Lula não atende ao desejo de vingança petista, por Francy Lisboa

Fotor Ricardo Stuckert

Lula não atende ao desejo de vingança petista

por Francy Lisboa

Há choro, desorientação, desalento tomando conta da esquerda, soobretudo da parte correspondente ao Partido dos Trabalhadores. O motivo é simples, Lula não parece estar disposto a materializar o desejo de revanche, de vingança, que vem atormentando muitos petistas desde que Dilma e o PT foram traídos pela camarilha de Temer e Cunha.

As pesquisas eletorais mostrando a resiliência do ex-presidente parecem proporcionar o cenário do traidor combalido a nossa frente, pronto para ser finalizado, execrado pelo pecado da deslealdade oportunista. É nessa hora que petistas gritam: “vai! Mata! Dá porrada! É meus caros, os desejos primitivos não são exclusivos dos Bolsominions, o gosto de sangue, mesmo que simbolicamente vindo da morte política de quem nos traiu, nos faz iguais e chamam atenção para um ponto fundamental: a separação do Estadista das amarras ideológicas restritivas.

A mídia chamada independente é um poço de lugares comuns e aversão ao demonizado pragmatismo que, sim, matou Dilma, mas que aínda parece ser a solução menos traumática para o povo brasileiro. O povo brasileiro quer emprego e volta de perspectiva, basta! Lula não é comunista. Lula não é revolucionário. Com méritos e defeitos, ele tem no aumento da oferta de trabalho, e suas consequencias sociais, a sua eterna plataforma de campanha política.

A Esquerda pode e deve ter suas utopias, mas seus prazos estão em descompasso com a necessidade urgente do brasileiro: voltar a acreditar. É preciso fazer entender que alianças políticas não são o mesmo que consolidação de amizades duradouras. Tudo é falsidade. Lula é falso, Renam, FHC, todos o são. As falsidades implicitamente reconhecem que o jogo necessita da atuação em conjunto para que todos tirem suas desejadas vantagens.

É nesse ponto do jogo é que devemos focar não na aliança, mas sim na qualidade e magnitude das vantagens desejadas pelas partes. O estadista nesse ponto se encontra no político cujas vantagens desejadas dentro das regras do jogo são relacionadas à nação. Temer e sua turma estão destruindo o Brasil e seu futuro, e temos a infantilidade de ceder ao revanchismo, ao olho por olho, só porque os idiotas coxinhas não nos ouviram quando ainda havia tempo? Sabemos que a não ser que tenhamos uma renovação de esquerda no Congresso, o que não irá ocorrer, o fazer política ainda será necessário se quisermos ter de volta a possibilidade de sonhar.

As alianças vislumbradas pelo estadista Lula parecem ter o poder de gerar a segunda remessa de viúvas do PT. A primeira sabemos que veio com a farsa do Mensalão, no qual gerou milhares de patos amarelos. A segunda é fruto da intenção de Lula ignorar as amarras da vingança política, por hora impossível, desejada por parte da Esquerda.

 

Redação

58 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Oras, oras. Lula perdoando os

    Oras, oras. Lula perdoando os traidores  ao menos não se for  eleito presidente poderá vir a ser canonizado.

    Ou será que Lula pretende retomar aquele Lulinha paz e amor? Ele comete um erro de avaliação, não penso que o Brasil de 2017 seja o mesmo de 2001.

    A esquerda está esfacelada, mas não só ela. Quem está no poder já não usa mais máscara da hipocrisia e honestidade, nem precisa, pois o número de patos amarelos ainda é bastante significativo.

     

  2. A Lula cabe estancar a

    A Lula cabe estancar a sangria do brasil, tentar conter a recolonização e completo desmantelamento do estado. Em sua luta pessoal contra moro e a lava jato, Lula já desmascarou e desmoralizou o judiciário. Outros grupos é que devem se organizar e buscar estratégias para a vingança, a revanche e para o acerto de contas. A missão de Lula não é esta.

    1. já vi esse discurso antes

      foi no final da ditadura e impediu que se passasse o país a limpo.

      existem juízes e promotores que usam os cargos para os quais foram investidos para militância político-partidária incompatível com a função.

      deve-se ‘perdoá-los’?

      isso nunca dá certo.

      1. Ninguém deve ser perdoado,

        Ninguém deve ser perdoado, mas não cabe a Lula o papel de realizar este acerto de contas. Se a direita entreguista e rentista conseguir eleger um pau mandado, seja huck, alckmin ou qualquer outro, o golpe estará legitimado e a transfomação do brasil escravagista em colônia informal dos EUA, da banca e das multis do petróleo estará sacramentada e a China vai comprar o que puder. O brasil está por um fio para deixar de ser definitivamente um país soberano.Tem gente, inclusive Lula, que sabe disso. Aí é que a vingança, revanche ou acerto de contas nunca acontecerá mesmo. 

        1. a direita dá golpe

          a direita investiu num pau-mandado, um corrupto, perdeu a eleição.

          o que fez?

          derrubou a presidente eleita e colocou no lugar o pau-mandado e ladrão.

          e por que o ladrão estava lá?

          pela ‘governabilidade’.

          depois do golpe de 2016, morte mais que anunciada de democracia, não há mais lugar para presidencialismo de composição.

  3. Diga-me com quem andas e te direi se vou contigo

    Tem lulista que acha que só eles entendem a realpolitik. Tem lulista que acha que a Lula tudo é permitido. Só isso pra explicar um texto como esse de Francy Lisboa.

    O desejo de não contemporizar com a direita golpísta não tem nada a ver com um pretenso ódio da esquerda. Tem a ver, vejam só, com realpolitik. Essa aliança lulista deu errado. Impediu avanços reais nos governos Lula (vide dados sobre o aumento da desigualdade no período, pois apesar da inegável melhora das condições de vida dos de baixo, os de cima ganharam ainda mais proporcionalmente) e acabou redundando na derrubada da Dilma. Os aliados lulistas à direita são, antes de tudo, da direita, logo, ao primeiro sinal, trairão novamente e derrubarão novamente a centro-esquerda representada por Lula.

    Até alguém de olhos fechados, do outro lado da rua, deveria poder ver isso. Mas tem lulista que não vê e tenta nos convencer que a única salvação é Lula aliado ao atraso golpista. E ainda nos acusa de intolerantes, nos compara a bolsominions. Mas, na verdade, quem não tolera críticas e se mostra sem disposição ao diálogo são justamente os lulistas mais realistas que a realpolitik – nos acusar de disseminadores de ódio, de desejosos de vingança,não passa de uma tentativa de desmerecer nossos argumentos sem sequer tentar um diálogo ou buscar uma solução realmente de equilíbrio.

    A esquerda, para ter chance de governar, precisa do PMDB na oposição. Se não for assim, não será um governo de esquerda – esses “aliados” jamais deixarão que seja um governo de esquerda.

    Como dizia o Barão de Itararé, “diga-me com quem andas, e te direi se vou contigo”.

    1. “A esquerda, para ter chance

      “A esquerda, para ter chance de governar, precisa do PMDB na oposição. Se não for assim, não será um governo de esquerda – esses “aliados” jamais deixarão que seja um governo de esquerda.”

       

      Nessas horas eu vejo quantas vantagens a direita possui. Quando o PT ganhou pela quarta vez eles não pensaram duas vezes em ignorar as regras e jogar o Brasil nessa situação. Fizeram um impeachment ilegal, condenaram Lula sem provas e atacam os trabalhadores todos os dias, sem um pingo de vergonha na cara. Jogaram sujo, muito sujo, e venceram. A esquerda precisa aprender a jogar mais sujo ainda para vencer. O PT não precisa do PMDB pra governar… O PT precisa destruir o PMDB e todos os outros partidos inimigos para governar. Faça uma aliança com o PMDB e ele vai te apunhalar nas costas novamente.

  4. Eu não chamaria de “desejo de

    Eu não chamaria de “desejo de vingança”, eu chamaria de necessidade. Eu não consigo imaginar um governo que consiga funcionar corretamente tendo nos seus quadros pessoas como Sérgio Moro, que trabalham ativamente para sabotar o governo.

    É como querer que um motor funcione corretamente contendo peças propositalmente quebradas.

  5. Como disse Maluf, não existe

    Como disse Maluf, não existe mais direita nem esquerda, o que existe são minutos de TV.

    Lula vai repetir esse modelo esgotado do presidencialismo de coalizão por isso não vou votar nele.

    1. Qdo digo q há estrategistas por trás dos trolls…

      Olhem esse aí. Que beleza de lógica! Se Lula nao é o IDEAL, entao nao vai votar nele. Vai votar em quem, hem, cara pálida? É isso aí, há interesses em instrumentalizar o desânimo das pessoas de esquerda e progressistas em geral para que elas caiam nesse tipo de infantilidade. Tá sendo promovida, gente, prestem atençao.

      1. Já é a segunda vez que essa

        Já é a segunda vez que essa estúpida me chama de troll, porque não endeuso Lula. Foi esse mesmo modelo de política que tornou o país o descalabro que está hoje que Lula quer manter. Sem contar a política econômica neoliberal que não tenho nenhum motivo para acreditar que Lula vá mudar….

        E vou votar no Ciro Gomes. Satisfeita, querida?

         

        1. Recita seu papel direitinho…

          E vc e Ciro Gomes se merecem… (se é q vc vai votar mesmo nele, e nao no candidato da Globo, seja quem for)

  6. O presidente Lula está

    O presidente Lula está fazendo o papel que lhe cabe: O de grande estadista que é.

    Agora,este papel é de hoje,de quem pode ser candidato,vencer as eleições e que precisará governar,com os que gosta,com os que não gosta e,sobretudo,governar para quem gosta e para quem não gosta.

    Repito: Este é o papel de hoje. Amanhã,caso a direita tosca insista no golpe,o papel do estadista poderá muito bem ser substituido pleo líder revolucionário.

    1. Lula nunca foi revolucionário

      Lula nunca foi revolucionário e com certeza não o será nessa idade avançada. Um grande estadista sim, mas também ingênuo. Não permitirão que ele seja eleito, e pode ser preso injustamente… E mesmo que fosse eleito, não iria radicalizar contra a direita. Ele nõa faz política desse jeito.

  7. Vingança , por quê ?

    Devem mais é botar o rabinho no meio das pernas e fazer um mea culpa . 

    Leniência , concupiscência , contemporização com os coronéis do poder. Isso é a sintese dos 13 anos de PT  na presidência. 

    Esperava-se uma revolução ? Claro que não. Mas as reformas feitas por Lula , apesar de tão alardeadas , foram muito pálidas diante do que precisava ser feito. Escolheu o caminho politicamente mais confortavel , fiando que permaneceria no poder , fazendo sucessivos – sucessores . 

    Quem tiver memória , que se recorde daquele inicio de 2003 , a farra das nomeações  para cargos em Brasilia , figuras lamentáveis como Delubio Soares no centro do poder. A contemporização com a GLOBO , com o sistema financeiro de juros altos , com a corrupção. Achou que essas concessões eram suficientes para aplacar os setores radiciais anti petistas , que com essas concessões poderiam permanecer no poder sem serem importunados. Se enganaram.

    Mas também , não era nada fácil prever a possibilidade da situação em que nos encontramos hoje. O choque necessário para arrancar Dilma da presidência foi tão forte que  abriu trincas no meio dos próprios golpistas e ameaça agora engoli-los também.

    Mas em termos de compromisso com a nação , o PT deixou muito a desejar .  

    1. perfeito

      sítese perfeita.

      foi isso mesmo.

      lula foi o melhor presidente dos últimos 50 anos e sucedeu o pior dos últimos 100.

      por isso existe uma ilusão sobre seu governo.

      de zero a 10, nota cinco na 2ª época (para quem estudou assim). passou raspando.

    2. Prestem atençao, gente, olhem o discurso dos trolls

      Esse tipo de discurso, aproveitando descontentamentos de gente de esquerda, está sendo INSTRUMENTALIZADO, usado p/ dividir. Já notaram? 99,99% das vezes em bocas de nao cadastrados.

      1. Tem razão

        1) É  apenas um discurso para dividir. Não tem fundamento nos fatos da vida real. Deixe tudo como está. 

        2) O valor dos comentários feitos neste blog se resume ao fato de se quem escreveu é cadastrado ou não. Se é cadastrado , tem valor. Se não é cadastrado , se qualifica de TROLL. 

        3) A usuária tem que reforçar em seu nickname a qualidade de LÚCIDA. Não é apenas anarquista , mas também do tipo Lúcida – mais ou menos como “político” , porém do tipo “honesto”. Senão , ninguém acredita. 

         

  8. Esse texto só pode ser uma

    Esse texto só pode ser uma piada. Se Lula realmente abraçar os golpistas de volta, minha dúvida entre fazer campanha para ele ou Ciro Gomes estará sanada. 

    1. por que uma certa esquerda

      por que uma certa esquerda acha totalmente compreensível e apoia a conciliação do ciro, mas repudia  viceralmente a conciliação do lula?

      1. Conciliação, nunca mais !

        Sejamos justos com Ciro: ele está colocando um programa de governo à frente das necessárias alianças.

        Além disso, Ciro tem de se apresentado como adversário dos rentistas – com toda clareza e sem dissimulações. 

      2. Pq nao sao gente de esquerda, sao trolls q estao aqui p/ isso…

        Tentar aproveitar descontentamentos e dividir. Hoje os trolls nao sao mais como antigamente, em que só faltavam vir com uma faixa na cabeça dizendo “sou troll”. Agora simulam um discurso de esquerda p/ promover a divisao, exaltar os descontentamentos, etc. Tem muita grana e muita tecnologia de manipulaçao de massas por trás disso.

  9. Erro.

    Creio que Lula comete um erro que não condiz com o que ele representa , é infantil achar que a prostituta do PMDB (a sua  grande maioria) se casará e será fiel , lêdo engano, na primeira oportunidase farão aquilo que mais sabem fazer: trair e acima de tudo, dar a outra face. é coisa de masoquista inrresponsável e ingênuo. 

  10. A melhor solução para o momento

    É a do cineasta Jorge Furtado: “Em 2018 vou votar em quem garantir que vai desfazer tudo que o governo golpista fez.” https://twitter.com/jfurtado2222/status/927697183633231872

    Lula é o que tem melhor condições de fazer isso e só é possivel fazer isso hoje com alianças. É só o que interessa por hora, e ainda assim a guerra será duríssima.

    No Brasil, a violência fascista que tudo destrói, que vinga, que mata, que busca aniquilar o inimigo é patrimônio da direita e da extrema-direita O fascismo nunca construiu uma nação, mas destruiu várias. A violência fascista perpetrou o Golpe, mas não nos ajudará a sair dele.

    1. Eleição não é pressuposto de poder

      Penso que a saída do golpe significa derrotar os fascistas.

      Se não houver força política para impor uma derrota aos fascistas, então não temos força política para nada.

      Eleger Lula ou qualquer outro pra quê ?

  11. A vingança não exercida – coisa para poucos

    A história está repleta de momentos onde a vingança foi ou uma opção exercida ou não exercida. Para ficar em dois exemplos

    Opção da vingança exercida: O diktat imposto por Clemenceu na Conferência de Versalhes (1919) – Keynes disseca essa questão em “As Consequências Econômicas da Paz”. Mas não precisamos ir a fundo: os epsódios subsequentes ja dizem tudo.

    Opção da vingança não exercida: O perdão de JK aos aeronautas revoltosos de Jacareacanga (out/1955 – jan/1956) – https://jornalggn.com.br/noticia/a-revolta-de-jacareacanga-e-os-anos-dourados-de-jk-por-andre-araujo

     

     

     

     

    1. Separar o joio do trigo

      Sim, o Requião é do PMDB e uma aliança com ele é justa, digna e deve ser efetivada. Parece que ele vai ser candidato  a governador do Paraná.

      Porém, Temer, Cunha, Marta Suplicy também são do PMDB. Com golpistas não deve ter acordo !

       

  12. O Lula só conseguirá reverter o estrago causado pelo golpe se co

    O Lula só conseguirá reverter o estrago causado pelo golpe se conseguir ter maioria na Câmara dos Deputados e do Senado Federal. E se o PT repetir o fiasco de 2016 todas as promessas do ex-presidente serão em vão. Caso o PT eleja apenas 50 deputados federais e 6 senadores num universo de 35 partidos o Lula terá que barganhar muito com o fisiologismo para viabilizar quaquer coisa.

    A política de conciliação terá um preço ainda maior do que antes. Caso não consiga saciar a fome de cargos e repasses de verbas para deputados e senadores, o Lula se transformará numa rainha da Inglaterra. Isso sem falar numa conjuntura econômica desfavorável que não assegurará o “boom das commodity” que viabilizou a política de crescimento econômico responsável pela equação ganha-ganha das classes socias.

    A conjuntura agora é completamente diferente. O próximo presidente terá que enfrentar de vez questões delicadas no pais como a hegemonia rentista no Banco Central, os oligopólios de mídia, os privilégios político-econômico das castas ociosas das corporações públicas. 

    Os desafios colocados para 2018 não são compatíveis com o Lulinha paz e amos!

    1. Ciro tem politizado mais que Lula

      É preciso reconhecer: as palestras de Ciro Gomes são mais transformadoras do que a caravana de Lula.

      Por uma simples razão: Ciro está discutindo com os universitários as fundamentais questões políticas. São palestras que  apontam saídas e fica claro que tudo é dependente de ações políticas, tudo passa pela Política. Ele está induzindo a necessária reflexão política, formadora da consciência transformadora.

      Pode não parecer, mas Ciro está hoje mais à esquerda do que Lula.

      1. exatamente.

        e isso vem sendo alertado há um bom tempo.

        lula está, hoje, sem nenhuma dúvida, a direita de ciro.

        está a direita de requião também.

        lula, num 2º turno com todos a direita dele, vence.

        com ciro ou requião, ele perde.

      2. Ciro e a juventude

        Ontem, enquanto jogava joguinhos desses que tem no Facebook (depois de véio dei para fazer isso), ouvi um vídeo do 247 de quase uma hora, sobre a candidatura PCdoB, com o Paulo Moreira Leite, Alex Solnik e o Leonardo Attuch, um deles a certa altura falou mais ou menos”…que a Manuela é muito bem vista pelos jovens, onde o PT tem problemas”. O PT não fala paraos jovens. Ciro está fazendo um trabalho consistente junto aos jovens, que a esta altura não tem nem a mais remota empatia pelo PT. Se os jovens resolverem acreditar no processo político e votar, pode haver surpresas. 

      3. Ter memória curta é um problema…

        Vc nao lembra dele dizendo que se Aécio fosse candidato ele nao seria, porque havia concordância de posiçoes entre ambos? Eu lembro…

  13. não é um ‘jogo’

    o autor faz defesa um tanto piegas e contraditória dos ‘lances políticos’ de lula.

    …. que se deve considerar ‘as necessidades urgentes do brasileiro’ ….

    e isso é um jogo?

    jogo é algo que se faz pensando o curto prazo.

    por exemplo, ganhar uma eleição para tomar o poder.

    mas quando se fala em nação; em cenário político deve-se pensar um estado; em visão de estado; de estadista.

    este é o discurso que deve ser feito neste momento.

    deve alertar que todos os atos do governo golpista serão anulados e os juízes que se omitiram serão afastados de suas funções enquanto responderem por seus crimes de responsabilidade.

    isso ele não faz, nem fará.

    por isso, lula, sem dúvida o melhor presidente dos últimos 50 anos, não é e nunca será um estadista; porque reduz a alta política a um ‘jogo’.

    o autor falou em ‘regras do jogo’ ou que ‘os coxinhas’ …

    ora!

    porque considerar minorias golpistas e que não respeitam eleições e a democracia?

    pior: para que se compor com esse tipo de escória?

    para ‘ganhar o jogo’?

    lula ‘perdoa’ golpistas que sequer cogitaram pedir perdão pelo golpe que deram para pilhar o tesouro nacional e direitos fundamentais de milhões.

    por isso, é extremamente oportuno o lançamento de manuela d’ávila á presidência: já passou da hora da esquerda marcar posição em relação a lula.

    hoje, a mídia venal, constituída pela meia dúzia de mafiosos da pior laia, todos de extrema direita, colocam lula como ‘extremista’; posicina-o num campo ideológico que ele jamais ocupou.

    lula extremista?

    lula, quando muito, é um social democrata; um político de centro.

    e esse foi o grande erro dos partidos de esquerda brasileiros no rescaldo do colapso soviético: reduzir a política a um jogo; acuarem-se pelas acusações de bandidos travestidos de jornalistas, sem enfrentá-los, e renunciarem ou, pior, revisaram seu discurso ideológico, renunciando-o em favor de sociais democratas, lula e o pt.

    é chegada a hora da esquerda dizer a que veio, e expor ao povo, não para juízes almofadinhas, o que defendem realmente.

  14. Lula tem um projeto de nação

    Lula tem um projeto de nação com o qual eu concordo.

    Um pais forte, respeitado, independente, rico, com igualdade de oportunidades, justo e humano.

    Para chegar neste objetivo ele precisa no minimo do apoio do congresso, na teoria o congresso é eleito pelo povo, na pratica é eleito pelo dinheiro; é assim no Brasil é assim no mundo todo.

    O PT e todos os partidos de esquerda (mesmo considerando o PSB e PDT) históricamente não conseguem eleger sequer 40% do congresso.

    E ainda tem os ingenuos que são contra as alianças, acham que um presidente consegue governar apenas com o apoio do povo; esta entidade abstrata em grande parte manipulada pelas grandes empresas de midia e pelos neo evangélicos.

    Por favor, vamos crescer.

     

  15. O que adiant essa aliança por

    O que adiant essa aliança por conveniência?

    Os aliados novamente não compartilham da análise dos problemas do país, não compartilham da visão dos problemas, querem cargos e $$$$.

    Qual o fim disso? Alguém arrisca responder?

    Todos sabem a resposta.

    Um governo eternamente chantageado, cobrado para liberar propina, financiar campanhas.

    Sim é isso que querem.

    Mas qual o problema , se podemos por nosso plano de governo? O problema é a eterna chantagem, e quando ela não funcionar, já sabemos o que ocorre, golpismo!!! E depois , atraso de uma década.

    Parece que esqueceram o que acontecem ontem!!!! Não adianta manter essa estrutura política, para avançar um pouco em 10 anos e regredir muito em 2 anos.

    É hora da esquerda bancar seu projeto, só por ele, pela mudança, agregar apoio em prol de uma mudança de longo prazo.

    Da forma que está até a Rede é melhor que o Lula+Temer.

    É , ou vocês acham que se Lula ganhar com PMDB, Temer não negociará por eles?

    1. “É hora da esquerda bancar seu projeto” É piada?

      Com que armas, hem? Com que meios de comunicaçao? Tá querendo ver o circo pegar fogo? Nem vou dizer que é maluquice, porque deve ser é trollagem mesmo.

  16.   Acho lindo esse desejo de

      Acho lindo esse desejo de não ceder nada a ninguém. Lindo.

      Até posso concordar que os governos do PT cederam demais, mas chega! Claro que os comentaristas que defendem a pureza devem saber de algo que não sei. Provavelmente já têm garantidos 300 ou mais deputados federais da esquerda na eleição de 2018. Como assim, não é o caso? A esquerda não tem maioria garantida, nem expectativa de maioria? Tudo bem, não importa.

      O país está se esfacelando, sendo vendiD(oad)o, mas é a pureza ideológica o pensamento que importa. Se não for assim, que o país continue a ser vendido. É lindo. 

      

  17. lições de Lula

    Lula precisa do apoio dos golpistas porque é assim que será apoiado pelos eleitores deles. Já nos ensinou isto várias vezes, não sei porque tanta surpresa agora. E ele está certo! Dá para ter mais gente contra na situação em que chegamos? Foram os eleitores de Lula e Dilma que elegeram os 300 picaretas com anel de doutor!

    Enquanto a mídia e os donos do país ficam desesperadamente procurando um candidato de centro, Lula ocupa o terreno que eles querem invadir.

    O centro não é um objetivo, mas o resultado de uma negociação. Independemente do discurso que possam fazer, os trabalhadores são o centro. Eles desempenham todos os papéis no capitalismo: fazem o trabalho pesado, exercem chefias nas empresas, são gerentes, diretores e conselheiros. Todos vivem de vender sua força de trabalho, cada qual com sua capacidade e seu senso de oportunidade. Por mais que queiram ser de esquerda terão que realizar o capital. Por mais que queiram pensar que são de direita, estão sujeitos às leis e à Constituição que os obrigam a buscar progresso civilizatório. Os capitalistas não precisam mais trabalhar para realizar o lucro. Os trabalhadores desempenham por eles.

    Tem muito mestre querendo dar aula a Lula. Deveriam sentar no banco e aprender.

  18. Esse aceno do Lula à casa

    Esse aceno do Lula à casa grande é ridículo.

    Voltar e ser novamente complacente com o rentismo e o PIG será um tapa na nossa cara, e a consolidação do desmonte nacional efetivado pelo golpe.

  19. Artigo tolo, tosco, fora de tempo e lugar

    Qualquer cidadão comum mínimo de inteligêcia social, histórica e política sabe o Ex-Presidente Lula não é nunca foi revolucionário ou de extrema-esquerda. Lula não iria mudar a postura aos 72 anos de idade, após dois mandatos como Presidente da Repúblca que deixo o cargo com cerca de 90% de aprovação.

    Não se faz um revolução ou transformação social sem povo; mas elas também não se fazem apenas com povo; é preciso dinheiro e armas. Hoje a Esquerda está desorganizada e sequer consegue reunir o povo em torni de suas idéias; o dinheiro e o aparato repressor, o braço armado do Estado, está com a direita e com os golpistas. Lula sabe disso e essa é a razão por que não adota discurso revanchista nem incita o confronto. Lula não é falso, ms falsas são as teses e argumentos do articulista, que pensa ter descoberto a pólvora, mas repete clichês vulgares como se descobertas feitas por ele.

    Lula e as boas cabeças do PT sabem que como pré-candidato o Ex-Presidente não pode dizer tudo nem exatamente o que vai fazer, se for eleito para um terceiro mandato presidencial.Sabendo do conservadorismo do eleitor médio brasileiro, Lula demontra que a experiência o fez  cauteloso. Uma vez eleito, é certo que Lula não repetirá os erros que cometeu nos dois primeiros mandatos.

  20. Conciliação e Submissão

    O texto de Francy Lisboa revela que para ele a Política é essencialmente aristocrátrica.  Nessa concepção, não existe Política nas organizações MST, MTST, Centrais Sindicais, e nas centenas de coletivos que lutam por emancipações específicas (negros, LGBT, mulheres).

    Alianças políticas são necessárias, mas não se confundem com conciliação. Não é possível alianças verdadeiras, e muito menos conciliação, com quem tem princípios e objetivos antagônicos. É válida uma aliança entre Lula e Bolsonaro ? Os nacionalistas podem se aliar com os entreguistas ? É possível uma aliança entre fascistas e democratas ?

    Hitler invadiu a União Soviética apesar de ter assinado um acordo de não agressão. Lula conciliou com a elite econômica fascista. A natureza ensina: a água não se mistura com o óleo. Fascistas e Democratas são incompatíveis. Não se trata de vingança, mas de diferenciar adversário de inimigo.

  21. O preço das fotos

    1. O preço da foto abaixo foi a entrega da estratégica e importantíssima Secretaria Municipal da Habitação ao Maluf, que indicou um inepto e incompetente (alguém imaginaria Maluf indicando um cara ultracompetente?), de nome José Floriano de Azevedo Neto, que ficou lá de jan/2013 a dez/2015, praticamente 3 anos. Em dezembro de 2015, cansado de esperar por alguma ação do secretário, Haddad chutou o balde, e nomeou o arquiteto e urbanista João Settte Witaker, que trouxe para a secretaria uma penca de nomes da mais alta qualidade (há uma lógica nisso, cara bom anda com caras bons, medíocres abraçam medíocres). Acompanhei pelo Facebook diariamente o desempenho do secretário. O tempo era curtíssimo, menos de um ano, mesmo assim fizeram muito, mas o tempo perdido não volta. Quem pagou o pato desta foto? A população pobre de São Paulo.

    Resultado de imagem para lula, haddad e maluf

     

    2. Ninguém ganha eleição no Brasil sem conquistar o centro. Esta outra foto abaixo está sendo devastadora. Quem sai da bolha da esquerda nas redes sociais e pesquisa outros endereços está vendo isso. Pesquisa de alguns meses atrás mostrava que Renan pai e Renan filho estavam ferrados para 2018. O que faz o Renan pai? Abraça o Lula, que se deixa abraçar (não resiste). Assim como a foto acima, só teve proveito para o outro lado, Renan vai ganhar mais 8 anos de mandato de senador e o filho mais um mandato no governo do Estado.Só eles ganharam. Em 2014, o PT não fez um único e escasso deputado em 6 (seis) Estados, incluindo a terra natal do Lula, PERNAMBUCO. Inclua-se Alagoas na conta de 2018. 

    Tio Lula deveria, nas caravanas do Nordeste e Minas Gerais, ter esgoleado aos seus eleitores (só ele fala aos pobres, segundo a Helena Chagas) a necessidade de eleger parlamentares do PT. Por que não faz? Para não desgostar os deputados eleitos pelo Brasil Profundo. Os eleitores do Brasil Profundo não são capazes de entender do jogo político do congresso, votaram no PT por quatro eleições seguidas, mas na hora do voto para o parlamento são os de sempre, quem comanda e orienta o voto são os vereadores, a decisão é paroquial. Como o PT não tem vereadores… avizinha-se um verdadeiro desastre para 2018. A foto abaixo provoca no eleitor de centro um profundo descrédito e aversão à política e ao PT. Não tem malabarismo retórico militante que dê jeito nisso. 

    Imagem relacionada

     

     

     

  22. É humanamente compreensivel a
    É humanamente compreensivel a revoltade quem é diáriamente lesado…. justifica a vingança. Os bolsominions são rebeldes sem causa. Seu texto é infeliz em dizer que queremos vingança. Queremos o sepultamento desse governo cadaverico e falido que se alimenta da carne de quem menos tem . Se querer que sejam sepultados como um cão que enterra fezes , for vingança…. que Lula o faça. Não queremos, como militância nenhum tipo de coligação com a casa gde, que ja provou excetuando alguns poucos, que não é digna de confianca. Queremos algo de centro-esquerda…. a direita é auto-fagica… não precisa de vingança…. se comem sózinhos… como um câncer.

  23. A única saída

    para derrotar o golpe é o povo nas ruas contra os golpistas. O Lulinha paz e amor (o republicano) acredita que se eleito vai resolver. Em momento algum o PT quis lutar contra o golpe e teve tudo para lutar. Agora é tarde. O PT, o LUla e a Dilma foram avisados do golpe e nunca acreditaram.

     

  24. Muito mais importante que as

    Muito mais importante que as alianças que Lula será obrigado a fazer é aliança do povo eleitor. Se elegermos uma bancada progressista e mais à esquerda, Lula terá o respaldo necessário para renegociar essas alianças em bases muito mais favoráveis, principalmente no que se refere à escolha de um ministério decente e competente. Resumindo: chega de fogo amigo!

     

  25. Lula 2018

    Não vou deixar de votar no Lula por causa de mais esse grande erro (o pt poderia até vir a fazer aliança com esses pilantras num momento futuro, ainda assim bem escondidinho, em nome da mais que propalada “governabilidade” – cof cof cof – ,mas levantar essa lebre neste momento, sair beijando a mão de quem ainda está te chicoteando, é o fim da picada!). Ainda assim, muito provavelmente votarei no Lula em 2018, se o cenário continuar o mesmo, simplesmente por não ter outra opção.

     Agora, se dependesse desta militância obtusa que não pensa duas vezes antes de descer o cacete em quem mesmo sendo petista (nem precisa mencionar quem apoia ou vota em outros partidos de esquerda) critica os erros do PT e do Lula, enquanto relativiza e até aplaude alianças com fascistas/golpistas, não votaria jamais!

    E ainda têm a cara de pau e/ou pura falta de discernimento em apontar o dedo pra aqueles que sendo de esquerda tentam manter um mínimo de coerência política e ideológica, dizendo “Esta é a esquerda que a direita gosta”

    Pois se é assim, pode-se dizer: o PT está se mostrando a esquerda que os fascistas, golpistas, sem um pingo de caráter adoram.

  26. Nem vingança, nem

    Nem vingança, nem justiciamento: mas sim Justiça e sim Democracia. O que o Lula precisa é retomar o poder, estabelecer as bases (desta vez, mais sólidas) do seu poder e aí sim, num governo democrático e soberano, processar os golpistas pelos seus crimes. Não adianta chorar agora, pois se o Lula bater de frente com os golpistas, ele perde. Não há condições materiais de enfrentamento. Vejo a declaração de Lula como estratégica e é assim que ela deveria ser analisada. Não se trata de uma questão moral ou de princípios. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador