PSB e PPS confirmam fusão e prometem um partido de esquerda que “aponte os rumos”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Os presidentes dos diretórios nacional do PSB, Carlos Siqueira, e PPS, Roberto Freire, confirmaram nesta quarta-feira (29) que as duas legendas iniciam os trâmites burocráticos para viabilizar o processo de fusão. A aproximação entre os partidos teve como intermediário o ex-governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo durante a última disputa presidencial.

Segundo informações do G1, o nome do novo partido ainda não foi definido, mas Siqueira sugeriu que a marca do PSB, “que está dando certo”, seja mantida. Ele destacou, entretanto, que o fato de o PPS ser relativamente menor não implica em subordinação. Freire, por sua vez, reduziu essa questão e disse que o foco está no “surgimento de um novo partido da esquerda democrática”.

“Vamos começar as tratativas para nos fundirmos e organizar o novo partido, juntando duas siglas que têm uma história em comum. É algo importante para o país. Precisamos construir isso, até porque a democracia brasileira, com toda essa crise conjuntural, precisa de um instrumento, de atores que apontem caminhos e rumos para um futuro melhor.”, comentou o dirigente popular-socialista.

O PPS integrou a coligação capitaneada pelo PSB na última eleição, quando Marina Silva – ainda sem a Rede Sustentabilidade – concorrer à Presidência em substituição a Eduardo Campos. 

Desde a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), as legendas caminhas juntas no Congresso Nacional, na maioria das vezes fazendo oposição ao governo, em aliança com o PSDB de Aécio Neves. Pesquisa interna do PSB havia sondado, inclusive, a possibilidade de fusão com partidos declaradamente de oposição, como o DEM.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Essa turma aí passou seis

      Essa turma aí passou seis décadas dando polimento no estalinismo, mas agora são especialistas em democracia. Acredite… se quiser.

    1. GOSTAMOS E SOMOS PARTIDOS DE ESQUERDA

      Queremos um caminho efetivo dentro de uma Democracia de fato  e pra isso é NECESSÁRIO que todos os Partidos de Esquerda brasileiros mostrem perfis similares, que  seus planos de governo/políticas públicas sejam orientados pelo mesmo olho clínico. Urgente um Manifesto/Documento Regulatório a esse respeito. É inadmissível se ver partidos de esquerda no Brasil rezar pela cartilha do PSDB.

    2. Era exatamente isso que eu ia

      Era exatamente isso que eu ia escrever, Jorge Luis; e com essas palavras, hahaha!

      Só vendo.

      Só porque tem o “S” na sigla?! E ainda assim acuado pela direita mais boçal logo logo na campanha; a mesma que está pedindo golpe militar, paraguaio ou hondurenho; que manda cartinha pro Obama – querido Presidente Obama, fomos bonzinhos em 2014: dá pra mandar os marines pra “salvar” o Brasil – hahaha! semper fi, hahaha!

      O atual PP, ex-PDS, ex-arena, tem o “P” de “Progressista” na sigla… O DEM quer se dizer “democrata”. O próprio PSDB acredita que é “social democrata”, hahaha!

      Mais uma vez: só vendo!

      E o partido do Kassab está na manga ou natimorto?

      Ah, faltou lembrar: o PTB está em vias de se fundir como o DEM, ex-ARENA, ex-PDS, ex-PFL… Lindo! Todos eles se agarrando ao financiamento empresarial; e odiando o PT, o PT, o PT porque o fez, ganhou as eleições e governou…

  1. nome para novo partido de Freire-Siqueira

    Caro Nassif,

    considerando o perfil de seus idealizadores; e o do seu inspirador; o melhor nome pra este “novo, mas já carcomido partido” é “socialista nacionalista de direita” – talvez seja ainda melhor de “nacional cerrista de extrema direita”… e como símbolo, o melhor é uma “bolinha de papel”!

  2. Como ja disse um antigo politico que nao lembro o nome

    Mais um da serie: A esquerda que a direita gosta.. Vamos combinar que ambos atuam como linha auxiliar da tucanagem, como vimos nas ultimas eleiçoes. Eu diria que eles podia batizar de partido pernambucano, pra contrabalancear o partido paulista dos tucanos.

  3. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    Ufa! Xiu!

    Creiam, foi muuuuito maior o ataque de riso … é que não coube no título!

    Vejam que o PSDB é o Partido Só De Biltres.

    O PP era PPB (Partido Pra Bandido, aí disfarçaram escondendo o B).

    O PSB … bem, o PSB ainda preciso descobrir, pois parece que sua história se queimou num jatinho (a)desastrado.

    Quanto ao PPS, cravo sem medo de “errar”: Partido Pra Sínico! (êpa!)

  4. Esquerda?!?!
    No mais, P3S2B

    Esquerda?!?!

    No mais, P3S2B eh 3 phosforus, 2 sulfur, e 1 boron.  Nao deve ser explosivo, mas eh uma molecula bem chatinha.

    1. Hahaha! Eu lembro de uma

      Hahaha! Eu lembro de uma brincadeira de uns “comunas” à época da criação do PPS. Eles perguntavam: “será que o PePSi cola?

      Não colou. E o gosto ruim demorou a descer.

  5.  
    PQP!!!! Partido de

     

    PQP!!!! Partido de esquerda? Logo com esse PILANTRA traíra? KKKKkkkkkKKKKKkkkkkkkKKKKkkkkk……..UUUUaaaaii!!!.

     

    Orlando

  6. Tem uma sigla vaga para um

    Tem uma sigla vaga para um partido de esquerda democrática como esse: Partido Democrático Social. Que tal? Democrático e de esquerda.

     

     

  7.  
     O PSB ratificando sua

     

     O PSB ratificando sua posição nos últimos tempos. Virou partido de direita e mais aliado do que nunca da Globo. Lamentável. 

  8. Roberto Freire pensa, então,

    Roberto Freire pensa, então, em formar um partido que aponte rumos. Soa até estranho essa informação, se Roberto Freire de há muito está totalmente perdido e sem rumo. Ou seja, a gente não pode dar o que não possui.

  9. PPS – Partido Pseudo Socialista

    “(…) surgimento de um novo partido da esquerda democrática”? O que isso, Roberto Freire, você que vem do PPS (Partido Pseudo Socialista)? Esquerda aí passa longe.

  10. O que existe é uma

    O que existe é uma “competição” eleitoral muito grande, como poderia dizer WGS. O quadro de fragmentação partidária talvez tenha batido no limite; e o processo de concentração está ocorrendo, mesmo sem uma redefinição das regras por uma reforma ou contrarefforma política. Isso independentemente do “mercado” ideológico, que parece ser o foco – oportunista – desses ex-esquerdistas de Pernambuco, principalmente, que comandam atualmente as legendas: que estão apostando em uma derrocada do PT, do PT, do PT.

  11. Sugestão

    Tirem o “Socialista” do nome do partido. 

    Pode ser tudo e qualquer coisa, menos Socialista.

    Que tal PPB-Partido Progressista Brasileiro.

  12. UQUEQUIÉISTO !!!!!

    Partido de esquerda ???? Deve ser pq a Marta vai filiar-se ao PSB. Tentaram o DEM, mas não deu certo. Uma mistura de crenças ou uma sopa de letrinhas.  IDEOLOGIA ? o que significa esta palavra mesmo? Para quem nunca soube…

  13. Fusão partidária

    Que destino mais sinistro esse do PSB.  Tinha toda oportunidade para ser um grande partido, mas preferiu ser par ti do e, definitivamente vai partir com essa maldita fusão com o PPS do pu…  Roberto Freire.   Quero jogar uma pá de cal.

  14. Geografia Política

    Aqui em Pernambuco, após a morte do socialista Miguel Arraes, o PSB foi dominado pelo pessoal de Casa Forte, bairro mais aristocrático da cidade do Recife. O socialismo dali nem teórico pode ser, como uma “gauche caviar” ou esquerda festiva. É caso, pelas atitudes dos últimos tempos, de pura utilização da marca socialista, sem convicção. Já o PPS, de popular quase nada tem e de socialista, menos ainda. Como pode ser popular e socialista um partido aliado incondicional do DEM e do PSDB, exemplos prontos e acabados de anti socialismo? Assim sendo, fundir-se-á  apenas o socialismo de  mentirinha, restando apenas, talvez, o adjetivo ” brasileiro “, se não mantiverm aliança com o entreguismo, nem sequer dissimulado, dos atuais aliados do PPS. O idealismo que impulsiona essa fusão chega a ser, pois, emocionante…

  15. HOJE

    Hoje a Eliane Cantanhêde  aquela da banda cheirosa, disse toda feliz  no “Em Pauta” na Globo News que Marta foi para o PSB e que vai se canditar a prefeitura de SP junto com o PSDB só que ela esqueceu de dizer que ela vai perder,estou sabendo que tem muitos paulistas da pereferia que não gosta da Marta traíra.

  16. O abraço dos

    O abraço dos afogados,kkkkkkkkkk. O PSB se ferrou porque tudo em que Bob Bucho toca vira merda,kkkkkkkkkk

    Erundina, minha filha, vaza que o bicho pegou. Não acabe seus dias junto dessa mala sem alça. Acho que Bob Bucho ficou todo assanhado pros lado de D. Marta; tá querendo ser o 14o. marido.

  17. GÊNIOS DE MARKETING

    Podem descer o pau na direita, mas uma coisa não se pode negar: são gênios de marketing. Os pefelistas resolveram se chamar DEMOS; agora o Roberto Freire, que mais direitista não há, sugere como quem não quer nada o nome para a nova sigla: Partido da Esquerda DEmocrática, o que dá PEDE, o partido dos pidões. Miséria da política (direitista).

  18. O velho Miguel Arraes está

    O velho Miguel Arraes está estribuxando no além.

     E deve está dizendo ao neto Eduardo Campos: “tá vendo o resultado da merda que  você fez? Morreu e matou o PSB junto!!!

  19. Roberto Freire, o maior de todos

    A história é repleta de lideranças que se lançaram a acabar com a praga do comunismo. Poucos, no entanto, puderam comemorar algum feito concreto. De modo geral, ficaram restritos a discursos acalorados sobre os males que o comunismo, e os desajustados comunistas, poderiam fazer ao Brasil. Roberto Freire, no entanto, é o homem que mais se destaca na luta contra esta chaga. Sua estratégia foi a mais arriscada de todas: se infiltrou entre os dementes comunistas por anos e se fez liderança entre eles. Para alcançar seu objetivo, chegou a enganar boa parte dos homens de bem. Assim que encontrou condições necessárias, realizou o maior feito de todos: ACABOU COM O PCB. Devemos lembra que nem todos os militares juntos, durante o período da revolução, conseguiram fazê-lo, apesar de todos os esforços. 

    Não bastasse a maior glória de todas, Freire não se acomodou. Sua incansável luta ainda pode lhe render a glória de outro grande feito: endireitar o PSB; torná-lo mais próximo do ideal do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador