Leitura política do encontro Lula-Ciro mostra como país está: prostrado diante da ingenuidade, por Gustavo Conde

Esse pessoal habita um mundinho chamado “A época do ódio e da inocência”. Espancam o PT para ganhar pontos com os editores-chefe

Leitura política do encontro Lula-Ciro mostra como país está: prostrado diante da ingenuidade, por Gustavo Conde

Que vergonha. O jornal Folha de S. Paulo repercute hoje a reunião entre Lula e Ciro revelada como “novidade” pelo jornal O Globo e prossegue só oferecendo informações velhas. Elio Gaspari aproveita para destilar o seu palavreado gasto, repleto de preconceito e chancela o “encontro” como acontecimento político. Ele ainda taxa a reunião – adivinha – como reflexo do “enfraquecimento do PT”.

Catia Seabra assina uma matéria só com velharias, inclusive na foto – mais uma vez. Não há qualquer tipo de informação nova. Repito em caixa-alta: NÃO HÁ QUALQUER TIPO DE INFORMAÇÃO NOVA. É só especulação – e relatos mínimos de terceiros que podem, a rigor, ser a própria imaginação da fonte.

Essa história só vai ser devidamente esclarecida quando Lula falar sobre ela, em alguma entrevista – possivelmente na próxima terça-feira, dia 3.

Até lá, segue a indigência da imprensa brasileira, com jornalistas veteranos supostamente progressistas finalmente libertando seu ódio ao PT reprimido durante décadas e com outros jornalistas veteranos supostamente progressistas celebrando o encontro Lula-Ciro ingenuamente como se fosse um “aceno democrático” ao diálogo e à construção de uma frente para 2022 contra Bolsonaro.

Esse pessoal habita um mundinho chamado “A época do ódio e da inocência”. Espancam o PT para ganhar pontos com os editores-chefe – e continuarem no ostracismo fim de carreira – e acenam para cenários idílicos de união das esquerdas, com lágrimas nos olhos e muito cinismo.

Pelo jeito, a sociedade brasileira – toda ela, militâncias partidárias digitais inclusas – quer mais uma conciliação nacional com as elites, com jagunços tipo Ciro Gomes, com Globo, com Rodrigo Maia e com o jornalismozinho barato das redações emboloradas.

Haja estômago para aguentar a tchurma autoproclamada “experiente” da imprensa semi-progressista com suas esperanças grotescas na suposta aliança Lula-Ciro. O nome disso é: pistolagem crepuscular em busca de um lugar ao sol. Destituídos de qualquer malícia, topam qualquer leitura, aceitam factoides como notícias, não têm autoestima e aguardam – como cartomantes de boteco – o desenlace dos fatos (independentes de quais sejam) para dizerem: “eu avisei”.

Para não dizer que não falei de flores, deixo uma leitura grátis sobre o encontro Lula-Ciro: 1) Ciro foi comer na mão de Lula com medo de ter o mesmo destino de Marina Silva, 2) O agressor – Ciro Gomes – não pediu desculpas a Lula pela truculência odienta de longos 2 anos a fio, o que mantém a tensão política entre Ciro e PT na estaca zero, 3) Lula jamais agrediu Ciro e jamais vai agredir (“armistício” é quando duas partes se agridem e retomam o diálogo), 4) O encontro foi secreto, ou seja: ninguém quis sequer tirar uma foto (o que denota a fragilidade da inacreditável empolgação digital por uma”frente ampla” em 2022), 5) A divulgação do encontro veio em plena eleição municipal pela qualidade do nosso jornalismo investigativo [contém ironia], 6) Camilo Santana, praticamente o único petista aliado de Ciro, começou a ser descrito como “grande estadista” pela grande imprensa ao agendar a reunião [convém ponderar].

Enfim, não existe país ruim com leitura política boa. Nossa leitura política se encontra no mesmo patamar que a nossa política vitoriosa de turno: ela anda meio “bolsonarista”. Querer transformar o encontro discreto entre Lula e Ciro em um acontecimento político é superestimar demais o ex-ministro de FHC – e subestimar demais o PDT.

Enquanto o nível da nossa leitura conjuntural prosseguir neste estado de miséria, o bolsonarismo prosseguirá nadando de braçada. Já são 10 anos de leitura política equivocada, com doses cavalares de ingenuidade. Seria bom mudar um pouco o disco.

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Do artigo só trocaria a frase final “Já são 10 anos de leitura política equivocada, com doses cavalares de ingenuidade. ” Ingenuidade não é bem o termo. Acredito que seja outro mas aí já é botar a mãe no meio e mãe nenhuma merece…

  2. Interessante notar também, primeiro, que esse encontro se deu discretamente, por meio da intermediação, segundo Gustavo Conde, de um dos poucos personagens dos quadros do PT, que ainda mantém boas relações com o Coroné falastrão. E, segundo, em sincronia cronológica, que chama a atenção, com uma rara declaração recente de Lula, em que ele fala abertamente sobre a fuga parisiense do traíra, em 2018. No mais, como diria o representante da dinastia judiciária do TRF-4, o texto é irrepreensível.

  3. Paralelamente fiquei pensando no ódio mal disfarçado q essa turma das redações emboloradas tem daqueles q podem se dar o “luxo” de fazer um jornalismo que pelo menos mostre outras realidades (visto q independente não existe mesmo)…

  4. Boa leitura.
    Há uma premissa óbvia: o que disser ou palpitar a grande mídia, podemos dizer justamente o contrário para acharmos algo mais próximo da verdade.
    É o teorema ou lei de Brizola(que ainda que dito sobre a Globo, pode ser estendida às demais).
    A partir desta lei, a lógica: o que e quem está por trás e qual (quais) interesse (s) movem a narrativa.
    Bem, mas descobrir isso não resolve a questão prática.
    Ei-la:
    Como um partido e seu líder, que renunciaram a qualquer resistência fora dos limites da institucionalidade que golpearam um governo eleito e sequestram esse líder para evitar seu retorno ao governo, como é que esse movimento político vai se livrar deste cativeiro, sem tentar reaver o (fraquíssimo) pacto que o manteve no governo(mas que também o derrubou de lá)?
    Podemos interpretar o cripto encontro, mas a postura de Lula e do PT(que às vezes sentem uma culpa freudiana de serem hegemônicos) os obriga a terem que significar a política através destes gestos que sugerem sempre algum tipo de conciliação ou pior, que permita assim serem interpretados.
    Claro, conciliação pela direita é virtude, na esquerda é conluio escuso.
    Sabendo disso, por que Lula e o PT não agem diferente?
    Ora, porque não sabem (e temem aprender) fazer diferente.
    Guardadas as proporções temos, Evo Morales solto e redimido(não pelas urnas mas pela luta fora da institucionalidade, que encurralou o golpe) e Lula prestes a voltar, ou ao governo( com a bênção dos golpistas) ou a cadeia…e uma (a primeira) hipótese não exclui a seguinte.
    Como dizem os membros do AA, estupidez é cometer os mesmos erros e esperar resultados diferentes.

  5. NASSIF: encomende JÁ um artigo com esse ilustríssimo e sapientíssimo Gustavo Conde, um Mestre colunista do conceituadíssimo e íntegro site Brasil 247, para ser publicado no dia 16 de novembro. O tema: o que significam os resultados das eleições municipais. Mas não um texto com seriedade e metodologia científica. Acredito que o articulista não seria capaz disso. O texto deve refletir o que o autor afirma ser sua especialidade: a Teoria do Humor.

  6. Só liberaram o “furo” para prejudicar a candidatura petista em Fortaleza. A canalhice não é novidade por parte mídia, nem dos Ferreira Gomes.

  7. Seu Conde,vou tentar lhe ajudar na enumeração dos fatos que vosmecê elencou sobre esse infeliz encontro entre Ciro e Lula,vice versa,antes informando-o que Ciro é de esquerda nos mesmo moldes de Fernando Gabeira.Ciro é um PROCURADOR através de Procuração Pública passada e lavrada em Tabelionatos de Ofício,provavelmente em Fortaleza, onde Tasso Jereissati figura como OUTORGANTE e Ciro Gomes como OUTORGADO.
    Ciro é um cretino,um destrambelhado,um ator de quinta categoria a enrolar incautos ditos de esquerda.Esse Carlos Lupi é um moleque,segundo herdeiros diretos de Leonel de Moura Brizola.
    Ciro procurou Lula,principalmente em busca dos votos de Luziane Lins para tentar derrotar o candidato bolsonarista no segundo turno.Trata-se de uma tarefa meio hercúlea,visto que,Lins é osso duro roer.As demais alternativas enlecadas pelo senhor,acredito que caem para um segundo plano,ou ficam para depois.Alguma dúvida?

    1. Coitados de vocês se nao contassem comigo para acorda-los ou do estado de morbidez ou do completo desconhecimento político a fazer inveja a ex Dilma Rousseff.Quando os acordo,atônitos fojem como vampiros da luz do Sol.Aqueles que eu dou com um taco de beisebol no bagos,baixam os dedinhos.

  8. O encontro foi secreto, ou seja: ninguém quis sequer tirar uma foto (o que denota a fragilidade da inacreditável empolgação digital por uma”frente ampla” em 2022).
    Ja o encontro com Maluf, que permitiu a eleicao de Haddad contra Serra, inimigo mutuo, nao foi nada secreto. Lula teve que comer na mao de Maluf publicamente, na porta da casa dele, sem tomar nem um cafezinho.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador