Petrobras aumenta suas reservas em 15 bilhões de barris

Jornal GGN – O governo federal contratou diretamente a Petrobras para explorar óleo em quatro áreas da chamada cessão onerosa, no pré-sal. O acordo foi fechado em reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com a participação da presidente Dilma Rousseff.  
 
A resolução possivelmente garantirá à estatal reservas entre 10 bilhões e 15 bilhões de barris e levar a um desembolso de R$ 15 bilhões em bônus e antecipações.
 
A cessão onerosa foi assinada com a Petrobras em 2010, durante o processo de capitalização da companhia, e garantiu a ela o direito a explorar 5 bilhões de barris sem licitação.
 
A decisão desta terça-feira (24) destina à estatal o direito a explorar o que exceder esses 5 bilhões de barris, mas em sistema de partilha, por meio do qual a União recebe parte do óleo lucro, mesmo sistema assinado no contrato de Libra.

 
A companhia informou por meio de fato relevante que deverá antecipar o pagamento de parte das receitas com o excedente em óleo, num total de R$ 13 bilhões. Deste total, 2 bilhões serão desembolsados em 2015, 3 bilhões em 2016, 4 bilhões em 2017 e 4 bilhões em 2018. Já a Petrobras pagará, ainda em 2014, 2 bilhões de reais a título de bônus de assinatura do acordo.
 
Estes 2 bilhões de reais sairão do caixa da companhia, e não será necessário fazer nenhuma captação de recursos por meio de dívida, disse a presidente da estatal, Maria das Graças Foster.
 
Com informações da Reuters.
 
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  O caso René Dotti e o contrato milionário com a Petrobras

4 comentários

  1. Petrobrás

    Hoje o dia começa quente! Com esta informação sobre a anteci´pação de pagamento de 2bi teremos vários comentaristas indignados dizendo que o Governo está fazendo fraude contábil ou ainda utilizando a Petrobrás para maquiar as contas em ano de eleição. É ver para crer!!

    • E as ações?

      Meu corretor de ações já me ligou recomendando venda da PETROBRAS!!!

      De uma corretora de um grande banco estrangeiro.

      • Vai nessa, vai seguindo

        Vai nessa, vai seguindo corretor para ver aonde vai parar.

        Se corretor (ou qualquer outra pessoa) soubesse hora de comprar ou vender não ganharia com corretagens e intermediações, mas com as próprias operações.

  2. É assim que se faz um País.
    A

    É assim que se faz um País.

    A empresa de exploração do nosso Petróleo ajuda ao governo ao contratar equipamentos fabricados no Brasil e conter o preço do combustível e o nosso governo ajuda a empresa reservando para ela a exploração do óleo.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome