FHC fala mal do Brasil em evento para Alckmin atrair investidores

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Enviado por Webster Franklin

Da Rede Brasil Atual

FHC fala mal do Brasil e espanta investidores que Alckmin queria atrair

Miguel Angel Alvarez/ A2D:

Em meio a greve dos professores, e sem nenhuma proposta apresentada aos trabalhadores, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), deixou a capital paulista e foi para Nova York, bancado por uma associação de empresários, onde participou de um encontro cujo propósito oficial seria atrair investimentos para o estado.

Mas pelo jeito quem se deu bem foi só o promotor do evento, João Dória Jr. – mentor e organizador do Lide Business Meeting, realizado na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.

Pausa para falar do promotor. Ultimamente, quando João Dória Jr. não está organizando eventos tipo “fora Dilma” por aí, está junto com a seleção brasileira de futebol. Isso porque ele foi nomeado pela insuspeita CBF para chefiar a delegação brasileira que vai disputar a Copa América, no Chile, a partir de 12 de junho. A decisão tem causado muita polêmica, pelo simples fato de que Dória Jr. nunca trabalhou com futebol.

Ele foi secretário de Turismo no governo de Mário Covas em São Paulo e presidente da Embratur na gestão do presidente José Sarney, além de ser o fundador e presidente do Lide – Grupo de Líderes Empresariais

Voltando ao encontro empresarial, foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que abriu o evento, antes da apresentação do governador Alckmin, na quarta-feira (13). Porém, na véspera, quando esteve na mesma Câmara de Comércio para receber o prêmio “Pessoa do Ano” (alguém que possa dizer o que ele fez de realmente relevante no ano passado?). FHC proferiu mais um de seus discursos falando mal do Brasil, e criticando Dilma e Lula.

Como todo mundo sabe, fazer proselitismo negativo de um produto “não vende”. Ou seja, não atrai investidores – e esse era o objetivo do evento. Não era o local nem a hora para fazer um discurso de oposição apropriado para convenções partidárias do PSDB ou do DEM.

O ex-presidente tucano criticou a política econômica adotada após a crise mundial de 2008, apesar de o Brasil ter sido um dos países que melhor se saíram no mundo, o que é reconhecido até pelos americanos. O êxito na geração de empregos e sustentação da economia por pelo menos cinco anos de crise mundial profunda é incontestável.

Só recentemente as respostas aos estímulos econômicos deixaram de surtir o mesmo efeito de antes e daí a necessidade de ajustes para retomar o crescimento. Porém são ajustes bem mais suaves do que aquelas crises provocadas pelo governo do tucano que levaram o Brasil a quebrar e precisar ser socorrido pelo FMI.

Hoje o Brasil continua sendo grau de investimento, coisa que o governo FHC nunca conseguiu chegar perto. É esta visão realista, sem perder a oportunidade de realçar os aspectos positivos, que um ex-presidente que quisesse ajudar um governador de seu partido deveria passar.

Em vez disso, FHC recorreu aos velhos chavões neoliberais e ao pensamento pequeno e colonizado, defendendo o Estado mínimo: “Paulatinamente fomos voltando à expansão sem freios do setor estatal, ao descaso com as contas públicas, aos projetos megalômanos que já haviam caracterizado e inviabilizado o êxito de alguns governos do passado”, disse.

Também fez proselitismo populista sobre corrupção, como se estivesse fazendo um comício em uma convenção tucana. Ajudaria mais Alckmin se FHC dissesse que o Brasil tem avançado institucionalmente no combate à corrupção, com antigas práticas sendo investigadas e punidas em vez de engavetadas. Deveria dizer que o ambiente para negócios está ficando mais íntegro no Brasil com o fim da impunidade.

O discurso foi tão fraco e desastrado sobre a economia e a política brasileira, que o único momento em que a plateia de empresários brasileiros e estrangeiros aplaudiu com entusiasmo foi quando FHC criticou a política externa do Brasil por ficar em silêncio diante do “autoritarismo” na Venezuela e do terrorismo do Estado Islâmico, segundo o tucano.

Em seguida, Fernando Henrique disse que, os malfeitos vêm do governo Lula. O jornalista Paulo Francis (1930-1997) deve ter se revirado no túmulo ao ouvir tal frase. Francis foi quem denunciou a corrupção na Petrobras em 1997 (!!!!), em pleno governo FHC, o que lhe custou um processo de Us$ 100 milhões. Aliás, dizem até que esse foi o motivo de o jornalista ter enfartado… Quanto ao ex-presidente FHC é com certeza o político mais blindado da história do Brasil

Presente ao encontro, o ex-presidente estadunidense Bill Clinton também foi homenageado pela Câmara de Comércio. Desta vez, ele saudou a “amizade” com FHC sobre disse ter feito um governo “extraordinário”. Bem diferente do que afirmou em 1999, quando, numa conferência em Florença, Clinton fez uma avaliação bastante negativa do desempenho do governo FHC, chegando a dar um sermão desconcertante – apesar de o tucano ter governado o Brasil seguindo a cartilha do chamado Consenso de Washington, obedecendo as diretrizes traçadas pelo governo dos Estados Unidos.

Caronas
Quem aproveitou o passeio organizado por Dória Jr. para passear em Nova York foram os senadores tucanos Aécio Neves, José Serra e Tasso Jereissati deixando de comparecer ao trabalho no Senado em uma semana política que teve debates importantes. Também marcou presença o governador de Goiás, Marconi Perillo que, segundo o jornal Diário da Manhã, levou uma “comitiva goiana”.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. arrisco que sr FHC,consegue

    arrisco que sr FHC,consegue ser mais escroto que o Serra.

    è de um cinismo,confia plenamente na midia para limpar a sua barra.

  2. falou a verdade… somente a

    falou a verdade… somente a verdade histórica, não mais que a verdade verdadeira

    fhc respeita, trata com retidão e lisura, o dinheiro suado honesto do investidor estrangeiro.

    1. perfume de troll?

      O troll no R$ 70.000,00 do bolsa Alkimin, Serra.

      Para este e os outros trolls defensores dos galináceos gordos emplumados tucanos.

      Tá na lista do hsbc? Tá na lista da operação “zelote”? Tá na lista da privataria? Tá na lista do trensalão? Tá na lista do mensalão psdb minas? Tá na lista de Furnas?

      Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

    2. É vêidadi! FHC doou aos “honestos” da Enron e MCI Worldcom…

      Tratando com “lisura e retidão” os bandidos que as controlavam, doando patrimônio brasileiro estratético de energia e telecomunicações, financiando-os com suado dinheiro público aos “honestos investidores”.

      Milhões na fome, miséria e ignorância e ele privatarizando o pouco que tínhamos comon se dele fosse.

      E ainda temos que escutar poetas a vomitar poéticas asnices.

  3. Há uma regra historica,

    Há uma regra historica, politico não falar mal de seu Pais no exterior. FHC já falou mal na festa em Nova York.

    1. Pois é, AA!

      Comportamento que denota deselegância, falta de ética e traição à pátria.  Será que os paneleiros vão se manifestar? 

  4. Não dá para acreditar que de

    Não dá para acreditar que de fato o velhinho tenha sido obrigado a se excilar no Chile e França, durante os anos de chumbo. Hoje eu acredito que ele foi “utilizado” pla repressão para vigiar Brizola e Dirceu. Ele se desenvolve nos circulos (e circus) da ULTRA-direita como se tivesse nascido no meio deles. Ou então ficou amargamente arrependido, feito a Miriam, na primira visão da “geradora de energia” mostrada pelo ex-coronel Ulra.

  5. Com todo o apoio da imprensa

    Com todo o apoio da imprensa nativa, FHC não conseguiu nenhuma vitória significativa em seus oito anos. O plano real criado no governo Itamar Franco, precisou de ser socorrido  três vezes pelo FMI, quando o Brasil faliu, ou como se diz em economês, estava em “default”. A imprensa mostrava as “visitas” dos técnicos do FMI como coisa normal, assim como receber os pais em casa que vêm visitar os netos, ou um primo morando em outro país, que visitando o Brasil, tem de ver a família toda.

    O Brasil escrevia uma carta de intenções cada vez que falia (no site do Ministério da Fazenda está cópia do documento assinado por FHC e Malan, onde prometem privatizar a Caixa, o BB e a PETROBRAS). Não conseguiram por causa das proximidades das eleições de 2002 (quando perderam) e por causa das taxas recordes de desemprego (22% na região metropolitana de SP). O formidável arrocho salarial promovido por Pedro Malan em oito anos, não deu frutos. Não houve crescimento econômico apenas o desemprego cresceu.  A taxa SELIC média nos últimos 5 anos de governo tucano foi de 22,9% ao ano. Antes disso, não havia SELIC, eram várias taxas que foram unificadas por exigência do FMI.

    Aliás, a Lei de Responsabilidade Fiscal, tão badalada e sempre incensada nessa mesma imprensa e pelos líderes tucanos, essa lei foi uma das exigências do Fundo para tirar o Brasil das graves situações que a políica econômica de FHC nos levou. As relações internacionais do país também foram um vexame. Ainda me lembro da vergonha e indignação que senti quando o chanceler brasileiro tirou os sapatos em aeroportos norte-americanos. Chanceleres de outros países amigos dos Estados Unidos estavam isentos desse vexame, mas o Brasil, à época e historicamente o mais subserviente de todos, teve esse tratamento indigno. Amorim nunca tirou sapatos em aeroportos, em oito anos de mandato do Presidente Lula.

    FHC, inimigo do funcionalismo, entregou o salário mínimo abaixo de cinquenta dólares, quando o Senador Paulo Paim passou seus oito anos de senador defendendo um salário mínimo de pelo menos cem dólares. Com Lula/Dilma, o SM está em torno de 300 dólares e os pobres brasileiros, em vez de comerem iogurte pela primeira vez, como comemorou FHC, agora viajam de avião, têm computadores e carros na garagem. E com o Bolsa Família, é cada vez mais raro a gente ouvir que alguém está passando fome. Aquela terrível reportagem do Jornal Nacional, onde o repórter mostrava a casa miserável de uma nordestina, onde ela mostrava a panela vazia, não havia feijão para cozinhar naquele dia. O repórter chorou diante das câmeras. Aquela pobre nordestina agora deve possuir uma TV de tela plana onde assiste ao Jornal Nacional desancar o governo que a tirou da miséria. Ela sim, tinha direito de sair às ruas de seu vilarejo batendo panelas. Porque não havia o que pôr nelas.

  6. O FHC deveria ser proibido por lei de discursar no exterior.

    Provavelmente é o único ex-chefe de estado a falar mal do próprio país. Isso não se faz. Isso é básico. Alguém no PIG vai criticar? Não vai. O apelido Boca de Sovaco nunca caiu tão bem.

  7. Mais um da Oposição

    A ganhar o troféu “Fala-Merda”.

    Ombreia-se, assim, com figuras do quilate de Boçalnaro e Carlos Sampaio (a Voz à procura de uma ideia…).

  8. gafes

    Quando eleito em 2002 um dos primeiros ataques a pessoa, Luís Ignacio Lula da Silva do , foi lançado pela colunista social, que tem horror a porteiros na disneylandia,dizendo que o lado bom de eleiçao era que nao lhe faltaria assunto devido as gafes a serem cometidas por um nordestino analfabeto e sua comitiva de jecas em viagens internacionais,episodios como esse nao deixam de ser ironicos pois FHC jamais sera investigado por trafico de influencia para empresas brasileiras !

    1. Verdade Ataíde…

      Janot e sua turma de golpistas no MPF darão a ele é um salvo-conduto ad-eternum por não ser um”lobbysta ilegal” como o Lula, esse caxeiro viajante nordestino e analfabeto que tanto nos causou prejuízos na questão dos investimentos… onde já se viu, estimular empresas brasileiras a alçar vôos além mar e empresas estrangeiras a investirem na Patria Mãe Gentil?

  9. ALIENADO

    FHC é tão bajulado e blindado pela imprensa que  , tal qual aqueles filhos super mimados pelos pais , perde  completamente a nocão da realidade em que vive , e supõe poder agir sem constrangimentos , pois a reacão do mundo real aos seus atos não lhe tocam. Uma pessoa comum tem que suportar os efeitos críticos das suas acões e opiniões, portanto ela tem um mínimo de discernimento provocado pelas críticas contrárias. O mesmo processo não é possível com FHC .

    Faz de conta que ninguém mais se lembra de sua política econômica que colocou o país de joelhos por longos oito anos , com uma taxa de juros tão estratosférica que ninguém no mundo civilizado americano ou europeu   , os quais ele adora  bajular , achava factível poder ser praticada. Tanto não era que escancarou com as reservas e quebrou o país 2 vezes. 

    Tinha uma a firme intencão de privatizar a PETROBRAS , nos mesmos moldes execraveis e duvidodos que fez com as demais empresas . 

    Hoje , a revista VEJA lhe dá uma capa com os dizeres FHC VAI À LUTA , e é presenca constante no programa MANHATAN CONNECTION da Rede GLOBO . As críticas , não precisa se preocupar. Há um exército de jornalistas duvidosos de plantão para responder a elas.

    Vivendo no meio de bajuladores , tornou-se praticamente um personagem ficcional , acreditando nas próprias mentiras , fora do mundo real . Ano passado o Congresso americano concedeu-lhe um prêmio pela “relevância de sua obra” . Que obra ? Que relevância ? Tornou-se um imortal ,  eleito que foi para a ABL. Por ter feito o quê ? 

    Por tudo isso FHC está não apenas blindado pela imprensa , mas sim está completamente vedado para o mundo real .

  10. FHC recebe aposentadoria como

    FHC recebe aposentadoria como professor, senador e presidente, num total de mais ou menos 100 mil reais por mês. Ele realmente tem bons motivos para cuspir nos três pratos em que come. Errados estamos nós, os brasileiros, que continuamos a sustentar este velho filho da puta. 

  11. Fernando Henrique, siga o exemplo do Zedillo

    Ex-presidentes JAMAIS falam mal de seu país no exterior. isso é um desserviço para toda a nação.

    Melhor seria se ele assumisse de vez sua atual preferência: a de interlocutor do Banco Itau. Assuma a cadeira de conselheiro emérito do referido banco, seguindo o modelo ao que foi  Gerald Ford, no Citicorp, ou o de Ernesto Zedillo (ex-presidente do México), atualmente membro no conselho do Citigroup e de outras tantas multinbacionais norte-americanas. 

    Falar mal do país:  esse é o atributo do “Homem do Ano”. 

    1. Não é a primeira vez…

      Sempre fala mal do país quando está no exterior. Ele pode ser o homem da ano, para os States. Muitos podem ser os motivos dessa graça oferecida pelo grande irmão. Com certeza, nada de bom para nosso país. 

  12. É que FHC esqueceu de falar a

    É que FHC esqueceu de falar a parte em que Tucanópolis não faz parte do Brasil. Onde inclusive é tudo ao contrário do país governado pelos petistas. Neste a corrupção é só dos corrompidos, que obrigam empreiteiros a doarem para suas campanhas. As doações para tucanos são virtuosas.

    Quando há mal-feito em Tucanolândia a corrupção é só dos corruptores, os corrompidos não são corrompidos, são vítimas. Assim FHC explicaria aos gringos o Trensalão, escandalo que o pig só consegue blindar no Brasil, lá fora todo mundo sabe. 

    Alkimin foi vítima da bala perdida do FHC, que por conta do recalque, gastou muito tempo falando mal do Lula e bem de si mesmo. Não deu para dar uma mãozinha para seu correligionário e amigo(?)

    1. O governador de SP precisa de

      O governador de SP precisa de um pouquinho mais ajuda do que se pensa.  Nenhum empresario do exterior vai ser louco de investir em um estado sem agua, e os que nao sao do campo industrial sao…  do campo economico que FHC estracalhou em seu “discurso”.

      Nao eh que em todo discurso pra brancos FHC apronta um vexame ou dois?

  13. Por estas e outras que

    Por estas e outras que desanimo deste país, este sujeito a muito deveria estar preso por traição à Patria, mas o verme passeia à vontade por aí. Homem do ano? Verme do ano ou melhor do século deveria ser o prêmio para este escroto.

  14. Foram lá em busca de

    Foram lá em busca de “investimentos” no golpismo e no entreguismo, isso sim.

    Qual foi o “grande feito” de FH em 2014?

    De lá eles voltam com as instruções e os recursos para distribuir pros movmentos “espontâneos” das redes sociais e da Paulista.

  15. E o compromisso no Senado?

    Governador de estado e senadores passeando em New York.  Por isso sempre repito: VÃO TRABALHAR! Não pagamos seus salários para abandonar seus postos e passear nos States! E são essas pessoas que vivem desconstruindo uma mulher honesta e trabalhadora que administra esse grande continente que é o nooso país. Cambada de aproveitadores, inúteis e que só caos tem proporcionado a todos os brasileiros, com suas ardilosas investidas!  Que Deus nos livre dessas ervas daninhas!!!!!!!!!!!  

  16. Comentário.

    Só começarei a levar a sério o FHC quando, na USP, houver um seminários sobre a obra sociológica dele. Nunca vi uma coisa destas por ali, nem ouvi falar. Do Florestan, por exemplo, já. Quero ver quem tem coragem de explanar e/ou explicar a sua obra, se é que tem alguma. Uma usina de vácuo, um nojo, um entreguista, sedento por bajulação. Figuraria entre as vítimas da palavra ferina de Plutarco. Um cidadão comum, dobrado e humilhado por toda a sorte de injustiças nem sempre sente a ira justa pela exposição de tamanha banalidade.

  17. Dória Day é o promotor do

    Dória Day é o promotor do evento? Já viram as fotos de celebridades da tal festa? Viram alguma repercussão no exterior? Dória Day só promove emergentes ou famosos que submergiram (neoemergentes). O ego do ano até que enfim ganhou um prêmio, dos seus corregilionários milionários (vai ver dinheiro da campanha que recebeu mais do a do PT).  Essa festa fez de Nova Iorque a filial da Ilha de Caras, com sede na  França. O PSDB chegou ao fundo poço? Porque é o Partido do Ano – pelo menos o mais ridículo. O resto é perfumaria.

  18. Gentalha

    Esse João Doria é representante da tipida elita do bate-panela. Ele que ser um dandy mas é tão fake que parece mesmo é com um dindon (peru). Se merecem, mas nos, brasileiros lutando por um Brasil melhor no futuro, não merecemos essa gentalha.

  19. Observações

    O título é dúbio. Fala mal em evento para (cuja finalidade era) Alckmin atrair investidores OU fala mal em evento para (que com isso se produza o resultado de) atrair investidores? Mas o risco do artigo é inadvertidamente levantar a bola do Alckmin: os investidores que ele pode atrair são do tipo que lucra com as ações da SABESP enquanto o paulista não tem água mas tem dengue. Sugiro mudar o título para “Eterna egolatria de FHC atrapalha o entreguismo de Alckmin, mas só um pouquinho”

  20. Comentário.

    FHC, em sua palestra:

    “Vocês verr, meus carros amerricános, no estado mais rrico dô Brãzil, falta water, is incompetence!”

  21. kkkkk.. foram matar saudades…

    Os tucanos estão longe do Gov. Federal há 12 anos… vão ficar mais 4!

    Estão matando saudades de encontros internacionais.

    FHC ia muito ao FMI… pedir dinhiero emprestado.

    Se Aécio tivesse ganhado as eleições em breve estariam de volta ao FMI.

    Basta olhar para Minas, Sampa e Paraná pra ver como é o tal choque de gestão tucana!

  22. Pra não correr o risco se ser processado

    Que nada, ele queria falar bem do Brasil, mas para não correr o  risco de ser processado pela Procuradoria Geral por tráfico de influência internacional ou lobby empresarial, resolveu falar mal.

     

  23. Efeito Orloff

    Tipo de discurso que lembra muito o Lula das décadas de 80 e 90, tempo em que ele ainda falava algumas verdades.

     

  24. Ai que vergonha ter um ex

    Ai que vergonha ter um ex presidente do Brasil, como o FHC ! Poupe-nos e pare de papaguear, sr. Sociólogo , que nada aprendeu de sociologia, e nada vê além do seu ego e seu umbigão . Ter um diploma ou não, muitas vezes nada significa, o importante num presidente é amar e defender seu país em primeiro lugar.

    Aposente-se, please ! Seu tempo já passou ou começará a fazer xixi nas calças, durante seus discursos aos Homens do Norte. Paris te espera !

  25. PARLAMENTARES TUCANOS DIRIAM:

    O governo do PT e o “cumpanheiros” não trabalham e ainda se hospedam no Waldorf  Astoria! Parlamentares petistas, ao contrário, ficam quietinhos. Com medo de ofender! Entendeu a diferença? Aí é phoda. Não tem graça. Só um lado bate. Cagões se quer brincam de política. Em política, de vez em quando, vale uma filhadaputagem. Não muito como, dos tucanos. Mas o PT bem que podia praticar um pouquinho, de vez em quando. Falar mal do governo no Waldorf e depois pegar uma carona no jatinho do Tio Dória é um tremendo prato. Ah se Brizola fosse vivo! Aquele ar de risonho dele … 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador