Aliança antinacional faz de Rodrigo Maia o “Temer de Temer” e deflagra o “golpe dentro do golpe”, por Daniel Samam

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Aliança antinacional faz de Rodrigo Maia o “Temer de Temer” e deflagra o “golpe dentro do golpe”

por Daniel Samam

A aliança antinacional, formada pela Rede Globo, pela Banca (capital financeiro) e a “tigrada” (setores da burocracia estatal como Ministério Público (MP), Polícia Federal (PF) e do Judiciário) não dá ponto sem nó. Toda essa ofensiva contra Michel Temer (PMDB-SP), desde a publicização das gravações do vagabundo Joesley Batista, da J&F, tem o objetivo de derrubá-lo e colocar em seu lugar o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para dar continuidade às contrarreformas. Em suma, é radicalizar a agenda de retirada de direitos e de desmonte do Estado proveniente da vendeta neoliberal.

Nesse sentido, o jornal Valor (7) explicita a tática da aliança antinacional: na matéria “Temer perde apoio e Maia já se articula com mercado”, o jornal revela que “Maia tem tido encontros com investidores e analistas dos bancos Santander, Itaú e Banco Société Générale Brasil, de corretoras como XP Investimentos e BGC Liquidez, de empresas de análise, e economistas, como o diretor-presidente do Insper, Marcos Lisboa.”

É público e notório que Maia tem pouca experiência para assumir o mais alto posto de comando político do país, embora tenha bom trânsito no parlamento. Maia precisaria manter a lógica de governo parlamentar, uma espécie de semipresidencialismo à brasileira, como foi construído por Temer e o consórcio – do qual Maia faz parte – que tomou de assalto o Planalto no golpe de 2016.

Mas, para garantir sustentação, é necessário que as duas principais demandas da Banca estejam asseguradas. Uma, é a manutenção da política econômica, com a manutenção e maior autonomia para a equipe capitaneada por Meirelles. A outra é a garantia de aprovação das contrarreformas trabalhista e da Previdência sem prejuízo dos textos originais. A goela da banca é larga. E Maia é totalmente alinhado a essa agenda.

O relatório do deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), lido na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara que recomenda o prosseguimento da denúncia contra Temer não deveria, em hipótese alguma, ser comemorado pelo campo progressista e de esquerda. Temer derrubado pela aliança antinacional não é nada bom, pois significa abrir caminho para as contrarreformas. É muito melhor um Temer moribundo e sem capacidade alguma de governar.

Concluindo, não importa quem sente na cadeira presidencial. Meirelles e seus asseclas da equipe econômica são intocáveis. O objetivo do golpe sempre foi instaurar uma política econômica completamente servil ao capital financeiro e ao rentismo.

Daniel Samam é Músico e Educador. Coordena o Núcleo Celso Furtado (PT-RJ) e é editor do Blog de Canhota.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. . . .Rodrigo Maia pior do que Temer. . .

    Acho bom mesmo que Temer seja destronado do cargo de Presidente da República, que ele sinta o Temer do Temer, mas o que quer o mercado (Banca Financeira, Fiesp) e a rede Globo? Rodrigo Maia não fará nada diferente do que Temer vem fazendo, aliás Temer tem jogando pesado no sentido de aprovar todas as reformas neoliberais de retirada de conquistas de décadas dos trabalhadores brasileiros. Será que Rodrigo Maia conseguirá ser pior do que Temer nesse sentido?

  2. O termômetro é o Rio de Janeiro

    Prevejo que em pouquíssimo tempo, hordas de famintos invadirão supermercados, saquearão caminhões com cargas alimentícias, até pipoqueiros serão esfaqueados por famintos, a classe abastada terá que sair dos seus condomínios acompanhados por comboios de seguranças, viaturas policiais só poderão transitar em comboios e com armamentos de guerra, os politiqueiros e figuras televisivas só conseguirão sair de suas casas razoavelmente seguros se estiverem disfarçados (inclusive com maquiagens) etc…

    Seremos um haitizão, mas com a violência no mesmo nível ruandense .  

      1. Aqui no RJ, a desorganização

        Aqui no RJ, a desorganização da violência faz com que os pobres sejam as primeiras vítimas :

        Violência faz empresas de ônibus mudarem sete linhas no Rio de Janeiro

        Um dos ônibus destruído na região de Antares – Foto: Jadson Marques/Futura Press

        De acordo com Consórcio Santa Cruz, quatro veículos foram atacados na região da comunidade de Antares em um mês

        ADAMO BAZANI

        O Consórcio Santa Cruz que opera linhas urbanas no Rio de Janeiro mudou sete linhas de ônibus que passam pela avenida Ucrânia, perto da comunidade de Antares, na zona oeste da cidade.

        O motivo são as constantes ações criminosas e ataques aos ônibus na região.

        De acordo com nota do Rio Ônibus, que é o sindicato que reúne as companhias, em cerca de um mês, quatro ônibus foram destruídos em ações criminosas na região. Dois destes veículos na manhã desta quarta-feira, 14 de junho de 2017.

        Em novas ações criminosas, dois ônibus foram incendiados na manhã de hoje. Um coletivo da linha 428P (Campo Grande x Itaguaí) foi completamente destruído na avenida Urucânia e outro da linha 756 (Santa Cruz x Coelho Neto) foi queimado na avenida Antares… Vale lembrar que há um mês dois ônibus das linhas 840 (São Fernando x Campo Grande) e 756 (Santa Cruz x Coelho Neto) foram incendiados na mesma localidade também em ataques criminosos.

        A entidade lembra ainda aqui desde 2016, 103 ônibus urbanos foram incendiados no estado do Rio de Janeiro, uma média de um ônibus destruído a cada cinco dias. Desde janeiro deste ano até esta quarta-feira, foram 60 veículos incendiados.

        O prejuízo do setor ultrapassa os R$ 46 milhões, recursos que poderiam ser investidos em melhorias no sistema de transporte. Como não há seguro para esse tipo de sinistro, as empresas absorvem todo o custo de reposição; e os passageiros são os principais prejudicados com a redução da oferta de transporte. 

        Diante dos graves efeitos do desequilíbrio econômico-financeiro das empresas do Rio com a não concessão do reajuste da tarifa, somada à crise financeira que reduz o número de passageiros e à recente escalada de ataques criminosos aos ônibus no Estado do Rio, não há viabilidade para a reposição dos veículos destruídos.

        É importante ressaltar que um ônibus novo com ar-condicionado tem custo aproximado de R$ 450 mil. Em seis meses, um ônibus pode transportar cerca de 70 mil passageiros. – finaliza a nota.

        Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

        Compartilhe:

         

  3. Nós sempre soubemos qual era

    Nós sempre soubemos qual era o único caminho que isso tudo tomaria e sempre soubemos, também, qual é o único caminho que nos pode levar à legalidade: muita bravura e patriotismo. E isso depende apenas de nos dispormos a lutar.

    Qualquer mudança que quisermos fazer a esta altura do campeonato tem de passar pela violência popular; revolução mesmo.

    Vai daí, conhecendo o valor e o patriotismo das Forças Armadas – e não me refiro aqui aos Bostonadas da vida – tenho a firme convicção de que, a partir de nós, o povo, teremos a cobertura delas e o freio-de-arrumação que darão expulsará de vez a intenção malévola e a corja que domina o Brasil de bem longe… sem se comprometer.  

  4. Cilada

    A disposição dos golpistas é de ir até o fim…

    Depois do posicionamento do presidente do STF, para mim não resta nenhuma dúvida de que nada os fará sair desta rota.

    Nada do que se diga que poderá dar errado os demoverá desta idéia!

    A não ser o povo, é claro.

    Mas a julgar pela mobilização, as pessoas não estão se dando conta do que acontecerá…

    Parece que as pessoas estão achando que é um problema dos pobres, dos outros…

    Há um desinteresse anormal para uma questão tão importante!

    E que a classe média, funcionários públicos não seriam afetados, o famoso – isso não acontecerá comigo…

    Carteira assinada não significa nada ou acreditaram nos golpistas quando falam que grande parte das pessoas não tem carteira assinada?

    Será que a solução para a falta de carteiraa assinadas é precarizar os que estão com as carteiras assinadas?

    Se uma empresa aderir, explorar seus funcionários e reduzir preços pelo menor custo de mão-de-obra, obrigará seus concorrentes a adotarem a mesma politica de emprego.

    Isso vai se alastrar como praga, como um elixir da vida eterna nos negócios!

    Em empresas de mão de obra intensiva e sem um grau maior de escolaridade vão devsatar os trabalhadores!

    Os contingente de reserva de Marx voltará a fazer sentido no Brasil

    Isso será efeito cascata e deve produzir redução de arrecadação que se refletirá nos impostos e FGTS, repasses da União aos municípios que pressionados irão buscar essa “solução” e dos municipais, para estaduais e federais…

    Isso chegará no funcionalismo publico, dia menos dia…

    Somente os funcionários com alta qualificação estarão mais protegidos, mas não imune as trocas de serviços e concorrência que será maior.

    Isso serve apenas para a minoria.

    Sem dúvida a desmotivação durará décadas por um motivo…

    As pessoas compreenderão que caíram numa cilada e ai passarão o resto da vida reclamando de qualquer coisa.

    Pela mobilização, pelo enganjamento do STF lavando as mãos – isso vai ser implementado!

    1. A “motivação” é outra

      “A disposição dos golpistas é de ir até o fim…”

      “Nada do que se diga que poderá dar errado os demoverá desta idéia!”

       

      Não se trata de disposição e nem de idéia. É FACA NO PESCOÇO. DE TODOS.

      Também, em não poucos casos, tem outros “argumentos”.

  5. Alibaba fica
    Depois que seus 50 ladrões fizeram o combinado, Alibaba fica mais forte. Afinal, os patrocinadores sabem agradecer seus parceiros. 172 votos? É só ressuscitar aqueles do golpe que não apareceram mais nem uma vez depois. Claro, nas mesmas condições garantidas por Joesley e CIA. Trabalho para Skaf e sua gente.

  6. O maior erro: “É muito melhor um Temer moribundo e sem ……

    “É muito melhor um Temer moribundo e sem capacidade alguma de governar.”

    O que pode significar a todos esta frase?

    Ela tem duas direções, a primeira é que a presença de Temer no poder significa a falência do atual sistema oligárquico por um sangramento sem fim e com o desmonte completo da economia brasileira, pela não existência de um projeto nacional, enquanto por trás disto o Imperialismo Internacional, que é ciosamente escondido no desenvolvimento do artigo, continuaria por outras vias consumindo a riqueza nacional.

    A segunda direção é que com a derrubada de Temer assume diretamente o Imperialismo Internacional através da Banca Nacional dependente do grande capital. Esta poderosa associação teoricamente teria melhores condições de delapidando o mesmo patrimônio nacional, como na primeira via, mas com maior capacidade de investir. Porém esta segunda hipótese esbarra num grande obstáculo que mesmo parecendo mais sofisticado que na anterior, continua com o mesmo problema, a inexistência de um projeto nacional.

    Tanto na primeira como na segunda via há duas saídas com a mesma direção, a perda completa de qualquer planificação de um desenvolvimento sustentável. Temos que considerar que tanto uma como outra hipótese abre mão da criação do projeto nacional, que seria a única hipótese que tentaria dentro de uma sociedade globalizada com pressões imensas para que não haja nenhum desenvolvimento científico, tecnológico e industrial autóctone.

    O grande erro de análise é que o Império permitiria em qualquer hipótese o desenvolvimento de uma base industrial e de serviços que permitissem a geração de valor agregado no país ao ponto que este se tornasse uma base de desenvolvimento.

    Para explicar melhor devemos levar em conta o que está sendo feito por este mesmo Imperialismo em vários países desenvolvidos secundários que continuam na esfera de influência da influência dos Estados Unidos. Países como a Inglaterra, França, Espanha, Itália e outros menores, estão sendo meticulosamente desprovidos de seus parques industriais, pode-se pensar que na ótica de que numa sociedade moderna o setor de serviços tem possibilidade com sucesso de desenvolver uma base sólida para um desenvolvimento sustentável, porém este setor é dependente não somente da capacidade industrial de outros países, mas é principalmente dependente da capacidade científico-tecnológica que permitem saltos qualitativos na capacidade de produzir.

    Sem esta base científico-tecnológica sempre países dependentes ficarão um passo atrás da capacidade de inovação do Império, que numa economia aberta significa uma capacidade de competição que não pode simplesmente ser superada por baixos preços de mão de obra.

    A imensa parte da oligarquia econômica nacional, vinculada à produção de qualquer tipo de produto ou mesmo da prestação de serviços, acha que com baixos custos de produção, um dos motivos de apoio as famigeradas reformas das leis do trabalho e da previdência, pensam ainda num capitalismo baseado em mão de obra abundante e barata, utilizando junto a ela os recursos naturais existentes. Porém isto não passa de uma ilusão, o Império sabe que por mais levado à miséria o operariado brasileiro este não tem a mínima capacidade de competir com indústrias modernas que estão sendo sempre atualizadas.

    O objetivo tanto em uma como em outra hipótese é de reduzir a capacidade de consumo da população brasileira ao nível de sobrevivência básica, ou mesmo abaixo desta, permitindo que além de não estressar as reservas naturais do país com o consumo interno não crie pressões nos preços das mesmas, por exemplo, a carne deve ser consumida pelo povo norte-americano e não pelo brasileiro!

    Porém há um fator que todos esquecem, o Capitalismo é tão voraz e tão caótico que ele não se satisfaz com uma dada condição de acumulação que não seja crescente, e ao mesmo tempo em que se consumem as reservas dos países satélites a predação continua nos seus próprios países.

    Há um problema simples que numa economia planejada poderia ser resolvido, porém num sistema capitalista é impossível, a necessidade de ganhos crescentes na economia, a crise é inevitável e ocorre em níveis planetários, e esta crise em que o Brasil fará parte, desarranjará todo e qualquer programação que se faça em prazos relativamente curtos, levando a desestruturação de todo o novo pacto e abrindo chance para uma nova estapa.

  7. O perfil Maia

    Maia tem o perfil do político-herdeiro, aquele que foi introduzido na política como uma herança de família, e considera um privilégio de casta tudo aquilo que obteve e obtem. Inclusive a presidência da República, caso venha de fato a lhe cair no colo.

    A única diferença é que, diferente dos príncipes da Europa, precisavam do voto popular para suceder seus genitores.

    Agora, não mais.

    Assim, vai realizar o sonho do Maia Pai…

    Com o apoio do principal esteio midiático, aquele que apresenta a Voz do Brasil antes da novela das nove…

    Ontem, repercutia o vídeo com empregados da TV pedindo a cabeça de MT.

    Os mesmos que se omitiram quando do golpe contra a Presidente Eleita.

    Por que não se calam? – perguntaria o Rei da Espanha?

    Porque agora os filhos do Patrão autorizaram, estúpido!

     

    Só um Maia pode ser síndico do Brasil!

    https://jornalggn.com.br/blog/cspimentel/o-unico-maia-digno-de-ser-sindico-do-brasil-sebastiao-rodrigues-o-racional

     

  8. Temer dará o golpe final

    Espere e verão. Temer vetará um ou dois artigos da reforma principalmente aquele que trata do “trabalho de gestantes em áreas insalubres” e pousará como herói. Foi tudo previamente combinado.

  9. GLOBO DESESPERADA PARA ELEGER RODRIGO MAIA: BNDE$$$?

    GLOBO DESESPERADA PARA ELEGER RODRIGO MAIA: PRECISA DE GRANA DO BNDES? SERÁ ISSO?

    Por Romulus

    – Conversão da Globo ao “Fora, Temer”: tudo menos civismo.

    – O projeto de longo prazo: a tutela da classe política pela dobradinha mídia/ juristocratas – juízes/ procuradores/ policiais federais.

    – No médio prazo, o medo: o FBI investiga o esquema FIFA. Sem ter feito o próximo PGR, a Globo passa a contar apenas com mecanismos extremos: “perdão presidencial”, “anistia do Congresso” e dissuasão, com a ameaça de ataques midiáticos ou de impeachment da nova PGR pelo Senado.

    – No curto prazo, a corda no pescoço: o endividamento das Organizações Globo junto ao BNDES. Segundo fonte do Blog, os Marinho não estariam conseguindo rolar a dívida desta vez. O problema seria não terem bens para dar em garantia. Nem mesmo as ações na Globo!

    – Uai… qual o problema, irmãos Marinho? As ações da Globo não são mais de vocês?!

     

    Lembram da bailarina do Chico?

    “Procurando bem, todo mundo tem pereba, marca de bexiga ou vacina”

    Pois é…

    Procurando bem, todo mundo tem pereba…

    Santo mesmo, imaculado, só no altar de Igreja.

    A Globo, certamente, está longe dessa condição.

    Fora a bilionária sonegação fiscal descoberta anos atrás, parece que há outros fantasmas do passado rondando as mansões dos irmãos Marinho…

     

    LEIA MAIS »

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador