Carta aberta ao presidente Lula, por Ivan Salomão

Por isso, a minha súplica: voltemos a nos digladiar em 2026, mas, antes, salvemos o que ainda resta da nossa frágil democracia!

Carta aberta ao presidente Lula

por Ivan Salomão

Caro Luiz,

Tenho certeza de não ser o primeiro a lhe procurar com esse mesmo propósito. Quantos já não o suplicaram com argumentos tão mais irrefutáveis do que os meus. Mas se me fosse dada uma oportunidade de tentar mais uma vez, ela seria mais ou menos assim.

Eu compreendo absolutamente todos os motivos pelos quais o senhor defende a primazia do seu grupo. O senhor tem história. O senhor fez história. A tentativa de preservar o seu legado é absolutamente legítima. E tenho a mais rigorosa e terminante certeza de que o tribunal da história honrará a dignidade da sua obra. A sua obra é eterna, Luiz. O senhor não estará, o senhor já está no panteão dos grandes da história brasileira.

Mas agora não dá mais para errar. Como se ainda fosse possível, a situação mudou de patamar. E não foi pouco. Muito provavelmente já passamos do ponto de não retorno em diversas áreas. O retrocesso é incalculável e irreversível. Abriram a porta do inferno e levaremos anos, décadas para encaixotar todos os demônios de que lá saíram.

Já correram rios de tinta para explicar como as democracias morrem. Ou como são morridas. O golpe não será, o golpe está sendo. Um pouco por dia. Todos os dias. O fascismo corrói as instituições como ácido sobre matéria orgânica. Todas. Sem exceção.

Já ficou claro que ele carregará esse 1/3 do eleitorado até o abismo, se preciso. Se vazar um vídeo real em que se veja ele matando um filhote de urso panda a pauladas, o Datafolha da semana seguinte trará os mesmos 35% de ótimo/bom. Um filhote. De urso panda.

Ou seja, a guerra vai ser travada, inevitavelmente, no segundo turno. E é aí que mora o problema, Luiz. Pelos motivos mais legitimamente discutíveis, ao PT não deve ser facultada a possibilidade de sonhar com o Palácio do Planalto pelos próximos 20 anos. Se seu mais moderado quadro não foi suficientemente palatável para sobrepujar-se àquela indignidade, nenhum outro o será. Além de preparado, honesto e competente, Fernando Haddad é bonito, lhano e gentil. No dia 28 de outubro de 2018, a decisão parecia tão simples quanto essa: o referido homem supradescrito versus o horror. O resto é história. Filiado ao PT, nem Jesus Cristo de Nazaré levará o partido de volta ao poder central pelas próximas duas décadas. De novo: se o candidato do PT à Presidência da República for o Supremo Redentor, o filho do Deus-Pai, o vencedor será, por muito tempo, o seu adversário, seja ele quem for. Um ramo de alho, um pé de meia suja ou uma lâmpada queimada. Hoje, e por muitos anos ainda, a maior força política do país é o antipetismo. Quem pensa em contrário, das duas, uma: ou não sabe nada, ou não sabe nada mesmo.

Por isso, a minha súplica: voltemos a nos digladiar em 2026, mas, antes, salvemos o que ainda resta da nossa frágil democracia! Apoiar um candidato eleitoralmente viável do campo democrático-progressista não apagará a majestosidade da sua trajetória. Pelo contrário. Caso o senhor se arrisque numa nova aventura eleitoral, rasgará a sua biografia ao ser derrotado por essa aberração. Não se submeta a essa humilhação, Luiz, o senhor não precisa provar mais nada a mais ninguém. Não sei como ser mais claro sem ser indelicado: infelizmente, não há a menor possibilidade de o senhor vencer o pleito de 2022. De 0 a 10, a sua chance é -1. As suas derrotas entre 1989 e 1998 podem ser lidas como um processo de amadurecimento para a redenção de 2002. Em 2022, representaria a condenação definitiva de toda uma nação.

Churchill tinha horror físico a Stálin e a tudo que ele representava; o Marechalíssimo, por sua vez, abominava com cólera as idiossincrasias mundanas do lorde beberrão. Ódio reciproco à parte, eles aceitaram a composição temporária e se uniram contra o mal maior. Verdadeira ou não, como não se sensibilizar com a máxima atribuída ao primeiro-ministro inglês? “Se Hitler invadisse o inferno, eu faria uma referência favorável ao Diabo na Câmara dos Comuns”.

Aprendamos com os exemplos que vêm de fora. Cristina não cedeu a cabeça de chapa a Alberto por grandeza de espírito. Ela sabia que jamais seria novamente eleita com qualquer outro tipo de coligação que não a liderada por um sujeito polido, moderado e palatável para a classe média. Esqueça a “revolução” norte-americana de 2020. Lá, o fascismo só foi derrotado porque o Partido Democrata teve juízo ao escolher um candidato tão esquerdista quanto João Amôedo e tão radical quanto Geraldo Alckmin.

Por favor, reflita e responda para si mesmo: o senhor realmente prefere inviabilizar a candidatura de Ciro Gomes (um sujeito para lá de complicado, todos sabemos) a nos obrigar a escolher, no segundo turno de 2022, entre um miliciano genocida e o Triboulet de cashmere (ou, eventualmente, o Torquemada de Maringá)? O Brasil foi muito generoso com o senhor, Luiz. Retribua o que essa terra lhe deu e não condene 212 milhões de compatriotas a esse pesadelo da vida real. Lidere uma ampla coalizão oferecendo Haddad como vice numa chapa liderada por Ciro Gomes. Até porque, se o PT não o fizer, outros o farão. Ou é isso… “Ou então, não será nada”.

Com mais 4 anos e um miniciclo das commodities na mão, esse facínora arrebenta o que restar do país até lá. 2022 é a nossa última chance. Se reeleito o inominável, será o fim de toda uma geração – para a parte pobre, preta e periférica dela, literalmente. Por favor, Luiz, exerça sua grandeza em nome da dignidade do país em que viverão seus filhos, seus netos e sua bisneta.

Se organizar direitinho, todo mundo continua dormindo em casa, sem hematomas e com todos os dentes na boca. Textos como este continuarão sendo permitidos e voltaremos às urnas em 2026. Senão, quem sabe nos encontremos, com sorte, na Convenção dos Amantes da Democracia, da Empatia, da Igualdade e do Altruísmo. Também conhecida como Cadeia.

Com o respeito e a admiração de sempre, um abraço.

Ivan Salomão, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro Professor Salomão, compreendo e respeito sua posição, entretanto, no seu artigo um detalhe faltou:
    LULA ganharia a eleição se não fosse dado o golpe “com Supremo com tudo”. E estará na lista de candidato em 2022, pois é o único capaz de conduzir o Brasil depois da tempestade golpista bolsonarista.
    Ciro precisa deixar de ser um candidato de si mesmo, e cobrar de seu Partido coerência partidária. Se continuar a procurar a centro direita para se viabilizar como alternativa não terá os votos nem dos pedetistas brizolistas.

  2. Engraçado … novamente pedimos sacrifício de Lula em nome de quem? Ciro? Ciro não teve grandeza … Ciro foi revanchista … Ciro foi traidor. Ciro não merece o apoio de quem desdenhou no passado e voltou sua metralhadora giratória por puro rancor. Lula pode até apoiar Ciro. Mas Lula não é dono do voto dos quem se intitulam petista. Lula já foi execrado publicamente … foi humilhado … foi desrepeitado … E onde estavam os que hoje pedem grandeza a ele, quando não tiveram no passado. Logicamente que não estou falando do autor do post, pois não conheço e não sei qual era sua posição no passado recente. Mas o post faz coro a um monte de madalena arrependida que agora vem pedir que Lula seja grandioso novamente. Em nome de que. Ele já está na história como o melhor presidente que tivemos. Pelo menos nos últimos 60 anos. A pergunta ele pode ajudar Ciro? Resposta: Sim. Outra pergunta os petistas donos de seus votos o ajudarão? Resposta: em parte Sim, mas em grande parte Não.

  3. IVAN SALOMÃO,Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do PARANÁ.
    Só podia ser de lá.Aliás,como muito bem colocou o participante Maurício Franca Rubem em comentário acima,peço vênia para completar.
    -Quem vai repor a Lula uma eleição presidencial que seria liquidada no primeiro turno?
    -Quem vai repor a Lula 580 tranficado numa masmorra de Curitiba?
    -Quem vai repor a Lula o assassinato de Dona Mariza Letícia,sua alma gêmea?
    – Quem vai repor a Lula,o mais popular e brilhante presidente que o Brasil já teve,a dignidade perdida?
    – Quem vai repor a Lula as acusações de ladrão,corrupto e desonesto deblaterada por centenas de milhares,entre eles Ciro Gomes e família?
    -Quem vai repor a Lula a condição de olhar nos olhos dos seu netos,provavelmente com eles marejados,e dizer que “eu não sou isso que levianamente jogaram sobre os meus ombros”?
    – Quem,por fim,vai repor a Lula uma vida destruída,destroçada,aniquilada diante do povo pobre do Brasil?

    Seria um pouco mais decente e correto,que Lula fosse tratado como ele realmente é:
    O maior líder político que este País amargurado e deserdado de Deus,já teve desde a sua triste e penosa existência.
    Para minha cara e minha nobre Dona Lourdes Nassif,em tempos de pandemia,incerteza e solidão.DJ.

  4. O professor faz previsões catastróficas sobre o PT; não é bem assim, embora o PT de hoje não seja o de 10 anos atrás. Lula não que ser candidato ( está de saco cheio?) mas será o condutor do processo que escolherá um candidato da esquerda conforme o desejo do professor. CG, duvido, pois esse já demonstrou não ter paciência e serenidade tanto quanto tem de inteligência e conhecimento do país. Outros que aparecem aqui e acolá, nenhum deles tem ” cancha” e o jogo é para experientes ( pelo bem ou pelo mal). Assim, hoje fica difícil não pensar em Lula, a menos que ele mantenha sua ideia de não se candidatar. Há o Governador Flávio Dino, liderança nova e responsável. Por quê não uma composição com Haddad? Há novas gerações de políticos que poderão ocupar funções relevantes no Congresso nos diversos partidos da esquerda. O cuidado é não entrar nesse jogo que mais parece ser da direita.

  5. Dia da marmota

    1. Este post do prof. Ivan deveria ser fixado na página inicial do Jornal GGN, pelo menos até nov/2022, quando se consumar a segunda e derradeira tragédia brasileira;

    2. Não haverá terceira chance em 2026;

    3. Abri hoje a pasta no word 2022.Tragédia anunciada II, o retorno, com dois textos, este do prof. Ivan e o de ontem, do Nassif, Xadrez do fator Ciro Gomes;

    4. Faltando por volta de 6 meses para o primeiro turno de 2018, o saudoso professor Wanderley Guilherme dos Santos viu o tamanho do desastre ferroviário desenhado no horizonte com a insana candidatura Lula e a pantomima Haddad. Rebelou-se, e passou a anunciar isso em seu blog e onde lhe dessem acolhida: Carta Maior, GGN, Conversa Afiada e Cafezinho.

    Em 23.07.2018, o Conversa Afiada do saudoso Paulo Henrique Amorim publicou:

    Prof. Wanderley: Lula vai entregar o poder ao PSDB!
    Ele denuncia o caudilhismo petista!

    Do WhatsApp do professor Wanderley Guilherme dos Santos:
    “O Lula vai entregar o poder ao PSDB. É a única forma de sobreviver politicamente. Na oposição, preso, e com a esquerda travada pela hóstia do Lula Livre; quem não a engolir será crucificado como apóstata.
    Minha tolerância com o caudilhismo petista se esgotou. Hoje, depois da unidade formal da direita, o PT dissipa sua história sob a forma de implícita colaboração para a continuidade da plutocracia paulista”.
    Assinado, Wanderley Guilherme dos Santos

    https://www.conversaafiada.com.br/politica/prof-wanderley-lula-vai-entregar-o-poder-ao-psdb

    O prof. WGS recusou-se a engolir a hóstia, passou a apoiar o nome do Ciro por ser única forma de ao menos tentar escapar do desastre. Foi impiedosamente crucificado como apóstata. Aqui mesmo, na caixa de comentários do GGN, foi agraciado com mimosos adjetivos: velho, senil, gagá, caduco, ultrapassado, samba de uma nota só.

    Explicando o “samba de uma nota só”: em janeiro/1962, aos 27 anos, o professor WGS publicou um paper de mais de 20 páginas, que até outro dia estava disponível no site da Fundação Perseu Abramo, explicando direitinho quem, quando, e como daria o golpe no Brasil, concretizado pouco mais de dois anos depois. Samba de uma nota só, portanto, seria uma alusão ao “unico trabalho” na vida, depois disso o maior intelectual e cientista político do país “nada mais teria feito”. O petismo escalafobético não só é ignorante, mas também estúpido.

    O Prof. Wanderley Guilherme dos Santos faleceu exatamente um ano depois de consumado o desastre que ele previra. Sabia que faria falta, não imaginava o quanto.

    O prof. Ivan, pelo jeito, é o mais novo apóstata. Espero que, ao contrário de 2018, surjam dezenas de apóstatas de igual peso e que haja uma chance de evitar o derradeiro desastre.

    Se nada acontecer, teremos em outubro/2022 mais um Dia da Marmota.

  6. Pessoal,

    Também sou defensor do Lula contra o golpe corrente que vem desde 2016 e não parou. Só uma pergunta: A despeito do apelo ao nome de Ciro, alguém aqui tem certeza que Lula será absolvido antes de 2022? Eu não confio no judiciário.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador