Vai dar PT?, por Sergio Saraiva

Quando a opinião pública muda de lado – você não sente, não vê; mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo, que uma nova mudança, em breve, vai acontecer.

tuiuti

Vai dar PT?, por Sergio Saraiva

Toda mudança comportamental começa antes no imaginário, às vezes inapercebida, antes de tornar-se concreta. Mesmo para o inconsciente coletivo.

Nas eleições de 1974, quando era claro que a luta armada não derrubaria a ditadura – ao contrário – tornou-se fato que algo silenciosamente havia mudado no inconsciente do brasileiro. Acabara o apoio popular à Ditadura de 64 manifestado nas eleições de 1970; fruto do tricampeonato de futebol – só quem estava lá sabe o que foi aquilo – e do “milagre econômico”. A ARENA – o partido da ditadura – foi derrotado inapelavelmente. Fez seis senadores contra quatorze eleitos pelo MDB de então – o partido da oposição.

A ditadura ainda duraria mais onze anos; haveria assassinatos e mesmo massacres – mais ou menos clandestinos; haveria casuísmos como o Pacote de Abril de 1977 e a Lei Falcão, mas a Ditadura começara a acabar naquela eleição de 1974. Jamais recuperaria o discurso junto à opinião pública.

Essa característica das mudanças comportamentais veio me à mente frente aos acontecimentos das últimas semanas e, principalmente, deste Carnaval.

Algo parece ter mudado na opinião pública geral em relação ao Golpe de 2016.

A rejeição generalizada à reforma da previdência – ainda que talvez somente uma minoria tenha estudado o seu conteúdo. A forma como foi fácil carimbar na testa do Judiciário a marca de “privilégio” em relação ao auxílio moradia– e nas testas coroadas de Moro e Bretas. Apoiadores de ontem, hoje viraram piadas.

manifestoches

E agora, o modo como alinhou-se ao imaginário popular esse desfile da Paraíso do Tuiuti e seus patos e camisas amarelos – manifestoches e vampiro neoliberalista.

vampiro

Não parece haver dúvidas – algo mudou em relação ao Golpe de 2016. A população geral – formada por pessoas comuns e não militantes – passou para a oposição. 

Lula será liberado para concorrer? Muito provavelmente não. Lula poderá ser preso ainda? Provavelmente não, mas é uma possibilidade.

Ocorre que se realmente a virada se deu, esses acontecimentos, por traumáticos que sejam, não alteram mais o resultado. A oposição ganhará as eleições.

Mas quem é a oposição?

Bolsonaro é oposição.

Alckmin não é oposição. Doria não existe mais – o affair com Zeca Pagodinho foi a gota d’água. Tornou-se tão ridículo quanto Temer.

doria e pagodinho

Tristezas de carnaval – o que sobrou para o Golpe de 2016? Cara de palhaço, pinta de palhaço, roupa de palhaço – será este o amargo fim do Carnaval do Golpe?

E Huck – é oposição?

Vai ter de se fantasiar de oposição, se quiser ter chance. Vai conseguir? Tem os roteiristas da Globo a seu favor – eles são espertos em virar o personagem segundo as necessidades de IBOPE da novela. Mas, se a população o identificar com o governo Temer – nem assim  tem chance.

Ainda mais agora que Huck está cheio de dúvidas e tendo que passar para a defensiva. Essa história do jatinho financiado a juros subsidiados – furo do grande jornalista Fernando Brito do blog Tijolaço que a grande mídia teve que repercutir – pode ser para Huck o que o aeroporto de Claudio foi para Aécio. Algo que precisa ser escondido – porque mata o discurso.

Empreendedorismo com financiamento de BNDES a juros de 3% ao ano, quando o povo paga mais de 300% no cartão de crédito, não é algo fácil de defender. É o “auxílio moradia” do Huck. E o povo não está para auxílio de nenhum tipo.

E o PT? O PT é oposição.

E talvez essa seja a grande notícia para a esquerda – se é que a esquerda percebeu. Um PT lavado e enxaguado no mar de lama recuperando o discurso da ética e da justiça social? Será possível?

Basta ver a reação à música “Vai dar P-T”. Não poderia ter vindo em melhor hora.

vai dar pt

Nada tem a ver com o Partido dos Trabalhadores, mas foi o suficiente para desconcertar jornalista experimentada da Globo. E, no Youtube, parece que o pessoal também entendeu assim.

globo carnaval

E quando até o pessoal do funk ostentação está dizendo que vai dar PT é porque realmente a opinião pública geral virou.

 

PS:  Oficina de Concertos Gerais e Poesia – desfilando blues-enredo no sambódromo do Anhembi.

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tereza Cruvinel confirma o que comentei ontem aqui no blog

    Resultado de imagem para carnaval sem lula é fraude juramento

               Mais uma comunidade se levanta por Lula

    Enquanto os blocos esquentavam o asfalto e as escolas iluminavam a Sapucai, apareceu na favela da Rocinha aquela faixa: “Se Lula for preso o morro vai descer”. Os cariocas sabem o que significa o morro descer. Já aconteceu algumas vezes e começa com o fechamento da  auto-estrada  Lagoa-Barra e o túnel Zuzu Angel.  Mas não foi só lá. Amigos do Rio informam que apareceram faixas de solidariedade a Lula também no Morro do Juramento, na Favela da Maré e não Morro do Fallet, em Santa Tereza. Só consegui foto da faixa do Juramento, que diz: “Carnaval sem Lula é fraude. Moro, juiz imoral. Moro, juiz parcial”.

    É cedo para saber mas talvez o Carnaval  do desagravo democrático proporcionado pelo desfile da escola Paraíso do Tuiuti vá se tornar um divisor de águas. Talvez depois dele tudo volte ao normal mas é possível que esteja havendo um despertar, que o povo tenha se cansado de engolir sapos e safanões e vá começar a reagir. Que comece a dizer, por palavras e atos,  como no samba da Tuiuti,  “não sou escravo de nenhum senhor”.

    As faixas, embora tenham aparecido no clima do carnaval,  são mais que fantasia carnavalesca.   Sugiram em comunidades pobres, que demonstram com elas saber exatamente o que está acontecendo.  Com a prisão ou com a inabilitação de Lula, querem privara a população de votar no candidato que hoje sua preferência. Isso é fraude, é violação de um pilar da democracia, as eleições livres, em que todos podem votar e ser votados, se quiserem ser candidatos.

     

     

    1. O meu comentário de ontem…

      Há um zum zum zum que

      Há um zum zum zum que outras comunidades aqui do RJ estão aderindo ao que está sendo proposto pela Comunidade da Rocinha :

      FAIXA NA ENTRADA DA FAVELA DA ROCINHA

       

      Resultado de imagem para se prender o lula o morro vai descer

      Resultado de imagem para se prender o lula o morro vai descer

      * Fixar (e permanecer no local) uma faixa com esta advertência numa grande comunidade como a da Rocinha não é uma coisa simples .   

       

       

  2. Adorei !

    Os acontecimentos do carnaval , relembrados aqui . Mostram que o povo  está entendendo e dando o seu recado.  Mas , vamos esperar a reação dos golpistas , embora sabendo que para  alguns deles , não há solução, como para a lava-jato – quem ainda acredita nela e suas delações manjadas, Carmem Lúcia e seu partidarismo ? Rede Globo e suas mentiras ? So quem está lucrando com as desgraças do país.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador