Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Declaração de voto, por Rui Daher

Laura Carvalho

Foto: Ricardo Stuckert

Por Rui Daher

Em Piracicaba, São Paulo, conversei longamente com Ana, jovem filha de um agrônomo da ESALQ, amigo meu. Ela estuda arquitetura na UNICAMP, é de esquerda, participou do grupo “Levante”, mas desistiu por se decepcionar com as opções de esquerda em nosso futuro político. De tal forma, desorientada, para evitar Bolsonaro, prevê votar em Geraldo Alckmin. Assim, coonesta quase 30 anos de tucanato, no estado de São Paulo, sem qualquer projeto de inserção social. Vê nisso a única forma de impedir a eleição de Jair Bolsonaro.

Critica antigos companheiros por defenderem uma opção socialista, usando termo ultrapassado e inexequível hoje em dia no planeta, “comunista”. Afirma ser assim entre a juventude de esquerda.

Cunho dúvidas, mas ela me parece dona de todas as certezas. O pai, grande amigo e agrônomo, com alto conhecimento nas agriculturas natural e orgânica, a mãe catedrática da UNICAMP, corretamente, pouco interferem em seu ideário.

Todos ali pensam o Partido dos Trabalhadores (PT) como acabado. Lula, um conciliador equivocado, talvez corrupto, o que já declarei não acreditar. Os demais, à esquerda, incapacitados de vencer Bolsonaro, entranhados e submissos à conciliação com o acordo secular das elites. Mas, o que será Alckmin senão essa continuidade, pergunto a Ana.

Naquele dia, o que já me vinha como tendência, decido apoiar e votar em Guilherme Boulos, no 1º turno.

– Mas mesmo que Lula possa se candidatar, perguntam os companheiros de Redação do BRD, Nestor e Pestana (N&P).

– Sim, desta vez não votarei útil, mas sim de acordo com minhas convicções políticas, tiradas da necessidade de transformações sociais.

– E Boulos, do PSOL, por quê?

– Vários motivos, inclusive a escolha de Laura Carvalho, como coordenadora do seu programa econômica.

– Uma Zélia mais moderna? Justamente quem tentou destruir você nas redes sociais?

– Sim. Não sei precisar quando, em uma de minhas galhofas, escrevi um texto sobre a primeira-dama, Marcela Temer. Na época, comentava-se suas declarações de beleza, recato e do lar. Inadvertidamente, confesso, de forma aleatória, ilustrei o texto com uma foto dela com os seios parcialmente à mostra. Pra quê? Desancou-me, em comentários dela e de suas seguidoras 4.0, aqui e no Facebook.

– E você a perdoou?

– No início, não. Passei a considerar e criticar sua prepotência, má interpretação de textos, a coluna na Folha, e chama-la como economista pop-star.

– Mudou, Rui?

– Não. Ela tinha como amigos comuns eu e Nassif. Fui suprimido, o que nunca irei perdoar, considerando sua prepotência Ava Gardner. Tenho o dobro de sua idade. Na finitude, sabemos entender arroubos de juventude pop-star.

– Pô, Rui, você só se fode sendo sempre assim bonzinho, mas e a declaração de voto em Guilherme Boulos?

– Explico amanhã na Páscoa. Inté.

– Agnus Dei!

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prezado Rui
    Bom dia 
    Seria a

    Prezado Rui

    Bom dia 

    Seria a ESALQ o palácio de Lula?

    Alienados acreditam até hoje que sim!

    Quem seria o artista que pregou essa peça?

    PS.: Chegou a perguntar a Ana sobre o Ciro?

    Abração

     

     

    1. Bom dia, Mário

      Perguntei. Votaria, mas acredita que ele perderia de Bolsonaro no 2º turno, enquanto Alckmin não. Seu foco é total em impedir a eleição do Jair.

      Abração

  2. PARABÉNS AO GGN!

    O Brasil precisa mudar!

    Não apenas o Alckmin significa a mesmice, o deixar tudo do jeito que está; mas também o próprio Lula, com seu conservadorismo político impossível de engolir. Pra quem tem alguma dúvida, veja

    COMO O PT ENDOSSOU O PLANO TEMER COM SUA OMISSÃO:

    https://democraciadiretanobrasil.blogspot.com.br/2017/08/o-golpe-do-pt.html

    COMO O PT LEGALIZOU A ROUBALHEIRA POLÍTICA NO BRASIL:

    https://democraciadiretanobrasil.blogspot.com.br/2017/09/o-pt-apodrece-defende-aecio-e-impunidade.html

     

    Afinal, Nassif, estamos aqui para denunciar, ou para esconder as “travessuras” políticas?

     

  3. O que esperar do Tucanistão?

    Ainda mais do interior. Não espere sair nada positivo dali. Conheço até por parentes próximos, da secretaria de educação, pisoteados pelos tucanos mas devotos do santo. Ainda bem que Tucanstão não é Brasil

  4. Patológico. Moro em Campinas

    Patológico. Moro em Campinas e viajo profissionalmente pelo interior de São Paulo, inclusive Piracicaba. O PSDB e o Santo na mente das pessoas é um caso a ser estudado no futuro pela ciência.

  5. Corrigenda: Quod non potest Michel, mulier potest

     

    Rui Daher,

    Talvez algum leitor um tanto desatento deste post venha a ficar sem entender a seguinte passagem: “Não sei precisar quando, em uma de minhas galhofas, escrevi um texto sobre a primeira-dama, Marcela Temer. Na época, comentava-se suas declarações de beleza, recato e do lar. Inadvertidamente, confesso, de forma aleatória, ilustrei o texto com uma foto dela com os seios parcialmente à mostra”.

    Para eles e outros até mesmo atentos que queiram mais bem se inteirar vou transcrever parte inicial de comentário que lhe enviei sexta-feira, 26/05/2017 às 23:33, junto ao post “Editorial. “Fora Marcela, mas deixem o Temer”, por Rui Daher” de sexta-feira, 26/058/2017 às 10:32, aqui no blog de Luis Nassif e de sua autoria e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/blog/rui-daher/editorial-%E2%80%9Cfora-marcela-mas-deixem-o-temer%E2%80%9D-por-rui-daher

    E o que eu lhe disse foi o seguinte:

    “Não li o seu post anterior, ao que este me obriga. Um truque jornalístico a se olhar de soslaio se não for possível uma avaliação menos perfunctória. E aos que preferirem o acesso rápido o link para o post “Fora Temer, mas deixe a Marcela, por Rui Daher” de quinta-feira, 25/05/2017 às 08:12, aqui no blog de Luis Nassif é:

    https://jornalggn.com.br/blog/rui-daher/fora-temer-mas-deixe-a-marcela-por-rui-daher

    Agora, vamos e venhamos e convenhamos, aquela foto da fidalga de maiô foi uma das mais vexaminosas apelações adentradas aqui no blog. Ficará como uma jaça indelével no seu currículo. É bem verdade que a minha avaliação talvez tenha sido influenciada pelo que, só agora, já quase nos meus 63 anos, para ajudar enteada em curso de Direito, eu vim a saber da existência da retórica da pornografia de que a ilustre, mas para mim ignota Catharine Mackinnon, fala.”

    Esquecendo a possibilidade da repetição do truque jornalístico, aqui, ali e alhures, justifico o uso do termo maiô em vez da sua expressão, em razão de certo recato que uma formação pudica me incutiu.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 31/03/2018

    1. Cléver, desculpe-me,

      mas não houve apelação truque, ação difamatória, nem na foto ou no texto. Sei o que faço. Em quase 20 anos de colunismo nunca permitir deixar “jaça indelével em meu currículo”. Juro que peguei a primeira foto dela que aparecia ao colocar seu nome no Google. Mais tarde, entro nos links colocados e vejo, mas se bem me lembro a foto mostrava parte de seios expostos. E o que tem isso demais? Quantos não pediram que o câncer matasse Lula e Dilma? Sinceramente, não aceito suas críticas nem de outros, inclusive de minha família, pois quase aos 73 anos já deu para saber como trato a causa feminista e de que não sou e nunca fui machista.

      Abraços

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador