Após reuniões, Paulo Paim decide continuar no PT

Do Sul 21

Paulo Paim decide permanecer no PT

Depois de longas reuniões com a cúpula do PT gaúcho e com seu apoiadores ao longo da segunda-feira (11), o senador Paulo Paim anunciou, no final da tarde, que permanecerá no Partido dos Trabalhadores (PT), legenda na qual milita há 30 anos. “Foi uma reflexão pesada. Tomamos a decisão de continuarmos na esperança de reconstruir o PT que muitos anos embalou nossas vidas”, afirmou Paim, logo depois de encerrar a reunião com apoiadores e confirmar a permanência na sigla. O anúncio da decisão contou com a presença do presidente estadual da sigla, Ari Vanazzi, que foi a Canoas, base eleitoral do senador.

Para sua decisão, segundo Paim, pesou a postura adotada pela Executiva Estadual na reunião pela manhã e manifestada mais tarde em nota.  No documento, a direção pontuou  que os rumos da política econômica propostos pelo governo federal não correspondem ao programa eleito nas eleições de 2014. “Quanto a isso não há discordâncias”, completou o senador, após a decisão.

O partido destacou também o compromisso com as causas defendidas pelo senador, “em consonância com os movimentos sociais e sindical tais como a luta pela igualdade de gênero e racial, os direitos da juventude, pela acessibilidade universal, dos direitos dos trabalhadores aposentados e pensionistas e as demais pautas oriundas das causas sociais”.

 

Presidente de honra do PT, o ex-governador Olívio Dutra foi enfático ao pedir a permanência de Paim na legenda. “Teu lugar, Paim, é no PT. Tuas causas são as nossas causas”, disse durante a reunião. Olívio também salientou que, apesar de estar no poder no governo federal, o PT não pode esquecer de bandeiras históricas como as que vêm sendo defendidas pelo senador Paim. “O partido com um projeto estratégico tem que respaldar o governo no possível, mas não arrear as bandeiras estratégicas de mudanças fundamentais para o País ser mais justo, mais fraterno, para que todos possamos ter um desenvolvimento desconcentrado, parelho, e que cada cidadão seja sujeito e não objeto do político”.

Redação

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sair do PT para qual partido?

    Sair do PT para qual partido?

    A rede de propriedade da reacionária Marina Silva? O PSB que está em negociação para fusão com PSD do Kassab e o PPS do Roberto Freire? O PMDB da dupla Temer-Cunha? O instável PDT que a qualquer momento pode seguir o caminho do PSB e tucanar também?

    No final das contas é melhor ficar no PT mesmo. Talvez seja um dos partidos menos pior.

    1. Para a Rede, porque o PT é o partido mais conservador do Brasil

      Não há partido mais reacionário que o PT no Brasil. Para além da política econômica herdada dos governos militares, o partido tem aversão a qualquer tipo de reforma tributária, administrativa, previdenciária, trabalhista, etc. Isso para não mencionar a aliança com o que há de pior no coronelismo nacional e dos empréstimos seletivos do BNDES à nata dos estatal-capitalistas mamadores brasileiros. Repetindo: por essas e outras o PT é o partido mais conservador e reacionário do Brasil atualmente.

      1. A rede não existe no RS, fala mal do churrasco!

        Como na Rede tem uma quantidade significativa de Veganos comedores de alface, aqui no Rio Grande do Sul quando se convida alguém para um churrasco e ele leva uma saladinha básica para comer, ele perde o amigo e a popularidade. Um parrido de comedores de alface, não vinga aqui no RS.

        A esposa do prefeito da cidade, que é vegana, escondeu durante a campanha isto, depois que ela colocou as manguinhas de fora, não se elege nem para síndico de edifício.

        1. rdmaestri

          Pois é, com o sectarismo que você demonstra, o PT vai acabar isolado do restante da esquerda e, principalmente, do restante do país. Aliás, foi o discurso sectário do PT ao longo dos últimos 13 anos martelando a divisão entre ricos e pobres e entre sudeste e nordeste o que polarizou o discurso. Hoje temos um nível de intolerância política que destruiu qualquer possibilidade de diálogo por conta disso. O discurso anti-vegetariano que você ostenta, por exemplo (e veja que eu não sou vegetariano), vai contra boa parte da esquerda mais jovem. Por isso digo que o PT é arcaico e o maior representante do reacionarismo no Brasil. Vocês envelheceram muito rápido. E exatamente pela mania de explodir pontes é que o PT vai desaparecer do governo federal por várias décadas; pela simples falta de quaisquer outros nomes com capacidade de diálogo com o restante da sociedade. Não diga que não foram avisados…

          1. Anarquista “Lúcida”

            Ainda não vi seus argumentos, você não disse simplesmente nada. De qualquer maneira, o PT é o retrato da esquerda arcaica brasileira. A esquerda vai desaparecer do mapa nesse país se continuar abraçada a esse partido stalinista, corrupto, populista e demagogo.

          2. Partido corrupto ?

            Ou é o único partido que está deixando desmantelar a rede de corrupção existente, não poupando nem seus quadros? e mesmo sob as ordens de um juiz desonesto , partidário , de idéia fixa e que somente vê sua glória, mesmo à custa do país ? Vá cantar de galo em outro blog e será mt aplaudido.

          3. lenita

            Não quero aplausos. Quero pelo menos tentar alguma coisa contra o radicalismo estúpido entre esquerda e direita em que o país está. O PT cometeu inúmeros erros em economia e na administração pública e tem uma incapacidade enorme de admitir seus erros, tanto que os vem repetindo sistematicamente. Qual foi o resultado da arrogância petista? O surgimento de uma direita tão arrogante e repugnante quanto. A polarização populista vem sendo a arma do PT desde que as primeiras críticas apareceram, ou por erros na economia, ou contra quem apontava erros na administração e casos evidentes de corrupção. Qualquer um que levantasse a voz com qualquer crítica era taxado de reacionário, direitista, de não gostar de pobre ou não gostar de nordestino. A polarização e radicalização que temos hoje é fruto dessa malandragem retórica, o resto do espectro político adotou o discurso manipulador e populista do PT. O que nos resta é uma militância que não passa de massa de manobra da direção partidária e que engole qualquer absurdo que venha da cúpula do partido. Se a esquerda brasileira tiver como alternativa apenas o PT, ela vai desaparecer. Principalmente se não houver uma modernização das ideias arcaicas em economia e administração pública do partido, além de uma revisão do populismo do seu discurso, que levou o país a um impasse político (e observe que não tenho nenhuma crítica aos programas sociais do PT). Infelizmente, no entanto, por mais que se tente desenhar, o PT e os petistas só conseguem ver as críticas sob o viés maniqueísta e não aprendem nada com elas.

          4. Felipe

            Vc se recorda qual a pessoa que chama os pobres de Baianos ? Quem disse que o Lula e a Dilma só se elegeram e reelegeram por causa dos nordestinos, dando a crer que os citados são pessoas iletradas,semianalfabetos e só votam no governo pelo Bolsa família ? Minha casa, minha vida, Luz para todos, e que criaram 17 Universidades, além do Pronatec, Prouni, Fies, etc ? Foram respectivamente o sr. Serra, aquele que privatizou a Vale por algo em torno de 3 bilhões ( e não ficamos sabendo do “por fora”) pq a mídia não se interessa por isto. Aquele mesmo, da filha gênio, que ficou milionária após as privatizações.  E o Sr. FHC, aquele da fazendola, do apartamento em Paris, do negócios de carne, etc. etc. e que segundo o Itamar Franco só possuia um Lada – russo, quando ambos eram senadores.

            Mas foi o Lula quem dividiu o país, em sua visão de leitor da Veja, Globo, FSP, Bandeirantes, Jovem Pan, Não lhe passa pela cabeça que o PT foi o único partido que tentou melhorar as condições do Nordeste , c/ a finalidade de compensar seu povo, do que sempre lhe foi negado?

    2. Claro que vai ficar

      O partido permite discussões internas e conta com correntes bem mais à esquerda que o que o Governo consegue ser hoje.

      Mas, convenhamos, não é primeira vez. De quando em quando, o Paim gosta de uma mão passando pela sua cabeça. Faz parte.

      1. Outra coisa…

        Outra coisa, o PT tem uma capacidade de renovação que poucos partidos tem. Quem acompanha o movimento estudantil sabe que existem muitos jovens petistas engajados. Existem muitas tendências na militância estudantil do partido como: Articulação de Esquerda, O Trabalho, Kizomba, Democracia Socialista, Quilombo dentre outras.

        O problema do partido não está na militância ou na base. O problema está nos parlamentares que abandonam a base. Quando um quadro do partido abandona a legenda, quem sai prejudicado é justamente essa juventude que perde a referência e a possibilidade de também continuar no partido. Seria uma atitude egoísta e irresponsável se o senador deixasse o partido.

        1. Wilton, o caso do Paim é mais sério.

          O discurso do Paim nos últimos tempos mais parece o discurso do PSOL, c@g@ndo e andando para o governo federal, só que apareceu o Jairo Jorge que é um nove vinculado fortemente a política regional. É um quadro que com 23 anos já se candidatou a prefeito pelo PT em Canoas, perdeu mas na próxima eleição foi o vereador mais votado, participou do governo Tarso, foi eleito prefeito e reeleito com uma condição fantástica (mais de 71% dos votos), é o prefeito mais bem avaliado de todas as grandes e médias cidades e o Paim se viu ameaçado por ele (não ameaçado em termos de ameaça pessoal, mas em termos de prestígio). Falou em sair do PT e parece que o pessoal não deu tanta importância assim e atualmente parece mais oposição do que situação.

          É exatamente o que falaste, o PT na Região Metropolitana com o Jairo Jorge se fortaleceu devido a renovação das bases e o Paim perdeu o ritmo da história. 

          Fez uma onda toda para colocar o seu nome em evidência e parece que conseguiu uma semana de holofotes, depois estes se apagam e veremos.

  2. Pulando do barco

    E o que, exatamente, impedia Paulo Paim de continuar no PT? Os problemas são muitos, mas não diferem das outras legendas. Ou seria um problema de protagonismo, como foi para Marta Suplicy ?

    1. Não compare uma exibicionista

      Não compare uma exibicionista com Marta ao Paulo Paim.

      O que dificulta a todos os petistas a permanência no partido é a brutal covardia do PT paulista, a incapacidade de fazer frente à onda conservadora e burra que enfrentamos, de levar o debate político para além da “maior CORRUPIÇÃO da história”,

    2. O problema é a perda de protagonismo na base.

      Não fantasiem, o problema do Paim é simples, apareceu exatemente no centro de sua base política um membro do PT mais forte. Só que ele andou namorando com o PSOL.

  3. PT

    Quer sair sai, desocupa a moita. O correto seria renunciar e dar lugar ao suplente. Ai seria muito ético. Nunca vi o Paim defender o PT e sim defender as suas convicções.

  4. Mais um boboca que acredita

    Mais um boboca que acredita na cúpula do partido e se acovarda.

    Paim é preterido pelo partido, o RS é preterido pelo partido,  o PT RS é capacho do PT nacional.

    E não é só o PT, PSDB RS esta em intervenção, o PDT RS é serviçal do PDT RIO, o PMDB RS não consegue nem uma audiência com Dilma.

    O descontentamento de Paim é só a ponta de um enorme iceberg de descontentamento do Rio Grande do Sul com a união.

    1. Preocupação

      Interessante a sua preocupação com assuntos internos de partido exatamente contrario ao seu. Está torcendo por (quase) problemas do adversário? Avalie os problemas que virão quando FHC seja citado nos tribunais, por exemplo, pois aí sim terá motivos para ficar preocupado.

    2. Sem noção

      Liberal? Aliança?

      Os liberais costumam saber como constroi uma aliança. Sabem que os consensos (vontades gerais) nunca são unanimidades (aquelas que o Nelson Rodrigues bem qualificava).

      As construções partidárias sempre trazem minorias que permanecem em conflito interno para redefinir o espectro majoritário. Paim sabe disso e conhece as fragilidades das alternativas políticas que estão no cenário. Ele deu um passo importante para recompor sua permanência no PT gaúcho, se  resguardando para poder votar contra proposições do Governo Federal que forem contra os direitos trabalhistas.

      Os liberais sabem disso.

      Os individualistas pensam que são liberais  (alguns até se dizem anarquistas, se confundindo com os libertários), e não conseguem se dar conta da construção dos consensos. 

    3. Aliança, desculpe-me, bostejasse ao máximo.

      O teu conhecimento da política gaúcha demostrou ser um zero a esquerda, mas como tens incontinência verbal tinhas que escrever qualquer coisa.

  5. Essa decisão do senador Paulo

    Essa decisão do senador Paulo Paim foi sábia. À direita, aos reacionários, aos neoliberais-conservadores, aos entreguistas, aos golpistas (sejam eles da política, do mercado financeiro ou do comando estadunidense) interessa dividir, fragmentar e pulverizar a esquerda latino-americana e, principalmente, brasileira. De nada vale abandonar o PT, posando de paladinos da ética e da moral, como fizeram alguns que, há poucos anos, se reuniram para formar o PSOL, outros que trocaram o PT pelo ainda mais descaracterizado PDT (como é o caso do senador Cristóvam Buarque, o qual com aquele discurso ‘samba-de-uma-nota-só’ – a Educação – jamais conseguiu propor e aprovar qualquer projeto importante), outros que se mantiveram no radicalismo extremista e que não conseguem apoio sequer da ala progressista e mais esclarecida da esquerda (como é o caso do José Maria e seu minúsculo PSTU), outros que embarcaram na ‘Rede’ da contraditória e indecisa Marina Silva – cujo exemplo mais destacado é Alessandro Molon, que no PT seria alijado da disputa pela prefeitura do Rio neste ano de 2016 – e, para coroar, o expediente usado pelos falastrões e oportunistas que pegaram de empréstimo o bordão midiático, lavajático, PFístico, MPfístico e Morístico do “combate à corrupção”, para cerrar fileiras de siglas como o PMDB (logo este, que é o partido sem qualquer identidade que não seja a do fisiologismo, das negociatas e da mais grossa corrupção), cujo exemplo maior é Marta Suplcy, a qual não teve sequer a dignidade de abrir mão do sobrenome do ex-marido, após traí-lo e dele se separar.

    Paulo Paim deve ter refletido e observado que, mais do que inviabilizar o segundo mandato de Dilma Rousseff, o propósito da direita neoliberal-conservadora, reacionária e golpista (que cooptou a burocracia estatal – PF, MP e parte do PJ – e faz dela instrumento da mais baixa política e do golpismo), que sempre tem à mão o chamado ‘4º poder’ (que vem a ser os grandes veículos da mídia empresarial) e que serve aos ditames de Washington, é aniquilar a esquerda brasileira e seu maior líder: Lula. Que outros do quilate de Paim façam a mesma reflexão e que trabalhem para corrigir as mazelas e erros do partido. É preciso que todos os brasileiros, progressistas e defensores da Democracia, do Estado de Direito, da Inclusão e Justiça Social se conscientizem de que a fragmentação da Esquerda só interessa aos plutocratas que comandam e espoliam o Brasil há mais 500 anos, servindo a si e à metrópole (que já foi Portugal e Inglaterra e que há mais de um século passou a ser os EUA e que nos últimos anos é não só este último país, mas também o capital financeiro internacional).

  6. Ouviu o que Pinheiro ouviu na

    Ouviu o que Pinheiro ouviu na Bahia: “vá sozinho!” 

    Experimentam uma carreira “promissora”, se travestem de ” limpinhos” e não se arriscam. Quem  quiser que se  lasque para enfrentando o leão para tirar milhões da miséria. Quando  as coisas dão certo, levam  louros, quando não dão, são  os eternos “críticos”. 

    Confortável, não!

  7. Ouviu o que Pinheiro ouviu na

    Ouviu o que Pinheiro ouviu na Bahia: “vá sozinho!” 

    Experimentam uma carreira “promissora”, se travestem de ” limpinhos” e não se arriscam. Quem  quiser que se  lasque para enfrentando o leão para tirar milhões da miséria. Quando  as coisas dão certo, levam  louros, quando não dão, são  os eternos “críticos”. 

    Confortável, não!

  8. O problema do Paim é interno a sua região. Medo de perder espaço

    Estão fantasiando demais, o Paim está lutando por espaço dentro do PT exatamente na sua região de influência, uma coisa que qualquer político de qualquer nível e partido faz, lutando por sua continuidade.

    O Paulo Paim tinha a sua base eleitoral na cidade de Canoas na grande Porto Alegre, uma cidade de 320.000 habitantes altamente industrializada e rica. Esta cidade era tremendamente mal administrada por gestões anteriores, e o atual prefeito do PT, Jairo Jorge, tem feito uma ótima gestão e está com a maior popularidade de todos os prefeitos das grandes cidades do Rio Grande do Sul.

    O Jairo Jorge está com uma popularidade tal que já há comitês para a eleição deste para governador do estado.

    Ou seja, a popularidade de Paulo Paim está sendo simplesmente encoberta pelo aumento da popularidade de Jairo Jorge, ele se reelegeu em 2012 com 71,27% contra 15,47% do segundo colocado, e a sua popularidade ainda cresceu mais.

    O que o Paim notou que com a influência de Jairo Jorge em toda a região metropolitana ele poderia até perder a sua indicação para senador, a medida que em relação a política gaúcha a ação de Paulo Paim tem sido medíocre.

    Na realidade, Paulo Paim está ficando mais popular fora do Rio Grande do Sul do que para o eleitor gaúcho, devido a uma fraca atuação no congresso em termos de política pragmática.

    O que aconteceu que Paulo Paim ameaçou uma saída do PT e parece que o pessoal achou que aqui na sua região de base ele não faria tanta falta assim! Lembre-se Paim se elegeu com 34% dos votos, algo que é quase a base fixa para os candidatos do PT em qualquer tempo, ou seja, ele praticamente não agrega nada (no caso ele agregou no máximo 4%).

    Ou seja, Paulo Paim para seus correligionários não é mais a última bolachinha do pacote!

  9. HORA DE VESTIR O PIJAMA

    Há algum tempo venho observando a figura do senador Paim: embotado em vistosos ternos envelheceu, engordou, perdeu o fio do seu discurso malhando em ferro frio. Perdeu o foco. O Rio Grande do Sul, há muito, não consegue parir um bom político. Dilma fora, porque é mineira de nascimento e foi criada e malcriada no RS, e é uma  técnica (dizem por aí que é um poste…) e não conhece política. Como Pedro Simon, quando se está gagá é melhor ira pra cama. Uma barbaridade esse vai-não-vai do Paim!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador