Atentados buscam clima para tumultuar as eleições, por Walter Sorrentino

Atentados buscam clima para tumultuar as eleições

por Walter Sorrentino

Os acontecimentos em curso têm lógica, motivação e, não me perguntem como, comando de execução.

Tiros na caravana de Lula, ex-presidente a quem se deve assegurar a proteção do Estado; tiros que mataram Marielle Franco no Rio, em aberta provocação à democracia e às Forças Armadas;  e as pressões ameaçadoras sobre Edson Fachin, são “marcadores” que indicam um tumor em expansão, certamente maligno.

O tumor fascista que atenta contra a democracia, instila o ódio e a intolerância. Facínoras covardes apertam os gatilhos, como os do antigo Comando de Caça aos Comunistas, ou manipulam os cordéis. E as instituições, ou melhor, aqueles que devem zelar pelas instituições e pelo Estado democrático de direito?

As respostas que se apresentaram por parte dos setores governantes deixam qualquer um pasmo. O governo Temer omisso em suas obrigações, o Congresso paralisado, o Judiciário perdido em disputas ao sabor de interesses políticos indevidos. E a Segurança Pública? Tomei conhecimento de uma declaração de integrante da PM que fazia a manutenção da ordem no evento com Lula em São Leopoldo (RS): “Vocês estão aqui hoje e amanhã já se vão. Os manifestantes (pedras e ovos) ficarão aqui e eu terei que conviver com eles o resto do tempo. Fazer o quê?” Aí reside a mais completa desordem institucional.

A maior demonstração do transformismo que é – como tenho afirmado reiteradamente – tais forças se apresentarem como “centristas” no espectro político foram declarações de Alckmin e Dória incendiando a pradaria. Foi digno dos mais indignos atestados de recusa do pacto democrático que a nação requer. Saudades de Mario Covas ou de Claudio Lembo, que tinham de fato a convicção democrática.

O mais importante é que esse curso das coisas integra um quadro mais largo e fundo, que é tumultuar as eleições, cevar medidas excepcionais contra sua realização. Como sempre dissemos, eleições livres não estão asseguradas! Portanto, as respostas precisam ser largas e fundas, ir muito além da polarização entre esquerda e fascistas.

A hora é grave, poucas vezes se assiste a esse estado de coisas na vida de nações grandes e complexas que vivem em ambiente democrático. Os democratas não podem assistir a isso distraidamente. Eleições livres será o antídoto mais imediato, não só em defesa da ordem constitucional como também fator de mobilização política do povo brasileiro em torno de esperanças de um novo futuro.

Walter Sorrentino, médico, vicepresidente nacional do PCdoB e presidente do Conselho Curador da Fundação Maurício Grabois

 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. AGROBOYS NAZI-FASCISTAS NÃO SÃO O RIO GRANDE DO SUL

    _JÁ ESCREVI ISTO EM OUTRA OPORTUNIDADE. _TRANQUILIZO A TODOS 2018 É NOSSO… VITÓRIA NAS URNAS… VIVA PT … VIVA LULA. SAUDAÇÕES DE TODO POVO GAÚCHO. LENÇO COLORADO. VERDE E AMARELO, BRASIL!!!!! _SOU DE SANTA MARIA E ESTIVE PRESENTE NA VISITA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EFETUADA PELA COMITIVA DO PRESIDENTE LULA. PRESENCIEI ESSAS ABERRAÇÕES DO PESSOAL DA DIREITA NAZI-FASCISTA. POIS SAIBAM TODOS QUE A GRANDE MAIORIA DESSES MENTE DE ANIMAIS QUADRÚPEDES, SÃO OS QUE MUITO SE VALERAM DO GOVERNO DO PT, PERÍODO QUE SE MANTIVERAM COM FINANCIAMENTO DE DINHEIRO PÚBLICO E BENEFÍCIOS DE TODA NATUREZA PARA SI E PARA OS SEUS. NA LINGUAGEM QUE ESSE TIPO DE GENTE GOSTA DE SE EXPRESSAR TEM UMA QUE LHES CABE MUITO BEM: “PORCO COME E VIRA O COCHO”. SE ELES TIVESSEM CÉREBROS NO MÍNIMO DEVERIAM LER A CONSTITUIÇÃO FEDERAL ONDE É ESTABELECIDO OS DIREITO E DEVERES DE TODO CIDADÃO BRASILEIRO. _QUERO DIZER, POIS QUE COMO DISSE, ESTAVA PRESENTE NA VISITA DO PRESIDENTE LULA A UFSM. E A PROPORÇÃO ERA DE NO MÍNIMO 8 PARA 1 ( 8 PETISTAS PARA 1 NAZI-FASCISTA ), MAS COMO TODA FRUTA PODRE SOBRESSAI NO CESTO DE FRUTAS, O QUE SE ESTÁ SENDO VEICULANDO NÃO DIZ RESPEITO, NEM DE PERTO AO QUE DIZ A COMUNIDADE ACADÊMICA DE NOSSA UNIVERSIDADE, NEM TÃO POUCO EXPRESSA O NÍVEL INTELECTUALIZADO DE NOSSO ESTADO. _LITERALMENTE, EU OS IDENTIFIQUEI, ELES SÃO OS “AGROBOYS” QUE ESTUDARAM COM DINHEIRO PÚBLICO E ESTÃO COMO “PORCOS A COMER E VIRAR O COXO”. A CENA DO REBENQUE (CHICOTE), NÃO SEI SE FELIZMENTE OU INFELIZMENTE NÃO PRESENCIEI, MAS QUE COM CERTEZA TOMARIA PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS JUNTO A TROPA DA BRIGADA MILITAR. _PRESENCIEI, E DOCUMENTEI COM FOTOS, QUE OS SOCIOPATAS CARREGAVAM EM SUAS CAMINHONETAS PAUS DE CERCA E TAQUARAS E COMO DE PRAXE MUITOS ENVOLTOS EM BANDEIRAS DO BRASIL, COMO SE NÓS DA ESQUERDA BRASILEIROS NÃO FOSSEMOS. _O PRESIDENTE LULA, JUNTO COM A PRESIDENTE DILMA, FORAM MUITO BEM RECEBIDOS POR REITORES E TIVERAM REUNIÃO PRÓSPERA. _É LAMENTÁVEL QUE ISSO TENHA OCORRIDO COMO UMA SANHA DOS ” AGROBOYS NAZI-FASCISTAS” POR QUEREREM VER ENFRENTAMENTO DE POVO CONTRA POVO. ELES NÃO REPRESENTAM O PENSAMENTO DO POVO GAÚCHO. _QUANTO A “ANAVELHA” É TUDO O QUE SE PODE ESPERAR DE UMA CRIA DA RBS TV ( ABORTO DA GLOBO ), É UMA PESSOA INCONSEQUENTE, QUE A MEU VER CABE UMA RETRATAÇÃO NO SENADO E MUITO BEM LHE CABE UMA CENSURA PÚBLICA, QUEM SABE CASSAÇÃO, POIS INCITA O ÓDIO E A MALVERSAÇÃO DE INTERPRETAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. _TRANQUILIZO A TODOS 2018 É NOSSO… VITÓRIA NAS URNAS… VIVA PT … VIVA LULA. SAUDAÇÕES DE TODO POVO GAÚCHO. LENÇO COLORADO, VERDE E AMARELO…BRASIL!!!!!

  2. Apenas um comentário

    “O tumor fascista que atenta contra a democracia, instila o ódio e a intolerância.”

    Este tumor fascista se instalou porque a própria população brasileira se embebedou dessa fonte e agora, resolveu aplicar a intolerância.

    A política colocou o fascismo em voga e a população brasileira, em massa aderiu.

    Palmas para a imbecilidade brasileira.

  3. É isso mesmo. Duas coisas: já

    É isso mesmo. Duas coisas: já se transformaram num lugar comum essa de tachar como fascista, qualquer ato que de alguma forma, presumidamente esteja ligado aos golpistas; os golpistas por sua vez denominam de teoria da conspiração, quem quer que esteja levantando alguma hipótese, que de alguma forma possa identificar seus movimentos, como meio de ridicularizar ou desviar a atenção para o que esteja sendo denunciado. Assim, com a criação do Ministério da Segurança Pública, tendo à frente um conhecido e ridículo golpista, Raul Jungmann, a intervenção decretada pelo traíra, Michel Temer,na área de segurança no Rio de Janeiro, que detona de vez a União, descaracterizando os Estados  e centralizando mais aindo o poder,  e o aguçamento de problemas nessa área em várias partes do Brasil, com as Forças Armadas que foram chamadas para tentar uma solução, fazendo corpo mole e vistas grossas, diante dos graves acontecimentos que estão ocorrendo, sendo este atentado à Caravana o Presidente Lula no Paraná mais um e dos mais graves, após o assassinato de Marielle. Muitos golpista e analistas da mídia aliada, estão praticamente tudo ignorando, com comentários evasivos, que não induzem à repressão desses atentados à Democracia. Na realidade, é provável que estejamos diante de uma tentativa de implantar um regime autoritário, há até quem esteja prevendo, inclusive, a não realização das eleições este ano, claro diante da possibilidade de não poderem prender Lula. Os meios para esse novo passo dos golpistas já estão sendo implantados, inclusive e principalmente a amplificação de tudo que acontece na área da segurança, visando a aceitação de uma saída de força. Vão tentar a bandeira do caos na segurança, já que a bandeira do combate à corrupção está se esgarçando muito. Corroborando tudo só ver as declarações de Ministros, Governadores e Prefeitos, deputados e senadores ligados ao golpe. Não estão nem aí, até acham que as vítimas sejam culpadas pelas agressões que sofrem. Apenas uma certeza: tudo é tão torpe, desumano, fora da realidade, que dificilmente terá êxito, pode ser que o passo seja maior do que as pernas. Só não dá para ficar esperando as coisas se consumarem. A quem cabe e tem  responsaabilidade, é preciso agir, antes que seja tarde, A direita golpista não gosta e tem medo do povo. Povo neles..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador