Como assim? Ficamos em casa!, por Ricardo Mezavila

Os 'patriotas' decidiram resgatar o 'fique em casa', como protesto pela omissão das Forças Armadas que não garantiram os atos golpistas. 

Como assim? Ficamos em casa!

por Ricardo Mezavila

Tudo indica que o 7 de setembro será apenas uma data comemorativa da independência do país para lembrar o dia, em 1822,  segundo os livros, em que o Brasil deixou de ser colônia portuguesa para virar império. 

As duas últimas datas comemorativas da independência foram palco para manifestações da extrema direita sob o comando do ex-presidente Jair Bolsonaro que fez comício, ataques contra os Ministros da Suprema Corte, discursos golpistas, de ódio, de insubordinação às leis e barbaridades chulas como puxar o coro de ‘imbroxável’. 

Esse ano, com a volta da normalidade institucional, a Presidência da República fará uma comemoração discreta e tradicional. Com organização a cargo da Secretaria de Comunicação Social – SECOM, o tom será o de uma festa mais enxuta, com o retorno dos protocolos tradicionais dos desfile em Brasília, além de um pronunciamento do Presidente Lula em rede nacional de rádio e televisão. 

A pergunta que muitos estão fazendo é: onde estarão os ‘patriotas’ na data mais importante do país? 

Os ‘patriotas’ decidiram resgatar com ironia o slogan ‘fique em casa’, muito usado durante a pandemia, como protesto pela omissão das Forças Armadas que não garantiram o êxito dos atos golpistas. 

Outra récua de ‘patriotas’ está combinando ir às ruas protestar vestidos de preto. Essa manifestação tem a ver com o resgate do verde e amarelo como símbolo de toda a nação e não de domínio de um grupo. Para essa facção, os símbolos como a bandeira e o hino nacional pertencem aos seus pesadelos fascistas de pátria. 

Ainda há outro segmento que lançou o movimento “fique em casa, ou doe sangue”. Isso é intrigante porque podemos esperar tudo de um ‘patriota’, menos que tenha um gesto solidário. Existiria aí uma mensagem subliminar onde a primeira frase seria álibi para a segunda? 

Esse 7 de setembro, aconteça o que acontecer, colocará  uma pedra em cima dos lesas pátrias, dos párias, dos protofascistas. 

Ricardo Mezavila, cientista político

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador