Petrobras aumenta suas reservas em 15 bilhões de barris

Jornal GGN – O governo federal contratou diretamente a Petrobras para explorar óleo em quatro áreas da chamada cessão onerosa, no pré-sal. O acordo foi fechado em reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com a participação da presidente Dilma Rousseff.  
 
A resolução possivelmente garantirá à estatal reservas entre 10 bilhões e 15 bilhões de barris e levar a um desembolso de R$ 15 bilhões em bônus e antecipações.
 
A cessão onerosa foi assinada com a Petrobras em 2010, durante o processo de capitalização da companhia, e garantiu a ela o direito a explorar 5 bilhões de barris sem licitação.
 
A decisão desta terça-feira (24) destina à estatal o direito a explorar o que exceder esses 5 bilhões de barris, mas em sistema de partilha, por meio do qual a União recebe parte do óleo lucro, mesmo sistema assinado no contrato de Libra.

 
A companhia informou por meio de fato relevante que deverá antecipar o pagamento de parte das receitas com o excedente em óleo, num total de R$ 13 bilhões. Deste total, 2 bilhões serão desembolsados em 2015, 3 bilhões em 2016, 4 bilhões em 2017 e 4 bilhões em 2018. Já a Petrobras pagará, ainda em 2014, 2 bilhões de reais a título de bônus de assinatura do acordo.
 
Estes 2 bilhões de reais sairão do caixa da companhia, e não será necessário fazer nenhuma captação de recursos por meio de dívida, disse a presidente da estatal, Maria das Graças Foster.
 
Com informações da Reuters.
 
 
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Petrobrás

    Hoje o dia começa quente! Com esta informação sobre a anteci´pação de pagamento de 2bi teremos vários comentaristas indignados dizendo que o Governo está fazendo fraude contábil ou ainda utilizando a Petrobrás para maquiar as contas em ano de eleição. É ver para crer!!

    1. E as ações?

      Meu corretor de ações já me ligou recomendando venda da PETROBRAS!!!

      De uma corretora de um grande banco estrangeiro.

      1. Vai nessa, vai seguindo

        Vai nessa, vai seguindo corretor para ver aonde vai parar.

        Se corretor (ou qualquer outra pessoa) soubesse hora de comprar ou vender não ganharia com corretagens e intermediações, mas com as próprias operações.

  2. É assim que se faz um País.
    A

    É assim que se faz um País.

    A empresa de exploração do nosso Petróleo ajuda ao governo ao contratar equipamentos fabricados no Brasil e conter o preço do combustível e o nosso governo ajuda a empresa reservando para ela a exploração do óleo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador