Racha no PSDB aumenta com destituição de presidente interino por Aécio

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
 
Jornal GGN – Em meio a uma forte crise entre as diferentes alas do PSDB, com vistas ao nome do partido para se postular ao Planalto em 2018, e também a briga para definir o comando da sigla, o senador Aécio Neves (MG) tomou uma decisão polêmica: destituiu o senador Tasso Jereissati (CE), então interino na presidência do PSDB e o substituiu pelo ex-governador Alberto Goldman. O gesto acirrou o racha interno.
 
Aécio, absolvido pelo Senado e voltando às atividades parlamentares, poderia voltar a ocupar o posto da Presidência do partido, mas o PSDB definiu conjuntamente que essa não era uma boa opção. Em plena mira de acusações da Operação Lava Jato, colocá-lo no comando do partido oficialmente seria aumentar o desgaste para todos os tucanos.
 
Entretanto, Tasso mostrou que gostou de permanecer na cadeira. E decidiu disputar a Presidência da sigla novamente, mas desta vez não na condição de interino. Contra ele, aparecem figuras como Marconi Perillo, governador de Goiás, e até possivelmente o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
 
Ambos fazem parte de frentes distintas do PSDB. Tasso, por exemplo, tem o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. É do lado de FHC e de Tasso Jereissati que estão os tucanos que defendem o rompimento definitivo do partido com Michel Temer. Enquanto Aécio, responsável por boa parte das nomeações tucanas do governo atual, não quer a ruptura brusca. 
 
É nessa linha que Aloysio Nunes, ministro de Relações Exteriores, elogiou a decisão de Aécio como “legítima estatutariamente e correta do ponto de vista político”. Aloysio também defendeu o novo interino, Alberto Goldman:
 
“Goldman é um dos melhores políticos do nosso país e saberá conduzir o partido nessas semanas que nos separam da convenção nacional com equanimidade e prudência, assegurando igualdade de condições na disputa pela presidência efetiva”, manifestou-se publicamente.
 
Mas a justificativa oficial de Aécio para a retirada de Tasso da atual Presidência da sigla foi de que manter “isonomia” na disputa que virá em dezembro, durante a convenção nacional.
 
O evento é data chave para várias definições: além de apontar o presidente da sigla, que caminha para ou Geraldo Alckmin, Tasso Jereissati (CE) ou Marconi Perillo (GO), o partido deve articular o candidato ao Planalto. 
 
Tasso disse ter ficado surpreendido pelo gesto de Aécio, acusando-o de atuar sem pensar no coletivo do partido. “Aécio está tão respaldado pelo estatuto partidário para designar Goldman para a presidência interina do partido quanto estava quando apontou Tasso para essa mesma função”, disse Aloysio, saindo em defesa do mineiro.
 
Outra forte frente do PSDB que deve tentar levar nomes para 2018, a ala de Geraldo Alckmin tampouco gostou da atitude do presidente licenciado da sigla. Já anunciado o interesse em disputar a Presidência da República, Alckmin mantem bom trânsito com Tasso. 
 
Lembrando que a presidência do partido é estratégico para viabilizar sua candidatura ao Planalto, Alckmin saiu em defesa de Tasso. Afirmou, em nota oficial, que não foi consultado da decisão e que “se fosse, teria sido contra, porque não contribui para a união do partido”.
 
Outros nomes de peso, como o presidente do Instituto Teotônio Vilela, José Aníbal, e o prefeito de São Paulo, João Doria, endossaram a defesa de Aécio: “Dadas as circunstâncias, parece justa”, pontuou Doria. “Goldman tem enorme experiência política, é duro de queda, não vai ter conversa, vai seguir as regras e vamos fazer uma boa convenção. Não pode ser no grito”, disse Aníbal.
 
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O pior é que o bandido do

    O pior é que o bandido do aécio está com a razão. O coronelete de merda do Tasso e dos comparsas que o acompanham nessa briga interna da quadrilha. Nenhum desses safados, ficam a dever, um ao outro, em termos de trapaças, golpismo, cretinices e corrupção. Em especial, o salafrário do netinho mimado do Tancredo.

    Esta é uma desavença entre bandidos calejados, onde todos são safados e, sabem das safadesas de seu oponete. Portanto, que se fodam tucanos! Quero vê-los depenados, nus, igualzinho ficam os perús, durante preparativos pra ceia do natal.

    Orlando

  2. E a Carminha

    E a Carminha Mineira,responsável por essa patifaria toda,não deveria ser destituida da mesmissima forma?Vai ser dificil encontrar quem responda.Pelo visto,a consternação e o golpe da destituição do Globeleza,o Patibular William Traack,deixaram os argonautas daqui literalmente em estado de morbidez.Até arkx,o chato abelha,se picou pra lá.Não deu nenhuma pista quando volta.

  3. Nem as overdoses cavalares de

    Nem as overdoses cavalares de Aécio,foi capaz de desmobilizar a manada fixada no cartão vermelho aplicado injustamente no Patibular,William Traack.Em campo,nem Leonidas da Silva,o diamante negro,Nilton Santos,a enciclopédia,Ademir da Guia,o fino da bola,e até seu Pai Domingos da Guia,o divino mestre,chegaram aos pés de Traack,o patibular.

  4. Sairam no tapa ? 🙂

     Aécio destituir o Tasso dessa forma prova de que ele não deixa de ser um garotão arrogante e impulsivo. O PSDB paulista querendo como sempre a presidêncida da casa da mãe joana para si. O partido esta em frangalhos, apesar de muito poupado pelos vesgos da Lava Jato, deveriam tentar colar os pedaços, mas como é muito coroné para pouco soldado…

     

    1. No momento em que Tasso se

      No momento em que Tasso se lançou como potencial candidato à Presidencia da Republica mudou a politica interna do PSDB.

      Tassou já era candidato à Presidencia do Partido e agora quer o Planalto, passando na frente de Alckmin, que tem precedencia..

      Aecio fez o que fez porque pode fazer, seguiu a regra e nomeou o Vice Presidente mais antigo para a Presidencia.

      1. Esta dentro do estatuto do

        Esta dentro do estatuto do partido. O problema é o momento e a forma usada pelo Aécio. Ele deve estar enfurecido com toda a cacicada querendo que o Aécio se afaste e entre para um mosteiro. Em tempo. Tasso não é la essas coisas também, claro. Mas Tancredo Neves, por respeito e educação, teria agido diferentemente, não concorda? Pelo menos esperaria o tempo certo de dar a paulada na cobra.

        1. Minha cara Maria Luisa, o

          Minha cara Maria Luisa, o tempo é curto, a menos de um mês haverá eleições internas no PSDB e Aecio vai tentar se colocar de qualquer forma nesse pleito para ter proteção e garantir chpa para 2018, provavelmente para deputado federal.

          Tancredo é de outros tempos, quando havia mais finesse na politica, hoje estamos no meio de tempos brutais, acabou todo pudor em qualquer lado, o grupo de Tsso é pavoroso, querem “privatização radical”, do tipo feito com a OI, quando a familia Jereissati comprou a Telemar sem dinheiro, até o sinal do lance foi financiado pelo BNDES, depois sairam do negocio com

          dinheiro e deixaram o estouro para trás com um espeto de R$60 bilhões para resolver. Perto disso Aecio é modesto.

  5. Depois de golpear o Brasil, Aécio destrói o PSDB

    Brasil 247

    Depois de golpear o Brasil, Aécio destrói o PSDB

     

    O senador Aécio Neves (PSDB-MG) conseguiu uma proeza; depois de liderar, em 2016, um golpe que destruiu a democracia brasileira e permitiu que uma quadrilha se instalasse no poder, ele conseguiu agora implodir seu próprio partido; ao destituir o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), Aécio revoltou o governador Geraldo Alckmin e fez até com que a Globo, tradicional fiadora do PSDB, abandonasse o barco; para Miriam Leitão, a impunidade subiu à cabeça de Aécio e Merval Pereira diz que o político mineiro atirou seu partido no precipício

    10 de Novembro de 2017 às 09:09

    247 – Responsável direto pela destruição da Nova República e pelo golpe parlamentar que feriu de morte a democracia brasileira, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) conseguiu agora implodir também o PSDB, ao destituir da presidência interina o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que falava em moralizar a legenda.

    Pego de surpresa, o governador Geraldo Alckmin se revoltou e disse que jamais concordaria com tal medida. Na mídia, Aécio conseguiu também estarrecer colunistas da Globo, que, nos últimos anos, fez campanha para todos os candidatos tucanos.

    “Aécio entregou vários recados: que o PSDB não é um partido, é um feudo com dono; que a impunidade subiu-lhe à cabeça; que a proposta de renovação do partido e a autocrítica foram enterradas; que o afastamento do senador, quando ele entrou em apuros por receber dinheiro de um empresário investigado, era puro teatro. Ele era o verdadeiro presidente da tucanolândia, tanto que teve força para destituir o seu suposto substituto e nomear outro para o lugar. Se o partido precisava de mais um sinal de decrepitude, ele foi entregue ontem pelo senador que deveria estar ocupado em explicar as entregas de dinheiro de Joesley Batista feitas através do primo”, escreveu Miriam Leitão (leia mais aqui).

    “Com a indecisão característica de um partido que só encontra posição majoritária quando um fato consumado se apresenta, o PSDB perdeu o timing de sair do governo, e pode morrer afogado, não com Temer, como se temia, mas por Temer e sua aliança de bastidores com o grupo de Aécio Neves, os dois pensando apenas em salvarem as próprias peles”, pontuou Merval Pereira (leia aqui).

    Caberá a Alckmin tentar juntar os cacos do PSDB antes da disputa presidencial de 2018.

    Reveja debate da TV 247 que discutiu a questão Aécio e inscreva-se no canal:

    [video:https://youtu.be/aMjGOlyxoUA%5D

     

    https://www.brasil247.com/pt/247/minas247/326701/Depois-de-golpear-o-Brasil-A%C3%A9cio-destr%C3%B3i-o-PSDB.htm

  6. Se Guarda, Jereissati.

    Nassif: se eu fosse o Jereissati acabava com essa de ser condidato à presidência desse arremedo de socialismo. Aliás, vale lembrar que os nazistas também se diziam “socialista”. Aecim tá furioso com ele. Principalmente depois de o bandido mor lhe chamou no palácio do Kanguru e disse que se ele não serenasse o cearense ele iria mandar o caso pro serviço de inteligência, agora que também comandam a PF. Foi o que bastou para o das alterosas ficar puto na roupa. Agora, imagine só. Se o primo, que só foi descuidado com a grana do Joesly, ele ameaçou passar o serol, o que não falar com um desafeto. Acho melhor deixar o conforto de Fortaleza e se embrenha, como Lampião, na Caatiga. O playboy de Ipanema é implacável…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador