Em livro, jornalistas britânicas avaliam que PT dificilmente se recupera até 2018

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Duas jornalistas britânicas que colaboram com a BBC Brasil entrevistaram lideranças petistas em meio à crise que o partido do governo atravessa atualmente, em função de sucessivos escândalos de corrupção e dificuldades econômicas após a reeleição de Dilma Rousseff, e constataram que dificilmente a legenda terá condições de se recuperar a tempo de disputar com chances reais a eleição de 2018.

No livro “Brasil sob PT: da euforia a desespero”, Sue Brandford e Jan Rocha apontam que o ex-presidente Lula está com a imagem desgastada e o PT tem o problema de não possuir quadros novos com potencial para reagrupar as forças de esquerdas que se dissiparam nesse segundo mandato de Dilma. 

As jornalistas apontam que a mídia tem feito uma cobertura tendenciosa do caso Operação Lava Jato – vários partidos estão envolvidos nos esquemas de corrupção da Petrobras, mas só o PT ganha destaque – e, para além disso, o que ficou conhecido como presidencialismo de coalizão não tem garantido à Dilma forças para se recuperar e dar fôlego à própria legenda.

Livro sobre PT diz ‘o que deu errado’: Partido ‘curtiu demais o poder’

Da BBC Brasil

O Partido dos Trabalhadores está tão desgastado que perdeu todas as chances de vencer as eleições de 2018. Tal diagnóstico não vem de adversários da legenda no Brasil, mas de duas experientes observadoras britânicas do cenário político brasileiro.

No livro “Brazil Under the Workers’ Party: From Euphoria to Despair” (Brasil sob o PT: da euforia ao desespero, em tradução livre), publicado pelo Latin American Bureau no início do mês, as jornalistas Sue Branford e Jan Rocha traçam um retrato desalentador do partido, ao qual acusam de ter se preocupado em demasia com sua permanência no poder.

Branford, durante anos especialista da BBC em assuntos latino-americanos, argumenta que uma derrota eleitoral em três anos pode ser uma “bênção disfarçada” para o PT, uma chance de o partido repensar seus rumos e se reconectar com suas raízes ideológicas, uma tarefa nada fácil.

“Entrevistamos membros fundadores do PT e eles mesmos expressaram dúvidas sobre a capacidade de recuperação do partido. Essa crise é séria não apenas para o PT, mas para a esquerda brasileira”, avalia a britânica.

Ela e Rocha, colaboradora da BBC e do jornal “The Guardian” no Brasil, são contundentes na análise da ascensão do PT ao poder. Embora definam como necessário o jogo de alianças com partidos ideologicamente opostos, as britânicas criticam a direção escolhida após o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.

“O PT no primeiro mandato de Lula foi imenso, especialmente no que diz respeito à redução dos níveis de pobreza no Brasil”, diz Rocha. “Mas o partido acabou simplesmente curtindo demais o poder, o que é até compreensível para quem jamais o tinha ocupado.”

“O PT perdeu o foco, que era o de trazer as mudanças prometidas como alternativa à política tradicional no Brasil. Mesmo a política econômica ficou aquém das reformas que eram necessárias para que o país agora não se visse em situação ruim, o que só piora a questão política”, diz Rocha.

Lula e o que ‘deu errado’
Lula recebe atenção especial de Branford e Rocha na análise do que “deu errado”. Se elogiam a transformação do ex-presidente – de figura temida pelas elites a estadista -, as jornalistas revelam decepção com sua atuação na articulação política.

“O PT tinha um problema grave para governar. Era um partido minoritário que precisava ter controle do Legislativo em um sistema político altamente corrupto”, analisa Branford. “O compromisso era necessário, mas o PT também tinha a chance de continuar lutando por mudanças, sobretudo usando os movimentos sociais, para enfrentar problemas também como a corrupção. Mas terminou negando suas origens.”

O estrago na imagem do PT, na opinião das jornalistas, pode ter sido grave o suficiente para danificar seriamente as chances de uma possível candidatura de Lula à Presidência em 2018.

“Lula perdeu parte de seu brilho, de seu poder”, completa Branford.

Rocha aponta para o que classifica como um vácuo no partido: a ausência de uma alternativa forte que tenha uma imagem desvencilhada do desgaste de Lula e Dilma Rousseff ou que represente uma “reinvenção” do PT.

Rocha diz achar improvável o surgimento de uma nova liderança mais associada às origens esquerdistas do partido – nos moldes do que ocorreu com o Partido Trabalhista britânico, que escolheu o “azarão” Jeremy Corbyn como novo líder -, mas elogia o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

“Haddad é um nome prestigiado, mas não o vejo com um apelo nacional forte o suficiente. Sobretudo porque um dos principais problemas é enfrentar uma mídia que, no Brasil, tem um forte sentimento anti-PT. O escândalo de corrupção da Petrobras, por exemplo, tem praticamente todos os partidos envolvidos, mas a mídia tem se concentrado no envolvimento do PT”.

Para as autoras, embora a direita tenha sido derrotada na eleição presidencial, ela agora se mostra “mais poderosa e perigosa que nunca”. Branford e Rocha veem o Congresso como o principal problema político para o segundo mandato de Dilma e criticam a aliança do PT com o PMDB.

No entanto, acreditam que a guinada do Legislativo à direita pode acabar dando um impulso ao processo de recuperação do partido.

“Muitos brasileiros acreditam que o Congresso não está fazendo o trabalho que deve e que o país precisa de uma reforma política”, escrevem as britânicas.

Mesmo assim, a visão das jornalistas do futuro do PT é pessimista.

“O PT perdeu muito de sua legitimidade por ter perdido a chance de fazer reformas mais profundas na sociedade brasileira. Não há mais a imagem de partido ético e é bem possível que a alternativa para o futuro da esquerda brasileira esteja em outro movimento político de esquerda”, acredita Branford.

“Não sabemos se o PT vai se recuperar de tudo o que aconteceu nos últimos anos”.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Entrevistamos membros

    “Entrevistamos membros fundadores do PT e eles mesmos expressaram dúvidas sobre a capacidade de recuperação do partido. Essa crise é séria não apenas para o PT, mas para a esquerda brasileira”:

    Ah, entao eles foram “entrevistados”, ne?  Pois eu quero OS NOMES DELES e quero saber O QUE ELES DISSERAM.

    A palavra das autoras nao eh o bastante.

    Imaginem se Catanhede e Miriam Leitao fossem escrever um livro sobre o PT, gente…

    Sorry, royal subjects.  Your word is not enough without NAMED SOURCES.  Your analysis has zero interest to me, I already know how to do that.

  2. As jornalistas estão

    As jornalistas estão subestimando um fator importante: o FATOR LULA. Ele passa ao largo e acima de tudo isso aí. Quem ganharia dele? Alckmin? O playboy? O dossiezeiro?

    O PT tem problemas sim, mas tem uma “sorte”: a oposição é um LIXO.

    Até aparecer uma terceira via de verdade (Marina se afundou ao apoiar o Playboy e Alckmin) acho que Lula leva. E tanto a oposição sabe disso que até está apoiando um projeto para ex-presidente não poder se candidatar!!!

  3. bbc tucana

    Esse tipo de opinião vindo das tais mídias de referência não tem valor nenhum. Como creditar  quem está sempre do lado do psicopata genocida que destrói civilazações  sem questionar absolutamente nada?

  4. A leitura foi em cima do

    A leitura foi em cima do PASTICHE escrito diariamente pelo PIG!

    Infelizmente NEM A JUSTIÇA DO BRASIL AINDA SE DEU AO RESPEITO DE FALAR A VERDADE!

    Sempre são MEIAS-VERDADES!

    O Povo é enganado, mas não será para SEMPRE ENGANADO!

    Vamos ver quanto tempo dura a verdade do PIG!

    Ou melhor, quanto tempo vai durar o PIG!

  5. Onde está Wally (Marta)?

    A foto foi feita antes do primeiro turno, na Barão de Itapetininga próximo à Praça da República. Eu estava aí pelas imediações do carro-palanque. Só quem não era candidato era o Lula, o Haddad e o Luiz Marinho. Suplicy, Padilha e Dilma disputavam uma eleição. Quem achar a Marta Suplicy aí na foto ganha um livro de colorir.

  6. É isso

    Acabou como acaba todo partido que é criado em torno do sebastianismo.

    Aliás, a bola do Lula está tão murcha que, aparentemente, nem o pessoal do Zero Hunger Challenge da ONU quer mais ele por perto.

    1. É isso E Dizem Que Cego é Quem Não Enxerga


      Os amorais da Casa Grande fazendo das tripas coração para eliminarem Lula da eleição de 2018, a ponto de inventarem uma vergonhosa PEC de encomenda para ele e vem esse olho de lince e solta essa patacoada no GGN, sem medo de ser infeliz. Só rindo!

  7. Essas jornalanicas britistas,
    Essas jornalanicas britistas, entendem tanto de Brasil, quanto eu do Nepal. Tão mais por fora que bunda de indio. O Pt é o povo. O povo brasileiro mostrou ao mundo do que é capaz e eles estão baratinados. Só falam bobagens.

  8. ?????????

    “Não sabemos se o PT vai se recuperar de tudo o que aconteceu nos últimos anos”. Elucidativa!…

     

    Falaram bobagens, pura representação ideológica.

    Nenhum povo demanda ética como regra!…Porque essa pregração pra cima do PT?…O PT é o todo, não a parte!….Isso Vale pra qualquer Organização. Veja o caso da IGreja Católica ao longo da história.

    Quanto a Lula, ele acertou na política e no governo, e, isso, tá na cabeça da esmagadora maioria do povo brasileiro. É imbátivel. Daí a sanha dos seus inimigos para desconstruí-lo. Não conseguirão, a menos que o PT deixe!…

     

  9. O problema não o PT mas os outros…

    Que o PT e Lula vão se desgatar até 2018 é fato.

    Mas isso não quer dizer que tanto PT e Lula estão descartados para as eleições de 2018.

    E isso graça a TOTAL incompetência dos partidos de oposição que também estão fazendo administrações pavorosas sem contar que mesmo sob a proteção da midia, suas safadezas ainda aparecem.

    Ou seja, para 2018 tudo está totalmente aberto.

  10. Bem se vê que são britânicas,

    Bem se vê que são britânicas, portanto, não entendem nada de Lula. Em vez de entrevistarem alguns imbecis do PT, por que não entrevistaram o Lula? A oposição não pensa como elas, se pelam de medo do Lula e gostariam de enterra-lo vivo até as eleições porque sabem que Lula num palanque não sobra nada para ela.

  11. O PT é Lula o resto sobra pouca coisa.

    O PT é Lula. E quando se tira Lula sobra muito pouca coisa boa. Lula, apesar de “anarfa” é o mais intelectualizado, centrado e inteligente dos petistas. Os quadros do PT são horríveis. Basta ver aquele lá do Ceará falando. Horrível. E se você caminha para um Sibá, detestável. Vá até um Padilha, um supositório. É certo que tem um Haddad, um ou outro quadro do RGS e Bahia, mas…. Dá um look em Pimentel? Almofadinha e enrolado. Ninguém treinou a arte de falar, de contradizer, de se expressar, todos muito tapados. Toupeiras. Mas eu voto nessas pestes.

  12. Amigo meu passou uma semana

    Amigo meu passou uma semana de férias em Londres na casa de amigos, bateu papo com ingleses em pubs e leu os jornais mais importantes. Escreveu em seu blog que Cameron não tem a menor chance de continuar seu governo. Que poder de percepção o desse rapaz. Invejável. Melhor do que ele, so William Waack informando ao embaixador americano sobre as chances do PT ganhar as eleições para presidente.

  13. Tempo ao tempo

    Como fotografia do momento, não podemos negar que a análise delas aparenta ser bastante realista…

    Depois do ajuste que deve durar até metade de 2016, veremos se o “espetáculo do crescimento” acontece.

    E, esperar por 2018… Tempo ao tempo.

  14. Como vislumbradoras do nosso

    Como vislumbradoras do nosso futuro político, são bem britânicas mesmo…Até parece que a nossa vida é uma fórmula matemática e pronto…Não se dão conta de que nossa escolhas políticas são mais por exclusão do que por convicção. Sabemos muito bem quem não queremos. Nem o partidarismo midiático bombardeante  nos demove dessa idéia do não querer….E para relembrar o “não querer de volta” basta dar ao PT 90dias de propaganda na TV e rádio.

  15. Cegueiras persistentes q André Singer e Márcio Porchmann

    não tergiversam, encaram, não põem debaixo de tapetes. intelectuais, estudiosos (me refiro a estes, mas há muitos) têm uma característica: honestidade intelectual, análises mais abrangentes do que alguns ou muitos companheiros e simpatizantes, formais ou informais, participantes ativos, de muitas leituras e informaçaões (que, em si, não levam a sabedoria, ao conhecimento, levam a algumas ilusões e autoenganos). Nos faltam algumas características dessas duas amostras.

    1. O PT tem muito pouca chance, sim, em 2018.

      Nem com Lula. (uma obs: sobre a participação eventual ou frequente: todo o grupo tem, toda a maioria tem, laços também afetivos, que, em parte turvam a reflexão e a curiosidade intelectual por outros ângulos e outros pontos de vista. Não que laços afetivos, confrarias, não sejam bons, e muito necessárias em geral, têm sua importância pra toda a gente – digo pra não interpretarem do que pressuponho que haverão ou que há, sem surpresas. É escancarado o perfil da seção Posts do Dia – como certamente o meu também 

      1. O PT erraria menos, não me refiro a perfeições em nada ninguém

        O PT erraria menos,não penso em perfeição,q não existe em nada,nem ninguém-mas a força da maioria em qq grupo é tão forte que abdicamos de autonomia de pensamento, nos adaptamos, nos integramos.Minorias são ou podem ser chatas, parce- las sabem disso, têm que fingir e não dar murro em ponta de faca(há risco,e preço a pagar,e nem sempre minorias estão erra- das,e nem sempre estão certas).Sugiro conhecer e reler Um Inimigo do Povo,diretamente,de Henrik Ibsen,sempre atualíssimo .(Pode ser meio sacal ler peça de teatro,mas esta é eletrizante).Há versão filmada amena pra não chocar e pra agradar $$$ .Daríamos passo na transformação pro q sonhamos-mas nada disso é possível se não transformarmos a nós próprios.

  16. Elas se esqueceram de contabilizar

    as atuais forças do Pt vários governadores, deputados, prefeitos, senadores.  Esqueceram também de falar  do mensalão, que todos diziam wue ia acabar com o PT. Acabou?

  17. Elas se esqueceram de contabilizar

    as atuais forças do Pt vários governadores, deputados, prefeitos, senadores.  Esqueceram também de falar  do mensalão, que todos diziam wue ia acabar com o PT. Acabou?

  18. Há que se prestar atenção no

    Há que se prestar atenção no que elas dizem, mas as reformas sociais que o país tanto necessitam não acontecerão com nenhum partido e sim apenas com uma revolução que liquide a direita reacionária.

  19. É melhor

    “Podemos tirar, se achar melhor”

    O pensamento do ano da reuters brasil expressa bem também o pensamento da BBC

    É só acompanhar as noticias…

     

    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150525_entrevista_reale_peticao_jp

    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150806_ministros_impeachment_fd

    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/03/150309_dilma_impeachment_base_rm

    etc…

     

    Sabe qual a honestidade desse tablóide? TODA

    Eles defendem o projeto político do PSDB 

    Não sei porque a surpresa…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador