Abreu e Lima permitirá autossuficiência do Brasil na produção de diesel

Jornal GGN – A produção da Refinaria Abreu e Lima, inaugurada no mês passado, poderá suprir 70% do óleo diesel consumido no país. Inicialmente a empresa processará 115 mil barris de petróleo ao dia e, a partir de maio de 2015, 230 mil barris. Segundo o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Florival Carvalho, o Brasil deverá se tornar autossuficiente na produção de óleo diesel três anos após o início da operação total da refinaria.  

Sugerido por Assis Ribeiro

Brasil 247
 
FBC: 2015 será um ano promissor para Suape
 
Por Leonardo Lucena, Pernambuco 
 
Ex-presidente do Porto de Suape na gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), o senador eleito Fernando Bezerra Coelho (PSB) acredita que 2015 será o ano do porto, que fica entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
 
Em visita à cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão, o senador lembrou que, após o início das operações da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no mês passado, o Porto de Suape pode representar 70% do óleo diesel consumido no País. “Todo o óleo diesel que vai abastecer o Nordeste sairá da Refinaria Abreu e Lima”, afirmou o ex-ministro da Integração Nacional. FBC está visitando municípios do interior para agradecer os 2,6 milhões de votos que recebeu na última eleição.
 
Nesta primeira etapa, a Rnest vai processar 115 mil barris de petróleo por dia e outros 115 mil a partir de maio do ano que vem, totalizando uma produção diária de 230 mil barris. Avaliado em US$ 18,5 bilhões, o empreendimento ajudará a diminuir a dependência de importação de diesel no País. Durante evento no Rio, em março deste ano, o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Florival Carvalho, afirmou que o Brasil pode se tornar autossuficiente em três anos após a operação total da refinaria.
 
Com 42% de participação, o diesel é o combustível mais consumido do País e, segundo previsões da Agência Nacional de Petróleo (ANP), deve haver um crescimento de 5% no consumo total deste combustível no Brasil. Além da conversão da petróleo em diesel, a refinaria produzirá derivados como nafta e gás liquefeito de petróleo.
 
Outro ganho para Suape deve ser a carga produzida pela fábrica da Fiat, em Goiana, Zona Mata Norte pernambucana. O empreendimento começará a funcionar no primeiro trimestre de 2015, e deve ter o porto como principal fonte de escoamento. “A meta da Fiat para 2015 é produzir 280 mil veículos (por ano). Para termos ideia da importância disso, a Ford quando se instalou na Bahia levou dez anos pra produzir 200 mil carros”, disse FBC.
 
Apesar do número mencionado por FBC, em referência à quantidade de veículo a ser produzida anualmente, Grupo Fiat Chrysler divulgou que a unidade terá capacidade para produzir 250 mil veículos por ano e 120 mil motores. O investimento total do polo automotivo de Goiana chegará a R$ 7 bilhões, conforme previsões oficiais. São 4,5 mil trabalhadores na construção do polo automotivo, que, ao atingir 100% de sua capacidade operacional, o contará com oito mil trabalhadores diretos. 
 
O ex-ministro também lembra que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) arrecadado em Pernambuco passou de R$ 460 milhões em 2006 para mais de R$ 1 bilhão atualmente. De acordo com FBC, mais 25 empresas devem se instalar em Suape no próximo ano. “O nosso polo petroquímico será um grande indutor do desenvolvimento. As grandes fábricas de poliéster estão no centro sul. Acontece que elas não vão poder ficar longe da matéria-prima produzida aqui. É uma tendência de mercado”, acrescentou.
 
Segundo informações divulgadas no site do Complexo Industrial Portuário de Suape, o espaço, com 13,5 mil hectares, abriga 105 empresas, que, juntas, empregam 25 mil trabalhadores diretos. Outras 45 empresas estão em implantação. Estes empreendimentos somam mais de R$ 50 bilhões.
Redação

5 Comentários

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    1. Poxa Leonidas, vc colocou

      Poxa Leonidas, vc colocou água no chope, foi lembrar da Venezuela ,  não foi pago nem a primeira parcela, quanto mais a última.Só não sei quanto saiu o preço da refinaria e quanto tempo vai demorar para ser amortizado o “investimento”.

    2. Porque pagar se a Venezuela

      Porque pagar se a Venezuela nem chegou a entrar…..falow que iria, mas acabou desistindo. Igual vc ir numa agencia, olhar o carro, até fazer um test drive….mas não fechar o contrato de compra. Voce pagaria alguma prestação do carro?

  1. E depois de tudo isso Lula e

    E depois de tudo isso Lula e Dilma ainda tiveram, durante as eleições, o tratamento que se viu por parte de certos políticos da região, e o senador eleito mencionado na matéria foi um deles, mas o povo nordestino soube colocar os pingos nos “is”. Viva o povo nordestino e nortista. 

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