“Campos me rifou para Lula quando o PT tinha encerrado um ciclo”, diz Ciro Gomes

Jornal GGN – Agora no PDT, após sete mudanças de legenda, Ciro Gomes reafirmou, em entrevista à RedeTV!, que sua vida partidária é uma “tragédia” marcada por “traições”. Em programa veiculado na terça-feira, 29, Ciro relembra o caso mais recente: o rompimento com o PSB de Eduardo Campos em 2013. Segundo ele, Campos, por motivações pessoais, vendeu sua cabeça para Lula em 2010, numa época em que seria “natural” que o PT encerrasse um ciclo de dois mandatos no poder e apoiasse outro projeto à esquerda. À época, Ciro era o nome com melhor desempenho nas pesquisas.

“Eu tinha ajudado a construir o PSB moderno, legado que Eduardo Campos recebeu do avô, Miguel Arraes. Eu era o candidato favorito nas pesquisas em 2010 e o Eduardo Campos me vendeu para o Lula. Ele escolheu um nome que não tinha vivência, nunca tinha participado de eleição nenhuma [Dilma Rousseff], na ideia de continuar mandando na Presidência. Não é que eu queria ser candidato. O partido me preparou para ser candidato! Eu fui usado! Não é queixa, só estou contando o que aconteceu”, disse Gomes.

“Ele [Campos] tinha me vendido na hora em que era natural [o PSB ter um candidato próprio]. O PT tinha encerrado um ciclo, Lula não tinha candidato, ia forçar a mão para fazer uma pessoa não experiente – e estamos pagando um pouco pela inexperência da Dilma agora – e não me deixou ser candidato. Pois depois ele próprio vem candidato e se alia com a direita. Faço o que eu? Saio do partido para ser coerente”, acrescentou.

À época, ventilou-se que Lula e Campos teriam firmado um acordo para que o PT apoiasse a candidatura do ex-governador de Pernambuco em 2018, após a reeleição de Dilma. Em 2013, Campos, presidente do PSB, decidiu que não iria esperar. Rompeu com a gestão petista, entregou cargos e ministérios, e lançou candidatura própria com apoio de Marina Silva e da militância embrionária da Rede Sustentabilidade. Em alguns estados, se aliou ao PSDB e abriu mão de candidaturas para apoiar gestores tucanos – como fez em São Paulo, com Geraldo Alckmin.

Para Gomes, essa foi a gota d’água. “Eu fui enganado, mas fiquei lá. Cumpri minha obrigação e apoiei [o primeiro governo] Dilma. Quatro anos depois, a gente participando do governo [o PSB tinha ministérios e outros cargos de primeiro escalão], Eduardo Campos resolve ser candidato a presidente. E eu prezo pela coerência e lealdade.”

Candidatura em 2018

Questionado sobre suas pretensões para 2018, Ciro disse que é e não é candidato a presidente da República pelo PDT. Tentando explicar o dilema, lembrou das décadas de gestão pública e experiência política que acumula, e das duas candidaturas ao Palácio do Planalto. “Não sou mais candidato porque não tenho vontade de ser, mas disse aos companheiros do PDT que se for necessário, serei, e para vencer as eleições.”

“Para ele, as condições necessárias se darão “se eu perceber que o debate vai reproduzir essa confrontação odienta entre PT e PSDB, sinalizando a eternização da crise; se eu perceber que a solução para os dois será a mistificação à moda Marina Silva – que é o petismo saudosista do passado, o moralismo, o ambientalismo difuso, negação da política como linguagem – que também destrói a condição de governança no Brasil, aí serei candidato.”

Ciro, no entando, observou que o Brasil possui outras lideranças para tirar o País da crise política. Ele fez menções ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), destacando que é um jovem promissor, além de Eduardo Paes (PMDB), prefeito do Rio de Janeiro. Ele também destacou o nome do irmão, Cid Gomes, e lembrou do episódio em que o ex-ministro enfrentou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). “A nossa democracia está produzindo uma nova geração de quadros.”

Assista a entrevista completa aqui.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Maria Silva

- 2015-10-02 04:16:01

De gogó ele é bom ...

Mas como político, é um fracasso. Tem pavio curto como o Collor. Já entra chutando o balde. Dizer que foi "usado" pelo Eduardo Campos é um atestado de incompetencia. Não tem partido, vive pulando de galho em galho. Mas tem gogó. É bom de papo. Um debate entre o Ciro e Aecio (ou Alckimin), seria um massacre em favor do Ciro. Uma goleada, uma surra pra macho nenhum botar defeito ...

Desapego Centrifugal

- 2015-10-02 02:33:45

Isso já faz tempo. O país era

Isso já faz tempo. O país era outro. Mas Foi um excelente governador no Ceará. Eu particularmente não acredito nisso de frente de esquerda. Mas se tem alguém que mereceria o suporte de uma verdadeira frente de esquerda esse alguém é o Ciro.

Valdez

- 2015-10-02 01:58:03

Lava Jato

O resultado da Lava Jato é de ntersse direto do Ciro.

O quanto o PMDB se enfraquecerá.

Por isso ele elojiou o Moro.

Kassab e seu PL também.

 

Enfim, ele tem ai três anos para pensar numa governabilidade, se caso eleito.

 

Valdez

- 2015-10-02 01:52:53

o PDT

Ele sabe tratar a imprensa como poucos sabem, ele não deixa informação errada no ar, dar muita atençao ao termos,  e é muito sagaz quando jornalistas erram "sem querer", em diversas entrevistas ele interrompe para corrigir.

Jornalistas em geral praticamente tem que esttudar bem antes de entrevista-lo, ou acaba educadamennte desqualificado no ar.

 

E um ótimo quadro, o PDT tem ai três anos para dar uma polida e preparar coligações.

Mas com certeza, falar menos e ouvir é algo que ele tem que ir treinando,

Valdez

- 2015-10-02 01:38:21

uma

Ter ajudado a fundar o PSDB só ê ruim para o pessoal do PCO, PSTU e afins.

Isso é qualidade única e especialíssima.

Tenho certeza absoluta que nos debates, um argumento forte do PSDB será "O PSDB sempre e chamado quando a economia do país esta ruim" .. Eu tenho certeza, já consigo até ver o Aécio falando.

Mas, como Aécio falará isso, estando presente no debate o Ministro da Fazenda responsável por tal feito?

A resposta do Ciro seria:

"Cala a boca muleque, enquanto você tava surfando no Rio, eu tava lá em Brasília segurando o Plano Real na unha, e levando aperto do Luis Nassif no Roda Viva"

rs

 

Eloi Petry

- 2015-10-02 01:33:59

Eu lembro de um debate para

Eu lembro de um debate para presidente.  O Garotinho fez uma pegadinha com o Lula.  Perguntou sobre uma sigla, contribuição, não lembro.   O Lula não soube responder.   O Ciro comentava a resposta do Lula. Então disse: "Garotinho, se eu precisar escolher um despachante - eu vol falar com você.  Mas, se eu for escolher um Estadista - aí eu fico com o Lula.".. Foi mais ou menos isso.   O Lula se recuperou no debate.  Era ele quem poderia derrotar a direita. E derrotou.  Eu não esqueci....Acho que tá chegado a vez do Ciro....Com  um projeto de esquerda. 

Valdez

- 2015-10-02 01:21:04

E um detalhe. Com excessão d

E um detalhe.

Com excessão d PDT, todos os partidos que ele passou, ou ele ajudou a fundar, ou eram partidos muito pequenos e ele ajudou a crescer.

E ainda tem quem o chame de oportunista.

Neideg

- 2015-10-02 00:25:39

Ate gosto das posições de

Ate gosto das posições de Ciro em muito que fala, mas, eu posso dizer o que me dá na telha sobre todos os políticos, ele não! Um candidato a Presidente tem que agregar.

Lula tinha razão, ele seria muito mais desagregador que Dilma, olha que eu acho esse o principal defeito Dilma, entre os inúmeros.

Nelson Quintanilha

- 2015-10-02 00:14:13

Eu voto nele!

Se ele chegar ao segundo turno e o adversário for o Alckmin, Aécio ou Serra.

Alex Sotto

- 2015-10-01 23:51:35

Sujeitinho sem moral

Tá sempre de chororô.

Vai chorar na cama que é lugar quente bebezão.

José Gregório

- 2015-10-01 23:30:26

O ciro vai Governar com quem?

Se o ciro for com sede ao Pote do jeito que fala e chutar a bunda do PMDB ele vai governar como? Com que aliados?

roberto isolane

- 2015-10-01 22:54:24

eleicao 2018

sempre votei no pt , mas se o ciro for candidato eu vou pra rua defender este grande brasileiro

Cristiana Castro

- 2015-10-01 21:35:53

Cir Gomes é um excelente

Cir Gomes é um excelente quadro.

Fernando Ferssa

- 2015-10-01 20:57:13

Acho muito curioso ver os

Acho muito curioso ver os comentários sobre essa entrevista aqui, no GGN, e aqueles do Conversa Afiada. Os dois blogs congregariam setores de esquerda. Mas não são, definitivamente, os mesmos. Aqui, Ciro é um Fernando Collor. Lá é um ousado nacionalista que, como poucos, enxerga as posições no tabuleiro de xadrez. Forçando a barra, lá já o enxergam um brizolista. Aqui é São Paulo, lá é o Rio - e tudo o que ele representa. Aqui são 15 milhões muito organizados. Lá são 35 milhões mais espalhados e distribuídos, mas com crescente integração. E aí vai mais uma etapa desse processo de integração de São Paulo com o Rio e todo o Brasil, ou seria de todo o Brasil - o Rio - com São Paulo? Dessa vez, com personagens novos: lideranças Nordestinas de esquerda, nacionalistas e de alcance nacional. Nunca antes nesse país, diria o pregador. Será que o internacionalismo desagregador de São Paulo terá representantes autênticos na próxima eleição?

alberto tiago

- 2015-10-01 20:38:14

Com os quadros que o PDT tem

Com os quadros que o PDT tem  e brincadeira   Ciro vai governar com QUEM???

Paulo Figueira

- 2015-10-01 20:12:40

O cara já foi da ARENA, PSDB,

O cara já foi da ARENA, PSDB, PMDB, etc.., etc.. etc..

O PDT deve ser o seu vigésimo partido, quem traiu e quem foi traído?

Alexandre Weber - Santos -SP

- 2015-10-01 20:00:42

Renan Calheiros

Taí, não sou só eu que tenho um amigo do Renan e que fala bem dele, o Ciro também o poupou.

caju azedo

- 2015-10-01 19:52:53

Retrato

Esse bonitão é a cara do Dorian Gray que Oscar Wilde pintou.

Jossimar

- 2015-10-01 19:35:03

Concordo. Há outra mancha em

Concordo.

Há outra mancha em seu currículo; já foi do PSDB.

Alexandre Weber - Santos -SP

- 2015-10-01 19:26:23

LULA o moral frouxa KKKK!!!!

Desta vez o Ciro ganhou. Acabou com o Lula.

 

[email protected]

- 2015-10-01 19:25:19

Haja coerência - e ainda há

Haja coerência - e ainda há quem duvide, meramente por conta da carreira partidária:
saiu do PSDB que ajudou a fundar tão logo a "social democracia" descambou para o neoliberalismo;
saiu do PPS tão logo o partido de "esquerda" do "comunista" Roberto Freire se aliou com o PFL;
saiu do PSB, mesmo tendo ficado após um traição inominável de Eduardo Campos, após o mesmo ter se lançado candidato estando dentro do governo;

Eduardo Campos pagou com a vida a sua traição. Não fosse tão cretino, talvez estivesse agora em vias de ser presidente em 2018, substituindo o Ciro.
Nunca é demais lembrar, Ciro Gomes somente foi deputado federal pelo PSB para poder salvar o partido, pois para o partido não se apequenar é preciso obter uma certa quantidade em votos para os seus deputados federais em todo o país; recebeu quase 1 milhão de votos no Ceará, assim limpando a barra do partido. Digo "foi deputado" porque poderia ter sido senador se quisesse.
 

Doney

- 2015-10-01 19:17:27

Torcendo por cá para que ele

Torcendo por cá para que ele seja nosso próximo presidente.

Jaide

- 2015-10-01 19:12:33

O Ciro é inegavelmente

O Ciro é inegavelmente inteligente e perspicaz. E sabe a hora de sair limpinho dos barcos onde ficou por um bom tempo. Mas fala, fala muito e até passa do ponto. É crítico feroz, impiedoso. Exceto com o Aécio, que considera apenas um político despreparado. Essa "delicadeza" me intriga.

Continuo sem saber se Ciro Gomes é tudo que diz ou se é apenas bem mais esperto do que a concorrência. 

Marcos Cartana

- 2015-10-01 19:04:14

Gente, Ciro Gomes é um bom

Gente, Ciro Gomes é um bom nome, sem dúvida. Mas outro que disponta dessa nova safra, junto com o Haddad (que aliás, foi um ótimo Ministro da Educação) é o prefeito da cidade de Canoas, aqui no Rio Grande do Sul. Atentem para este nome: Jairo Jorge.

Abraços fraternos!!!

valdir lopes

- 2015-10-01 18:46:05

Frente de esquerda com Ciro

Votei as quatro eleições no PT. O último voto, já foi capenga. O PT deveria sair com classe: uma frente de esquerda para apoiar o Ciro, para não deixar espaço para a direita fazer alianças.

Samuel Rodrigues

- 2015-10-01 18:32:14

Ciro Gomes é um bom nome.

Ciro Gomes é um bom nome. Acredito que Lula não concorre em 2018, ai sobra Laércio de furnas, o picolé de chuchu, Marina da Mata e tem també, o Jairzinho de 64. Já pensou um presidente chamado Jair?

romério rômulo

- 2015-10-01 18:16:09

o Ciro Gomes é um santo!

perguntem ao Ciro Gomes sobre o PFL, em particular o Agripino Maia.

perguntem ao Ciro Gomes sobre o Aécio, "uma boa pessoa".

perguntem ao Ciro Gomes sobre o Paulinho da Força, seu companheiro de chapa.

romério

J

- 2015-10-01 18:06:42

Nomes (fora Lula)

O PT tem basicamente três nomes: Jacques Wagner, Fernando Haddad e Fernando Pimentel. O PSDB tem Alckmin e o capiroto do Aécio; a nanica e incongruente Rede tem a imagem fantasmagórica da ninfa da amazônia, ecoxiita neoliberal evangélica Marina Silva. O PDT é uma massa meio disforme. Por exemplo em Minas é oposição feroz ao Pimentel, aliado desde sempre com a direita. Sediou por tempos a "afamada" Força Sindical, de Medeiros e Paulinho, esses progressistas. Não foi suficiente para Brizola, seu fundador. Não será para Ciro Gomes, que desceu de para-quedas. Apesar do grande quadro que é Ciro. Agora, com o estopim que tem Ciro, na presidência seria provocado diuturnamente pela mídia. Seu irmão seria certamente homem chave de um governo seu. Também  tem esse estopim.

Fábio de Oliveira Ribeiro

- 2015-10-01 17:55:22

Todo cara que é traido e leva

Todo cara que é traido e leva três anos para romper a relação é um corno manso.

Teria sido melhor para a imagem do Ciro Gomes ficar calado.

Morto não fala.

Ninguém ficaria sabendo da história e da mansidão do corneado.

Wilton Santos

- 2015-10-01 17:50:03

...

[video:https://www.youtube.com/watch?v=YKCiRmxwkUE]

Fernando Gama

- 2015-10-01 17:48:43

Eu vi a entrevista. O Ciro é

Eu vi a entrevista. O Ciro é sensacional. Melhor nome para suceder Dilma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador