na direção correta, não raivosamente, nossa reação não pode ser destrutiva e sim construtiva, não combatamos o mal fazendo outro mal maior. Vamos lembrar que uma foto sozinha não consegue traduzir a mensagem do filme, que por trás dela existem muitos fatos e estes podem ou não significar muitas versões que às vezes nos confundem e dificultam a obtenção da verdade. Escrever contra o que nos indigna não significa a verdade absoluta, ela só vem através de réplicas e tréplicas, das pessoas traduzindo e escrevendo o que pensam. Buscamos o consenso, assim procedendo estaremos contribuindo para mudar muitos comportamentos atuais.

    Li em um documento recentemente enviado pela fundação Obama : … Você expressa um entendimento de que a cidadania é maior do que qualquer pessoa….. ,   uma  verdade muito grande um pais é composto de cidadãos  e não de pessoas. Pessoas transmite um sentimento de individualismo egoísta necessário, porém, não essencial, ao contrário cidadãos traduz um sentimento de coletividade em busca do bem comum, não é suficiente o crescimento das pessoas individualmente, mas, sim o crescimento de todos como um todo o máximo possível dentro das limitações de nosso planeta. Não é humanamente possível todos terem uma Ferrari, é possível todos se locomoverem de um ponto a ponto do planeta no menor tempo possível. Esta é uma limitação planetária. Por outro lado não podemos aceitar que continuem existindo cidadãos que morrem de sede ou de fome todos os dias. Não é errado alguém ter muitos bens o errado é muitos cidadãos nada terem. Você não convencerá quem muito tem a dividir com quem nada tem, pois quem tem neste processo acabará nada tendo também. Mas se todos se dedicarem em construir um processo redistributivo com certeza aqueles que muito possuem não perceberão ou não se importarão em quem não tem ascender socialmente e com isso todos deixarão de serem pessoas para serem cidadãos. Em nosso país o que nos impede de continuarmos a avançar neste processo redistributivo é o egoísmo das pessoas.  O egoísmo é um sentimento que deve ser combatido diuturnamente em uma sociedade civilizada.

    Existem várias formas de egoísmo, em minha opinião a mais perversa é a omissão da verdade, o compromisso primeiro de um órgão de imprensa é a divulgação da verdade não da sua verdade ou do que um editor ou dono quer divulgar como verdade, mas a verdade dos fatos reais como eles são e acontecem, divulgando todos os lados do fato, não só um, ou só o que interessa, mas todos os lados. Este é o maior egoísmo privar um cidadão do que ocorre de verdade em seu país. Esconder, manipular, distorcer a verdade, estes são atos extremamente egoístas e abomináveis de um órgão de imprensa.  Em uma sociedade pretensamente democrática com separação e, clausula pétrea na constituição federal entre os poderes constituintes, executivo, legislativo e judiciário, o malfeito praticado por algum funcionário destes poderes, será mais facilmente identificado se tivermos uma imprensa livre e responsável pela divulgação dos fatos. Apesar de termos uma imprensa livre no Brasil não é o que acontece hoje na divulgação dos fatos, onde estes são continuamente manipulados em detrimentos de uns e favorecimento de outros. Isto é uma redundância se você manipula para prejudicar alguém é logico que está favorecendo outra pessoa.

    Informação é poder, mas este poder não pode ser usado para destruir e sim para construir um bem estar a todos os brasileiros. Hoje chegamos ao ponto mais baixo da imoralidade no uso da informação: usá-la para destruir uma candidatura espalhando mentiras pela rede social local onde não se consegue exercer nenhum tipo de controle. Esta manipulação da informação é de uma vilania insuperável demonstra uma falta total de caráter. Isto é odioso do ponto de vista civilizatório. Um retrocesso incrível.  E ainda vamos eleger presidente do Brasil o responsável por esta imoralidade. Realmente somos um povo idiota.

  17. Só existe uma solução
    Vou ganhar menos estrelas que o Arkx, mas …

    Fato é, a velha política apodreceu de tanta promiscuidade, a ponto da sociedade, estar chapada por um distúrbio comportamental que mesmo se o presidente eleito fosse um dos outros candidatos derrotados no primeiro turno, nem assim, o Brasil teria bom senso político, atualmente, isso é constatado pelos mais de 40 milhões de intenções de votos que Bolsonaro tem, sem contar sua tropa de alucinados eleita pelo Brasil afora.

    Contudo,só existe uma solução para que esse país volte ao remanso social da época do consumismo desregrado da era Lula: a eleição de Jair Bolsonaro, exatamente isso! Visto que o fracasso ou o remoto sucesso do ex-capitão automaticamente fará com que o Brasil se torne uma nação com um denominador minimamente comum, pois o organismo coletivo do brasileiro aflorado pelo ódio aos corruptos de qualquer espécie, projeta em Bolsonaro, o contra-ataque letal do cidadão a essas práticas imorais de parte dos políticos tradicionais ao custo de mais alguns meses de assepsia viral.

    Somente, após essa catarse mais ou menos prevista, como é com tudo no Universo, no futuro próximo, um Churchill qualquer tem grandes condições de viabilizar uma aliança entre as várias frentes democráticas dessa sociedade convalescida, isto é, terá o apoio necessário para conceber a ruptura do dilema gódio de contemplar um salário mínimo aos indivíduos mais carentes com as camadas elitizadas pagando esse preço e cedendo espaços coletivos ou avançar estrategicamente sem risco de golpes, a longo prazo, apenas para as novas gerações de brasileiros.

  18. Só espero que se o coiso

    Só espero que se o coiso vencer, o PT não reconheça a derrota. Foi uma eleição fraudada e precisa ser denunciada perante a OEA e o mundo. É preciso desmoralizar um governo presidido por presidente fascista eleito em uma eleição fraudada.  

    É certo que a ONU condenará o Estado brasileiro pela perseguição, condenação e prisão injusta do Lula logo no primeiro semestre de 2019. E é bem provável que o ex-presidente também seja laureado com o prêmio Nobel da Paz. 

    Imaginem a situação, o mundo acomapanhado os acontecimentos no Brasil, um golpe que derrubou uma presidente honesta, um ex-presidente que venceria as eleições e vencedor do Nobel da Paz preso injustamente e a ascensão de um governo manifestamente fascista eleito em uma eleição fraudada?

    Até agora o Bolsonaro foi pedra, quando for eleito vai se transformar em vidraça. Ele encontrará uma conjuntura extremamente hostil. O Congresso Nacional eleito em 2018 é o mais fragmentado da história, são 30 partidos na Câmara dos Deputados e 20 no Senado Federal, conseguir maioria será uma tarefa complexa que exigirá muita habilidade do presidente. 

    Também haverá muitas disputas entre os grupos golpistas. Não há unidade entre as forças que deram o golpe. A globo certamente não aceitará que a record seja privilegiada pelo governo. A Folha de São Paulo também não aceitará ser atacada por um governo com um presidente fraco como Bolsonaro. Haverá muitas forças antagônicas dispostas a se impor diante de um governo fraco.

    Outro fato, estamos muito próximos de uma crise econômica mundial que criará mais pressão ao governo brasileiro, que terá que resolver a questão do desemprego e do endividamento dos brasileiros. O governo deverá atender as expetivas de uma população com demandas de serviços públicos incompatíveis com uma agenda neoliberal proposta pelo governo.

    A ditadura militar iniciada em 1964 só foi possível graças ao milagre econômico. Hoje a situação é completamente oposta. Uma ditadura militar em um páis em recessão tem tudo para se transformar em um verdadeiro desastre. Em 1968 o Brasil crescia 10% e em 1973 chegou a crescer 14%, tal situação é praticamente impossível de ocorrer. Se o Brasil conseguir crescer 2% será muito e a taxa de desemprego de 13% exigiria um crescimento econômico robusto para ser revertida.

    São tantos os fatores que impedem uma retomada do crescimento econômico que torna improvável que o próximo governo conseguirá algum crescimento satisfatório. A PEC da morte inviabiliza investimentos públicos, a Argentina está a beira do colapso econômico que certamente atingirá em cheio a economia brasileira, a guerra comercial entre EUA e China fará o mundo tremer.

    Enfim, um provável governo Bolsonaro tem tudo para ser um desastre. Haverá muitas demandas frustradas e um líder incapaz de respoder à população. O Bolsonaro será um novo Collor bem piorado.

  19. ESSA ELEIÇÃO FOI FRAUDADA…

    Eu li o texto de Eliane Cantanhêde ela é tão FALSA quanto à emissora golpista que trabalha; tão fascista quanto a quem hoje ela defende… Ela pode ganhar quantos prêmios for que sempre será uma jornalista medíocre que faz jornalismo em tom de fofoca. Apesar de elogiar as palavras do ministro Celso de Mello hoje, não só Barroso e Fux, mas… Barroso e mais alguns ministros são a representação falsa da constituição, são os péssimos exemplos da suprema corte. Não é a toa que o Bolsolão e o filho do mesmo se sentem no direito de vomitar suas sandices e desafiar o supremo.

     

    Sabe por que Fux fez aquela pressão toda sobre o Fake News? Foi com a intenção de intimidar o PT, tanto é verdade que a primeira noticia que eles colocaram como Fake News foi a tal mensagem do PAPA quando enviou ao Lula um rosário que a tal “Agência Lupa” chegou carimbar no Brasil 247 como NOTICIA FALSA. A intenção dos avisos Fake News foi para o PT e acabou quebrando a cara, pois quem talvez, ele menos esperavam foi o que mais espalhou o tal Fake News e de quebra levaram pela cara do filho do Bolsolão desaforos e ameaça no qual depois pediu desculpas tendo sido prontamente atendido pela presidente do TSE. Queiram eles do TSE aceitar ou não, ESSA ELEIÇÃO FOI FRAUDADA desde o dia em que:

     

    1 – PRENDERAM O LULA para que ele não pudesse SER CANDIDATO;

     

    2 – Quando NEGARAM A DECISÃO DO COMITÊ DA ONU em FAVOR DO LULA;

     

    3 – Quando CANCELARAM mais de dois milhões ELEITORES;

     

    4 – Quando NÃO AGIRAM com a primeira, segunda terceira FAKE NEWS;

     

    5 – Quando NÃO INVESTIGARAM como certos políticos que nem conhecidos são como em MINAS O DO TAL ZEMA (NOVO) passar a frente do Fernando Pimentel isso sem contar e o tal JUIZ do RIO, ALÉM DISSO, TEM A INEXPLICÁVEL CAÍDA DILMA E SUPLICY, E A VITÓRIA ABSURDA PARA DEPUTADO DA JARARACAÍNA PASCHOAL. TUDO É MUITO SUSPEITO, SUSPEITO ATÉ DEMAIS; 

     

    6 – FOI FRAUDADA porque o TSE NÃO CANCELOU A ELEIÇÃO ou de NÃO TER IMPUGNADO Bolsonaro OU DE  NÃO TER CASSADO A CHAPA de Bolsonaro e Mourão.  

     

    A suspeita não é das urnas, MAS NAS COMPRAS DE VOTOS que com certeza houve. O TEMPO MOSTRARÁ A VERDADE, ou talvez nem precisemos esperar tanto, afinal graças ao bom Deus TEMOS JORNALISTAS SÉRIOS, HONESTOS E CORAJOSOS O SUFICIENTE PARA MOSTRAR A VERDADE. Pode ter certeza que essa eleição jamais será esquecida não como uma coisa boa, mas como uma coisa muito ruim e nojenta. Para completar a desgraça do TSE, ela PERDEU A CONFIABILIDADE, pois todas as eleições que houver daqui frente muita gente VOTARÁ COM DESCONFIANÇA E EM ULTIMO CASO NEM VOTAR VOTARÃO.

                       

  20. Para os donos do golpe, Bolsonaro tem prazo de validade!

    Até a Peça 4 é praticamente a gênese do fascismo!

    O problema maior agora é o que irá acontecer se o Bolsonaro perder!

    Poderá acontecer não uma guerra civil, mas um ataque a civis!

    Não há poder armado na oposição!

    Não se sabe ao certo quem dirige o Bolsonaro…

    Serão os donos do Golpe?

    Que tipo de acordo eles têm, pois o Merval Pereira continua em sua guerra santa contra o PT!

    Será uma lava-jato de acontecimentos diários!

    A cada dia alguém ou alguma coisa estará queimando em alguma praça transmitido pela TV!

    A barbárie quer sangue!

    Parece que vai continuar Temer…

    Quando vejo os generais que estão aterrorizando com suas falas, será que eles sabem do que sabe o bolsonaro?

    Há um uníssono quando o caso é o PT, Moro é considerado um dos reformadores, mas não se sabe se a globo está por trás disto tudo…

    Bolsonaro pode vir a ser uma espécie de “queima de arquivos” do golpe de 2016!

    Ele vai fazer todo trabalho sujo da república, com venda de estatais, alijamento da esquerda e enfraquecimento do parlamento e judiciário e assim que o povo se descontentar ele leva uma rasteira…

    Os donos do golpe vão usá-lo para seus intentos e quando se sentirem seguros, bolsonaro será descartado…

    O modo de ser do capitão não “ajuda” os negócios sensíveis dos financistas! 

    Ele será substituído…

    Por que é interessante você ver generais com capacidade intelectual terem uma visão tão primária do trabalho do Moro,  é cristalino entender que no fundo Moro é a rede globo! 

    Bolsonaro não é republicano, então não sobrará uma republica para um novo pleito nos moldes daquela que temos hoje!

    Isso é a coisa mais clara que pode se ver a partir de 2018 para 2022!

    E segundo desejo dele, não haverá oposição numa reeleição!

    1. Perdendo o coiso
       

      num primeiro momento os seus eleitores ficarão putos, mas não partirão para a agressão.

      Eles são como torcidas organizadas.

      Vão ficar frustrados e guardar a reação porque a desordem que achavam que poderiam promover não terá mais  respaldo.

      Os vencedores não deixarão de reagir.

      Por outro lado, quem for eleito, dificilmente irá governar.

      O congresso está podre.

      O judiciário vai entrar num pânico ainda maior por medo de represálias.

      A mídia entrará numa fase de virulência incontrolável.

      As bolsas cairão, o dólar vai disparar, os coxinhas mais abonados vai zarpar e as pressões internacionais começarão a ser insuportáveis.

      Se não souber costurar uma rendição discreta, o novo governante vai ver o país virar uma Venezuela.

      O brasil está na ora da ordenha. O capital não vai largar das nossas tetas enquanto não mamar todo o leite.

      De um modo ou de outro estamos em perigo.

      Perigamos até perder território de maneira ostensiva.

      FMI está na porta e a inflação também, embora não pareça.

      A Dilma deveria ter reagido ao golpe em 2013 quando das manifestações dos 20 centavos, já que foi ali que começou o golpe.

      Lembro-me que alguns senadores reuniram-se em grande preocupação, percebendo o perigo que aquele ato representava.

      Mas…

      Nem sempre  quem está dentro da política percebe tudo o que acontece na política.

       

       

      1. A gênese da ruína atual foi

        A gênese da ruína atual foi 2013, quando muitos se referiam àquilo como “a rapaziada que quer participar mais da vida pública”.

  21. Bolsonaro vai deixar as Forças Armadas sem função?
    Nassif, primeiro uma pergunta: o dono do Datafolha teria permitido a publicação da reportagem de Renata Lo Prete na FSP caso a vitória de Bolsonaro fosse líquida e certa? Conhecendo a família Frias, sabemos que não, jamais se exporiam à ira do Coiso, motivo pelo qual mantenho a fé numa superação dos quatro ou seis pontos de diferença real; mantenho a confiança de que a redução da desigualdade social empreendida por Lula não foi esquecida e que cada um dos 60 milhões de votantes que deixaram a miséria saberá reconhecer que a campanha eleitoral visa derrotar o autor dessa façanha e reinstaurar o primado da pobreza à mercê da filantropia dos mais ricos, suprimindo todas conquistas sociais que marcaram o PT na Presidência da República. Agora, sim, vamos à grande batalha civilizatória, com uma lembrança básica: a vitória de Lula não significou a redemocratização do país, assim como as Diretas Já e a Constituição de 88 não passaram de pequenos passos nessa direção. Houve, isto sim, uma anistia ampla e irrestrita para todos os golpistas e torturadores de 1964, bem como para os sobreviventes do massacre a que a cidadania ficou sujeita nesse período. Sem ser condenada, a ditadura ficou dormitando, à espera dos dias atuais, para ressurgir como panacéia para todos os males, contando com a consequência das aulas de Moral e Cívica que fizeram a cabeça das gerações que hoje oscilam entre a meia-idade e a velhice, bem como com a amnésia coletiva sobre aquele período, agravada pela piora da Educação e fim de disciplinas como História e Geografia, que poderiam retratar o inferno que se abateu sobre a Nação naquele período em que a palavra da moda, “carestia”, era sinônimo do direcionamento do dinheiro público para obras faraônicas e desnecessárias, deixando a maioria sem sustento, na miséria, enquanto o Governo via Esquadrão da Morte dizimava os jovens e os mais pobres, negros e desempregados. Quando tudo isto resultou numa dívida externa impagável e nossa dependência do FMI passou a impedir novos gastos faraônicos (e o consequente repasse aos mandatários fardados e seus beneficiados), os próprios milicos se auto-anistiaram e entraram em hibernação até que chegou Lula, pagou a dívida externa e tornou a “pátria” novamente um bom negócio que, com a ajuda dos cúmplices togados, os fardados se dispõem a reassumir, contando com o apoio do PIG, a doutrinação televisiva e os R$ 16 milhões investidos no exército digital que transformou os celulares em promotores de um ex-capitão expulso da corporação em “mito” que, sob o pretexto de combater a corrupção (depois de haver amealhado R$ 16 milhões em trinta anos como deputado sem nenhum projeto nesse interregno…) se propõe a abrir mão da Amazônia, um bioma florestal que recobre 49,9% do território nacional que cabe às Forças Armadas defender, como única e principal missão em tempo de paz. Ou seja, caso o ideário nazifascista do ex-capitão prospere e ele ganhe a eleição, até quando Exército/Marinha e Aeronáutica irão tolerar a perda de sua razão de ser – o território e as riquezas remanescentes que Bolsonaro promete continuar vendendo às nações e grupos internacionais interessados? A pergunta é pertinente, pois os bolsominions agora já se auto-intitulam “Brazil Sociedade Anônima”, veja só a audácia, natural para quem precisa apenas de um cabo e um soldado para fechar o STF…

  22. DEFESA DA DEMOCRACIA

    Excelente a exposição dos fatos históricos e dos fatores conjunturais indicativos da iminente ameaça de retrocesso político gravíssimo. O avanço do fascismo, favorecido pela deterioração das instituições, evidencia o risco de imposição criminosa de um governo ilegítimo, resultante de fraude eleitoral, produzida com o uso massivo de fake news. Diante desse quadro dantesco, no qual a liberdade do voto tem sido violada pela prática de indução deliberada a erro, através da disseminação eletrônica de calúnias, urge clamar pela mobilização da sociedade a fim de viabilizar a eleição de Fernando Haddad, para preservar a democracia e a dignidade humana.

  23. Desculpa gente, mas esses

    Desculpa gente, mas esses estrategistas do PT são dantescos……..

     

    Desde o começo do segundo já estava mais que claro que o coiso não iria a nenhum debate e a midia quadrilheira e sanguinária cancelaria os debates para não constrange-lo, ao contrario do que fizeram com Lula, quando deixaram uma cadeira vazia com seu nome……..

     

    Ficar insistindo em debater com ele é dar murro em ponta de prego enferrujado…….

     

    Agora mesmo é de chorar o baixo nivel dos entrevistadores daquele trokha que um dia foi um bom programa de entrevistas, na minha conclusão, boa parte não está a altura do país que os acolhe, merecem a barbárie……..sinto pela outra parte que irá sofrer junto com os alienados e paquidermes…….

  24. Mas há como evitar o retrocesso civilizatório?

    O problema é que, seja por ação seja por omissão, a elite brasileira resolveu recuar o país ainda mais.

  25. Vídeo “A destruição da
    Vídeo “A destruição da Amazônia por Bolsonaro!”
    https://m.youtube.com/watch?v=7pGlvhHHe4E
    Vídeo incrível q denuncia a possível maior devastação da Amazônia,precisa ser denunciado isso urgentemente,campanha de Haddad precisa se descaracterizar de propaganda política e ser informativo às graves ameaças caso Bolsonaro seja eleito isto surpreenderá as pessoas e lhes atrairá a atenção a questão não é mais ser contra um partido mas ser um país soberano,íntegro,da paz,p brasileiros e não um país só de negócios e exploração do povo trabalhador,suas terras e remeter os lucros p fora !VIVA O BRASIL,BRASIL ACIMA DE TODOS,MEEESMO(não na hipocrisia,despertem!!)

  26. TelexFree

    A maior penetração da TelexFree foi no meio evangélico.

    O mesmo ocorre agora, com o coiso.

    Não sei se em razão das estratégias digitais ou ignorância em estado bruto.

    1. Boa parte dos evangélicos

      Boa parte dos evangélicos pensam apenas em “se dar bem”.

      Eles crêem que Deus os ajudará, os protegerá, e que se exploda o resto ao redor deles.

      Não vão ao culto pela prática do amor e da bondade, mas apenas pela suposta proteção e benção Divina.

  27. …de um país em surto ético e existencial…

    …de um país em surto ético e existencial…

    .

    Quando a grande mídia incentivou a barbárie, o ódio, a “legitimação da exceção” contra Lula e o PT via Judiciário e agressões nas ruas, ela acreditava que poderia controlar as forças do inferno que se abririam… Estúpidos! Ninguém controla a besta quando esta sente o gosto de sangue, pior, intui que o país aos poucos se ajoelha diante dela, a besta-fera selvagem,  horrenda e homicida.

    .

    Três vídeos que asisti ontem, a antivisão das entranhas de todos os infernos, me deram a dimensão real do que nos espera em caso da vitória de Bolsonaro.

    O primeiro vídeo, o de Eduardo Bolsonaro expondo de modo totalmente transparente o que pensa e sente, como já enxergava o país como um feudo particular de um NOVO IMPÉRIO, o império militar, pior, do pequeno mas hoje dominante grupo dos militares de extrema direita, gente que espelha a alma de seu pai, o venera, e certamente estão dispostos a “pagarem para ver” qualquer aposta que hoje, venha contra seus interesses.  E não se trata só da icônica frase sobre “o que basta para fechar o STF”, que ele solta como um deboche, um escárnio medonho à toda a nação…. “A gente até brinca lá, cara…. não precisa nem de um jeep para fechar o Supremo….. Bastam um soldado e um cabo”….. e a piada final, macabra: “sem desmerecer o soldado e o cabo…”

    Mas nesse vídeo, o discípulo encarnado do pai demonstra um entendimento claro, exato, sobre QUEM MANDA NO PAÍS HOJE, ao falar do juiz Sérgio Moro.  “O STF não tem culhão, hoje no Brasil manda quem pode…. Olha o Moro, por exemplo, no caso do mandado da soltura do Lula…. Ele peitou um desembargador de segunda instância, e todo mundo obedeceu…. O cara tem culhão!” – Numa sentença que nos humilha e degrada enquanto um ex-país democrático, uma ex-nação civilizada, um ex-Estado de Direito…..  Eduardo Bolsonaro expressou um pensar/intuir/sentir de todo o povo brasileiro…. Intituições, homens, congressistas, ministros do Judiciário, mídia, sociedade, todos sabemos as peossoas que têm o poder de fato em suas mãos, quais os limites e “campos de atuação” de cada uma delas, e o quanto as instituições e autoridades estão OBRIGADAS A SE CURVAREM às decisões monocráticas dessas pessoas, porque na verdade paira no ar uma certa sensação de que “não poderiam fazer nada mesmo que quisessem…..”

    Foi essa a mensagem que o filho da Besta passou aos seus ouvintes: “O Brasil é um país derrotado internamente porque as instituições estão em frangalhos, são uma fachada patética para todos fingirmos que elas ainda têm algum poder…. O poder hoje está segmentado em certas mãos, e é assim que a banda toca….”

    Por isso a resposta covarde, indigna, canhestra, ridícula, de Dias Toffoli a uma afronta desse vulto, que merecia voz de prisão em qualquer país de ambiente social normal.  Um mero afirmar que o Judiciário é necessário à democracia….. A família Bolsonaro deve estar até agora mergulhada em risos e certamente sentindo um enorme desprezo de um presidente do STF tão pequeno e tacanho……

    .

    O segundo vídeo é de um coronel chamado Carlos Alves, que destila ódio, fascismo, autoritarismo e fanatismo, ofende e agride a ministros do STF, avisa a todos que se tentarem qualquer “manobra ilegal” contra Bolsonaro, o exército intervirá, e deixa claro o massacre que cairá sobre a esquerda brasileira, os movimentos sociais, en fim, uma mensagem cristalina “de que o Brasil aogra tem um novo dono”…..   Poucas vezes me senti tão enojado e estarrecido na vida, o vídeo é a negação de tudo o que é humano e minimamente civilizado, de tão bestial.

    .

    Por fim, o terceiro vídeo, a já virilizada sentença do próprio candidato, sobre o que fará com petistas e esquerdistas em geral: os que não se curvarem à nova ordem, que se exilem, ou serão presos.

     

    A essa altura, até a Globo, todo-poderosa, já está totalmente ciente que, diante de um poder armado e radical, nem ela sobreviveria sem se curvar, sem se ajoelhar ao novo imperador……  Quem fala com tanta naturalidade assim em fechar o Supremo Federal do país temeria fechar a Globo? Obviamente que não.  Teremos então um poder ABSOLUTO E ABSOLUTISTA concentrado nas mãos de uma famíília insana, violenta e sem qualquer limite humano, moral, ético, etc., etc..   Teremos no Brasil a essência do que foi a Alemanha hitlerista.

     

    Mas o mais deprimente desse inacreditável processo que vivenciamos, não é a existência de seres bestiais a esse nível. É assistirmos quase que impotentes à explosão de apoio, solidariedade, fanatismo com que imensa parte de nossa sociedade abraçou a “causa bolsonariana”. Para nosso horror, é nas classes mais endinheiradas e estudadas que as pesquisas apontam a maioria absoluta dos votos em Bolsonaro.

     

    É por essas consequências trágicas, imprevisíveis e que fogem depois a todo e qualquer controle, que NÃO SE BRINCA DE DESTRUIR AS INSTITUIÇÕES, A DEMOCRACIA, como fez a nossa grande mídia e os personagens sórdidos do MPF e o Judiciário, como o juiz Sérgio Moro, o procurador Rodrigo Janot, os procuradores da Lava jato, os delegados da Polícia Federal como ´Érika Malena e seus assemelhados, todos pessoas comuns alçadas a “paladinos da justiça”, todos inebriados com a fama e o sucesso inesperados em suas vidas medíocres, todos aprendendo aos poucos o serem sádicos, perversos, desumanos, com aqueles que não tinham como se defender do massacre a eles impostos, Lula, Dilma, e todo e qualquer um que se tornasse um alvo de sua sede de poder absoluto…..  A morte do reitor Cancellier é uma das tristes consequências desse horror, dessa selvageria, do sadismo canalha dessa gente sórdida….

     

    Estamos colhendo EXATAMENTE O QUE PLANTAMOS, enquanto nação, esses personagens medíocres e nossas elites e classes médias doentes, preconceituosos, mergulhados em um narcisismo de classe secular e perverso.

     

    É portanto uma sociedade ENFERMA, ignara, já sem valores éticos e existenciais que colocará em estado de euforia um ser miserável como Bolsonaro no poder.

     

    Acostumemo-nos! A se confirmar essa tragédia, tudo o que experimentamkos nos últimos anos entre lágrimas de sofrimento, perplexidade e indignação será “fichinha”.

     

    É como o apocalipse ocorrendo em nosso país, assim eu me sinto: “E a besta e a serpente saíram do inferno para dominar a muitos….”

     

    É isso o que nos aguarda.

  28. São João da Cruz foi um

    São João da Cruz foi um místico, sacerdote e frade carmelita espanhol, considerado o grande reformador da Ordem Carmelita e que, juntamente com Santa Teresa de Ávila, fundou a Ordem dos Carmelitas Descalços.

    Conhecido por suas obras literárias, o seu tratado A Noite Escura da Alma é considerado o ápice da literatura mística espanhola.

    A partir do poema escrito no século XVI, o tratado lançado posteriormente consiste em um comentário ao próprio poema, onde São João narra a jornada da alma desde sua morada no corpo físico até o encontro com Deus.

    A ‘Noite Escura’ de que trata, se refere à escuridão, cujos vários níveis e estágios sucessivos representam as dificuldades que se apresentam no processo de purificação e avanço em direção à luz.

    São João, assim como outros santos que descrevem suas próprias experiências místicas nessa travessia – como Santa Tereza D’Ávila e Santa Tereza de Lisieux – propõe que o único caminho é seguir adiante, apesar da insegurança, do medo, da própria cegueira, pois é fundamental ao processo de amadurecimento lidar com todas essas emoções.

    Ora, há a alma individual, mas também a coletiva, como esclarecem várias obras alquímicas. Não tenho dúvidas que a alma brasileira está em crise profunda: como sociedade passamos por cima de várias questões, deixamos vários esqueletos no armário, há vários fantasmas do passado que agora se apresentam para cobrar a conta. Não vamos avançar civilizadamente sem lidar com eles. É trágico, é doloroso, mas necessário.

    “Nada acontece em vão e nenhuma situação em que nos encontramos mergulhados é completamente refratária ao amor”, disse o Papa Francisco há exato um ano. “Nenhuma noite é longa a ponto de fazer esquecer a alegria da aurora. E quanto mais escura é a noite, mais próxima é a aurora”.

    Força, meus caros.

  29. A Fakeada de Bolsonaro em

    A Fakeada de Bolsonaro em juiz de Fora (lá começou a revolução de 64) já entregou o propósito do império dos EUA de manter a tecnologia do seu dinheiro como conversão grátis para o domínio mundial das nações. As conspirações em todos os países do mundo são justamente estratégias para conquistar as riquezas reproduzidas por um papel verde, sujo de tinta e de sangue.

    Agora, através dos vídeos de roubos de dados das pessoas, passamos a confirmar que a ferramenta tecnológica da internet também aprisiona o mundo sistemático da escravidão dos povos. 

    A internet tem por objeto a deliberação do nosso contrário, porque nela entramos com os nossos bens em troca de coletar um lugar de penhor; pelo crédito de que deliberamos servir as transformações de como são as nossas coisas de verdade: São as pessoas se transferindo ao dinheiro digital, sem descobrir que realmente passam a pertencer a um grupo de criadores de uma versão humana feita da mentira, para uma rede de bancos e de técnicas de Wall Street, serem os intermediários das coisas invisíveis que roubam a forma dos valores da vida.

    Quem imaginava que Bolsonaro é um compartilhamento personificado dessas manipulações de soberania? Basta dar credibilidade ao presidente, para que aquele futuro das revoluções venha se manifestar mais forte ainda com a legitimidade dos ladrões de poder, sobre as nações e pessoas que ousarem tentar deliberar e calcular os seus próprios destinos. 

    Sabe o que é mais interessante, o período militar alimentou o fundamento profissional de todos os escalões do exército, que são treinados para servir na guerra. Os sonhos necessários de toda profissão é um dia colocar em prática afinal o que foi treinado.  Se no Brasil o coronel Ustra é reconhecido torturador e herói, e seus princípios passam por um sonho da ditadura militar; talvez, pelo menos, por essa ação profissional, os brasileiros dizem respeito à liberdade de pensamento de Bolsonaro.

     

  30. Exame psicotécnico para dirigir carro. E para dirigir um país?

    No Brasil qualquer pessoa que queira dirigir um carro tem de fazer psicoteste para se aferir se ele pode dirigir sem causar risco a si próprio e a terceiros. Ou seja, tem de ser habilitado, ter sua carteira de motorista.

    E para dirigir o Brasil?

     

     

     

  31. Exagero

    Quanto exagero!

    Respeitem as urnas, o voto da maioria. A mesma maioria que, se necessário, irá retirar Jair Bolsonaro do poder, daqui há 4 anos, se ele trair os valores constitucionais.

    E preparem-se para atuar pensando no futuro da nação, sem ressentimentos eleitorais.

    1. Bom, em primeiro lugar seu

      Bom, em primeiro lugar seu candidato ainda não ganhou, portanto, espero que tanto ele quanto você sigam suas considerações com afinco em caso de vitória de Haddad. Em segundo, quem anda ‘exagerando’ falando em matar, prender e expulsar aqueles julga opositores; quem fala em fechar STF, prender juízes, quem anda ameaçando e atacando aqueles que são diferentes, logo, não respeitando o outro lado é seu candidato. Em terceiro, o Nassif tem lado e assume; está comentando, questionando e apontando aspectos que considera sérios aberta e democraticamente. Onde está o desrespeito às urnas?  

    2. Exagero

      Sr. Jordan Martins,

       

      Com o devido respeito mas, é muita inocência achar que, alguém que não tem o mínimo de respeito pelas instituições – e seu entorno – que tem como substituto alguem que defende o autogolpe, amanhã, em face dos desmandos que venha a cometer – e dá sinais claros de que os fará – será apeado do poder pela via institucional. O que Bolsonaro prega, e as palavras e conclusões não são minhas – é a volta dos militares ao poder com todos os requintes do período 1964-1978. 

      1. Sinceramente, não acredito

        Sinceramente, não acredito nisso. Acredito realmente que nossas instituições irão prevalecer.

        Nunca acreditei no terrorismo que empresários como Mario Amato e A. Ermínio de Moraes fizeram quando Lula estava para se eleger (e se elegeu). Nunca acreditei nem acredito na implantação do comunismo etc sob a égide do PT. Temos uma Constituição que traça nossos desígnios, e eles têm prevalecido.

        1. Seriam as mesmas instituições

          Seriam as mesmas instituições que permitiram o golpe de estado? Que perseguem Lula? Ah sim, estão prevalecendo mesmo!

  32. Xadrez da grande batalha…

    Caro Luis, boa noite:

    Estou justamente vindo de 9 dias sem internet na minha humérrima casa; o assistente técnico da operadora teve um trabalhão para restabelecer minhas linhas de fone fixo e internet. No final, ele declarou: tem um cara retirando todas as linhas desta região (!), mas eu vou pegar ele!

    Depois, contabillizei: fiquei incomunicável nos dias 29/09 e  3,4, 9 e 10/10 e desde o 19/10 até hoje; e o insuspeito técnico resmunga aquela denúncia, que acho gravíssima: se estão atacando a comunicação digital de lares de aposentados, como é o meu caso, imagine do que não capazes com fontes verdadeirlamente importantes como blogs e midia em geral?  

    Sou tão simples e pouca que não me intimido; continuarei tranquilamente militando pró Haddad//Lula na comunidade e na minha ínfima rede. Sabe-se que as famosas urnas são fraudáveis, mas têm limites; do contrário jamais teríamos ganho qualquer eleição; por isto, sigo firme na luta.

    Saudações democráticas,

    Doris Gibson  

  33. O grotesco e também ridículo

    O grotesco e também ridículo desta situação brasileira atual é ter um nada como esse medíocre e insignificante Bol$$onaro liderando a perspectiva da eleição presidencial. Ah, o que o maldito “controle remoto” da Dilma nos tem feito e faz passar…

     

    #Haddad13

    1. Arf.

      A falta de iniciativa de Dilma e do PT (lembre-se que Lula sequer tocou no assunto entre 2002/2010) pode ter vários motivos, desde a covardia, a incompetência, mas principalmente, a percepção da governante Dilma que não havia forças e capital político capaz de propor essa empreitada e levá-la a cabo.

      Então, para não dizer que não se preocupava com o tema, disse essa asneira.

      Ela estava errada, certa ? Não sabermos nunca!

      O fato é que na conjuntura brasileira, com os oligopólios cruzados de mídia que controlam TODA a produção de conteúdo, seria pouco provável que ela tivesse sucesso.

      Com a chegada das plataformas digitais e as chances de convergência então, aí é que a vaca foi para o brejo!

      Os Kirchner apostaram na derrubada do grupo Clarin…se fuderam.

      Chavez e Maduro apostaram nessa direção, e a Venezuela não parece muito melhor que a gente, mesmo que entendamos que o boicote e sabotagem dos EUA é fator preponderante da crise de lá.

       

      Olhemos os países chamdos mais civilizados (essa hierarquia é uma tolice, eu sei, mas muita gente aqui gosta dela):

      Na Europa, onde há uma gama de pluralidade (supostamente) maior que aqui nos trópicos, eles seguem elegendo “NADAS”:

      França quase colocou Le Pen no poder, e olha que Sarkozy e o almofadinha atual, o Macron, não são lá grande diferença da agenda dela.

      Itália…bem, o que dizer os palhaços comedores de massa? 5 Estrelas para eles?

      Alemanha e Inglaterra estão soterradas pela ortodoxia liberal há anos! 

      Os EUA com Trump.

      Então meu amigo, o central é compreender que não há possibilidade de avanço democrático no capitalismo e suas instituições, principalmente a mídia, por mais plural que ela queira se fazer parecer!

      Antes de falar bobagem, respire, conte até mil se necessário for…

  34. Por favor se manifeste: O que há de verdade nessa publicação?

    João Bruni

     1 h ·  

    Eleonora de Lucena, na Folha

    “Não adianta pedir desculpas daqui a 50 anos

    Ninguém poderá dizer que não sabia. É ditadura, é tortura, é eliminação física de qualquer oposição, é entrega do país, é domínio estrangeiro, é reino do grande capital, é esmagamento do povo. É censura, é fim de direitos, é licença para sair matando.

    As palavras são ditas de forma crua, sem tergiversação –com brutalidade, com boçalidade, com uma agressividade do tempo das cavernas. Não há um mísero traço de civilidade. É tacape, é esgoto, é fuzil.

    Para o candidato-nojo, é preciso extinguir qualquer legado do iluminismo, da Revolução Francesa, da abolição da escravatura, da Constituição de 1988.

    Envolta em ódios e mentiras, a eleição encontra o país à beira do abismo. Estratégico para o poder dos Estados Unidos, o Brasil está sendo golpeado. As primeiras evidências apareceram com a descoberta do pré-sal e a espionagem escancarada dos EUA. Veio a Quarta Frota, 2013. O impeachment, o processo contra Lula e sua prisão são fases do mesmo processo demolidor das instituições nacionais.

    Agora que removeram das urnas a maior liderança popular da história do país, emporcalham o processo democrático com ameaças, violências, assassinatos, lixo internético. Estratégias já usadas à larga em outros países. O objetivo é fraturar a sociedade, criar fantasmas, espalhar medo, criar caos, abrir espaço para uma ditadura subserviente aos mercados pirados, às forças antipovo, antinação, anticivilização.

    O momento dramático não permite omissão, neutralidade. O muro é do candidato da ditadura, da opressão, da violência, da destruição, do nojo.

    É urgente que todos os democratas estejam na trincheira contra Jair Bolsonaro. Todos. No passado, o país conseguiu fazer o comício das Diretas. Precisamos de um novo comício das Diretas.

    O antipetismo não pode servir de biombo para mergulhar o país nas trevas.

    Por isso, vejo com assombro intelectuais e empresários se aliarem à extrema direita, ao que há de mais abjeto. Perderam a razão? Pensam que a vida seguirá da mesma forma no dia 29 de outubro caso o pior aconteça? Esperam estar livres da onda destrutiva que tomará conta do país? Imaginam que essa vaga será contida pelas ditas instituições –que estão esfarrapadas?

    Os arrivistas do mercado financeiro festejam uma futura orgia com os fundos públicos. Para eles, pouco importam o país e seu povo. Têm a ilusão de que seus lucros estarão assegurados com Bolsonaro. Eles e ele são a verdadeira escória de nossos dias.

    A eles se submete a mídia brasileira, infelizmente. Aturdida pelo terremoto que os grandes cartéis norte-americanos promovem no seu mercado, embarcou numa cruzada antibrasileira e antipopular. Perdeu mercado, credibilidade, relevância. Neste momento, acovardada, alega isenção para esconder seu apoio envergonhado ao terror que se avizinha.

    Este jornal escreveu história na campanha das Diretas. Depois, colocou-se claramente contra os descalabros de Collor. Agora, titubeia –para dizer o mínimo. A defesa da democracia, dos direitos humanos, da liberdade está no cerne do jornalismo.

    Não adianta pedir desculpas 50 anos depois.”

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador