O Governo tem que agir, e rápido, com relação à Petrobras

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Por Daniel Quireza

Gostaria de comentar alguns pontos:

O valor de ações de empresas, ou seja, o valor de empresas cotadas em bolsa, SEMPRE, no longo prazo (algo como uns 5 a 10 anos, no mínimo), acompanha os FUNDAMENTOS da empresa.

O que são esses fundamentos? Basicamente lucros, endividamento (tamanho e custo) e margens de lucratividade (lucro/receita).

Dito isso, fica claro que as ações da Petrobrás cairam em 2008 devido à crise internacional, em um movimento especulativo e também de queda do barril de petróleo.

Porém, após 2010, a queda não tem a ver com a crise internacional e é devida, justamente, à piora dos fundamentos da empresa.

O lucro vem caindo, as margens vem caindo e o endividamento vem subindo. Os fundamentos pioram e o preço da ação cai, não existe milagre, são fatos concretos.

Apresentemos os dados:

2010: Lucro: 35 bi; margen: 16,6%; divida: 116bi

2011: 33bi; 13,6%; 155bi

2012: 21bi; 7,45%; 196bi

2013: 23bi; 7,55%; 268bi

2014: 20,5bi; 6,35%; 308bi (em 2014 os dados são dos 2 ultimos trimestres de 2013 e os dois primeiros de 2014 pois o balanço do 3 tri de 2014 ainda não saiu).

Ou seja, pelo números ficam claríssmo que os fundamentos PIORARAM. Para termos una noção vamos pegar os números de 2003:

2003: lucro: 17,8bi: margem: 18,6%; dívidda: 42bi

De 2003 até 2010 os fumdanemtos melhoraram, por isso a cotação subiu, coisa absolutamente normal, no longo prazo. De 2010 a 2014 os fundamentos pioraram e a cotação caiu, coisa também normal, no longo prazo.

A receita aumentou, mas os lucros cairam porque a margem caiu, houve perda de rentabilidade, de eficiência.

Fatores que ajudaram essa piora de fundamentos e consequente queda das ações:

1) Capitalização da empresa, em 2010, que aumentou o número de ações sem aumentar o lucro. Talvez necessária, mas que prejudicou no longo prazo.

2) Aumento do endividamento por necessidade de investimentos. Necessário, porém o retorno pode ser demorado e o custo do endividamento pode sair do controle.

3) Sangria do caixa pela venda com prejuizo de combustíveis por 2 ou 3 anos, para mim o pior ponto. Totalmente desnecessário e absurdo.

4) Não entrega do balanço no 3 trimestre de 2014 agora, coisa também absurda, que tira credibilidade da empresa. Absurdo.

5) Paralisia de obras e falta de pagamentos a fornecedores, o que geram enormes incertezas futuras. Erro tremendo, e ai entrem na jogada MP, judiciário, TCU, CGU e Governo. Precisa se entender, para o bem do País e resolverem a situação.

A despeito de todos os problemas não há catastrofismo, vamos olhar para o futuro. O que o Governo e a empresa poderia fazer para melhorar e muito a situação:

1) Dar aumento aos combustíveis na Petrobrás ao inveés de aumentar a CIDE.

2) Entrar em acordo com MP,  judiciário, TCU, CGU, Governo  para que obras não parem de jeito algum e fornecedores não sejam prejudicados. Isso requer forte e enérgica ações políticas  e midiáticas do Governo explicando que o custo de se parar obras e o pagamento de fornecedores é muitas vezes maior do que o de possíveis corrupções.

É preciso agir, e rápido, porque há problemas reais, não vamos nos iludir.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

107 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Quem diz q os problemas sao reais? O Daniel?

        Que eu saiba, nao é especialista no assunto. E é um dos maiores palpiteiros do blog. Pode até estar certo, acontece. Mas eu nao julgaria com base no que ele diz. 

        1. Não sou só eu quem diz. 
          Os

          Não sou só eu quem diz. 

          Os números da empresa dizem.

          Aliás, os números que ela entregou né, porque, até agora, o balanço do 3 trimestre de 2014 não saiu, coisa absurda. O prazo máximo da Bovespa era 12 de novembro e a Petro ja disse que só entregará em janeiro. Algo inacreditável.

           

          1. Sobre esse assunto confio + no Maestri como fonte do q em vc…

            E como já disse ontem que ia comprar, já dei a ordem de compra. Tenho 3 anos de prazo para vender, acho pouco provável perder dinheiro nesse prazo. 

          2. Eu fiz uma modesta análise da

            Eu fiz uma modesta análise da empresa e sua relação com o Governo e dei minhas sugestões.

            Em momento algum falei para alguem comprar ou deixar de comprar qualuqer ação, nem que estava cara ou barata. Apenas fui contra a tal “campanha” do Zé de Abreu, que é realmente absurda.

            Boa sorte, tomara que suba mesmo.

          3. O Daniel não quer contar, mas

            O Daniel não quer contar, mas pegou um dinheirinho de longo prazo e já comprou umas açõezinhas da Petrobrás! Não muito, mas algo em longo prazo!   🙂

            Conta a verdade!

          4. Maestri, pus 1/2 décimo-terceiro em PN e 1/2 em ON

            Deveria ter comprado só PN, como o corretor me sugeriu? Ou fiz bem? 

          5. Quanto a isto o Daniel

            Quanto a isto o Daniel responde melhor. Acho que devias ter escutado o corretor!

            O que eu procuro saber é onde existe o petróleo convencional ou não convencional, quanto custa em termos técnicos e economicos a extração e como anda a demanda e a produção de petróleo. Já é o suficiente.

            Eu chego a olhar a produção individual de poços de petróleo nos USA, já é um saco, agora saber se ON e PN são melhores já estás pedindo demais. 

          6. Ele disse que Pn era mais negociado

            O que é uma vantagem, claro, porque significa liquidez. Mas pensei que On é que representa poder de voto, nao? E se houver manobras em torno de privatizar (sobre privatizar, já que privada ela nao deixa de ser) a Petrobrás, as açoes ON é que seriam importantes. Enfim, como minha parcela é ínfima, acho que fiz bobagem. 

            E obrigada pela resposta. 

          7. Acho que fez certo, melhor

            Acho que fez certo, melhor comprar a ON mesmo. É sempre melhor ter a mesma ação do sócio controlador que é quem manda efetivamente na empresa. Só é ruim quando as ON têm pouca liquidez, mas não é o caso de Petro, que sempre terá liquidez de sobra. 

            No caso da aracruz, as ON e PN valiam a mesma coisa, veio a crise de 2008 ela foi incorporada pela Votorantim, as ON ficaram nos 20,00 as PN cairam a 4,00. É sempre mais segura ter a mesma ação do controlador, sempre. 

        2. Ana Lú, tudo é pura chutação

          Ana Lú, tudo é pura chutação e manipulação, trabalhei (já me aposentei há 1 ano e meio) por 11 anos fazendo pesquisa para a Petrobrás, Shell e por último para a Exxon Mobil, nem a Shell nem a Exxon estão em pânico, e a Shell tem uma área com a Petrobrás no Pré-sal.

          Só dizem besteiras, se leres na imprensa especializada norte-americana e inglesa a preocupação deles é outra, eles nem estão aí para os malfeitos da Petrobrás, quem trabalha na Nigéria, Angola e Rússia quando escutam sobre proprinas de 3% eles até acham graça.

          1. Realmente não te entendo

            Realmente não te entendo Maestri.

            Voce está o tempo todo querendo dar “carteirada” porque tem conhecimento disso ou porque trabalhou naquilo.

            Nada disso muda o fato, muito menos justifica:

            1) A Petrobras ter vendido, por anos, combustíveis abaixo do valor que comprou, com prejuizo na operação.

            2) A Petrobras não ter entregue os balanços do terceiro trimestre deste ano, algo absurdo.

            3) A dívida estar altíssima e pode pior ainda mais com a subida do dólar.

            O Governo errou e muito, e a necessidade de investimentos em refinarias e no pré-sal não pode ser justificativa para tudo, como voce parece querer demonstrar.

          2. Não é carteiraço, é

            Não é carteiraço, é simplesmente uma análise em longo prazo a partir do que tem de real no negócio do petróleo (o petróleo).

            Quanto aos teus itens vai a resposta:

            Como a Petrobrás é uma estatal, e o governo é que faz o preço do petróleo, ele segura quando está alto e também não deixa cair quando está baixo, a média é o que interessa para o país como um todo, se subissem o preço quando o petróleo estivesse a mais de US$100,00 o barril e tentasse baixar quando diminuísse, criaria uma inflação pois jamais o seu Zé, dono de 5 postos não sei lá aonde, baixaria instantâneamente o preço da gasolina, mas na hora de subir, subirira só com o anúncio do aumento um mês antes (isto que se chama inflação inercial).

            Quanto a Petrobrás não ter entregue os balanços, me parece que é um problema das empresas de auditoria que está enrrolando para não pagar um segundo mico (o primeiro foi quando os auditores não perceberam nada).

            A dívida da Petrobrás é uma questão de prazo, se este for alongado, daqui a dois ou três anos ele será pago sem o mínimo problema, pois a tendência natural é que o preço do petróleo em longo prazo supere em muito o aumento dos juros.

            Agora, quanto ao pré-sal estás dizendo uma enorme bobagem, ele é a única grande descoberta dos últimos 15 anos no mundo inteiro, e antes que me venha falar do petróleo e o gás do folhelho vou te adiantando, as reservas já eram conhecidas há mais de 50 anos!

          3. Daniel, e tem mais outra, uma
            Daniel, e tem mais outra, uma companhia integradora como a Petrobrás trabalha no que se chama upstream e downstream, o upstream , como o nome diz, trata com tudo que vem antes do refino, e downstream o do refino para diante. Eu só tenho noção do upstream que em termos estratégicos para um país é o que interessa.
            Já o downstream eu não entendo lhufas, e este pode simplesmente determinar a situação dos balanços, mas não determina o futuro da empresa.
            Se a Petrobrás não fosse uma estatal, era de se preocupar com a segunda parte, mas como o governo que faz o preço dos derivados naturalmente segue o princípio, “Mateus, primeiro os meus”.
            Se não houvesse a segurança do upstream não teria decreto ou lei que garantiria a existência do petróleo, ou seja, tendo petróleo o resto é uma mera questão contábil!

    1. Não acho interessante. O

      Não acho interessante. O Governo já tem todas as ações ON de que precisa – que dão direito ao controle, para mandar na empresa. Fora que o Governo não está assim tão bem de caixa, já estão sendo planejados aumentos de impostos (CIDE, cosméticos, etc) e cortes de orçamento para o ano que vem. Outro ponto é que isso seria mal visto no mercado, mais uma vez. 

  1. Se isso fosse 100% verdade

    “O valor de ações de empresas, ou seja, o valor de empresas cotadas em bolsa, SEMPRE, no longo prazo (algo como uns 5 a 10 anos, no mínimo), acompanha os FUNDAMENTOS da empresa.”

    As ações da VALE estariam despencando, já que a empresa teve prejuízo de R$ 3,3 bilhões no último trimestre.

    Mas sei que a situação é delicada. 

    Contudo tenho esperança que com a conclusão/operação das refinarias Abreu e Lima e da COMPERJ, a empresa possa respirar um pouco.

    Além disso, o início das operações das três grandes hidrelétricas: Belo Monte, Santo Antônio e Jirau, permita que a Petrobrás não tenha que importa tanto combustivel a preço maior do que vende, para atender as termoelétricas. 

    PS: A Receita Liquída da Petrobrás cresceu 13% em relação ao 3º tri/2013, e a produção subiu 3% na compração com o mesmo período.

     

    1. Mas as ações da Vale estão

      Mas as ações da Vale estão caindo bastante também. Nos últimos 12 meses já caiu mais de 40%. 

      Se voce olhar qualquer gráfico de longo prazo cotação x lucro, verá que convergem em qualquer empresa. Não tem erro. 

      Receita somente não garante lucro. 

      1. Cairam porque o preço do

        Cairam porque o preço do minério de ferro despencou, pior está a Austrália que mais de 20% de suas exportações são minério de ferro.

        1. Sim, o que fez  com que os

          Sim, o que fez  com que os fundamentos da empresa piorassem.

          Nâo invalida meu argumento inicial.

          Maestri, voce está equivocado quanto a imaginar que precisa se entender a fundo de um negócio para analisar a parte financeira e apontar erros em uma empresa. Nâo precisa, pode ter certeza disso.

          1.  Daniel, para analisar o que

             Daniel, para analisar o que vai ocorrer nos próximos dois anos eu estou inteiramente de acordo, mas para saber o que vai ocorrer nos próximos 5, 10 ou 20 anos é essencial conhecer o produto.

            Se aparecer uma fábrica de máquinas de escrever, ou uma fábrica de lâmpadas de filamento dando lucro (talvez pela venda de seus passivos) tu vais comprar ações destas para deixares para teus filhos?

            O que interessa para o BRASIL e para o povo brasileiro não é o lucro ou o endividamento da Petrobrás nos próximos anos, mas sim o futuro da mesma em longo prazo, por isto que ela é uma estatal!

          2. Se assim fosse, quase ninguem

            Se assim fosse, quase ninguem poderia investir em ações seguramente. Voce precisa conhecer um negócio a fundo para administrá-lo, mas não precisa se o objetivo for ser sócio passivo dele.

            Tudo depende dos fundamentos da empresa e não só dos lucros. Claro que lucros por vendas de ativos não são sustentáveis, então os fundamentos não são bons.

            Por exemplo, pega a Souza Cruz, há muito tempo, coisa de 10 anos, as pessoas falavam que ela não tinha futuro e coisa e tal, que cigarro ia diminuir e ela está firme e forte só crescendo e aumentando cotação há muito tempo.

            Se voce conhecer do produto e não analisar a parte financeira pode se perder pelo caminho. Se a dívida crescer muito e ficar muito cara ela pode se tornar impagável mesmo com todas as reservas em baixo do mar, de forma que reservas e expectativas não justificam qualquer tamanho e custo de dívida. Não estou dizendo que isso necessariamente vai ocorrer, eu imagino que não, mas ela chegou em um limite perigoso, ainda mais somados aos outros fatores que já mencionei.

            A empresa opera no mercado e tem que seguir minimamente as regras até para se financiar adequadamente, não pode virar uma pdvsa da vida, o que seria ainda mais desastroso.

  2. Lógico!

    A Petrobras acha um monte de petróleo, o valor da ação cai,

    compra um monte de navios e plataformas, o valor da ação cai,

    constroi novas refinarias, o valor da ação cai,

    constroi prédios de administração e treina novos funcionários, o valor da ação cai,

    desenvolve a melhor tecnologia do mundo para aguas profundas, o valor da ação cai,

    compra refinaria no exterior, o preço da ação cai…..

    É, essa Petrobrás não entende nada de valor de ações.

        1. Aqui pode ninguem entender

          Aqui pode ninguem entender nada mas 500 analistas em fundos de investimento , alguns super especialistas em petroleo, entendem. A avaliação da Petrobras é feita por gente que entende muito, eles seguem não só a Petrobras mas tambem a SINOPEC, a PETRONAS, a TOTAL, a BP. A Cambridge Energy Research, do Daniel Yergin, maior consultoria de petroleo do mundo, com 320 analistas, trabalha basicamente para o mercado financeiro e eles sabem tudo.

  3. Calma la

    Tem que levar em conta também que o preço do Petroleo esta baixo neste momento. Mas não creio que os fundamentos da Petrobras estejam ruindo, a companhia esta sendo sacudida duramente, é verdade, mas não vai cair em ruinas. Se fosse uma empresa com menos capital, ja estaria reduzida é po. Sobre o balanço do terceiro trimestre não vejo absurdo nenhum, ha um problema grave sim, ha uma realidade dura neste momento para a empresa poder colocar suas contas em dia, mas a diretoria tem consciência de que precisa sanar tudo isso o mais rapido possivel e sabemos que sera feito.    

  4. Bom Daniel é importante o seu

    Bom Daniel é importante o seu contraponto.Mas pelo que eu entendi,para dobrar o faturamento em 2010 em relação a 2003 a Petrobras, também dobrou o endividamento mais um terço.

    E concordo plenamente com voce sobre a inercia politica do governo.

  5. .

    Não há nenhuma política de “segurar a inflação” com o represamento no preço dos combustíveis. Em todos os anos do governo da presidenta reeleita, Dilma Rousseff, houve aumento no valor dos combustíveis. 

     

    Somente no ano passado houve 03 aumentos no preço do diesel, que no total subiu 19,5%. Houve também 02 aumentos no preço da gasolina, perfazendo uma subida total de 10,8% em 2013. Onde está, portanto, o represamento do preço?

     

    O que há é uma política, bem sucedida, que busca a convergência gradual com os preços internacionais. E agora, diga-se de passagem, o preço dos combustíveis no Brasil já está acima da média internacional. 

     

    O resto é a velha gritaria dos grandes acionistas. Os mesmos que auferem fabulosos lucros com a Sabesp enquanto o povo paulista se vê às voltas com um racionamento iminente por falta de investimentos nos últimos 10 anos.

     

    Detalhe: uma ação da Sabesp vale hoje quase o dobro de uma ação da Petrobras… Que tal? 

    1. Sabesp = 2 Petrobrás…

      Pois é. Eu compro uma ação da Petrobrás de olho fechado – acho até que  vou fazer isso, pra aproveitar a regra de ouro o mercado (compra na baixa pra vender na alta) e ganhar um capilé daqui a uns dois anos, quando o Pré-Sal estiver matando a pau.

      Já pela ação da Sabesp eu não dou nem um traque enfiado num cordel, como dizia minha velha avó, na sua simples sapiência…

    2. Isso depende do número de

      Isso depende do número de ações, não se pode fazer essa comparação dessa forma Diogo, não faz sentido. 

      Ai depende no número de ações Diogo. A Petrobras tem cerca de 13 bilhoes de ações entre preferenciais – pn e ordinárias – on, enquanto que a sabesp tem em torno de 700 milhoes de ações, todas ordinárias. Ou seja, a Petro ainda ta valendo, hoje umas 10x mais que a Sabesp.

       

      1. .

        Fiz referência ao valor de cada ação destas empresas, não ao valor das empresas em si. 

         

        -Ação da Sabesp: R$ 17,06;

        -Ação da Petrobras: R$ 9,46.

  6. os cães ladram, a caravana passa.

    O governo deve prosseguir, serenamente, os planos traçados para a Petrobras. Comparada às suas irmãs  Chevron, Exxon e Shell , a Petrobras tem o dobro do endividamento, em compensação um potencial de crescimento muito maior. As grandes estrangeiras fizeram em 2013 investimentos de U$ 120 bilhões e tiveram pouco retorno, enquanto a Petrobras vem tendo um crescimento seguro da sua produção. Em 2013 a Chevron teve lucro de U$ 21 bilhões diante de aproximadamente U$ 8 bilhões da Petrobras. A ação da Chevron deve fechar,hoje, a U$ 108 na bolsa de NY enquanto a da Petrobras a U$ 3 na bolsa de São Paulo. Os fundamentos não explicam a disparidade. Há uma ação especulativa artificial no preço da ação da Petrobras ,que não pode se curvar a estas manobras. 

    1. É que a Exxon opera sob uma

      É que a Exxon opera sob uma logica gerencial muito diferente da Petrobras, investe a geração de caixa, não tem dividas,

      opera no mundo inteiro e só tem como ideologia o lucro para os acionistas. Esta ai explicada a diferença.

        1. Hoje 92% das reservas de

          Hoje 92% das reservas de petroleo do mundo são de empresas ESTATAIS. As “majors” não exploram e extraem mais petroleo, seu buisness é o oleo “downstream”, refino, comercio, transporte, petroquimica e prestação de serviços às estatais. Te a reserva fisica é hoje muito arriscado, em um mundo instavel não vale o risco geopolitico, o risco ambiental,

          o risco de multas regulatorias, as “majors” são hoje grandes prestadoras de serviço às estatais, a ARAMCO, maior petroleiro do mundo é gerida pela Chevron com um contrato de prestação de serviços, é muito mais lucrativo e não tem risco.

          1. Tá bom Motta, as empresas de

            Tá bom Motta, as empresas de petróleo não querem mais reservas, agora conta outra que esta foi muito “engrachada”!

            Se eles não tivessem o mínimo interesse não estavam gastando rios de dinheiro na procura de novos depósitos.

            Se for para administrar há outras empresas do setor de petróleo muito mais eficientes do que as do “Big oil” para fazer isto, os custos destas monstros do petróleo são muito altos logo elas não são competitivas na administração, veja o caso do óleo apertado (ou óleo de folhelho nos USA), as “majors” estão levando um pau feio das pequenas operadoras, elas não ocupam nem 1/5 deste mercado competitivo norte-americano, pois seus custos só são cobertos em grandes campos.

            Não diga besteira.

    2. Um detalhe

      Essa comparação que você fez do preço das ações de duas empresas não é relevante pois cada empresa tem uma quantidade específica de ações. Em outras palavras, cada empresa decide em quantas “fatias” quer dividir seu capital, o que vai alterar significativamente o valor de cada fatia.

      Dito isso, provavelmente deve haver mesmo uma disparidade entre a ação da Chevron e a da Petrobras, mas para saber a magnitude dessa disparidade, o preço teria que ser ponderado pela quantidade de ações de cada companhia.

      1. relação 13 X 1

        É relevante, sim. E projeta um preço aproximado de U$ 8 por ação . Que é o quanto valia a ação antes do terrorismo ideológico contra a Petrobras.

  7. só sei do seguinte…

    regra básica do mercado: se estão investindo, sabem o que estão fazendo

    e não há que se falar de valor das ações, mas sim de preço

    é diferente

    seguindo o raciocínio de que situação pode melhorar com aumentos dos combustíveis, podemos dizer que performance da empresa no período apontado só afetou preço

    empresa permanece atrativa e acenando com retornos futuros garantidos

  8. Comentei no outro tópico, e

    Comentei no outro tópico, e vou reforçar aqui: não há obras ou pagamentos paralisados por causa de órgãos de controle.

    O TCU recomendou uma paralisação, o Congresso determinou, e o Presidente Lula vetou.

    Não há qualquer obra ou pagamento paralisado por causa do TCU, do MP ou da CGU.

  9. Que absurdo insensível é o

    Que absurdo insensível é o sistema capitalista: capitar valor alheio:

    O dinheiro sem valor em si quer porque quer as empresas de todas as partes.

    Imagine qual valor a Bolsa de Valores tem dentro da bolsa, imaginou? Nenhum.

    A Petrobras pergunta para a Bolsa de Valores: quanto você quer me dar para repetir o meu valor?

    Ou seja, a ideia de valor é a nossa propriedade patrimonial (patrimônio vem de Pátria).

    A urgência é formar uma unidade da Petrobras com o povo, e mudar o sistema capitalista pela ideia de valor das propriedades gerais. 

    Baseado neste critério, os países do mundo inteiro podem receber o valor do que realmente se revela pela produção sem a medida do dinheiro ficar com a empresa ou pruduto dela; porque o dinheiro é um novo produto da ideia corrente de uma alma sensível que lhe deu o seu verdadeiro valor onipresente no mercado. 

  10. comprando Petrobrás..

    no momento estou rasgando meu colchão e retirando os capilés guardadoss nelee comprando ações da Petrobrás, agora dormirei em um colchão recheado de ações e só acordarei quando elas voltarem à normalidade..obrigado Daniel, farei extamente o contrário do que defende..

    1. faz muito bem…

      melhor ainda é pegar metade dos capilés e comprar, ou reservar, uma parcela das boas jogadas, infalíveis e imperdíveis, do Peregrino & Mais Além Construções

      motivo:

      com lucro da jogada duplex, comprar casa enorme e arruinada, mas visando principalmente a área do terreno mais que enorme ou equivalente a 2 terrenos 14 x 56m, modi construir 10 casinhas lindas de morrer, 5 de cada lado, e vender cada uma por no mínimo R$ 550.000,00

      ( bairro que nego vê como nobre )

       

      me meto em cada uma que vou te contar………………………….mas não se preocupe, deixa comigo

    2. Não delire. Aonde que eu

      Não delire.

      Aonde que eu defendi aqui que não se compre ações da empresa ?

      Me mostre, por favor.

      Comentei a situação da empresa, erros que o Governo cometeu, e dei sugestões para melhorar a situação de caixa dela.

       

  11. monte de gente por aí em crise de venda…

    perdendo 1 mil, 10 mil, e até mesmo 100 mil, se estão vendo motivos para precupação, recomendo que saiam do mercado de petróleo rapidinho

    peguem o que sobrar e invistam com Peregrino & Além Construções

    atualmente ando às voltas com e em como arrumar grana para transformar uma casa duplex em duas, modi vender cada uma pelo dobro que paguei numa

    é por isso que não tenho dormido direito, a nível de sonhar que me dei bem

  12. Só para pensar!

    O governo americano gastou mais de 1 trilhão de dolares para ficar com o petroleo do Irã, e lá eles acham que foi um grande negócio.

    Já a Petrobras tem dívida de R$ 330 bi ou seja em dolares US$ 120 bi, um décimo do custo americano, que na verdade foi mai alto do que o valor apresentado na mídia, pois este seria por baixo o valor da guerra e ainda faltava reaparelhar os poços e refinarias destruidas e todos acham que a nossa petroleira esta na draga!

     Bradam os jornais entreguistas:

    VAMOS DOÁ-LA PARA A CHEVRON OU EXXON IMEDIATAMENTE! Eles saberão o que fazer com este liquido preto e sujo, que nos não queremos! Somos racistas até no petroleo.

    Só canalhas entreguistas podem pensar assim.

    PETROLEO É ESTRATÉGICO. TODOS OS PAÍSES QUEREM TÊ-LO NO SEU QUINTAL!

    1. Os EUA com o petroleo do Irã?

      Os EUA com o petroleo do Irã? Isso nunca aconteceu. O petroleo do Irã foi sempre controlado por uma companhia inglesa, a Anglo Persian Oil Co.Ltd. , depois Anglo-Iranian Oil Co., que depois viroua British Petroleum e foi nacionalizado pelo Xá

      em 1972 explorado até hoje pela NIOC, National Iranian Oil Co. Nunca foi americano e nunca foi exportado para os EUA, o mercado do petroleo iraniano é a Europa e hoje mais a China.

      1. Com certeza, ele se refere ao Iraque

        nao ao Irã. O valor citado deve ser referente aos gastos da guerra, embora eu ache que o valor seja exagerado, no minimo…

        1. Os EUA não controlam o

          Os EUA não controlam o petroleo do Iraque tampouco, quem explora e vende é a Iraq Hational Oil Co., que é do Estado iraquiano, não há companhia de petroleo americana no Iraque, cujo petroleo éé 100% vendido na Europa.

  13. Barril a U$ 50 inviabiliza o

    Barril a U$ 50 inviabiliza o óleo de xisto americano e o pré-sal brasileiro.

    Os caras do barril extraído a U$ 6 podem manter essa cotação por um loooongo tempo, inviabilizando as novas tecnologias que com o tempo barateariam esse tipo de produção.

    Como disse um analista americano ontem, o problema não é nem a produção americana de óleo de xisto, o grande problema para a OPEP viria se a China resolve-se investir pesado na exploração de suas reservas de xisto betuminoso,  Aí camarada, com os custos de produção chineses, a coisa ia ficar muito feia. 

    Há 3 trilhões de barris de óleo de xisto a serem explorados, boa parte deles, na China.

    1. Isso não faz sentido. 
      Preço

      Isso não faz sentido. 

      Preço de petróleo varia todos os dias. 

      Ela tem que investir hoje para ter o petróleo e o refinar amanha e depois. E também pode estocar. 

      Se não investir nunca terá petréleo. 

      1. Estocar ?

        Meu queridor,  o estoque de pedras de xisto já está lá.

        Apenas esperando os americanos desenvolverem a tecnologia para depois copiar, como sempre fazem, os chineses já ecoomizaram nesta última década o equivalente a U$ 50 po barril, fora o investimento.

         

        1. Ah é, então qual é a sua

          Ah é, então qual é a sua sugestão ?

          Vamos, nao tenha vergonha, diga, voce sugere que, devido ao barril estar em 50 dólares devem ser interrompidos TODOS os investimentos no pré-sal ?

           

    2. U$50 não é o número de corte.

      Alex, US$50,00 o barril, ainda não é o número de corte do pré-sal nem do óleo e gás de folhelho, os valores são mais baixos.

      O problema do folhelho é que para um campo em andamento pode continuar a extração, porém novos campos ficam inviabilizados, e enquanto no petróleo convencional começado a exploração do campo a necessidade de investimento diminui significativamente nos campos de folhelho a necessidade de capital é permanente e sem valores decrescentes.

  14. Na minha opinião, a situação

    Na minha opinião, a situação da Petrobras deve ser entendida segundo duas visões distintas:

    –  A primeira é sobre sua importância na estratégia de soberania nacional e na geopolitica mundial. Neste ponto o brasileiro deveria concordar com o objetivo traçado pelo governo, ainda que possa discordar da forma como foi feita.

    – A segunda é, se com os números relatados no balanço, a empresa está atrativa para o investidor ? Segundo os números relatados no balanço de 2013 (2014 ainda não foi fechado), a empresa, se não aumentar muito a sua produção, levaria 10 anos de lucro para conseguir pagar a sua dívida. Aí podemos questionar, qual investidor entraria em um negócio que provavelmente levaria 10 anos para dar retorno.

     

     

  15. Lucro e Dividas da Vale

    Prezado Nassif,

     

    Causa me muita espécie, nunca ver nin guém comentar a derrocada em que se encontra a Vale…. 

    Em 12 de Dezembro de 2002, dia da Fatídica Privatarização da Vale pela Quadrilha do PSDB, as ações da Vale que compunham os 44% que estavam sendo dados à massa burra, empurrou na goela de muitos Brasileiros idiotas, porque fizeram uso dos seus FGTS e pagaram a memorável quantia de R$54,76 por ação no Brasil, e em Nova York pagou-se US$24,76 … Ou seja…. Hoje, a famigerada Vale vendida a preço de Banana para os amigos da Quadrilha estão levando o FGTS de um monte de Brasileiro Otário, para a Lama, pois de lá até hoje, tivemos uma inflação total aproximada de 90%, e o valor da ação Vale5 está custando R$17,47. Ou seja, vale somente 30,90% do valor original, se conseiderarmos que a inflação no período foi de 90%… Para onde foi o FGTS dos Otários…. 

  16. Recomprar

    O que o governo deveria fazer mesmo era recomprar o maior número possível das ações irresponsável e criminosamente vendidas na bolsa de Nova Iorque, a preço de banana, no governo lesa pátria que precedeu o de Lula.

  17. Comprem ações da Petrobras

    Publicado em 18/12/2014 no Conversa Afiada

    Citi manda comprar 
    ações da Petrobras

    Compra, Dilma, compra, antes que eles comprem !

    COMPARTILHEVOTE  (+5) IMPRIMIR

     

     

    O Conversa Afiada reproduz artigo do Diário do Centro do Mundo:

     

    CITIGROUP PREVÊ ALTA DE 94% NAS AÇÕES DA PETROBRAS

     

    De UM SITE AMERICANO de investimentos:

    O Citigroup Inc está recomendando aos investidores da Bolsa de Nova York que comprem ações da Petrobras, de acordo com um relatório divulgado na segunda-feira.

    O relatório sugere que a ação deve chegar a 13 dólares, um retorno de 94% sobre a cotação do começo desta semana.

    O anúncio foi feito após o comunicado de imprensa da Petrobras na sexta-feira.

    Em primeiro lugar, a empresa gerou um fluxo de caixa livre positivo no montante de 1,9 bilhão de dólares. A estimativa dos analistas eram um fluxo negativo de 2,8 bilhões bilhões.

    Em segundo lugar, a administração aprovou planos para cortar gastos operacionais e melhorar o capital de giro.

    Além disso, a Petrobras anunciou que vai publicar resultados auditados do terceiro trimestre até janeiro de 2015. O relatório menciona ainda a aprovação de medidas para melhorar a governança e a formação de uma diretoria de ‘compliance’ para reforçar os controles internos.

     

     

  18. O Mendonção disse que em

    O Mendonção disse que em pouco tempo o preço do petróleo subirá e a Petrobrás não deve se preocupar, pois o que está fazendo o preço cair é o problema da Rússia.

  19. Repito o comentário singelo

    Repito o comentário singelo que fiz em outro post (sem desdouro às ponderações do Daniel): quem compra ações de sociedades de economia mista deve saber, deve saber que ela deve também cumprir objetivos públicos como amortecer oscilações de preços, garantir a oferta do bem produzido, induzir produção nacional e outros.

    É importante frisar: nesses casos o consumidor e o acionista são a mesma pessoa; não pode a empresa pensar somente nas açoes e mandar os consumidores se danarem conforme o modelo SABESP.

    Com o petroleo retornando a preços menores boa parte dos problemas diminuem. Os casos de corrupção estão sendo resolvidos pela democracia. O resto é chacrinha eleitoral, golpista e entreguista.

  20. O momento e de compra de ações

    No médio prazo as ações da Petrobras deve atingir os R$ 50,00, na medida que aumentar a produção de petróleo, gás natural e derivados.

    Em geral grandes que das no preço de ações são acompanhadas por um grande aperto da liquidez internacional, além de um grande risco de recessão e desemprego, o que dificulta o aproveitamento da oportunidade de compra de ações pelos pequenos investidores.

    O momento atual é semelhante a situação ocorrida quando Itamar Franco assumiu a presidência da república afastando qualquer possibilidade de privatização da Petrobras.

    São muito raros movimentos de queda do preço de ações onde o pequeno investidor tem liquidez e expectativa de aumenta da renda familiar.

    Com a conclusão das refinarias de Comperj e Abreu Lima, mesmo com a queda  do preço do petróleo no mercado internacional, a Petrobras poderá aumentar os seus lucros em função do aumento da produção de gasolina e do diesel. 

    Além disso, muito provavelmente na medida em que a zona do euro aumentar o ritmo de crescimento do PIB, os preços do petróleo deve voltar para a casa dos US$ 100 por barril.

    1. Perfeito, Roberto São

      Perfeito, Roberto São Paulo.

      Não se deve perder de vista que a Petrobras é um petroleira que tem petroleo; tem petroleo. É uma petroleira que tem refinaria; tem refinaria. É uma petroleira que tem mercado; tem mercado.

      E não precisa fomentar guerra para comprar barato e vender caro.

      Antes dela “dar ruim” tem a bolha de gas de xisto pra fazer água.

  21. O que o investidor quer?

    Caros colegas,

     

    O que nunca deveremos deixar de ter como balizadores para o entendimento dos investidores são duas premissas simples:

    1º  –  O investidor quer lucro. E lucro maximizado, que produza um bom retorno em termos de dividendos, ações-filhotes, valorização das ações, e;

     

    2º – O investidor quer o domínio, mesmo que seja a longo prazo, ele sempre projeta que seu grupo irá, em algum tempo ter o controle do negócio.

     

    No primeiro ponto, o custo elevado para exploração do pré-sal onera demasiadamente o balanço da empresa, que, seguido de perto das desastrosas intercorrências relativas à corrupção, vem desestimulando o bom desempenho outrora obtido.

     

    No segundo ponto, sendo a Petrobras uma empresa estatal, nenhum investidor terá o controle acionário do empreendimento, que não seja o Governo. Isso também limita a ação dos investidores, que preferem aplicar em empresas privadas.

     

     

     

    1. descobriram a roda ?

      Caro Zé Chico ,impressionante que somente agora os investidores tenham descoberto que a Petrobras é uma estatal. Não surpreenderia nada se em breve redescobrissem os “encantos” de uma Estatal. hehehe.

      1. Impressionante mesmo…

        É tão impressionante quanto a falta de visão holística que cerceia o entendimento que sendo uma estatal, a decisão de “sair” já está previamente tomada, se abalada a premissa “lucro”.

  22. Um bom comentário, mas mais como um contraponto

     

    Daniel Quireza,

    Este post deveria vir com referência seja ao post de Luis Nassif “As jogadas em torno da Petrobras” de quarta-feira, 17/12/2014 às 06:00, para o qual você enviou um comentário quarta-feira, 17/12/2014 às 10:06, e o seu comentário aparece quase ao final da primeira página com o post apresentando 107 comentário, ou seja ao post “Algumas considerações sobre as ações da Petrobras, por Diogo Costa” de quarta-feira, 17/12/2014 às 08:28, aqui no blog de Luis Nassif e originado de comentário de Diogo Costa. No post “Algumas considerações sobre as ações da Petrobras, por Diogo Costa”, você enviou quarta-feira, 17/12/2014 às 09:59, o comentário que se tornou neste post “O Governo tem que agir, e rápido, com relação à Petrobras” de quinta-feira, 18/12/2014 às 17:17.

    Para suprir esta falta de referência eu deixo o link para os dois posts. O link para o post “As jogadas em torno da Petrobras” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/as-jogadas-em-torno-da-petrobras

    O post “Algumas considerações sobre as ações da Petrobras, por Diogo Costa” pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/blog/diogo-costa/algumas-consideracoes-sobre-as-acoes-da-petrobras-por-diogo-costa

    Junto ao post “As jogadas em torno da Petrobras” eu enviei um comentário quarta-feira, 17/12/2014 às 14:29, em que faço referência à enxurrada de comentários de boa qualidade que você fizera  ali no post, pois nele há outros comentários seus também de boa qualidade e que não ficaram restritos ao post “As jogadas em torno da Petrobras” pois você também enviara comentários de boa qualidade junto ao post “Algumas considerações sobre as ações da Petrobras, por Diogo Costa”.

    Este seu comentário que se tornou neste post “O Governo tem que agir, e rápido, com relação à Petrobras” foi primeiro enviado para junto do post “Algumas considerações sobre as ações da Petrobras, por Diogo Costa”, mas ele também funcionava como uma espécie de contraponto ao post de Luis Nassif. De certo modo você apresentava argumentos para mostrar que a avaliação de Luis Nassif favorável à Petrobras precisava ser acrescentada de alguns senões pois Luis Nassif fora muito favorável a Petrobras.

    Intitulei o comentário que eu fiz para você lá no post “As jogadas em torno da Petrobras” assim: “Ótimos comentários que se perdem no viés de seguir Luis Nassif”. Não ficou um título adequado. Era preciso especificar mais. Algo como “Embora façam contrapontos até certo ponto pertinentes ao post de Luis Nassif, seus ótimos comentários têm o viés de seguir Luis Nassif no que se perdem”.

    A bem da verdade você não consegue acompanhar a gangorra que é Luis Nassif e o seu comentário ou este post “O governo tem de agir, e rápido, com relação à Petrobras” no que tem de ruim, traz a velha crítica de Luis Nassif a política de combustível no governo de Dilma Rousseff (crítica muito fraca por sinal) e a nova crítica de Luis Nassif à condução gerencial da Petrobras apresentada no post “É hora de enfrentar a questão Petrobras” de domingo, 14/12/2014 às 16:00, e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/e-hora-de-enfrentar-a-questao-petrobras

    Só que as duas críticas de Luis Nassif tanto à condução gerencial da Petrobras como a questão do preço de combustíveis são extremamente fracas. Não vou repetir o que já disse várias vezes aqui e que consta também lá no comentário que eu enviei para você junto ao post “As jogadas em torno da Petrobras”. Se houver interesse é só seguir o link e lá no meu comentário também seguir os links.

    O que vale observar aqui é que grande parte da informação que recebemos é a fornecida pela grande mídia e que às vezes a grande mídia perde o prumo. E triste quando vemos quem a gente estima porque busca a racionalidade ficar reprisando opiniões de terceiros exatamente quando os terceiros parecem que não sabem o que estão falando.

    Na sexta-feira, 12/12/2014, o jornal Valor Econômico na seção Opinião na coluna do Editorial traz o seguinte título: “Petrobras necessita de um choque de gestão”. Não vou questionar o título, o que me pareceu tacanho no editorial foi a seguinte expressão “roubalheira” no início do parágrafo que transcrevo a seguir e que se segue a informação da fala do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em que ele sugere a substituição da diretoria da Petrobras. Diz lá o editorial do jornal Valor Econômico:

    “A roubalheira prosperou no vácuo de governança da Petrobras, que exibiu falhas incompatíveis com uma empresa de seus porte e importância internacional”.

    Essa expressão roubalheira em um jornal econômico me fez lembrar de história que a Folha de S. Paulo reproduziu há uns vinte anos. Em uma campanha política Antonio Delfim Netto virou para os eleitores e disse: “A causa do processo inflacionário é o déficit orçamentário”. Jânio Quadros que estaria perto corrigiu Antonio Delfim Netto dizendo que ninguém entende o que ele tinha dito e o mandou falar assim: “A causa da carestia é a roubalheira do governo”. Esta história não saiu no editorial da Folha de S. Paulo, mas em seção de humor político. O problema dos jornais é que estas grandes empreiteiras não podem mais fazer propaganda neles. Então eles estão perdidos. E é claro quem acompanha o que se lê nos grandes jornais e se deixa conduzir pelo que els dizem não pode está no bom caminho.

    Veja outro exemplo de caminho sem volta no qual o jornal Valor Econômico se enveredou. Ontem, quarta-feira, 17/11/2014, saiu uma reportagem intitulada “Mensagens contestam defesa de Graça”, assinada por Juliano Basile com a colaboração de Elisa Soares, do Rio, e Raquel Ulhôa e Thiago Resende. Era uma página inteira para preencher. Veja os dois seguintes parágrafos:

    “No entanto, Venina pediu que Geovanne fosse retirado imediatamente da empresa e apresentou um parecer jurídico para tanto. “A demissão deve ser implementada ainda que esteja o empregado gozando de auxílio doença, visto o risco representado pela manutenção de seu vínculo empregatício para a continuação das averiguações” escreveu ela.

    Mesmo com essa determinação expressa da geóloga que comandou a auditoria sobre desvios na área de comunicação, Geovanne foi mantido nos quadros da estatal por pressões internas feitas por Paulo Roberto Costa, então diretor de Abastecimento que, após ser preso, neste ano, delatou casos de corrupção na companhia. A alegação de Costa para que Geovanne ficasse foi a mesma utilizava na nota divulgada ontem pela Petrobras: de que ele estava em licença média”.

    Quer dizer, como um jornal de suposto conteúdo mais sóbrio deixa passar como um parecer jurídico a afirmação de que “A demissão deve ser implementada ainda que esteja o empregado gozando de auxílio doença, visto o risco representado pela manutenção de seu vínculo empregatício para a continuação das averiguações”. Quem assinaria um parecer com um teor assim. Há casos contrários em que uma pessoa podendo ser demitida não o é para que a demissão não atrapalhe as averiguações. Agora uma pessoa gozando de auxílio doença, longe do ambiente de trabalho, sabendo todos que participam da averiguação (Ou pelo menos a Venina Velosa da Fonseca) que quando ele voltar ele será demitido, que riscos esta pessoa poderia representar para averiguações?

    Bem, o governo tem agido em relação à Petrobras. De certo modo confirmando o que a revista Veja disse, Lula e Dilma Rousseff sabiam o que ocorria na Petrobras. E a presidenta Dilma Rousseff tomou a seu tempo as medidas que deviam ser tomadas. A entrada de Graça Aranha em 2012 foi exatamente para que ela pudesse dar um formato mais técnico e menos empresarial à Petrobras em um momento em que a Petrobras precisa combater esses relacionamentos entre os funcionários da Petrobras e os seus fornecedores.

    Então é isso, o governo tem agido e a ação do governo em relação à Petrobras não pode ser rápida. O governo tem tudo que ele precisa ao seu dispor. Se o petróleo cair bastante, a Petrobras mantem a produção interna na quantidade necessária para o consumo interno, faz o seu próprio refino e espera o câmbio chegar ao novo patamar que levará a economia brasileira voltar a crescer a passos céleres como poderia ter ocorrido desde a desvalorização de 1983, mas que em função do Plano Cruzado o Brasil acabou se perdendo. Nesse novo patamar de retomada da economia, com possível volta de formação de reservas, o Brasil pode capitalizar a Petrobras comprando a dívida externa dela. E se com a capitalização o preço das ações no longo prazo o preço volta a crescer e o governo pode vender se quiser.

    Como a história tem se repetido e como ela vai se repetir, eu aproveito para falar do Plano Cruzado e do Plano Real. Por causa do Plano Cruzado nós perdemos a metade final da década de 80 e por causa do Plano Real perdemos também a década de 90. Ainda assim, o Brasil iria se recuperar em 2001, se não fosse a crise de energia que foi fruto do baixo nível de investimentos que tivemos no período (Ao invés de vender, o que imobiliza capital, o governo poderia até abrir o leque para o investimento privado (interno ou externo) em obras de produção e distribuição de energia). E a nossa recuperação de 2001 seria fruto da desvalorização de 1999. De novo o mundo está entrando no ciclo de desvalorização das moedas dos países emergentes Se não adiar como o Brasil fez durante o Plano Real não acompanhando a desvalorização do peso mexicano no final de 1994, a nossa situação será bem diferente. De todo modo, o Plano Real nos deixou com Fernando Henrique Cardoso de quem eu não gosto, e o instituto da reeleição de que também eu não gosto, o Lula, em quem eu reconheço um enorme carisma popular e sei o quanto ele funciona como mascote e mascate do Brasil e a por quem eu tenho simpatia, e a presidenta Dilma Rousseff que em meu entendimento cumpre o que disse dela Marco Aurélio Nogueira no post “Nada será como antes” de terça-feira, 28/12/2010, e que transcrevo a seguir:

    “Mas nada é tão simples como parece. Todo governante constrói sua biografia e a lógica da política o impele a buscar luz autônoma. Uma hipótese realista sugere que haverá um suave descolamento entre Lula e Dilma. Disso talvez nasça um governo mais ponderado e equilibrado, capaz de substituir a presença de um líder carismático e intuitivo pela determinação e pelo rigor técnico que são indispensáveis para que se possa construir uma sociedade mais igualitária”.

    O post “Nada será como antes” publicado no blog de Marco Aurélio Nogueira Possibilidade da política pode ser visto no seguinte endereço:

    http://marcoanogueira.blogspot.com.br/2010/12/nada-sera-como-antes.html

    Eu disse que o Plano Real nos deixou Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma e o instituto da reeleição para lembrar que, em minha opinião, sem o Plano Real os governantes seriam muito provavelmente piores.

    E lembro também que tudo indica que o Marco Aurélio Nogueira seja alguém bem da esquerda que escreve em um jornal de direita. Quando li o post “Nada será como antes” fiquei mais ressentido com o viés anti lulista dele e enviei para lá comentários mais com contra argumentos ao que ele dissera. Hoje reconheço que pelo menos na futurologia ele estava certo.

    Então diria que a vida não é fácil e ela se torna ainda mais difícil quando a queremos apressar. O Brasil tem que esperar assentar o problema cambial e então, sabendo como vai ficar um câmbio que novamente nos dê condições de formar reservas, ir construindo as soluções de maior prioridade para o país como é o caso da Petrobras. Pode ficar certo que tanto o Brasil como a Petrobras estão em boas mãos.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 18/12/2014

    1. Obrigado pelos comentários e

      Obrigado pelos comentários e pelos links, Clever. 

      Eu não entendo a fundo sobre o negocio de petroleo ou sobre a empresa, apenas tenho algum conhecimento de investimentos e negócios por isso dei meu palpite. 

      O que vejo que o Governo pode fazer para ajudar, agora, no curto prazo, seriam essas duas ações. Claro que devem haver outras, de médio e longo prazos. Esse aumento nos combustíveis seria bom porque daria um choque no caixa da empresa e acabariam estas especulações para baixo na bolsa, apenas isso. 

      E o outro ponto é o Governo fazer valer seu peso político e não permitir que a empresa seja trucidada pela mídia e pelo judiciário. Aonde, na verdade, muitos querem é aparecer, não querem o melhor para o País. 

  23. A Petrobras deve estar

    A Petrobras deve estar voltada para cumprir papel estratégico para o bem do povo brasileiro, e não para uma minoria de acionistas privados. Se eles quiserem deixar a Petrobras e vender tudo para o governo bem baratinho, ótimo. Bom para o povo brasileiro. No momento há uma guerra contra a Petrobras justamente com o intuito de enfraquecê-la, combinando as denúncias seletivas de corrupção (que são reais, mas que a mídia seleciona a dedo o que divulgar e o que esconder). Um outro fator é a crise internacional com as disputas geopolíticas entre EUA, Rússia, países do Oriente Médio, entre outros. Esta crise resultou na queda do preço do petróleo, que não demorará muito para que os preços subam novamente. Mas, esta queda nos preços do barril de petróleo em parte favorece a Petrobras, que pode recuperar um pouco os ganhos internamente, já que vem sustentando preços subsidiados, a bem do Brasil, cumprindo corretamente o seu papel estratégico. Falta ao governo se comunicar melhor com a população, dar um jeito de isolar os efeitos das denúncias seletivas da mídia golpista – claro que sem impedir as investigações e as devidas correções na empresa -, e atuar seriamente para que não haja interrupção nas obras – ponto ao qual concordo com o autor do post. No final, não esqueçamos que temos o Pré-sal, uma das maiores reservas de petróleo do mundo, e que é nisso que a mídia e os grupos de rapina estão de olho gordo.

  24. Confesso que estou numa

    Confesso que estou numa agonia danada em razão desse imobilismo da presidente reeleita. Está demorando demais para tomar certas iniciativas. 

    O que falta, por exemplo, para dar algum encaminhamento administrativo para essa questão da Petrobrás? Escancarar os nomes dos ministros mais importantes? Pedir para o ministro José Eduardo Cardoso “pegar seu banquinho e sair de fininho”, nomeando, de chofre, seu sucessor, um “cabra” que não tenha medo de cara-feia, em especial se essa “cara” tem as iniciais “PF”?

    Esse vácuo, esse problema de solução de continuidade, desgasta ainda mais sua imagem em ambos os lados: apoiadores e opositores. 

    Taca o pau na máquina, Dilma!

  25. CIDE

    Os preços dos produtos da Petrobras têm que acompanhar os preços internacionais, pois se forem maiores entrará produto importado. A CIDE na gasolina pode ser necessária, para o etanol entrar marginalmente no mercado, caso contrário, o etanol será apenas aditivo da gasolina.

    1. Não é verdade. 
      Por anos, a

      Não é verdade. 

      Por anos, a Petro levou prejuizo na importação de combustíveis justamente porque os preços não estavam adequados, ela foi obrigada, pelo Governo, a comprar mais caro do que vendia,  para não haver desabastecimento no País. 

      Portanto, se agora, a situação, hipoteticamente se invertesse, não haveria problema algum. Até porque outro grupo não teria capacidade operacional de importar combustíveis para concorrer com ela e nem sei se poderia fazer isso legalmente. 

  26. Como é fácil distorcer dados pra embasar argumentos não é mesmo.
    Em primeiro lugar, a crise não acabou. Começou em 2008 e persiste até hoje. Isso é cristalino, é só olharmos os dados econômicos das grandes economias… Desemprego, baixo crescimento, etc.; E a queda do crescimento chinês em meio a tudo isso.

    Os resultados da Petrobras que você colocou são influenciados por esse cenário.

    Por outro lado o resultado de 2003, com certeza ESCOLHIDO A DEDO, foi mais que o dobro do resultado de 2002 e altamente influenciado pela subida vertiginosa dos preços do petróleo e dos combustiveis no mertcado interno naquele ano. E NÃO HAVIA CRISE.

    Aumentar ações sem aumentar o lucro ???? Não tem nada a ver uma coisa com a outra !!! O aumento do número de ações foi feito para capitalIzar a empresa no intuito de garantir dinheiro para investimentos no pré-sal. INVESTIMENTOS ESSES QUE JÁ ESTÃO ENTRANDO EM OPERAÇÃO.

    O aumento do endividamento da empresa foi necessário para garantir a Petrobras como maior operadora do pré-sal. E de maneira nenhuma correm algum risco de “sair do controle”. TANTO QUE A PETROBRAS CONTINUA COM INVESTMENT GRADE….

    Querer comparar 2003 com 2010 -2013, é altamente desonesto , é distorcer dados para embasar argumentos !!

    Sim o controle dos preços dos combustiveis prejudicou a Petrobras. Porém você esquece que isso JÁ ACABOU. Como o próprio Nassif disse, hoje os preços internacionais estão mais baratos que no Brasil !! NÃO EXISTE MAIS O PREJUIZO QUE VOCÊ PEDE QUE ACABE NO SEU ITEM 1 !!!

    Houve sim paralisação de obras da Petrobras pelos orgãos de controle, mas essas paralisações não foram tão impactantes assim, até porque o governo trabalhou para que não fossem prolongadas. E ao contrário do que você diz as paralisações mais impactantes foram por motivos ambientais, como no Comperj, por exemplo.

    A diminuição no valor das ações é diretamente influenciado pela baixa no valor do Petróleo, que por sua vez esta relacionada a crise e ao aumento de produção por fracionamento nos EUA.

    Além disso, é claro e evidente que a Petrobras assumi riscos maiores ao assumir a operação única do Pré-sal. Investimentos vultuosos são necessários, o que aumenta o endividamentoe impacta na formação do preço das ações. É uma estratégia de estado porém, que eu acho correta. Valor de ações ( na maioria das vezes “especulativa”) não deve ser balizador para alteração de estratégias de país.

    Querer relacionar a situação que aconteceu com a Petrobras com algum problema de gestão, sem contextualizar a situação mundial, é no minimo má-fé !!

    A Petrobras já está no caminho certo. E a operação lava-jato só vai melhorar a situação.

    A EMPRESA SAIRÁ FORTALECIDA DESSA LIMPEZA !

    1. O que eu sugiro é que se

      O que eu sugiro é que se aumente o preço dos combustíveis na Petro ao inves de aumentar a CIDE, para o consumidor ficaria igual, o que daria muito mais lucro na operação e consequentemente, muito mais folga no caixa. O que ajudaria os investimentos e os endividamentos. Daria um choque de credibilidade na empresa, folga para os fornecedores. Se voce é contra, diga e diga também a sua sugestão.

      Eu comparei diversos dados da empresa com ela mesma, em anos diferentes.  Nâo há nenhum problema ou manipulação nisso. Não tenho disponibilidade ou tempo de colocar os dados de todos os anos, mas fique a vontade para fazê-lo. Coloque voce os dados dos outros anos, se quiser, da decada de 70 até agora, não há problema algum.

      Outra sugestão que dei é uma gestão política mais forte do Governo, com vistas a defender a empresa. Eu não estou contra a empresa. Voce também é contra se fazer isso ? Por que ? Qual a sua sugestão então ?

      Voce considera que estas sugestões não são boas ? Quais são as suas ? Está tudo correto ?

      Ademais, eu faço ponderações sobre a necessidade de capitalização e também do alto endividamento, mas tudo tem limite e a empresa não pode ser submetida a várias situações ruins concomitantemente. Agora há fatores conjunturais como a alta do dólar a a baixa do petréleo, que, somado a tudo isso que eu disse antes, prejudica ainda mais a empresa.

      Por fim, não seja ingenuo com supostas LIMPEZAS. A maioria ai está querendo é aparecer. Na Itália foi a mesma coisa e ai surgiu um pilantra mil vezes mais corrupto que os anteriores e que domina o País até hoje.

      Nâo é isso que eu quero para o nosso País nem para a nossa empresa, a despeito de ser a favor de todas as investigações. Quero sim que as obras continuem e a empresa não seja sangrada e alvejada por toda a mídia e as instituições.

       

       

      Resposta 1.

      Ora, para melhorar AINDA MAIS o caixa da empresa, para que essa situação financeira dificil melhore, simples assim. Além do que, não se sabe o tamanho deste lucro na operação, visto que o balanço não saiu. Por isso sugiro aumentar ainda mais este lucro.

      Resposta 2.

      AINDA não aumentou a CIDE, pois realmente ela ainda está zerada. Só que dia sim dia não o Levy diz que pretende aumentar a CIDE. Daí a minha sugestão: não aumentem a CIDE, aumentem o preço, novamente, na Petro, para reforçar o caixa e melhorar a situação financeira da empresa.

      A outra sugestão é atuar politicamente em defesa da empresa, mostrar ao País que ela foi vítima disso tudo e que os fornecedores e os projetos não podem ser prejudicados com as ações judiciais.

  27. Erro ??
    E o que é que esta errado ??

    A Petrobras se endividou para investir ! Onde esta o erro nisso ?

    A Petrobras é uma ESTATAL , e como tal suas estratégias NÃO BUSCAM O LUCRO MAXIMO IMEDIATO. Buscam alcançar estratégias do controlador , principalmente a de DESENVOLVER O PAÍS.

    SE A PETROBRAS FOSSE PRIVADA, ESTARIA EXPORTANDO PETROLEO E DESABASTECENDO O PAÍS. REFINARIA NOVA ?? NUNCA !! ESTARÍAMOS PAGANDO R$5,00 NO LITRO DA GASOLINA !! FEITA COM NOSSO PETROLEO, NA CHINA… IGUAL AO AÇO CHINÊS QUE IMPORTAMOS, FEITO COM FERRO BRASILEIRO EXPORTADO PELA VALE.

    O QUE ESTA ERRADO É A CORJA DE CORRUPTOS CAPITANEADOS PELAS EMPREITEIRAS !!!

    É MUDANDO O QUE NA PETROBRAS QUE VAMOS CORRIGIR ISSO ????

    TEMOS QUE TER FINANCIAMENTO PUBLICO DE CAMPANHAS, MULTAS ALTISSIMAS PARA EMPRESAS CORRUPTORAS, E PENAS ELEVADAS PARA CRIME DE CORRUPÇÃO.

    NÃO MUDANÇAS EM UMA EMPRESA CUJO OBJETIVO MAIOR, ACIMA DOS LUCROS, É DESENVOLVEWR O PAÍS, SEJA CONSTRUINDO SEUS NAVIOS E PLATAFORMAS AQUI, SEJA EXIGINDO CONTEÚDO LOCAL, SEJA EVITANDO CICLOS INFLANCIONÁRIOS LIGADOS A VOLATILIDADE DO PREÇO DO PETRÓLEO !!

    1. O que é que está errado ?
      1)

      O que é que está errado ?

      1) Os números só pioram desde 2010, no mínimo.

      2) Por anos, houve sangria no caixa por prejuizos em importação de combustíveis. Já revertidos, é verdade, mas ainda não compesaram o prejuizo obtido.

      3) A não entrega do balanço do terceiro trimestre de 2014.

      4) Projetos estão sendo paralizados, fornecedores estão sem receber, caso da empresa sete brasil.

      Por isso, as minhas sugestões são:

      1)  Aumentar os preços dos combustíveis na Petrobras, para garantir pelo menos parte da reposição dos prejuizos a que ela foi submetida e dar um choque de credibilidade na empresa.

      2) Atuar mais fortemente em sua defesa fazendo gestões midiátias e também nos órgaões de controle e judiciário com vistas a não prejudicar os projetos da empresa em andamento.

      Com relação ao financiamento público eu concordo, mas está ação não depende só do Governo e nem é de curto prazo. 

      Ademais, em corrupção existe a parte do corruptor mas também a do corrupto, portanto se corrupção houve a culpa não é só do corruptor.

       

  28. Apenas acrescentando alguns

    Apenas acrescentando alguns pontos:

    1) Sobre o valor das ações, no longo prazo, acompanhar os fundamentos da empresa é totalmente válido, apenas acrescento que podem haver eventos especulativos, tanto para cima quanto para baixo que amplificam as tendências, o que pode estar ocorrendo sim. Mas especulação não cria tendência, ela é criada por fundamentos ruins, que vem ocorrendo desde 2010.  

    2) Surgiu hoje uma análise que me parece do Citbank falando bem da empresa, que apesar de não ter entregue os balanços teria soltado fluxo de caixa positivo no periodo. Tomara que estejam certos. 

    3) A sugestão de se subir o preço dos combustíveis ao invés de aumentar a CIDE, como quer o Levy é óbvia e rápida, mas pelo jeito o Governo não vai fazer e tem outras prioridades. 

    4) Já o ponto de o Governo defender melhor a empresa é crucial. Não se pode deixar que órgãos de controle e outros, com a desculpa de investigar e punir, atrapalhe as operações, pagamentos, obras, etc, da empresa. Ela é crucial para o País e para diversos setores como o naval, de máquinas, equipamentos especiais, sondas, etc…

     

  29. A Análise é válida para os Hotdogs da Shell…

    Segundo a Racionalidade do Comentarista, seria bom investir em Hotdogs:

    http://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2014/12/18/cachorro-quente-tem-preco-mais-estavel-do-que-petroleo-e-impulsiona-expansao-da-shell.htm

    A companhia é uma das tantas produtoras de petróleo que estão reduzindo a perfuração depois que os preços do petróleo bruto despencaram quase 50% nos últimos seis meses. Embora a receita das lojas tenha correspondido a uma porção muito pequena do total anual de vendas da Shell, de US$ 451 bilhões no ano passado, “é algo que vem se tornando mais importante”

    Se ele está pensando em uma Estatal, é bom lembrar a Vocação da Empresa.

    Veja no excelente artigo abaixo como o Mercado precifica a Estatal…

    http://www.estrategista.net/petrobras-qual-e-a-novidade/

    Petrobras, qual é a novidade?

    por em segunda-feira, 9 de dezembro de 2013 13 comentários  

    Na última semana, o mercado reagiu negativamente à decisão do Conselho de Administração da Petrobras de não divulgar a fórmula automática de reajuste do preço dos combustíveis. As ações preferenciais PETR4 caíram 9,2% na última segunda, 2 de dezembro. Mas, afinal, ocorreu algum fato novo que justificasse comportamento tão negativo dos investidores? Reiteradamente, analistas e investidores esquecem o propósito da capitalização de 2010, bem como suas consequências contábeis e o fato de a petroleira ter como controlador a União Federal.

     

    Em 2010, a Petrobras fez a maior operação do mercado de capitais brasileiro. Contudo, aspectos relacionados à capitalização parecem escapar a alguns analistas, a gestores e à imprensa. A entrada de recursos no caixa da companhia em 2010 gerou como contrapartida um incremento do patrimônio líquido no mesmo montante. O dinheiro foi captado para investimentos na região do pré-sal. Contudo, sua produção iniciou-se somente em 2013, mesmo assim de forma tímida. Assim, a capitalização não trouxe receitas no curto prazo. O resultado foi uma queda abrupta do retorno sobre o patrimônio líquido (lucro líquido dividido pelo patrimônio líquido) de 21,5% em 2009 para 7,2% nos doze meses encerrados em setembro de 2013. Embora o lucro líquido tenha caído no período, a queda da rentabilidade foi derivada especialmente do aumento do denominador, o patrimônio líquido. Assim, questionar a queda da rentabilidade da Petrobras após a capitalização é não ter entendido o mecanismo contábil da oferta de ações e a destinação que foi dada aos recursos. Por outro lado, a produção do pré-sal deve aumentar a partir de 2014 o que trará impactos positivos sobre a rentabilidade. Logo, a crítica à queda da rentabilidade deveria ter sido feita em 2010 e não agora quando a empresa está perto de entregar maiores retornos.

    Outra discussão é a crítica de que a Petrobras tem sido utilizada para controle da inflação pelo governo. Mas em algum momento foi diferente na administração do PT (Partido dos Trabalhadores)? Além disso, embora não concorde, a utilização de empresas estatais com fins de utilidade pública tem respaldo em decisões do próprio Judiciário como mostrei no post “Os riscos de investir em ações de estatais”, de 3 de junho de 2013.Veja trecho do voto do ministro do Superior Tribunal de Justiça que relatou o processo de um minoritário da Petroquisa, subsidiária do setor petroquímico da Petrobras, contra a petrolífera: “Todos os que adquirem ações de uma empresa estatal são conhecedores de que essas empresas cumprem papel estratégico para o Estado. (…) Então, uma sociedade de economia mista tem, acima do lucro e dos interesses dos seus investidores privados, o interesse do Estado. O Estado pode, por razões estratégicas e com amparo legal, adotar decisões bem diferentes daquelas que um acionista privado faria.” Sabendo-se da orientação doutrinária do atual do governo e desse amparo judicial, faz sentido essa queda de quase 10% das ações preferenciais em um único dia por um fato que já é mais do que conhecido para quem acompanha o mercado há algum tempo? Aliás, não custa lembrar aos acionistas minoritários da BB Seguridade, cujas ações subiram mais de 50% desde a abertura do capital, de que o acionista controlador da empresa de seguridade é o mesmo da Petrobras.

    É verdade que a defasagem entre o preço dos derivados de petróleo importado e o praticado internamente tem afetado a geração de caixa da empresa e por consequência elevado o endividamento da empresa. Esse problema parece já ter sido captado pela administração e repassado ao governo. A decisão ocorrerá, senão em 2014, pois poderia comprometer a inflação em ano de eleição, no mais tradar em 2015.

    Petrobras Brasil Plural

    Por fim, uma situação interessante para quem analisa a Petrobras por intermédio do múltiplo FV (valor da firma) /Ebitda, sendo o valor da firma a soma do valor de mercado (base acionária multiplicada pelo preço da ação) e da dívida líquida. Desde a capitalização, o valor da firma tem se mantido ao redor de R$ 400 bilhões, mas tem ocorrido uma alteração com aumento da dívida e redução do valor de mercado conforme demonstrado pelo gráfico elaborado pelo banco de investimentos Brasil Plural. Ou seja, a queda do preço da ação serviu basicamente para compensar o aumento da dívida. Com isso, o múltiplo FV/Ebitda ficou boa parte do período ao redor de 6 vezes, pois não houve grandes oscilações do Ebitda no período.

  30. O raciocínio do Daniel está

    O raciocínio do Daniel está correto, mas está completamente errado!

    Para que um campo de petróleo em águas profundas passe a ser lucrativo e comece a pagar o seu investimento há um período de tempo entre 10 a 15 anos. As fases são múltiplas, depois de descoberto um poço pioneiro, tem-se que fazer testes de produção neste posto e, além disto, tem-se que perfurar outros poços e testá-los. Caso se ache petróleo no posto pioneiro e em alguns outros poços que o circulam deve-se verificar a interconexão desses poços para avaliar o tamanho da reserva. Avaliado preliminarmente o tamanho da reserva começa a se esquematizar a produção deste campo, para isto quantifica-se a região de produção, avalia-se o número de plataformas que deverão ser colocadas (uma plataforma pode servir vários poços) e se projeta estas plataformas. Após o projeto dessas plataformas começa a contratação da construção das mesmas, que deve levar em conta não só o preço como a rapidez da entrega. Comprada e entregue as plataformas se começa a operar o campo comercialmente (se pode operar numa escala bem menor com equipamentos não adaptados ao campo).

    Instalada as plataformas se começa a extração comercial do campo do petróleo!

    Na medida em que se acham novos campos o processo é repetido para todos eles.

    O que estou dizendo que a operação de um novo campo de petróleo como o pré-sal, não é a mesma coisa que, por exemplo, começar operar uma fábrica de pregos, também é diferente do que operar um campo de petróleo em terra!

    O que acontece com a Petrobrás é que ela é a ÚNICA GRANDE EMPRESA DE PETRÓLEO DO MUNDO, que conseguiu aumentar seus depósitos comprovados de petróleo e gás convencional, NENHUMA OUTRA MULTNACIONAL conseguiu isto, logo empresas como a Exxon Mobil, Total, BP, Shell, Chevron e outra estão capitalizadas e não tem grandes empréstimos porque estão na MERD@, ou seja, elas adorariam estar completamente endividadas para explorar novos campos. (vide http://www.platts.com/news-feature/2014/oil/western-oil-production/index)

    Declinio da produção de petróleo das grandes companhias (Big oil)

    Nota: No óleo e gás de folhelho (vulgarmente e erroneamente chamado óleo e gás de xisto) a posição das grandes do petróleo não passa de 20% das demais empresas norte americanas. 

     

    Só para terminar vou contar uma piadinha sem graça:

    Dois Zé Ruelas estavam discutindo o Bóson de Higgs quando num momento de um “grande impasse intelectual” viram passando um notável físico atomico pela rua. Rapidamente correram até ao físico e puseram suas brilhantes exposições, depois de ouvir calmamente o físico postulou:

    – Eu respondo, entretanto gostaria que voces me respondesse  algumas perguntas muito simples para verificar o grau de conhecimento de vocês.

    Os dois todos animados aceitaram o desafio e o físico começou a perguntar:

    -Por que o cavalo que é grande faz um cocô mais comprido em relação ao cocô de boi que é esparramado?

    Os dois não souberam responder, e o físico continuou com as perguntas.

    – E a ovelha que é menor que o boi e o cavalo fazem um cocô em bolinhas, porque é diferente do cachorro que é ainda menor e faz compridinho?

    Também não souberam responder a pergunta. Aí o físico concluiu.

    – Se vocês não entendem merd@ nenhuma, por que vão entender o Bóson de Higgs?

    1. Eu não questionei nada sobre

      Eu não questionei nada sobre a produção ou operação de petróleo em si. até porque não entendo nada disso e nem pretendo entender.

      O que eu questionei são os fundamentos da empresa, que estão ruins e provei, com dados concretos. Se melhorarem com o novo balanço, ótimo, vamos aguardar.

      A empresa não é uma ilha, de forma que os dados que voce coloca não serve para justificar tudo. Houve uma séria de barbeiragens do Governo neste período, não podemos ouvidar isso e querer justificar tudo a qualquer custo. A principal foi infringir prejuizo à empresa com a operação de importação de combustíveis. Não havia necesidade alguma de se fazer isso e foi feito.

      Agora existem elementos conjunturais contra a empresa: A operação lava jato, o aumento do dólar que vai aumentar ainda mais a sua dúvida, que já é altíssima.

      A empresa tem que operar minimamente nas “regras” de mercado, se quiser atuar em bolsa, seja no Brasil ou em Nova York. Nâo discuto que ela tem responsabilidades também com o Páis, mas tudo tem limite, não pode jogar tudo nas costas dela.

      Dai minhas sugestões para melhoria imediata do caixa.

      Em momento algum minha análise diz que a empresa não tem recuperação, vai quebrar, ou mesmo que não vai se recuperar. Apenas apontei diversos problemas no passado recente e no presente e não creio, sinceramente, que esses fatores que voce apontou sirvam para justificar tudo que foi feito. Não servem de jeito algum.

       

      1. Este que é o problema!

        Daniel, este que é o problema. A Petrobrás por pior momento que esteja passando em termos de imagem a situação ECONOMICA da mesma está melhor do que as outras grandes empresas, com uma grande diferença, quando uma empresa de grande porte descobre roubalheiras como a que está ocorrendo na Petrobrás, ou o executivo sofre um grande acidente ou ele é mandado para a rua com o mínimo estardalhaço.

        Nenhuma grande empresa, do setor do petróleo ou não, paga o mico público de reconhecer que o sistema de segurança falhou, eles eliminam dos seus quadros o executivo, melhoram os controles de governância e tocam o barco para frente. Só é divulgado os grandes furos quando este é feito geralmente pela presidência da empresa, aí como não tem ninguém para demitir o sujeito eles utilizam a justiça.

        Há um endeuzamento da gestão privada, mas esta é tão falha como a gestão pública, e pior a gestão privada varre seus problemas para debaixo do tapete e a turma de baixo nem fica sabendo.

        Se fizermos uma enquete sobre executivos que saíram das empresas por motivos de má gestão, cada pessoa bem informada terá no mínimo uns dez casos para relatar, porém se verificarmos quantos casos desses vieram a público veremos que é uma proporção ínfima.

        Vamos a um caso conhecido e público, o Eike Batista está preso? Claro que não! Agora pergunte a quem comprou suas ações na alta o que eles acham do mesmo. Quer dizer, um empresário engana milhares de brasileiros, dá informações truncadas sobre a saúde de suas empresas, entra em falência, e ninguém está crucificando-o em praça pública!

        Os roubos, os desvios, as propinas e outros nomes que se pode dar ao ocorrido na Petrobrás, não abalaram as condições econômicas dela, pois há milhares de funcionários que a seguram e a mantém, funcionários honestos que constituem a Petrobrás, pois estes estão sendo carregados por um “mar de lama” artificial que parece comprometer a eficiência da empresa, e está é se abalando a situação de milhares pela atuação de dezenas.

        Pena que as regras antigas contra a corrupção na China (agora parece que não utilizam mais!) não tem aqui no Brasil, era só uma bala na cabeça dos corruptos e corruptores com a família pagando o custo da bala, e depois segue o barco. Aí leva mais dez anos para aparecerem outros!

        1. A Petrobrás está melhor que

          A Petrobrás está melhor que qual grande empresa ?

          No Brasil existem diversas grandes empresas em situação muito melhor, financeiramente, que a Petrobrás.

          Daria para citar mais de 20 aqui fácil, fácil….

          Eike não tem comparação, as empresas dele nunca deram lucro, quem comprou ações delas não sabia o que estava fazendo. Quem compra uma ação de uma empresa que nunca deu lucro espera o que ? Voce seria sócio de uma empresa que nunca deu lucro ? Eu não. De uma padaria ou de um posto de gasolina que nunca deu lucro ? Eu não. Por que ser de uma petroleira   ? Obviamente não sabiam o que estavam fazendo. Sem falar no controle de risco, Teve gente que só comprou OGX, só tinha uma empresa, vendeu ape para comprar ação da empresa. Assim, meljhor entrar no telex free né….kkk.

          Não acho que o mais grave seja a corrupção, isso só está atrapalhando a empresa neste momento com conjuntura difícil aliado aos erros comentidos pelo Govenro no passado.

          1. Faço uma pergunta simples.
            Se
            Faço uma pergunta simples.
            Se tivesse que comprar ações de uma empresa para a tua velhice, compraria as ações da Petrobrás ou dessas empresas que estão financeiramente boas nos dias atuais?

          2. Eu compraria de, no mínimo,
            Eu compraria de, no mínimo, 10 boas empresas, talvez umas 20. Incluiria a Petro entra elas sim e compraria de maneira gradual, pois sei que é impossível acertar pontos de entrada e saida de empresas. O que não muda nada do que eu disse anteriormente.

    1. Não seja ingenuo.
      Voce pode

      Não seja ingenuo.

      Voce pode truncar qualquer período e vai encontrar o resultado que quiser, o que não quer dizer absolutamente nada.

      Compare os números dessas empresas e ai verá as diferenças.

  31. o erro foi de estratégia.

    A análise está perfeita faltando apenas um pouquinho de feeling.  Acrescentaria que o investidor olha pro futuro e aí o caldo engrossa. A Petrobras passou de uma relação de saude financeira dívida / lucro de 2,5 em 2003 para 15 em 2014 em função de grandes investimentos. Isto deveria promover crescimento do lucro no médio prazo. Mas grande parte dos investimentos foram feitos no Pré Sal, o que exige petróleo a mais de US$ 100 / barril para se rentabilizar devidamente. Como o preço do petroleo caiu, o lucro se reduziu  o investidor sumiu.

    Se o petroleo não subir, a relação de saude vai explodir e a coisa pode feder.

  32. sim e não

    A análise fica meio presa no horizonte de curto prazo, os números imediatos. Nem o mercado financeiro internacional trabalhou assim na captação que a empresa fez no início do ano, considerou as reservas sob domínio dela e uma curva de ROI. Ao mesmo tempo, justamente a empresa segue reduzindo a demanda tanto de óleo quanto de derivados do exterior. E, por fim, a baixa nos preços do óleo vai aliviar concomitantemente os prejuízos restantes. O desafio vai ser a costura da continuidade dos fornecimentos.

  33. E em 3º….

    …extinguir o regime de partilha, a “put option” de 30% do pré-sal, que força a Petrobrás a “comprar o que já é do Brasil”. Entraria dinheiro novo dos investidores e a produção quadruplicaria.

  34. Muito bem pessoal, não

    Muito bem pessoal, não podemos portanto emancipar as classes sociais, em particular no que diz respeito aos fundamentos da economia, porque teoricamente estamos atrasados mais de duzentos anos em relação ao poder político dos EUA.

    É mais fácil organizar os fundamentos da Petrobras do que economia com impulsos de investimentos externos, e sermos imaginados por lá. O povo aqui tem apenas de aceitar e se propagar por ação internacional, ao longo do tempo; medidas capitalistas sabem cultivar o crescimento do país.

    Não estamos preparados para a organização real de um movimento puramente centrado e ponto final.!!!

    Vamos colaborar com os bancos, bolsas de valores e especuladores, como agentes financeiros que perseguem objetivos obscuros e movimentam a mídia para prender os corruptos. Depois de tudo funcionando na terra do capitalismo a partir de movimentos econômicos isolados, quer dizer com objetivos de impor os seus interesses, essa mesma organização internacional vai retribuir a conquista do poder político, e ajudar nas campanhas eleitorais.

    Não nos faltará riqueza para essa rendição.

     

  35. Discordo parcialmente desta análise

    De fato é necessário avaliar os fundamentos da empresa pois no longo prazo o preço da ação tenderá para esse valor. O modelo de análise fundamentalista mais usado é do fluxo de caixa livre. Basicamente ele diz que o valor justo de uma empresa é igual a diferença entre valor presente do fluxo de caixa livre esperado e o envidamento.

     

    Assim para sabermos o valor justo de uma empresas temos que saber a tendência do fluxo de caixa livre e a tendência do endividamento. Uma forma de avaliar tendência é verificar o qua aconteceu com empresa no passado.

     

    Para saber isso sobre a petrobras basta o analista entrar em http://www.investidorpetrobras.com.br/pt/central-de-resultados/ e clicar em balanços interativos na coluna lateral direita. Nela podemos observar alguns dados que não corroboram as observações acima:

     

    A queda na margem de lucro da petrobras se deveu a variação cambial negativa dentro resultado financeiro. Isso se deve a petrobras ter empréstimos no exterior denominados em dolar. De fato é a variação cambial negativa dentro resultado financeiro a responsável pela redução do lucro. Isso não afeta o fluxo de caixa livre.

     

    O investimento da empresa tem seguido um valor próximo ao encontrado nos valores de  2008 e 2009. Na verdade o maior aumento do investimento foi em 2010.

     

    Assim não parece-me adequado indicar que o problema da empresa está no fluxo de caixa livre.

     

    O principal problema da petrobras é o endividamento. As dívidas financeiras compunham 18% do passivo total da empresa em no primeiro trimestre de 2008 e chegaram a 38% no segundo trimestre de 2014. Esse valor é ainda mais assustador quando consideramos que em 2010 houver a capitalização da empresa. 

     

    O modelo de análise fundamentalista mais usado deixa claro que o problema principal é o endividamento crescente que ainda tem o efeito de aumentar a percepção de risco do investidor fazendo com que o custo do capital de terceiros suba aumentanto a taxa WACC que é a taxa de desconto do fluxo de caixa livre.

     

    Esse efeito associado as denuncias de corrupção e o risco de paralisia dos investimentos tem altíssimo probabilidade de afetar negativemente o valor das ações da Petrobras.

     

    Ou seja, você esta parcialmente certo. O problema da petrobras são os fundamentos, mas isso não inclui a queda na margem de lucro pois esta se deveu a um efeito financeiro que tem relação com o endividamento. O endividamento crescente e tendendo a insustentabilidade da Petrobras é que é o problema. Com o atraso dos investimentos que já ocorreram e que tendem a ocorrer a receita é explosiva.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador