Candidato à prefeitura pelo PSDB continua indefinido

Do Painel da Folha de S. Paulo

Tucanos querem adiar prévias de candidatos à Prefeitura de SP para achar “terceira via”

Por Natuza Nery

Para que pressa? Tucanos graúdos de SP, descontentes com as opções da sigla para a campanha à prefeitura da capital, se movimentam para adiar as prévias do partido, em 28 de fevereiro. Avaliam que nem o vereador Andrea Matarazzo nem o empresário João Doria, os mais fortes até o momento, têm o perfil ideal para disputar o cargo. A eleição é vista como crucial para pavimentar nacionalmente o nome do governador Geraldo Alckmin como candidato do PSDB ao Palácio do Planalto em 2018.

Mais um Matarazzo é apoiado por José Serra e não tem as bênçãos de Alckmin. Já Doria é visto como “cristão novo” no PSDB. Para essa ala tucana, é preciso encontrar uma terceira via ou ganhar tempo para ver se Ricardo Tripoli, último a se lançar como pré-candidato, decola.

Sei não Alckmin tem insistido que a realização das prévias é a melhor forma de escolher o candidato. A pressão pelo adiamento tende a crescer nas próximas semanas.

Aquela dívida O presidente do PSDB paulista, deputado Pedro Tobias, diz que pedirá uma auditoria nas contas da campanha de José Serra à Prefeitura, em 2012. O senador tucano deixou uma dívida de R$ 17 milhões para o diretório estadual, que se recusa a pagar.

Sabático? Gabriel Chalita, secretário de Educação de SP, pode tirar licença do PMDB para embarcar na campanha de reeleição do prefeito Fernando Haddad (PT).

Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Espero que Dória seja o

    Espero que Dória seja o candidato tucano. Seria muito interessante assistir sua campanha nas periferias, comendo PF, abraçando o povo, botando o pé na lama…

  2. A oposição nunca esteve tão mal. . .

    A oposição nunca esteve tão mal de candidatos a prefeito de São Paulo. João Dória, Andrea Matarazo, Celso Russomano, é difícil escolher quem é pior dessa turma toda, acho que vão perder mais uma vez.

  3. Praga da safra 2018 de Chuchu

    Alckmin sabe que precisa eleger o prefeito de São Paulo para ter condições de dar testa para ser o candidato tucano em 2018, além de poder tentar colocar um poste como governador de São Paulo.

    Mas cá pra nós… que festival de candidatos bizarros em São Paulo. Russomanno, Marta, Matarazzo, Doria, Datena. O povo paulistano tem que ser bem estúpido para não reeleger o Haddad.

    E um dos fieis da balança deve ser o ministro Kassab. Ele tem um partido com bom tempo de televisão (PSD), muitos vereadores e capacidade de mudar o cenário. Talvez o preço que o Haddad tenha de pagar seria dar a vice a um aliado dele, ou pelo menos barrar seu desafeto Chalita.

    Vai ser uma eleição bem interessante.

    1. Ué, só porque saiu do PT

      Ué, só porque saiu do PT Marta agora é “candidato bizarro”…?

      O modo como vocês petistas veem o mundo é muito engraçado: quem é filiado ao PT é quase santo; quem é de fora não presta. Se for ex-petista então, é pior ainda. Ex-petistas são mais odiados do que Sarney, Collor, Maluf…

      1. “… vocês petistas…” Ah, o

        “… vocês petistas…” Ah, o que seria dos comentários em blogs e redes sociais se não fossem as generalizações…

        Cada caso é um caso. Marta era um quadro antigo do PT. Já foi prefeita, deputada, senadora e ministra pelo PT. Nunca se incomodou com a “corrupção do PT” até pouco tempo antes de sair do partido. Suas primeiras aparições no PMDB foram confraternizando com Eduardo Cunha, que como se sabe, é o ser humano mais probo do planeta.

        É isso o que torna Marta um caso que incomoda “nós, petistas”, pela hipocrisia.

        Dentro do PT existem inúmeros críticos ao partido e ao governo. Eu não sou filiado, mas votei no PT e critico a política econômica e de comunicação com todas as minhas forças. Mas não vou ser hipócrita de criticar a “corrupção do PT” e sair abraçado com um dos maiores corruptos da história.

        1. Você não entendeu meu

          Você não entendeu meu comentário. Usei Marta apenas como exemplo de minha afirmação de que ex-petista é mais odiado pela militância e por filiados do que figuras como Sarney, Collor e Maluf.

          Quer outro exemplo? Outro dia aqui no blog tavam descendo o porrete no Cristóvam Buarque (outro ex-petista), chamando o cara de oportunista pra baixo porque ele escreveu um texto defendendo o parlamentarismo (nem direito de opinião ex-petista tem, pelo visto…)

          Enfim, faz parte da visão sectária que o PT e sua militância fazem questão de difundir, e a qual, ingenuamente, acreditei de meus 14 aos 34 anos…

          1. Quer dizer que se Serra,

            Quer dizer que se Serra, Aécio ou FHC escreverem a favor do parlamentarismo, eles não seriam criticados também por “nós, petistas”?

            Quer dizer que se Lula, Haddad ou Gleisi Hoffmann escreverem um texto a favor do parlamentarismo, não receberão críticas de dentro do próprio PT.

            Essa associação/generalização que você tenta fazer é totalmente artificial. Quem sai do PT, vai para a oposição e passa a defender as idéias dessa oposição, deve ser poupado de críticas só porque um dia já foi do PT? Isso não faz sentido.

            Talvez até tenha um ou outro que ainda possa se referir a Cristovam Buarque como “traidor”, por ser ex-PT, mas certamente é minoria e está bem longe da generalização. A maioria vai criticar suas posições e propostas, como criticaria qualquer outro político de fora do PT, e até mesmo do próprio PT, se não concordasse com elas.

          2. Complementando…

            Veja o caso da Marina. Eu não posso falar por todos os petistas, por isso não gosto de genaralizações (embora, confesse que as vezes também as use, principalmente quando meu comentário envolve humor).

            Eu nunca gostei da atuação dela como ministra. Para mim, ela era incompetente. Ela foi para a oposição e continuou a ser criticada, agora com mais força, claro.

            Se um quadro importante do PT, como Haddad, que eu onsidero muito competente, resolver ir para a oposição, lamentarei muito (ao contrário da Marina) e se ele começar a adotar o discurso da oposição, como criticar os programas sociais, por exemplo, (a posição oficial do PSDB em seu site sobre o Bolsa Família ainda é “Bolsa Esmola”), ele vai ser criticado por isso, com certeza.

          3. Não falei de “crítica”, falei

            Não falei de “crítica”, falei que desceram o pau no cara, chamando-o de oportunista para baixo.

            Vc insiste em não ler direito o que escrevo.

          4. Quem

            e ou quantos “desceram a lenha no Cristóvao Buarque ? Há tanto tempo que saiu do PT, que nem me lembrava mais. Mas que é um “chato de galocha”, isto é mesmo, tal como os ex senadores do RS e de SP.

          5. O “problema” com Marta, se é

            O “problema” com Marta, se é que esse é problema, é que ela saiu e, surpreendentemente, atacando tudo aquilo que até então defendia. Para fazer isso, aliou-se exatamente àqueles que criticava quando estava no PT. Assim acabou revelando sua verdadeira face. Se nós eleitores que antes a apoiávamos vimos isso, qual o problema em não gostar dela?

        2. Na minha opinião Marta nunca

          Na minha opinião Marta nunca foi petista de alma, ela usou o PT como um veiculo de  sua ambição politica, ela nunca teve o

          DNA petista nem por nascimento, meio social, formação, objetivos de vida, visão de mundo, ela nasceu no meio social mais

          refinado da alta sociedade burguesa, Fracalanza pelo lado de mãe, Smith de Vasconcellos pelo lado paterno e depois Matarazzo e Suplicy pelo casamento, quatro sobrenomes aristocratas, petista como, de onde? Ela usou muito bem o PT

          enquanto lhe convinha, depois ficou queimada porque o PT não lhe abriu escadas mais altas, porque Dilma e não ela para suceder Lula, deve ter pensado com seus botões, Dilma nunca tinha sido eleita para cargo algum , Marta já era testada nas urnas, tinha traquejo politico, essa é uma magoa que faz qualquer um mudar de partido mesmo porque Marta tem plena consciencia de seu valor pessoal. 2010 era a voz dela, até a logica eleitoral indicava isso. Porque será que Lula optou por Dilma, deve pensar Marta, ainda mais outra mulher, ainda se fosse um companheiro, mas mulher e não ela?

          Rancor de mulher não conhece limites e ai o rompimento tem sua base compreensivel.

      2. Diga aí um ex petista que fez

        Diga aí um ex petista que fez uma brilhante carreira politica fora do PT.

        A Marina não vale, com apoio de banco até eu, e mesmo assim, não conseguiu nada de relevante.

        Acredite, existe uma maldição aos ex petistas.

        Quem sai do partido já está amaldiçoado.

         

        1. hahahaha, vcs acreditam mesmo

          hahahaha, vcs acreditam mesmo que o PT é o “caminho da virtude”, e quem se desvia desse caminho está fadado a cair em desgraça…

          O petismo virou uma seita de fanáticos…

          Obrigado por provar meu ponto!!

          P.S. – Erundina.

          1. Foi bom ter citado a

            Foi bom ter citado a Erundina. Eu já vi muitos comentários lamentando que ela tenha entrado no PSB, principalmente depois da guinada do partido para a direita, mas chamando-a de traidora ou oportunista, não lembro de ter visto, e se houveram, certamente não foram maioria, o que novamente desmonta a generalização.

  4. O PSDB vai ter que inventar

    O PSDB vai ter que inventar novas lideranças. Desde a morte de Covas, lá se vão quase 15 anos, em TODAS AS ELEIÇOES majoritárias em SP o candidato foi Serra ou Alckmin. Vejamos:

    2002 – Governo de SP – Alckmin 

    2004 – Prefeitura de SP – Serra 

    2006- Governo de SP – Serra 

    2008 – Prefeitura de SP – Alckmin

    2010 – Governo de SP – Alckmin 

    2012 –  Prefeitura de SP – Serra 

    2014 – Governo de SP – Alckmin 

     

    No campo presidencial, a escrita foi a mesma, só mudando nas últimas eleiçoes, com a entrada de Aécio:

    2002 – Serra

    2006 – Alckmin

    2010 – Serra

    2014 – Aécio

     

    Ou seja, os caciques tucanos sufocaram qualquer tentativa de surgimento de novas lideranças no partido. Chalita, Fruet, Paes e muitos outros tiveram que se mandar. 

     

      1. É o que eu sempre digo, para

        É o que eu sempre digo, para os militontos quem critica o PT só pode ser tucano, não existe outra alternativa, não é?

        Obrigado por provar o meu ponto, mais uma vez.

  5. Ótimos candidatos,
        Dória

    Ótimos candidatos,

        Dória Jr. incorpora o personagem “Riquinho” sem o mínimo senso de ridículo. Um dos momentos culminantes de sua carreira como entrevistador foi com o Abílio Diniz (Pão de Açúcar). Perguntou a ele, no melhor estilo conluna social, qual o pior momento de sua vida. Abílio respondeu que foi a quase falência do Pão de Açúcar, anos atrás. Dória não se conformou com a resposta “fora do script” e constrangedoramente insistiu no episódio de seus sequestro por esquerdistas, na época da eleição Collor-Lula. Dória não aceitou que o “empresário bem sucedido” destacasse um momento de inconpetência. Bem significativo da visão de sua mundo.

      Por outro lado, o Matarazzo consegue ser pior ainda. Um legítimo malufista desde criancinha (afilhado do Maluf). Em 1998, quando era Coordenador da campanha de reeleição do FHC em SP, rifou o Covas no momento em que as pesquisas não animavam e tentou articular o desembarque do grosso do dinheiro na campanha de seu padrinho do PP. Acabou dando azar, pq a eleição virou, mas se manteve com poder devido às suas articulações financeiras. É e foi o principal articulador dos desvios de dinheiro no Metrô.

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador