Privatizações na contramão do desejo do brasileiro

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Jornal GGN – Segundo pesquisa CUT/Vox publicada no dia 28 de maio, a maioria dos brasileiros é contra privatização de empresas e serviços públicos. Para os entrevistados, entra como consequência das privatizações aumento de preços, demissões, redução de salários e, é claro, não traz benefícios para o Brasil, beneficiando somente empresários, investidores e os ricos.
 
Na pesquisa, 60% dos entrevistados foram contra a privatização da Petrobras e 59% deles disseram que a venda da companhia só interessa a empresários e investidores.
 
Com relação à Caixa Econômica Federal, 61% dos entrevistados são contrários à venda para o sistema bancário privado, assim como 58% discordam da entrega do Banco do Brasil e 57% se opõem à perda do controle público da Eletrobras.

 
55% dos entrevistados, e isso é mais do que a metade, discordam das privatizações em geral. Já 23% se coloca a favor e 22% não souberam ou não quiseram responder.
 
Nos entrevistados a favor da privatização, os 23%, existe uma divisão entre quem acha que todas as empresas e serviços deveriam ser privatizados e os que acham que apenas algumas deveriam ser, desde que não forem de setores estratégicos. 
 
Dos 55% contrários à privatização, 59% deles não querem que nenhuma seja vendada e 31% apenas algumas.
 
No caso dos bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, 49% dos entrevistados consideram que são indispensáveis ao desenvolvimento nacional. 26% deste universo acreditam que os bancos privados são capazes de fazer as mesmas coisas e consideram que as privatizações do BB e Caixa seriam benéficas.
 
Para 47%, se a Caixa for privatizada muitas cidades do interior ficarão sem agências bancárias e muitos programas sociais vão diminuir ou parar de funcionar. 22% dos entrevistados não acreditam que isso vá acontecer.
 
Confira a íntegra da pesquisa aqui.
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ah é? E o brasileiro vai

    Ah é? E o brasileiro vai fazer o quê contra isso? Reclamar muito no twitter?

    Que se dane. Espero que privatizarem toda a água do país também. Quem sabe se começarmos a morrer de sede nos revoltemos contra essa corja.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador